domingo, outubro 31

Há 100 anos Fortaleza incorporava Porangaba, Barro Vermelho e Messejana

Confira o Arquivo Nirez para 31 de outubro, na História de Fortaleza:
  • 1824 - Chega a Fortaleza a notícia da morte de Tristão Gonçalves de Alencar Araripe, no combate de Santa Rosa, no vale do Jaguaribe.
  • 1861 - Primeira eleição para deputados gerais, quando são eleitos Meton da Franca Alencar, José Pompeu de Albuquerque Cavalcante, Antônio Joaquim Rodrigues Júnior, Leandro Chaves de Melo Ratisbona (Dr. Ratisbona), Paulino Franklin do Amaral (Barão de Canindé), Álvaro Caminha Tavares da Silva, Tomás Pompeu de Sousa Brasil Filho, e Antônio Pinto de Mendonça.
  • 1882 - O sergipano Sancho de Barros Pimentel passa as rédeas do governo para o segundo vice, comendador Antônio Teodorico da Costa (pai).
  • 1891 - Toma posse, no comando do Corpo de Segurança Pública, atual Polícia Militar do Ceará, o capitão do exército, Bonifácio Antônio Borba no cargo antes ocupado pelo major Eufrásio Nogueira de Sousa.
  • 1919 - Morre o professor Leonel Serafim Freire Chaves (Leonel Chaves), que lecionava Economia Política na Faculdade de Direito do Ceará. Um dos fundadores do Círculo Católico de Fortaleza. Nascera em Limoeiro do Norte a 12 de junho de 1873.
  • 1921 - Pela Lei 1913, o município de Porangaba, depois Parangaba (foto Fortaleza em Fotos e Fortaleza Nobre), antiga Arronches, é anexado ao de Fortaleza, transformando-se em distrito e levando consigo o distrito de Barro Vermelho-hoje Antônio Bezerra (foto Fortaleza Nobre). A Lei 1913, desta data, anexa o município de Messejana ao de Fortaleza, passando a distrito. Há 100 anos.
  • 1928 - Inaugura-se, em Fortaleza, a Casa de Saúde César Cals, em prédio localizado na Avenida do Imperador, 528-545, na Praça da Lagoinha (atual Praça Capistrano de Abreu), tendo o arcebispo Dom Manuel da Silva Gomes oficiado a bênção.
  • 1930 - Assume a direção da Rede de Viação Cearense-RVC, o engenheiro Humberto Monte, que substitui o engenheiro Abraão de Oliveira Leite.
  • 1931 - Tomam posse, no Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), seis novos membros: José Pedro Soares Bulcão, Antônio Martins de Aguiar e Silva, Guilherme de Sousa Pinto, José Carvalho, Carlos Livino de Carvalho e Leonardo Ferreira da Mota Filho “Leota” (Leonardo Mota).
  • 1936 - Morre o engenheiro Bernardo Piquet Carneiro, que dirigiu a Rede de Viação Cearense - RVC e o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas - DNOCS. Nascera no Rio de Janeiro-RJ, em 27 de junho de 1860. Hoje é nome de município cearense.
  • 1937 - Morre, em Fortaleza, aos 69 anos de idade, Joaquim Olímpio da Rocha, poeta, jornalista e advogado aposentado. Era cearense de Fortaleza onde nascera a 11 de dezembro de 1868.
  • 1945 - Assume o comando da Força Policial do Ceará, o coronel João Medeiros Bastos, daquela corporação.
  • 1949 - Inaugura-se, em Fortaleza, o Armazém Triunfo, na Rua Floriano Peixoto, 372, filial cearense da casa Bernardo Campos & Companhia, do Recife. Benzeu as instalações o padre Francisco Pita.
  • 1951 - O Diário Oficial do Município - Diom 5.869 publica a Lei 374, de 25 de outubro de 1951 que dá nome a várias ruas de Fortaleza, todas no bairro de Antônio Bezerra: Rua Rui Monte, Rua Hugo Victor, Rua Vale Costa, Rua Martins Neto, Rua José Leite Gondim, Rua Coronel Joaquim Franklin, Rua Padre Perdigão Sampaio, Rua Capitão Nestor Góes, Rua Tenente Queirós e Rua Coronel Joaquim Leitão. Todas as dez Ruas completam neste domingo (31 de outubro de 2021) 70 anos de criação.
  • 1956 - Chega a Fortaleza a primeira unidade dos automóveis "Romi-Iseta", de fabricação nacional. A chegada do curioso veículo revestiu-se de aparatos especiais, pois viajou por via aérea, de São Paulo a Fortaleza. Dentro de pouco tempo, o veículo será cem por cento nacional. São vendedores exclusivos dos carros "Romi-Iseta", no Ceará, Conrado Cabral S/A Importadores.
  • 1967 - O senador Paulo Sarasate Ferreira Lopes recebe o título de Doutor Honoris Causa, pela Universidade Federal do Ceará-UFC.
  • 1969 - Na Construtora Estrela Ltda., fundada por José Leuton Carvalho Monteiro e Francisco Almir Carneiro Frota, ingressam como sócios Crisanto Ferreira de Almeida e João Fujita.
  • 1971 - O professor Luís Marcílio, diretor da Faculdade de Direito, inaugura, no pátio interno daquela instituição, o busto do professor João Otávio Lobo, titular da cátedra de Medicina Legal. O homenageado exerceu o cargo de Secretário da Justiça e por duas vezes foi interventor federal.
  • 1971 - Procedente de São Luís, onde dirigiu a partida amistosa entre os quadros do Sampaio Correia e do Maranhão Atlético Clube, chega a Fortaleza a primeira e única juíza de futebol no Brasil, Léa Campos, que no Presidente Vargas, dirigirá a partida entre Ferroviário e Fortaleza Esporte Clube.
  • 1973 - Morre, no Hospital Geral de Fortaleza, aos 75 anos de idade, vítima de infarto agudo do miocárdio, o músico e poeta José Ulisses de Sousa, fundador da Turma da Velha Guarda, em 1963, que atuou em várias emissoras de rádio de Fortaleza. Nascera em Umari, município de Icó, CE, no dia sete de outubro de 1998.
  • 1975 - O prefeito Evandro Ayres de Moura inaugura a Praça Dr. Antônio Dias Macedo, no Mata Galinha (Dias Macedo), entre a Rua Manuel Coco, Rua Da Favela e a Avenida Pedro Dantas.
  • 1983 - Morre, aos 87 anos de idade, Josa Magalhães, membro do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico). Nascera a 08/01/1896.
  • 2000 - Inaugurado o novo Presídio Feminino Desembargadora Auri Moura Costa, anexo ao Instituto Presídio Paulo Sarasate - IPPS. As presidiárias estão sendo transferidas do antigo prédio, no Jacarecanga, aos poucos.
  • 2001 - Abre-se, às 19 horas, o XXV Salão dos Novos, na Galeria Antônio Bandeira, no Centro de Referência do Professor, no antigo Mercado Central de Fortaleza, na Rua Conde D’Eu.
  • 2002 - O Clube dos Diários lança a pedra fundamental de sua nova sede, nas Dunas da Praia do Futuro. A nova sede deverá estar concluída em março de 2003, com inauguração programada para o mês seguinte. Dezenas de sócios do Clube e membros da diretoria estiveram presentes no canteiro de obras da nova sede, onde foi descerrada placa comemorativa do início da construção. Em homenagem ao Brasil e ao Estado, três mudas, de pau-brasil, carnaúba e cajueiro, foram plantadas no local. Falou o presidente executivo do Clube dos Diários, Antônio Enéas Filho, dizendo que o clube vai ser diferente, atuando para tornar-se auto-sustentável.
  • 2004 - A candidata da coligação Fortaleza Amada (PT/PSB), Luizianne de Oliveira Lins, obtém um total de 620.174 votos, o que corresponde a 56,21% dos votos válidos. O candidato da coligação Liberta Fortaleza (PFL/PAN/PTC), Moroni Bing Torganconsegue 483.085 sufrágios, representando 43,79% dos votos válidos. A ata da apuração registra também 13.257 votos em branco (1,15%) e 39.735 votos nulos (3,44%). Estavam aptos a votar 1.361.957 eleitores e compareceram às 3.265 mesas receptoras um total de 1.156.251 eleitores. A abstenção é da ordem de 15,10%. A totalização dos votos é encerrada às 20h45min. A diplomação será no dia 15 de dezembro, no Centro de Convenções Édson Queiroz.
  • 2004 - Morre o cantor Epaminondas Sousa, que juntamente com Evaldo Gouveia e Mário Alves, formou o Trio Nagô. Nascera em Fortaleza em 24 de janeiro de 1930.
  • 2010 - O povo volta às urnas para a escolha do presidente da República no segundo turno. Agora só existem dois candidatos, Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB). No mesmo dia é divulgado o resultado com a vitória de Dilma Rousseff. (PT).

Vacina Anti Covid hoje e amanhã em Caucaia


A Prefeitura Municipal de Caucaia (PMC), através da Secretaria de Saúde, anuncia que terá Vacinação contra Covid-19 neste domingo (31 de outubro) e na segunda-feira (primeiro de novembro). Já no Feriado de Finados, nesta terça-feira (2 de novembro) não haverá imunização.
Neste domingo e nesta segunda-feira, véspera do feriado, a Vacinação contempla todos os caucaienses, que ainda não receberam a 1ª Dose (D1) contra Covid-19. Adolescentes e demais pessoas que ainda não realizaram o cadastramento digital podem se dirigir aos Pontos Fixos de Vacinação para receber a D1. No local, será realizado todo o processo necessário para a aplicação correta da Vacina.
No entanto, quem for ser vacinado precisa apresentar o Cartão Nacional de Saúde, Comprovante de Residência, Identidade ou Certidão de Nascimento. Se menor de idade, deve estar acompanhado de um responsável.
Já para a 2ª Dose (D2), após respeitado o prazo de 21 dias, basta comparecer a qualquer ponto fixo com os documentos e o Cartão de Vacinação em mãos.
Neste domingo e nesta segunda-feira, o atendimento acontece das 9 às 15 horas, nos pontos fixos:
  1. Escola Rubens Vaz, Jurema.
  2. Grêmio, Açude.
  3. Escola 7 de Setembro, Guadalajara.
  4. Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Metrópole.
  5. Icaraí Club.
Imunossuprimidos - A dose de reforço para indivíduos com alto grau de imunossupressão começou na segunda-feira (25 de outubro), em Caucaia. Para a imunização é necessário respeitar o intervalo de 28 dias após a última dose do esquema básico. A aplicação da vacina acontece em qualquer um dos Pontos de Vacinação.
Imunossuprimidos que ainda não possuem o cadastro na Plataforma Saúde Digital devem se dirigir, a qualquer um dos pontos fixos de vacinação. Os documentos necessários para a vacina são comprovante de residência, RG, Cartão de Vacina e do Sistema Único de Saúde (SUS) e a declaração ou atestado médico.
O grupo de Imunossuprimidos inclui:
I - Imunodeficiência primária grave.
II - Quimioterapia para Câncer.
III - Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) uso de drogas imunossupressoras.
IV - Pessoas vivendo com HIV/AIDS.
V - Uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias.
VI - Uso de drogas modificadoras da resposta imune.
VII - Auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias.
VIII - Pacientes em Hemodiálise.
IX - Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.

Caucaia tem intensa programação no encerramento do Outubro Rosa 2021


Após um mês intenso de programação diversificada com ações destinadas à Prevenção do Câncer de Mama, a Prefeitura Municipal de Caucaia (PMC), através da Secretaria Saúde encerrou a Campanha Outubro Rosa 2021 neste sábado (30).
Uma série de ações foi realizada no povoado de Minguaú I, 101 - Carauçanga. No local, a população teve acesso a serviços como:
  • Teste Rápido Hepatite B e Sífilis.
  • Aferição de Pressão Arterial.V
  • Verificação de Glicemia.
  • Vacinação Anti Covid-19.
  • Atendimento ao nutricionista, psicólogo e nefrologista.
Ozamira Nunes, do Parque Soledade, já teve Câncer de Mama e agradeceu a oportunidade do reforço dos serviços prestados pelo município.
- Passei por momentos difíceis e só quem teve Câncer de Mama sabe o quanto é complicado. Graças a Deus superei e estou aqui para reforçar que, nós mulheres, precisamos tocar a Mama e conhecer nosso corpo para evitar o pior".

Na Agência Radioweb neste domingo


Destaques deste domingo, 31 de outubro de 2021
#RespeiteoDistanciamento
Covid-19: Brasil tem 232 mortes confirmadas nas últimas 24 horas
A VOZ DA HISTÓRIA
Queda do Fokker 100 da TAM deixou 99 mortos há 25 anos
BRASILEIRÃO
América Mineiro vence o Fortaleza e mantém boa fase
BRASILEIRÃO
Flamengo vence Galo e diminui diferença na briga pela liderança
POLÍTICA
Fake news: projeto proíbe monetização de perfis de políticos
ECONOMIA
Bolsonaro destaca vacinação brasileira e auxílio no G-20
CPI DA COVID
STF cobra informações sobre ação para banir Bolsonaro das redes
GERAL

Acidente entre van e carro mata 13 pessoas no Mato Grosso

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...