quinta-feira, dezembro 11
Começa a ExpoNatal 2014
A ExpoNatal 2014 começa hoje no Aterro da Praia de Iracema. O evento que acontece até domingo (14), tem sua programação diária iniciada às seis da noite. Na primeira noite será realizada uma missa pelos enfermos, presidida por Padre Antonio Furtado.
Sua programação está composta por celebrações eucarísticas, shows musicais e apresentações artísticas. Destaque para o espetáculo “Filho de Deus, Menino Meu”, que narra o nascimento de Jesus de maneira bem humorada.
O evento estará arrecadando leite e alimentos não perecíveis que serão destinados para as casas de Promoção Humana a Comunidade Católica Shalom. Um bazar de produtos novos e seminovos será realizado para ajudar com as obras de evangelização da comunidade.
Mercado Editorial de Livros
A temática em torno do mercado editorial de livros digitais ganhou espaço na manhã de hoje, na XI Bienal Internacional do Livro do Ceará, no Centro de Eventos do Ceará. Com a palestra “Panorama da indústria do livro na era Digital”, teve início o VI Fórum da Rede Nordeste do Livro, Leitura e o Fórum do Livro Leitura e Literatura que contou com a presença do editor e especialista em livros digitais Ednei Procópio, o fundador do site Publish News Carlo Carrenho e Flávio Martins, da Conhecimento Editora, mediando a conversa.
Mileide Flores, uma das coordenadoras do Fórum da Rede Nordeste do Livro e curadora da programação da XI Bienal, fez o discurso inicial e convidou ao palco os três convidados para o debate. Flávio Martins destacou a influência do livro digital no livro físico e a resistência da procura por livros de papel no mercado.
Ednei Procópio apresentou uma breve aula sobre o universo do livro digital. Segundo ele, existe uma diferença básica entre as duas modalidades de livro. “Com uma única página, em uma tela de smartphone, tablet, notebook, podem ser lidos todos os livros do mundo”, destacou, completando que o que deve ser discutido é a economia gerada por uma única página digital.
Sobre os desafios que o mercado enfrenta para sustentar a venda de livros digitais, Procópio afirmou que “o conteúdo (dos livros) é que vai fazer o mercado sobreviver. Eu acho que a gente está deixando o conteúdo de lado. Nós não temos conteúdo de qualidade para fazer o mercado brasileiro de livros digitais ser mais popular”.
Carlo Carrenho destacou a facilidade de acesso proporcionada pelo livro digital. Ele apresentou três tipos de acesso: geográfico (facilidade logística de receber o livro), econômico (os livros digitais tendem a ser mais baratos) e universal (facilidade de adequação dos livros digitais para pessoas com deficiência, por exemplo).
Sobre o fator econômico, Carrenho lançou o questionamento do valor dos livros digitais no Brasil. “Não faz sentido o livro físico ser mais barato que o livro digital. E é o que está acontecendo no Brasil em alguns casos”.
Carrenho também mostrou gráficos apresentando números referentes à alfabetização funcional e destacou que o número de analfabetos no Brasil diminuiu. No entanto, o cenário para o mercado editorial ainda precisa ser pensado e discutido. “Nós últimos 10 anos, o mercado editorial cresceu 7% e o PIB (Produto Interno Bruto) nacional, 43%. Por isso que eu acho que o livro digital é uma necessidade”, afirma Carrenho.
Benita Prieto na Bienal
A atriz, escritora e contadora de histórias Benita Prieto esteve no espaço Parque da Criança - Quintal de Histórias para contar a História do Fantasma Amarelo, do livro A Arte de Ler e Contar Histórias, de Malba Tahan. Com a sala 7 do Mezanino 1 lotada, crianças de 6 a 10 anos das escolas municipais Manuel Caetano do Distrito 5 e João Nogueira Jucá, ambas de Fortaleza, participaram da contação e ajudaram Benita a narrar a história.
Entre risos e olhares atentos, Benita utilizou instrumentos musicais e as próprias cordas vocais para realizar os efeitos sonoros que complementaram a narrativa. Benita também é produtora cultural e especialista em Literatura Infantil e Juvenil.
A Bienal segue até domingo (14).
Contra sarampo
O Ceará já cumpriu a meta de vacinação contra o sarampo das crianças de seis meses a menores de 5 anos, mas os municípios devem iniciar, concluir ou refazer imediatamente o Monitoramento Rápido de Coberturas (MRC) para garantir a homogeneidade da cobertura vacinal em seus territórios. A convocação está sendo feita pela Secretaria da Saúde do Estado aos municípios que ainda não realizaram o MRC ou não fizeram corretamente. De acordo com a Coordenação de Imunização do Estado, cerca de 50% dos 184 municípios cearenses estão nessa condição e 17 sequer alcançaram a meta de cobertura vacinal estabelecida pelo Ministério da Saúde, de 95% da população-alvo. Com a antecipação da campanha de seguimento contra o sarampo, a vacinação no Ceará começou em fevereiro e já imunizou 622.225 crianças até ontem (10), número superior à da população-alvo de 573.429 crianças, por conta daquelas que, ao longo do ano, entraram e saíram da faixa etária.
Valores médios elevados podem encobrir bolsões de baixa cobertura em determinados grupos populacionais, comprometendo o controle da doença. O Programa Nacional de Imunizações estabelece a meta de 95% da cobertura vacinal de forma homogênea em todas as localidades no município. Para avaliar e monitorar essa cobertura local, o Monitoramento Rápido de Cobertura deve ser realizado de forma sistemática, com articulação entre as equipes de vigilância epidemiológica e imunizações, agentes comunitários de saúde e Programa Saúde da Família (PSF). O MRC consiste em uma averiguação da situação vacinal das crianças com a verificação o cartão de vacina da criança. Esse trabalho é feito casa a casa, por meio de amostragem. A realização do MRC permite resgatar as crianças não vacinadas, ampliar as coberturas vacinais e melhorar a homogeneidade de coberturas vacinais no município e entre os municípios.
Nos monitoramentos já realizados pelos municípios, foram identificadas 1.167 crianças não vacinadas. Durante o MRC, foram aplicadas 2.029 doses da primeira dose e 2.331 da segunda dose da vacina tríplice viral e 818 doses da tetraviral, totalizando 5.178 doses aplicadas. A cobertura durante o MRC atingiu 95,21% da primeira dose e 103,26% da segunda dose. O Ceará ainda não conseguiu interromper a cadeia de transmissão do sarampo, por isso a cobertura vacinal com homogeneidade é fundamental. Será preciso, ainda, manter a vacinação das crianças de 6 meses a menores de um ano até 90 dias do último caso da doença no Estado para garantir que a cadeia de transmissão foi interrompida.
O Ceará antecipou a vacinação contra o sarampo por conta dos casos da doença registrados a partir de dezembro de 2013. De acordo com o último boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde do Estado, divulgado em 28 de novembro, foram confirmados no Ceará, a partir de 25 de dezembro do ano passado, 573 casos de sarampo e 52 estão em investigação. Os casos confirmados da doença estão distribuídos em 25 municípios, a maioria deles em Fortaleza, com 227 confirmações. Conforme o boletim epidemiológico, foram confirmados casos da doença no mês de novembro em Fortaleza e Maranguape. Os casos notificados em novembro e que estão em investigação estão distribuídos em oito municípios – Senador Sá, Fortaleza, Granja, Caucaia, Pacajus, Alcântaras, Maracanaú e Sobral.
Contos de Travessia
A coletânea "Contos de Travessia" (1ª edição, 128 páginas) contém seis contos e dois fragmentos de romance de jovens autores cearenses: Barbie Furtado, C.R.Gondim, Eveline Farina, Fernanda Meireles, Maria Luiza Artese, Natália Maia, Rafael Caneca e Raiana Alves.
O volume é resultado de um curso de Escrita Criativa ministrado pela escritora Socorro Acioli, no Espaço O Povo de Cultura & Arte, sobre construção de narrativas, conflitos, métodos e técnicas para autores de várias áreas, com foco em literatura. De acordo com Socorro, o livro apresenta os ecos da natureza de cada um dos autores: alguns com humor, outros com ponto de vista mais introspectivo ou realista, outros brincando com a mágica da vida, mas todos absolutamente honestos com o propósito de dizer um pouco de sua alma para o mundo. O preço do livro "Contos de Travessia" é R$ 43,90.
Autores e Sinopses
1) Barbie Furtado, "A Menina dos Olhos Dourados".
Sinopse: Se você pudesse ser qualquer outra pessoa por um dia, quem você seria?" A chamada o blog era apelativa para Lila Bessa, uma adolescente que gostaria de ter outra vida mais do que qualquer coisa. Quando ela responde à pergunta do blog, sua vida muda de uma forma que jamais poderia imaginar!
2) C.R.Gondim, "O Cobrador de Promessas".
Sinopse: Sentava-se toda manhã para ver a esposa murchar um pouco mais. O filho observava da porta segurando-se na promessa que lhe fez de que jamais a deixaria partir, mas a cada lágrima entendia mais o erro de suas palavras. Nunca deveria prometer o que não lhe competia, pois algo ou alguém viria cobrar sua dívida.
3) Eveline Farina, "O Gato Preto".
Sinopse: Na Idade Média, surgiu a crença de que cruzar com um gato preto na rua era sinal de mau agouro. Os mais supersticiosos até já acusaram os felinos de serem feiticeiras disfarçadas de animais. Mito ou superstição? Não se sabe ao certo, mas desde que Edgar chegou em casa com um gato preto, sua vida ficou diferente. Apesar de não acreditar em sorte ou azar, o protagonista vem sendo agraciado com uma série de acontecimentos que fizeram manter o gato preto por perto, contra a vontade de sua esposa, Telma.
4) Fernanda Meireles, "Eu Quero um Dia Dentro do Outro".
Sinopse: É a história do encontro de duas histórias de amor desencontradas através de cartas. Um ex-carteiro presencia um acidente e vê-se frente a frente com a correspondência alheia como nunca antes. Haverá mensagens além-mar e além-tempo para todos os amantes que nem se conhecem?
5) Maria Luiza Artese, "Olhos de Oceano" (fragmento de romance).
Sinopse: Solitária após a perda da família, a jovem Laura passa os dias isolada na pequena cabana na praia onde cresceu. Seu noivo trabalha em portos distantes há tempos, e ela dedica seus dias à espera de seu retorno. Mas a completa reclusão que Laura enfrenta diariamente torna-se ainda mais profunda quando um iminente desastre natural faz com que os moradores da praia abandonem suas casas. Entre suas paredes carcomidas pela maresia e a antipática relação com o fantasma que habita sua casa, ela terá de enfrentar os perigos e efeitos de viver sozinha com as próprias lembranças.
6) Natália Maia. "Dia de Noiva".
Sinopse: Soraya, 31 anos, sonhava com o casamento desde os 25. Quando o noivo, Jonas, pediu a sua mão, ela acreditou que nada poderia dar errado: véu, grinalda, flores brancas, órgão de igreja, lá vem a noiva, papel passado e juntos para sempre. Às vésperas da grande data, vai ao salão Chérie realizar os procedimentos do seu Dia de Noiva. Durante as etapas de embelezamento, ela conhece mulheres que trabalham e frequentam o local pela brevidade de alguns minutos, trazendo repertórios distintos sobre o amor e pondo em xeque as certezas de Soraya. A potência da troca de experiências e discursos que, gradativamente, demovem os escudos e espiam a alma bem de perto.
7) Rafael Caneca, "Nosce Te Ipsum".
Sinopse: O conto narra a história de Arnaldo, um jovem que, certo dia, ao cruzar com um cachorro no meio da rua, para de enxergar as cores do mundo. Tudo fica preto e branco, e isso é o mote para que ele comece a refletir sobre aquilo que está a seu redor.
8) Raiana Alves, "Como me Tornei Ruiva" (fragmento de romance).
Sinopse: Todos pensam que Laura é bem sucedida e tem uma vida perfeita, mas ela não se vê assim. Prestes a completar 30 anos, mantém um relacionamento por comodidade e um emprego por medo de se arriscar. E então, toda aquela vida aparentemente estável desmorona com a descoberta de um câncer de mama. Porém, entre quimioterapias e efeitos colaterais, Laura compra uma peruca ruiva que pode mudar tudo.
2º Ato
O Espaço Rosana Pucci realiza, a partir de hoje na Musique, o seu espetáculo de dança. Com o tema "Frozen uma aventura congelada - 2º Ato Tempum", a tradicional escola de dança cearense traz para o palco meninas da Associação Peter Pan (APP).
Este é o resultado da parceria entre a APP e o Espaço Rosana Pucci, que realizam o projeto "Dança e Vida", iniciado em 2005 para atender crianças e adolescentes, de três a 14 anos, com o objetivo melhorar a sua qualidade de vida.O espetáculo fica em cartaz até sábado (13).
SERVIÇO
Espetáculo "Frozen uma aventura congelada - 2º Ato Tempum"
Local: Musique
Data: 11, 12 e 13 de dezembro
Horário: 18h30
Caso Petrobras no Exterior
O escritório norte americano Wolf Popper LLP entrou com ação no Tribunal Federal de Nova Iorque com ação coletiva (class action) contra a Petrobras, pelas perdas das ações.
No Brasil, o escritório Almeida Advogados representa o escritório de Nova York Wolf Popper LLP, tem recebido dezenas de consultas de gestores, assets, fundos de investimento e de pensão com papeis ADRs.
André de Almeida (foto) explica que a ação coletiva do Direito Americano denominada class action, busca a restituição dos danos sofridos pelos investidores e consiste em importante mecanismo previsto pela legislação norte-americana, para a proteção de direitos coletivos (cujos interesses foram feridos pelos mesmos fatos) e buscam uma solução legal comum.
“Potencialmente, milhões de prejudicados, todos investidores em títulos da Petrobras, aderirão a esta class action. Todos os fatos relacionados com este potencial prejuízo serão considerados dentro de um processo legal, devidamente dotado das garantias de contraditório e ampla defesa das partes”.
Para esclarecer as dúvidas e como aderir a ação, o Almeida Advogados promove – hoje (11) e amanhã (12), palestras fechadas com pequenos grupos de clientes e quem procura o escritório.
Caso Petrobras
O Almeida Advogados apoiou o escritório norte-americano Wolf Popper LLP na apresentação de uma ação popular (class action) na jurisdição de Nova Iorque, com a finalidade de proteger direitos de investidores de títulos emitidos pela Petrobras. A ação foi protocolada em oito de dezembro, quando as ações da Petrobras tiveram a menor cotação desde 2005.
André de Almeida explica como é essa ação e como o brasileiro – de acionista minoritário à fundos de investimentos podem aderir. “Class Action é definida, em termos simples, como o procedimento pelo qual uma pessoa ou um grupo de pessoas passam a representar todo um grupo ou classe de indivíduos, em busca de um interesse em comum, garantindo, desse modo, economia processual, acesso à justiça e aplicação voluntária e autoritativa do direito material.”
De modo comparativo é como a ação de indenização das perdas da poupança nos planos Bresser e Verão.
O público em geral tem prazo de 60 dias para se habilitar como parte na ação.
O comunicado oficial do escritório Almeida Advogados –http://emkt.almeidalaw.com.br/emkt/tracer/?1,2195215,6f8f6223,1d02
No Dragão-Joaquim Nabuco
Na programação regular do Cinema Dragão-Fundação Joaquim Nabuco, haverá a pré-estreia do aguardado filme de Xavier Dolan MOMMY (domingo, 14, às 19 horas). Premiado em Cannes ao lado no último longa de Jean-Luc Godard (Adeus à Linguagem), o filme é o representante do Canadá na corrida do Oscar de melhor filme estrangeiro em 2015.
Além disso, na Sala 2 a primeira edição da Mostra Alumbramento, de hoje a domingo (14), com exibição de 35 longas, que tiveram participação de membros do coletivo, dos quais 15 são inéditos em Fortaleza.
Continuam em cartaz SAINT LAURENT (Bertrand Bonello) e CASTANHA (Davi Pretto).
CDL 55 anos
Comércio festeja cinco momentos. Hoje, às sete da noite, no auditório Gervásio Pegado, sede da CDL Fortaleza, acontecerá ato de diplomação das novas diretorias da Federação das CDLs do Ceará, que será presidida pelo empresário Freitas Cordeiro, e da CDL Jovem de Fortaleza, que terá no comando a empresária Jamila Figueiredo de Araújo, para a gestão que se cumprirá no triênio 2015/2017.
Na ocasião também será lançado o livro 55 anos CDL - Tempo de Memória, que conta a trajetória vitoriosa da CDL, entre os anos de 1959 a 2014, em prol do desenvolvimento do comércio. Após o lançamento, serão inauguradas as novas instalações do Parque Pajeú, com novo projeto de paisagismo. No local, estão previstos o primeiro estacionamento de bicicletas, denominado Paraciclo, equipamentos de academia popular e uma iluminação especial à base de refletores. Este projeto é uma realização entre CDL Fortaleza, Federação das CDLs do Ceará com a Prefeitura Municipal de Fortaleza.
Ainda na programação, a divulgação sobre a ampliação e intervenções no antigo prédio de administração da UECE, que a Faculdade CDL utilizará para fins acadêmicos. No local, serão instaladas 32 novas salas de aula, 3 laboratórios, 1 auditório com capacidade para 400 lugares, o Observatório do Varejo e o Salão da Inovação, espaço dedicado a pesquisas.
RPPS
O Instituto de Previdência do Município de Fortaleza (IPM) promove hoje, no auditório da SEFIN III, um workshop sobre a Política Anual de Investimentos do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS). O evento analisa, sob o aspecto econômico, o que foi feito no ano de 2014 no Instituto, se cumpriu as diretrizes do planejamento das metas atuariais, e qual a melhor maneira de aplicação das reservas para o ano de 2015.
O workshop conta com a presença de representantes da BB Gestão de Recursos - Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários (BB DTVM); da Caixa Econômica Federal, onde o IPM aplica seus investimentos e de representantes do Comitê de Investimentos do Instituto.
Política de Investimentos do IPM
O principal objetivo da Política de Investimentos é de estabelecer as diretrizes e linhas gerais relativas à gestão dos recursos garantidores das reservas técnicas dos planos de benefícios do RPPS do Município de Fortaleza, levando-se em consideração os princípios da boa governança e legalidade, além das condições de segurança, rentabilidade, solvência, liquidez e transparência.
Serviço
Workshop sobre a Política de Investimentos do IPM
Hoje
Local: Auditório da SEFIN III
Endereço: Rua Bárbara de Alencar, 50, Centro
Informações: (85) 3252-2689
Visita as obras do CFONE
O deputado federal André Figueiredo (PDT) visitou as obras do Centro de Formação Olímpica do Nordeste (CFONE), localizado vizinho ao estádio Arena Castelão em Fortaleza.
Os também deputados federais Damião Feliciano (PDT-PB), Weverton Rocha(PDT-MA) e Ana Lígia (recém eleita vice governadora da Paraíba) também acompanharam o encontro conduzido por Ferrúcio Feitosa, da Secretaria Especial de Grandes Eventos.
André Figueiredo tem apoiado o projeto do Centro de Formação Olímpica que terá uma das estruturas mais modernas no mundo para treinamentos e competições.
O equipamento vai fazer parte da Rede Nacional de Treinamento que está sendo estruturada pelo Ministério do Esporte em todo o país e tem área total de 85.922,12 metros quadrados, além de fazer parte do legado dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.
As atividades no CFONE contemplarão do esporte de base ao alto rendimento. O centro abrigará o maior ginásio esportivo do Brasil – com cadeiras retráteis – que será multiuso, com capacidade para 17.100 pessoas sentadas para evento esportivo e 21 mil pessoas para evento cultural.
O novo equipamento também vai ter camarotes, bares, salão e sala para transmissões, praça de alimentação e alojamento para até 248 atletas, colocando o estado do Ceará como referência mundial no esporte de alto rendimento.
O CFONE deve ser entregue no primeiro trimestre de 2015.
8,1% devendo em Fortaleza
Neste mês de dezembro a Pesquisa sobre Endividamento do Consumidor de Fortaleza, divulgada pela Federação do Comércio do Estado do Ceará (Fecomércio-CE), mostra que 66,5% dos consumidores da capital cearense possuem algum tipo de dívida. O resultado mostra um aumento de 8,1 pontos percentuais no índice geral de endividamento, em relação ao último mês de novembro, com o indicador alcançando o nível mais elevado, desde outubro do ano passado.
A proporção dos consumidores com contas ou dívidas em atraso teve crescimento de 4,8 pontos percentuais, indo para 19,2% neste mês. Os problemas financeiros afetam mais as mulheres (20,0% afirmam possuir contas em atraso), o grupo com idade entre 25 e 34 anos (23,5%) e com renda familiar entre cinco e dez salários mínimos (20,3%).
O tempo médio de atraso é de 63 dias e a principal justificativa é o desequilíbrio financeiro - a diferença entre a renda e os gastos correntes – citado por 69,2% dos consumidores. O segundo motivo mais citado é o adiamento por conta do uso dos recursos em outras finalidades, com 23,5%, seguindo pela contestação da dívida (9,2%).
Comprometimento de Renda
Em Fortaleza, 66,5% dos consumidores possuem algum tipo de dívida. Os instrumentos de crédito mais utilizados pelos consumidores são: (a) cartões de crédito, citados por 75,3% dos entrevistados; (b) o financiamento bancário (veículos, imóveis etc.), com 18,3%; (c) os empréstimos pessoais (9,0%) e (d) os carnês e crediários, com 7,2% das respostas. O consumidor utilizou o crédito para a compra de:
− Eletroeletrônicos (39,0% das respostas);
− Itens de alimentação (37,6%);
− Artigos de vestuário (33,2%); e
− Realização de despesas de educação e saúde (16,6%).
O valor médio das dívidas é estimado em R$ 1.323 e prazo médio de sete meses, comprometendo 28,3% da renda familiar dos consumidores com o seu pagamento.
Inadimplência potencial
A taxa de inadimplência potencial, ou seja, a proporção de consumidores que não terão condições financeiras para honrar seus compromissos, teve aumento de 0,8 pontos percentuais, passando de 5,0%, em novembro, para 5,8%, neste mês.
O perfil do consumidor inadimplente mostra preponderância do grupo de consumidores do sexo feminino (6,3%), com idade entre 25 e 34 anos (7,3%) e renda familiar inferior a cinco salários mínimos (6,1%), inspirando cuidados, principalmente nos grupos com menor renda e maior dependência do mercado de trabalho.
Orçamento familiar
A Pesquisa de Endividamento também revela que 81,1% dos consumidores de Fortaleza afirmam fazer orçamento mensal e acompanhamento eficaz dos seus gastos e rendimentos, o que contribui para um melhor controle dos níveis de endividamento. 9,5% relataram que fazem orçamento dos rendimentos, mas sem controle eficaz dos gastos e 9,4% dos entrevistados informaram não possuir orçamento e tampouco controle dos gastos.
A falta de planejamento orçamentário é um problema crítico para o controle do endividamento, estando sempre entre um dos principais motivos para o atraso ou inadimplência. Dos fatores que os consumidores consideram que mais contribuem para esse problema, listam-se:
(I) A falta de orçamento e controle dos gastos, com 44,7%;
(II) As compras por impulso, sem necessidade ou além do necessário, com 27,7%;
(III) O aumento dos gastos considerados essenciais, com 21,5%; e
(IV) A facilidade do crédito para compras a prazo, com 12,3%.
Sobre a Pesquisa:
A pesquisa é realizada mensalmente e tem como objetivo indicar a capacidade de endividamento do consumidor de Fortaleza, visando conhecer o comprometimento financeiro desse, em relação ao comércio local.
Auxilia os empresários a planejarem estratégias de vendas, analisarem situações de risco, entre outras coisas. Quatro indicadores distintos são verificados nessa pesquisa: Taxa de Consumidores com Contas ou Dívidas em Atrasos; Taxa de Comprometimento da Renda do Consumidor; Taxa de Inadimplência em Potencial e Planejamento Financeiro e Orçamento Familiar.
Mensalmente, cerca de mil consumidores são entrevistados pelo IPDC para a realização desta pesquisa.
No Via Sul
Para encerrar o ano, o Via Sul Shopping preparou uma programação especial para o mês de dezembro!
Os clássicos infantis vão emocionar vão emocionar e divertir a criançada.
Confira a programação:
Domingo (14) – O Quebra Nozes.
Domingo (21) - Um presente de Natal com Monster High.
Domingo (28)– O réveillon da boneca mais amada do Mundo.
Todas as apresentações são gratuitas e acontecem na Praça de Alimentação a partir das 17 horas.
Pé da Fama
A partir da próxima terça-feira (16), os amantes do futebol terão mais um motivo para visitar a maior arena esportiva do Norte/Nordeste do Brasil. Para comemorar o segundo aniversário da reformada Arena Castelão o estádio recebe o projeto Foot Fame/Pé da Fama. A iniciativa conta com o apoio da Secretaria Especial de Grandes Eventos Esportivo (SEGE) e vai dotar o espaço de uma Calçada da Fama única em arenas da Copa do Mundo de 2014.
A solenidade de abertura do projeto será realizada na próxima terça-feira (16), a partir das nove da manhã, no Espaço Cultural Deputado Etevaldo Nogueira, com a presença de grandes nomes do futebol cearense entre os homenageados.
Nessa primeira fase, serão homenageados 11 ícones, incluindo cinco profissionais que se destacaram no futebol cearense:
- Erandy Pereira Montenegro, autor do primeiro gol no Castelão.
- Geraldino Saravá, maior artilheiro do estádio.
- Gildo, ex-jogador indicado como ídolo do Ceará Sporting Club.
- Ronaldo Angelim, craque indicado pelo Fortaleza Esporte Clube.
- Pacoti, ídolo indicado pelo Ferroviário Atlético Clube.
Todos terão os pés imortalizados na calçada da fama do futebol da Arena Castelão.
Para completar a lista, será feita homenagem póstuma ao ex-comentarista e um dos maiores defensores da construção do estádio:
Para completar a lista, será feita homenagem póstuma ao ex-comentarista e um dos maiores defensores da construção do estádio:
- Paulino Rocha, indicação feita pela SEGE.
No âmbito nacional, os representantes de cada um dos títulos mundiais do Brasil também terão suas pegadas imortalizadas.
- O rei do futebol, Pelé (1958-1962-1970).
- O Anjo de Pernas Tortas, Garrincha (1958-1962).
- O xerifão do tetra, Ricardo Rocha (1994).
- O lateral-esquerdo do penta, Roberto Carlos (2002).
- O meia Ricardo Goulart, campeão do Brasileirão 2014 pelo Cruzeiro, também será lembrado na solenidade como um dos destaques do ano no futebol brasileiro.
"A história do futebol brasileiro é muito rica e repleta de imagens marcantes. É um grande privilégio ser o primeiro estádio do país a receber o projeto Calçada da Fama. Eternizaremos os grandes lances e os ídolos do futebol", destaca Ferruccio Feitosa, secretário da SEGE.
O próprio Ferruccio será homenageado pelo Foot Fame, ao lado do governador Cid Gomes (Pros), pelo apoio na efetivação do projeto na Arena Castelão.
O próprio Ferruccio será homenageado pelo Foot Fame, ao lado do governador Cid Gomes (Pros), pelo apoio na efetivação do projeto na Arena Castelão.
Interatividade - O museu ao ar livre vai permitir que o torcedor conheça a trajetória de jogadores, técnicos e de profissionais da imprensa do mundo da bola, de forma simples e com muita interatividade. Os Discos Pegadas, como são conhecidos, contarão com tecnologia de Realidade Aumentada, ou seja, ao baixar um aplicativo para smartphones, o torcedor poderá acessar a um acervo com vídeos, fotos, além de conhecer a biografia de cada homenageado.
“Em breve, o projeto será levado para outros estádios, mas queríamos dar o pontapé inicial em Fortaleza, porque a Arena Castelão foi o primeiro estádio a ficar pronto para a Copa do Mundo. A partir do compromisso que o Governo teve em entregar a obra mais barata entre todas as cidades-sede e com a força do turismo em Fortaleza, queremos transformar a cidade em uma das capitais da bola, unindo aspectos culturais e turísticos”, aposta um dos diretores do projeto Foot Fame, Angelo Neto.
Segunda etapa - O projeto prevê ainda outros nomes de grandes jogadores e técnicos da história do futebol no mundo todo, além de personalidades da imprensa, que ajudaram a escrever a vitoriosa história do esporte no Brasil. Ao todos, serão 100 pegadas de personalidade do futebol, de diferentes nacionalidades e gerações. Craques que levaram o nome do Brasil ao mundo na conquista dos cinco títulos mundiais da Seleção Brasileira e de momentos inesquecíveis.
Lançamento da Calçada da Fama da Arena Castelão
Local: Espaço Cultural Etevaldo Nogueira (Avenida Alberto Craveiro, 2901)
Data: 16/12/2014 (terça-feira)
Horário: 9 horas
Solenidade restrita a convidados.
Bloco de Oposição
O deputado estadual eleito Capitão Wágner (PR) destaca a formação do Bloco de Oposição na Assembleia Legislativa do Ceará para o quadriênio 2015-2018.
Medalha Lauro Maia
Hoje à noite a Câmara Municipal de Fortaleza entrega a Medalha Lauro Maia para o maestro Vasquen Fermanian, ao músico Macaúba e ao cantor Rodger Rogério. O vereador Evaldo Lima (PCdoB) destaca Rodger Rogério:
Capitão elogia Camilo
O vereador e futuro deputado estadual Capitão Wágner (PR) elogia a postura do governador eleito do Ceará, Camilo Santana (PT) por abrir canal de negociação com as policias.
Fórum Harmônicas
![]() |
Gabriel Grossi no Harmônicas |
De 19 a 21 próximios, no anfiteatro do Dragão do Mar, o Fórum Harmônicas terá apresentações de cinco gaitistas referenciados: de Fortaleza, Di Lennon Ribeiro e Raquel Ingredy; de São Paulo, Marcelo Naves e Thiago Cerveira; do Rio de Janeiro, Gabriel Grossi; e, ainda, o artista popular cearense Ciro Rojo, que vai apresentar ritmos regionais, como forró e xote. Todas as apresentações são gratuitas.
Realizado desde 2005, o Fórum Harmônicas é o único evento com esse formato no Brasil e integra o calendário oficial do Estado do Ceará. A realização é da 4Blues Produções e Instituto Nordeste 21, com apoio do Governo do Ceará, InvestNE, Banco do Nordeste, Prefeitura de Fortaleza, Diogo Farias Microfones Artesanais, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e Digital Design.
O projeto Fórum Harmônicas foi elaborado com o objetivo de ser modelo nacional no estudo e aprimoramento da harmônica - ou simplesmente gaita -, congregando ainda artistas que se dedicam a outros instrumentos e apreciadores da música em geral. Pelo trabalho realizado, obteve reconhecimento público e desde 2010 integra os calendários oficiais do Estado do Ceará e do município de Fortaleza.
Além dos shows, o Fórum Harmônicas realizará workshop sobre gaita em blues na escola Musimania, localizada na Avenida Viena Weyne, 1082 – Lago Jacarey. O encontro, que será ministrado por Marcelo Naves e Thiago Cerveira, acontecerá no sábado (20), de 9 horas ao meio-dia. A participação é aberta ao público, mediante a doação de um livro em bom estado, de qualquer gênero, para repasse à biblioteca comunitária em Canoa Quebrada (Aracati).
PERFIL DAS ATRAÇÕES
Raquel Ingredy - Jovem, mulher, nordestina. Raquel Ingredy concilia o prazer de fazer música com o desafio de romper obstáculos. E tem dado mostras no cenário artístico de Fortaleza do quanto é possível alcançar com talento e empenho. Começou a brincar com gaitas aos 4 anos de idade, encantada pelo pai, o auditor Gabriel Vale, e hoje ostenta um currículo no qual expõe experiências com bandas como Remember Beatles e Luisinho Magalhães e com formações de forró, além com nomes como o pianista Felipe Adjafre e os saxofonistas João Sena e Ivanildo. Raquel não se limita a um só gênero, trabalhando repertório que vai de Luiz Gonzaga a Elvis Presley, de Caetano Veloso e Pixinguinha.
-------------------
Thiago Cerveira - Gaistista e guitarrista, Thiago Cerveira já gravou com artistas como Belchior, Viper, Nuno Mindelis, Vega, Zuzo Moussawer, Pholhas, Babi e a legendária Double Trouble, banda que acompanhava o bluesman norte-americano Stevie Ray Vaughan. Desenvolve atualmente trabalho com trio de música instrumental, no qual toca os dois instrumentos simultaneamente, adaptando na gaita temas de jazz e música brasileira contemporânea, sendo um dos pioneiros no país na técnica de cromatismo na gaita diatônica. A execução simultânea da gaita e guitarra proporciona resultados harmônicos e melódicos muito peculiares, dado a interação que se dá entre eles no comando do músico.
-------------------
Di Lennon Ribeiro - Gaitista, violista e arte-educador, Di Lennon Ribeiro é um parceiro de primeira hora do Fórum Harmônicas Brasil. Responde por ações didáticas do evento, tendo ministrado oficinas para crianças e adolescentes em diferentes edições do evento e em municípios como Eusébio e Cascavel. Também já dividiu palco com bandas locais, como De Blues em Quando, Blues Label e com gaitistas como Benevides Chireia Jr. (PR) e Robson Fernandes (SP). Atua também como luthier, assegurando serviços de qualidade em manutenção e preparação de gaitas, além de ministrar aulas particulares de harmônica diatônica e cromática.
--------------------
Marcelo Naves - Representante da vertentes de músicos brasileiros que se dedicam a explorar a sonoridade do blues da região Mississippi, Marcelo Naves construiu um repertório que permite ao público uma autêntica turnê pelas origens do gênero norte-americano. E mais: mistura músicas próprias com clássicos de artistas referenciais, como Little Walter, Muddy Waters e Robert Johnson. O resultado tem sido muito aplaudido em “Conseguimos um bom equilíbrio entre nossas versões para os clássicos e o que normalmente estas músicas pede. Nosso trabalho tem sido bastante reconhecido e o CD, gravado ao vivo, captou a atmosfera de nosso show”, comemora Naves.
-----------------------
Gabriel Grossi - É considerado um dos maiores representantes da harmônica no mundo. Além de carreira solo, integra desde 2005 o Hamilton de Holanda Quinteto, conjunto vencedor do prêmio Tim 2007 e finalista do Grammy Latino por duas vezes consecutivas. Participou de turnês com o saudoso clarinetista Paulo Moura, com quem atuou de 2003 até seu falecimento, e das cantoras Zélia Duncan e Beth Carvalho, com as quais gravou CDs e DVDs. Seu disco de estréia, “Diz Que Fui Por Aí”, recebeu elogios pela concepção musical, composição e arranjos. O segundo, “Afinidade” (em duo com o violonista Marco Pereira), e o terceiro, “Arapuca”, também conquistaram crítica e o público, mostrando que é possível aliar a tradição da música instrumental com o gosto popular. Gabriel Grossi já soma oito discos lançados, além de gravações e shows com nomes como Hermeto Pascoal, Chico Buarque, Ivan Lins, Leila Pinheiro, João Donato, Dave Matthews, Guinga, Lenine, Djavan, Milton Nascimento, Dominguinhos, Maria Bethânia e Ney Matogrosso.
Shows
SEXTA (19)
|
SÁBADO (20)
|
DOMINGO (21)
|
WORKSHOP (20)
|
Di Lennon Ribeiro
|
Raquel Ingredy
|
Ciro Rojo
|
Marcelo Naves
|
Marcelo Naves
|
Thiago Cerveira
|
Gabriel Grossi
|
Thiago Cerveira
|
*Apresentações começam a partir das 21 horas e workshop a partir das 9 horas.
SERVIÇO
Fórum Harmônicas
Data: 19 a 21 de dezembro
Local: anfiteatro Dragão do Mar
Acesso: gratuito
Jambraz
Celebrar a Consciência negra não deve se restringir a um único mês do ano. Celebrar a nossa cultura e toda a nossa diversidade também. Em Fortaleza, de hoje (11) a sábado (13), será realizado o I JAMBRAZ Festival – Intercâmbio Jamaica-Brasil de arte, cultura e movimento social. A Praça Verde do Dragão recebe uma das programações do evento: o show com os legendários artistas reggae roots CEDRIC MYTON, R-ZEE JACKSON, BONGO JOE E MONIQUE SMITH.
Além dos artistas, o JAMBRAZ Festival reúne ainda pesquisadores, acadêmicos, ativistas sociais, produtores culturais, mestres das artes populares, estudantes e o público em geral interessado em discutir, propor e usufruir das relações interculturais (África, Brasil, Jamaica) por meio de palestras, debates, apresentações artísticas e visita interativa em comunidades periféricas locais.
A programação começa hoje com o Fórum JAMBRAZ- Jamaica e Brasil: abordagens sobre o lugar social da musicalidade no universo das Juventudes, a ser realizado na Universidade Federal do Ceará, com a participação de professores, antropólogos, representantes de movimentos sociais, musicais, culturais, etc, além da participação de CEDRIC MYTON e R-ZEE JACKSON.
Ao final do Fórum, será lançado oficialmente e solenemente o Instituto JAMBRAZ - Arte, Cultura e Movimento Social, que almeja a construção de intercâmbio de vivências e cooperação entre artistas, produtores e estudiosos do Brasil e da Jamaica que passarão a atuar de forma cooperativa e solidária buscando soluções para demandas sociais de comunidades populares daqui e de lá.
Amanhã (12), acontecerá a grande apresentação musical de REGGAE ROOTS com os legendários artistas CEDRIC MYTON, R-ZEE JACKSON, BONGO JOE E MONIQUE SMITH, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Essa noite do festival terá o formato de uma festa ao estilo RADIOLA, para dançar ao som de DJ’s convidados. Antes do show principal, diversas apresentações artísticas do HIP-HOP e Reggae local tomarão a Praça Verde.
No sábado (13) o evento promoverá o contato dos artistas, pesquisadores, jornalistas e participantes visitantes com comunidades periféricas de Fortaleza, finalizando com um encontro de encerramento no CUCA CHE GUEVARA na Barra do Ceará.
SERVIÇO
Show musical do I JAMBRAZ Festival
Dia: 12 de dezembro
Hora: 20h
Onde: Praça Verde do Dragão
Ingressos: retirada gratuita de ingressos (já disponíveis) na bilheteria do Dragão do Mar. São liberados dois ingressos por pessoa mediante apresentação de documento de identidade com foto.Funcionamento da bilheteria: das 14 às 20 horas.
Classificação: 16 anos
TIC Férias
O mês do TIC é outubro, mas este ano, o Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará, que teve sua quarta edição realizada no último mês das crianças, preparou uma programação extra, especialmente para o período de férias da criançada de Fortaleza e Sobral. É o TIC FÉRIAS, com espetáculos de palhaços, bonecos, teatro, dança e cinema.
O TIC FÉRIAS acontece na próxima quinta-feira (18), em Sobral; e de 19 (sexta) a 21 (domingo), em Fortaleza, com acesso gratuito.
A ideia dessa ação é inserir a cultura no tempo livre das crianças e de seus familiares a partir de uma programação cultural para toda a família. Com isso, espera-se contribuir para a formação de plateias e para a democratização do acesso à cultura.
TOMATE e XUXU: Dois palhaços famosos!
Dois consagrados palhaços vêm abrilhantar a programação do TIC FÉRIAS. Um deles é o argentino Palhaço Tomate, que em 2012 lotou o Anfiteatro do Dragão do Mar em duas divertidas apresentações no segundo ano do TIC. O público pediu e agora ele volta ao Festival com o mesmo espetáculo "Palhaço Puro Tomate", com sua destreza na arte dos balões, criando instrumentos, personagens e outras formas, construindo cenas e arrancando boas risadas da plateia. Palhaço Tomate se apresenta nos dias 20 e 21 (sábado e domingo) no Espaço Rogaciano Leite Filho, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
Antes do Tomate, quem chega nos dois dias para a diversão do público no Dragão é o Palhaço Xuxu, personagem do ator Luiz Carlos Vasconcelos, do Grupo Piolin, da Paraíba. Em "Silêncio Total - Vem chegando um palhaço", Xuxu, um autoritário porém divertido palhaço, faz seus números de mágica, equilíbrio e música, com uma condição: que a plateia faça "Silêncio total!".
BONEQUEIROS CEARENSES
A programação dos dias 20 e 21 no Espaço Rogaciano Leite Filho começa às 17 horas, com espetáculos de dois cearenses que já ganharam o mundo com seus espetáculos. No sábado, Ângela Escudeiro apresenta "O Mau Pensamento", um espetáculo de teatro de mamulengos, educativo e divertido, criado há 20 anos pela artista, que é bonequeira, atriz, escritora, arte-educadora e diretora de teatro, que já esteve em mais de 40 festivais nacionais e internacionais, e contabiliza mais de 24 prêmios em várias categorias teatrais.
No domingo, o festival será aberto por Augusto Bonequeiro, com "O caso da cobra Pantera", que conta a história de uma imensa cobra que aparece numa comunidade e causa pânico. Beto e Tati tentarão controlá-la e, para isso, pedem ajuda aos pais, aos amigos, à polícia e, por fim, à plateia. O espetáculo tem a direção de Augusto Bonequeiro, que divide a improvisação e manipulação com Ângela Escudeiro. Augusto Bonequeiro é um dos principais nomes cearenses da arte de teatro de bonecos e do humor, o artista tem mais de 25 anos de profissão com espetáculos adultos e infantis, tendo participado de festivais na Espanha, Portugal, Itália e México.
TIC NA TELA
Ainda no Dragão do Mar, uma série de oito curta-metragens nacionais com abordagem no público infantil vai compor o TIC NA TELA. A mostra acontecerá no sábado e domingo no Cinema do Dragão - Fundação, com início às 16 horas e acesso também gratuito. A curadoria é da catarinense Luiza Lins, que em 2002 idealizou e realizou a primeira Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, evento pioneiro no Brasil que promove a inclusão social, a educação através do cinema e o desenvolvimento do cinema infantil nacional. A curadora realiza em todo o país encontros e seminários para o fortalecimento do cinema infantil brasileiro.
Na mostra serão exibidos: “O homem que bota ovo” (De Rafael Conde. Ficção, Minas Gerais, 2004, 13´), “Calango!” (De Alê Camargo. Animação, Distrito Federal, 2007, 7’44’’), “O fim do recreio” (De Vinicius Mazzon e Nélio Spréa. Ficção, PR, 2011, 17’25”), “O filho do Vizinho” (De Alex Vidigal. Ficção, Distrito Federal, 2011, 7'20"), “Procura-se” (De Iberê Carvalho. Ficção, Distrito Federal, 2010,14’), “Campeonato de Pescaria” (De Luiza Lins e Marco Martins. Ficção, Santa Catarina, 2009, 14'), “João, o galo desregulado” (De Camila Carrossine & Alê Camargo. Animação, SP, 2013, 10') e “Os caçadores de Saci” (De Sofia Frederico. Ficção, Bahia, 2005, 13').
DANÇA NO CENTRO CULTURAL BOM JARDIM
Antes do TIC FÉRIAS chegar ao Dragão do Mar, o Festival leva o Grupo N Infinito, de Fortaleza, ao Centro Cultural Bon Jardim, na sexta-feira, dia 19, com "Mistura - a dança das coisas", às 18 horas. O espetáculo tem se destacado nos palcos cearenses com sua mistura de dança, teatro de bonecos e de objetos, tendo participado de festivais de teatro e de dança realizados no estado. Os bailarinos/manipuladores Ricardo Freire, Carlos Antonio e Felipe Gadelha apresentam uma sequência desordenada de situações e movimentos que instiga a imaginação do espectador.
ABERTURA EM SOBRAL no dia 18
A abertura do TIC FÉRIAS será em Sobral no dia 18, quinta-feira, com apresentação de "Pratativando", espetáculo da Cia Mais Caras, às 19 horas, em frente a Casa do Papai Noel, ao lado do Theatro São João. Com direção de Cláudio Ivo, que divide a cena com Edmar Cândido, o espetáculo é uma homenagem a Patativa do Assaré, fazendo uma viagem por sua obra com "Vaca estrela e boi fubá", "A triste partida", "Proquê deixei Zabé", entre outros poemas, em um espetáculo que mescla teatro, dança, circo e música. Composto por atores, sapateadores e músicos, o grupo já participou de diferentes festivais nacionais e internacionais, entre os quais, o Festival Internacional de Países do Mercosul e o Festival de Teatro de Fortaleza.
O TIC
Criado em 2011, o TIC promove novas formas de pensar e fazer a arte para a infância, com a proposta de quebrar velhos paradigmas e preconceitos em torno dessa linguagem que a perseguem há anos. Desde a primeira edição, o Festival reúne espetáculos nacionais e internacionais, em Fortaleza e outras cidades do interior cearense, com uma programação que explora inovadoras dramaturgias e estéticas, abordando narrativas pertinentes à família contemporânea.
O TIC férias é uma realização do Instituto Seara de Cultura e Desenvolvimento e promoção da Invento Produções Culturais, com o patrocínio da COELCE - Companhia Energética do Ceará. Apoio cultural: Secretaria de Cultura do Ceará. Tem como parceiros: Mostra de Cinema de Florianópolis, Secretaria de Cultura e Turismo de Sobral, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e Instituto de Arte e Cultura do Ceará (IACC).
SERVIÇO
TIC FÉRIAS – Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará - Dia 18 às 19h em Sobral (ao lado do Theatro São João), dia 19 às 18h no Centro Cultural Bom Jardim (Fortaleza) e dias 20 e 21, a partir das 17 horas no Palco Rogaciano Leite Filho, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Fortaleza). Informações: (85)3048.6077 / fest.teatroinfantil@gmail.com. Site: www.festivaltic.com.br. t: @inventocultural. f: TIC – Festival de Teatro Infantil do Ceará.
PROGRAMAÇÃO TIC FÉRIAS
SOBRAL
Dia 18/12
19h - Pratativando – Cia Mais Caras (CE)
Local: Em frente à Casa do Papai Noel (ao lado do Teatro São João)
FORTALEZA
Dia 19/12
18h - Mistura - a dança das coisas – Grupo N Infinito (CE)
Local: Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ)
Dia 20/12
16h - TIC na Tela
“O homem que bota ovo” (De Rafael Conde. Ficção, Minas Gerais, 2004, 13´)
“Calango!” (De Alê Camargo. Animação, Distrito Federal, 2007, 7’44’’)
“O fim do recreio” (De Vinicius Mazzon e Nélio Spréa. Ficção, PR, 2011, 17’25”)
“O filho do Vizinho” (De Alex Vidigal. Ficção, Distrito Federal, 2011, 7'20")
Total: 46'
Local: Cinema do Dragão - Fundação
17h - O Mau Pensamento - Ângela Escudeiro (CE)
18h - Silêncio Total - Vem Chegando um Palhaço - Grupo Piolin (PB)
19h - Tomate Puro Tomate - Palhaço Tomate (Argentina)
Local: Espaço Rogaciano Leite Filho (Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura)
Dia 21/12
16h - TIC na Tela
“Procura-se” (De Iberê Carvalho. Ficção, Distrito Federal, 2010,14’)
“Campeonato de Pescaria” (De Luiza Lins e Marco Martins. Ficção, Santa Catarina, 2009, 14')
“João, o galo desregulado” (De Camila Carrossine & Alê Camargo. Animação, SP, 2013, 10')
“Os caçadores de Saci” (De Sofia Frederico. Ficção, Bahia, 2005, 13')
Total: 51'
Local: Cinema do Dragão - Fundação
17h - O Caso da Cobra Pantera - Augusto Bonequeiro (CE)
18h - Silêncio Total - Vem Chegando um Palhaço - Grupo Piolin (PB)
19h - Tomate Puro Tomate - Palhaço Tomate (Argentina)
Local: Espaço Rogaciano Leite Filho (Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura)
ENDEREÇOS
Theatro São João:
Praça São João, 156– Centro - Sobral
Centro Cultural Bom Jardim:
Rua 3 Corações, 400 - Bom Jardim - Fortaleza. Informações: (85) 3488-8600
Espaço Rogaciano Leite Filho e Cinema do Dragão - Fundação (Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura):
Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema - Fortaleza. Informações: (85) 3488-8600
Fala Eunício
|
No UCI
O diretor musical do The Metropolitan Opera em Nova York, James Levine, conduz Os Mestres Cantores de Nuremberg (foto), comédia cômica do compositor alemão Richard Wagner. A atração será exibida ao vivo de Nova York neste sábado (13), às 14h, no UCI Parangaba e UCI Kinoplex Iguatemi. O fim de semana na UCI ainda terá a exibição do espetáculo A Lenda do Amor, do Ballet Bolshoi também no sábado (13) e domingo (14), às 15h30. Filmado ao vivo em Moscou, a apresentação de 180 minutos faz parte da temporada 2014 da renomada instituição e tem como base o conto de fadas oriental sobre a czarina Mehmene Banu.
Em três atos, a ópera se passa em Nuremberg no século XVI, e conta a história do cavalheiro Walther von Stolzing (Johan Botha) que está apaixonado por Eva (Annette Dasch), a filha do rico ourives Pogner (Hans-Peter Konig). Mas o pai de Eva prometeu a mão da donzela ao vencedor do concurso de canto organizado pela confraria dos Mestres Cantores. Walther decide então apresentar-se nesse concurso apesar de ter apenas um dia para se preparar. O papel principal fica a cargo de Johan Reuter, que interpreta o poeta alemão Hans Sachs, que auxilia o mocinho na difícil missão.
Já o espetáculo do Bolshoi, dirigido por Yuri Grigorovich, retorna aos palcos após uma ausência de dez anos. As cenas contam a história da Rainha Mekhmene Banu. Os apartamentos reais estão mergulhados em luto porque Shryn, a irmã mais nova de Banu, está morrendo. A princesa só será salva se a rainha der a Shyrin sua beleza. A rainha Banu, então, decide se sacrificar, mas logo se arrepende quando fica desfigurada e Shyrin se apaixona por seu amante, o pintor Ferkhad. O balé é um dos primeiros trabalhos coreográficos de Grigorovich e seu enredo explora o conflito entre o amor e o dever.
Ficha técnica “Os Mestres Cantores de Nuremberg”
Produção: Otto Schenk
Cenografia: Günther Schneider-Siemssen
Iluminação: Gil Wechsler
Coreógrafo: Carmen de Lavallade
SERVIÇO
Filme: Os Mestres Cantores de Nuremberg
Data: Sábado, 13 de dezembro, às 14h
Locais: UCI Parangaba e UCI Kinoplex Iguatemi
Valor: R$ 30 (meia-entrada) e R$ 60 (inteira)
Tempo de duração: 360 min
Ficha técnica “ A Lenda do Amor”
Música: Arif Melikov
Libretto: Nazim Hikmet
Coreografia Original: Yuri Grigorovich
SERVIÇO
Filme: Ballet Bolshoi : A Lenda do Amor
Data: Sábado, 13 de dezembro e dominho 14 de dezembro , às 15h30
Locais: UCI Parangaba e UCI Kinoplex Iguatemi
Valor: R$ 25 (meia-entrada) e R$ 50 (inteira)
Tempo de duração: 180 min
SOBRE A UCI - Sinônimo de qualidade e tecnologia, a UCI (United Cinemas International Ltda.) está há 17 anos no Brasil e tem 21 complexos, no Rio de Janeiro, São Paulo, Ribeirão Preto, Curitiba, Salvador, Recife, Fortaleza, Juiz de Fora, São Luís e Campo Grande, totalizando 182 salas. A rede é responsável pelo maior complexo de cinemas do país, o UCI New York City Center, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Com 18 salas, sendo uma IMAX e duas De Lux, o UCI NYCC é responsável pelo maior público do Brasil desde sua inauguração.

Projeto Viva
Hoje às duas da tarde será lançado, no Auditório Blanchard Girão, na Arena Castelãom a nova edição do Projeto Viva Mais, que visa a inclusão e a melhoria da qualidade de vida de dependentes, com situação abaixo da linha pobreza e que estejam em sistema de internato nas comunidades terapêuticas.
O projeto irá atender 14 núcleos com a realização de atividades esportivas, recreativas, lúdicas e de lazer, ministradas por educadores físicos, contribuindo assim com a reabilitação. Nesse primeiro dia de atividades, será realizado a formação técnica e prática com os educadores, monitores e representantes das comunidades.
Segundo Jorge Pimentel, um dos coordenadores desta edição do Projeto Viva Mais, as comunidades terapêuticas contam hoje com equipes multidisciplinares, onde os educadores físicos, através do projeto, realizam atividades físicas orientadas que trazem benefícios como a melhoria do condicionamento físico, resgate das valências físicas perdidas, tais como o equilíbrio, agilidade, velocidade e força, além da melhoria dos fatores psicossociais, a ressocialização, o trabalho cooperativo e o benefício lúdico da prática esportiva. O coordenador ainda afirma, que as atividades desenvolvidas possibilitam um controle da ansiedade e a regulação do sono em função dos gastos energéticos.
Pimentel é integrante do Instituto Volta ao Caminho, entidade aprovada pela Chamada Pública 2014 da Secretaria do Esporte do Estado do Ceará (Sesporte) para realizar essa edição do Projeto Viva Mais, e destaca o “respeito que o Governo do Estado do Ceará, está tendo com as comunidades terapêuticas, em especial, o uso do esporte para o tratamento dos dependentes”.
Para o Secretário do Esporte do Estado do Ceará, Gilvan Paiva, o lançamento deve ser celebrado como uma importante ação estadual de inclusão social através do esporte, o que ressalta a construção das ações voltadas para criação de políticas públicas que democratizem o esporte e o tornem um vetor de transformação da sociedade.
Saiba mais:
As modalidades esportivas e atividades previstas no projeto são: futsal, vôlei, basquete, futebol de campo, badminton; atividades complementares: peteca, frescobol, bambolê; jogos de raciocínio: UNO, monopoly deal,jenga, mastermind senha, cilada, hora do rush; e jogos de tabuleiro: dama, xadrez e dominó.
Auditório Blanchard Girão- sede da Secretaria do Esporte do Estado, no Estádio Castelão
Endereço: Avenida Alberto Craveiro, 2775.
Faísa
Votorantim Asset Management, Enerplan, MW Energias Renováveis, e Excelência Energética convidam para a inauguração do Complexo Eólico Faísa, amanhã, às 14h30, em Trairi.
Com uma potência total instalada de 136,5 MW, o complexo entra em operação integrado à rede nacional, conectado à subestação Pecém II, da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (CHESF), oferecendo energia de uma fonte limpa e renovável.
A estimativa é que Faísa gere energia suficiente para atender à demanda de uma cidade com aproximadamente 300 mil habitantes.
Assinar:
Postagens (Atom)
Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos
Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...
.jpg)
-
CONVENÇÃO MUNICIPAL DA FEDERAÇÃO PSOL/REDE FORTALEZA. O Partido Socialismo e Liberdade - PSOL, e a Rede Sustentabilidade, que compõem a Fede...
-
Com o compromisso de buscar a inovação de políticas públicas que garantam soluções e a melhoria da qualidade de vida da população, a Câmara ...
-
Com o lema "Amar e cuidar de Caucaia", o pré-candidato a prefeito do município pelo partido dos trabalhadores, Waldemir Catanho, r...