A vereadora Larissa Gaspar comanda a partir das sete da noite de hoje, no auditório Ademar Arruda, da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), sessão solene em homenagem a mulher grafiteira.
terça-feira, março 28
Moroni prefeito
Prefeito em exercício Moroni Torgan inaugura quadra poliesportiva da Escola Cônego Francisco Pereira da Silva
http://www.oestadoce.com.br/geral/28-de-marco-de-2017-em-educacao-prefeito-em-exercicio-moroni-torgan-inaugura-quadra-poliesportiva-da-escola-conego-francisco-pereira-da-silva
RC na Alemanha e Índia
![]() |
Moroni Torgan assina termo de prefeito de Fortaleza até dois de abril. Roberto Cláudio viajou para Alemanha e Índia |
O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT) cumprirá, nos próximos dias, extensa agenda internacional na Alemanha e na Índia. Desembarcando, inicialmente, em Frankfurt, o gestor municipal terá reunião com o CEO da Fraport, (Frankfurt Airport Services Worldwide), Stefan Schulte, empresa alemã que administrará o Aeroporto Internacional Pinto Martins pelos próximos 30 anos.
Roberto Cláudio apresenta amanhã, aspectos voltados ao potencial econômico, social e turístico da cidade de Fortaleza, além de discutir o cronograma de prazos da implantação da concessão e, sobretudo, buscar maior integração com o investidor. “Nós vamos saber o que a Prefeitura pode fazer para potencializar e maximizar a presença da Fraport na cidade de Fortaleza. Incentivos tributários, capacitação profissional, quais iniciativas o Município pode empreender, junto com o Governo do Estado, para garantir a presença mais útil possível ao Município na perspectiva de promover desenvolvimento e de gerar emprego e renda”, destacou o prefeito.
Nessa perspectiva, para além dos aspectos administrativos e políticos, uma visita operacional pelo Aeroporto de Frankfurt será realizado na próxima quinta-feira (30). Durante a visita, serão avaliadas as configurações de serviços, de logística e de interação com as questões municipais locais.
Em prosseguimento à sua agenda internacional, o Prefeito seguirá, na próxima sexta-feira (31), para Nova Deli, na Índia, onde participará da reunião anual do New Development Bank (NDB), instituição financeira do Brics. Na ocasião, Roberto Cláudio, único prefeito convidado do Brasil, ministrará uma palestra em seminário com representantes das demais Nações que compõem o bloco dos países em desenvolvimento (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). “Vamos apresentar a nossa experiência de planejamento urbano e também de implantação de algumas políticas em áreas específicas, como mobilidade urbana, sustentabilidade e infraestrutura social. Apresentar como, em uma área de periferia, sem oportunidade, a gente conseguiu fazer Areninhas, praças, pavimentação, modificar a qualidade de vida dessas áreas mais pobres”, antecipa o gestor municipal de Fortaleza.
Também serão apresentados projetos que poderão ser financiados pelo Brics, inclusos no Plano Fortaleza 2040. Os investimentos poderão ser destinados, ainda, às obras de urbanização dos corredores de transporte público de BRT como o da Avenida Bezerra de Menezes e o que será implantado na Avenida Aguanambi, do Parque Rachel de Queiroz, do metrô linha sul, dentre diversas outras ações. “No outro dia, nós estaremos com alguns vice-presidentes desses países, com alguns empreendedores, para apresentar esses projetos na perspectiva de atrair investimentos privados”, finaliza Roberto Cláudio.
Nesse intervalo, compreendido entre hoje (28) e dois de abril, data prevista para o retorno de Roberto Cláudio, o vice-prefeito, Moroni Torgan (DEM), assume interinamente a Prefeitura. “Vou tentar seguir os passos do prefeito naquilo o que ele vem fazendo e se esforçando. Um prefeito atuante, que não fica em gabinete, que anda e vê os problemas da Cidade. Vou tentar seguir neste mesmo ritmo", garante Moroni Torgan.
Terremoto de 5 graus a 1.245 quilômetros de Fortaleza
Às 21h26 de ontem (27) ocorreu um tremor de magnitude 5.0 graus na cordilheira meso-oceânica.
O epicentro do evento está localizado a aproximadamente a 695 quilômetros a NW de São Pedro e São Paulo, a 1.095 km a N de Fernando de Noronha, a 1.245 km a NNE de Fortaleza e a 1.335 km a NNE de Natal.
O mapa de localização epicentral está na Figura 1.![]() |
Figura 1. Mapa de localização epicentral. O epicentro está simbolizado pela estrela vermelha. O triângulo vermelho indica a localização da estação de Riachuelo (RCBR). |
O registro do evento pela estação RCBR está na Figura 2.
![]() |
Figura 2. Registro 24 h da estação RCBR. O evento está dentro do retângulo vermelho. |
Fonte: LabSis/UFRN, USGS
Joaquim Ferreira
Turismo 2017 de Fortaleza
A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Turismo de Fortaleza apresenta, amanhã, às nove da manhã, durante Reunião da Câmara Setorial de Eventos, o Planejamento Estratégico do Turismo para 2017. O plano foi elaborado pela Setfor, em parceria com entidades privadas e empresários do setor.
Na ocasião, o secretário municipal de Turismo, Alexandre Pereira vai apresentar as principais propostas e projetos, dos cinco eixos definidos como prioridades para a pasta: Beira Mar, Praia de Iracema, Praia do Futuro, Capacitação e Promoção do destino.
Serviço
Apresentação do Planejamento Estratégico Setfor 2017
Hora: 9 horas
Local: Auditório da Adece – Avenida Dom Luis, 807 / 7º andar
Morada Brasileira
Um design democrático para toda casa e para todas as casas. É a Pointer mais uma vez defendendo seu propósito para os lares brasileiros com os lançamentos 2017. A marca do Portobello Grupo faz da ‘Morada Brasileira: Cotidiano’ o tema desta coleção, que mantém a linha de inspiração nas origens das casas brasileiras, porém com um olhar contemporâneo, de quem reescreve a história de um cotidiano ágil usando texturas e superfícies atuais.
‘Morada Brasileira: Cotidiano’ traz novamente a dobradinha Marcelo Rosenbaum e Paulo Biacchi, de O Fetiche, que incrementam a linha Raízes. Ao todo são quatro novas opções de ladrilhos. A linha foi lançada em 2016 e teve os produtos Azul Céu, Mar e Terra como vencedores na categoria Construção na 30ª edição do prêmio Design do Museu da Casa Brasileira.
Mas a coleção ‘Morada Brasileira: Cotidiano’ apresenta muitas outras novidades. Destaque para as novas linhas Piasentina, inspirada na tradicional pedra das calçadas de Roma, e Concreta, que traz a grande tendência da arquitetura contemporânea, o cimento brilhante dos produtos Urbana, que aparecem em três diferentes tonalidades.
A linha Decora, que faz os detalhes serem capazes de transformar e dar vida aos ambientes, ganha novidades: os modelos Diamante Puro e Diamante Multicolor com relevos que trazem a modernidade dos efeitos 3D para dentro de casa. As madeiras não poderiam ficar de fora. Por isso a linha Lenho ganha novos produtos, como Nativa Pátina e Nativa Aroeira.
Assim, a arquitetura moderna brasileira com sua azulejaria e linhas geométricas é destacada pela Pointer em sua coleção Morada Brasileira: Cotidiano, com pinceladas do design nórdico com suas linhas retas, além da filosofia e minimalismo japoneses, resultando em simplicidade, beleza, agilidade, personalidade e identidade.
Mais informações sobre a coleção ‘Morada Brasileira: Cotidiano – com um olhar contemporâneo’, reescrevemos nossa história, no site www.pointer.com.br.
SOBRE O PORTOBELLO GRUPO - A Portobello, marca líder em revestimentos cerâmicos no Brasil, e a Pointer, nova marca do segmento com unidade fabril em Maceió (AL), voltada ao mercado do Nordeste, fazem parte do Portobello Grupo. As duas marcas juntas empregam mais de 3.000 colaboradores e produzem 50 milhões de metros quadrados ao ano e, mesmo tendo posicionamentos e públicos diferentes, compartilham valores como inovação, sustentabilidade e design. Com proposta de design democrático, a fábrica Pointer é a mais moderna e sustentável do país, projetada para produzir revestimentos diferenciados de forma competitiva. A Portobello Shop, maior rede de lojas do segmento no Brasil, com mais de 140 lojas, próprias e franqueadas, e posicionamento voltado aos profissionais de arquitetura e decoração, é o principal canal de vendas da marca Portobello, que distribui também através das revendas multimarcas, vendas diretas às grandes obras e construtoras e exportação para os cinco continentes. O Portobello Grupo traz a confiabilidade e o know how da marca Portobello para a expansão dos negócios iniciada em 2015.
SERVIÇO
O que: Lançamento 2017 da Pointer – Coleção ‘Morada Brasileira: Cotidiano’
Quando: Quinta-feira (30)
Hora: às 9 horas.
Onde: Quality Hotel Fortaleza - Avenida Beira Mar, 2340 – Meireles.
Funai de Fortaleza ocupada
Representantes dos povos indígenas no Ceará ocupam há oito dias, a sede da Coordenação Regional Nordeste II, da Fundação Nacional do Índio (Funai), em Fortaleza. Na pauta, o fortalecimento da Funai, o repúdio ao “loteamento” e “apadrinhamento” político e a extinção de 347 cargos - decisão, publicada em decreto, 24 de março, no Diário Oficial da União, assinada pelo presidente da República, Michel Temer, o ministro da Justiça, Osmar Serraglio, e o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira. A medida enfraquece, ainda mais, a entidade e o direito à terra. Os indígenas são contra a medida do Governo Federal de nomeação de Tanúsia Maria Vieira para exercer o cargo de Coordenadora da Coordenação Regional (CR) Nordeste II, responsável por assistir aos povos indígenas dos Estados de Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba, conforme Portaria SE/MJSP nº 262, publicada no Diário Oficial da União. A maioria dos cortes recaiu sobre os cargos de DAS 1, para funcionários de menor nível técnico, mas que desenvolvem atividades fundamentais, especialmente em campo.
Para as lideranças locais, a política indigenista não pode ficar refém do jogo de interesses políticos e de políticas contrárias aos direitos dos povos originários. Os indígenas que ocupam a Funai, em Fortaleza, denunciam o rateio político de cargos, o desmonte do Estado, das instituições e políticas públicas voltadas aos povos indígenas, o que implica no abandono total das comunidades nos territórios. Segundo o advogado Ricardo Weibe Tapeba, coordenador da Coordenação das Organizações e Povos Indígenas do Ceará (COPICE), a ocupação da Coordenação Regional Nordeste II “é uma resposta aos parlamentares golpistas que emplacaram a nomeação da senhora Tanúsia”.
Funai - A medida trará consequências especialmente graves porque a situação da Funai já era precária há anos, com perdas orçamentárias, déficit de pessoal e grande número de trabalhadores aposentando-se. Nos últimos dois anos, 250 funcionários aposentaram-se. A expectativa é que outros 250 façam o mesmo até 2019. Segundo o Instituto Socioambiental (ISA), a medida trará consequências especialmente graves porque a situação da Funai já era precária há anos, com perdas orçamentárias, déficit de pessoal e grande número de trabalhadores aposentando-se. Nos últimos dois anos, 250 funcionários aposentaram-se. A expectativa é que outros 250 façam o mesmo até 2019 - com o decreto do dia 24 de março, foram extintos 87 cargos comissionados de Direção e Assessoramento Superiores (DAS), de 770 existentes, quase 12% do total.
Um levantamento do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) revelou que a instituição indigenista conta atualmente com cerca de 2,1 mil funcionários efetivos, quando o número total de cargos autorizados pelo Ministério do Planejamento é de quase seis mil. A pesquisa mostra que a Funai desempenha suas atividades com somente 36% de sua capacidade. Desde a última reestruturação da fundação, na gestão de Márcio Meira (2007-2012), definiu-se que deveriam ser contratados mais de 3 mil servidores. De lá para cá, no entanto, só ocorreram dois concursos públicos. No primeiro, realizado há seis anos, pouco mais de 400 servidores foram incorporados.
Histórico - Essa é a segunda vez neste ano de 2017 que os povos indígenas do Ceará precisam deixar as suas aldeias para lutarem contra essa prática recorrente de indicações de servidores para cargos que, deveriam ter como requisitos essenciais, a qualificação técnica e humana para lidar com as imensas dificuldades porque já passam os povos indígenas, neste que é o estado mais atrasado em demarcação de terras no Brasil. Entre os dias 21 a 24 de fevereiro de 2017, aconteceu a primeira ocupação do ano na sede regional.
Ceará - As 14 etnias reconhecidas pela Funai, presentes no território cearense são: Tapeba, Tabajara, Potyguara, Pitaguary, Tremembé, Anacé, Kanindé, Tapuia-Kariri, Jenipapo-Kanindé, Kalabaça, Tapuia, Kariri, Gavião e Tupinambá. A localização das terras indígenas é diversa, compreendendo-se entre Zona rural, zona urbana e litoral. Independentemente de suas posições geográficas, a principal solicitação destes povos é a demarcação de suas terras, seguida de instalação (em territórios ainda não favorecidos) e melhorias no que diz respeito a equipamentos de Educação e Saúde Diferenciadas.
Saiba mais: https://www.facebook.com/ocupafunaice/
Hoje na CMFor
A sessão legislativa de hoje da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) teve:
Reforma da Previdência.
Reforma Trabalhista.
Privatização da Cagece.
Acompanhamento psicológico e fonoaudiólogo para professores municipais.
Meia Cultural.
Distribuição de medicamentos nos terminais de ônibus.
Passe livres para agentes de trânsito nos ônibus.
Praça Poliesportiva no Tancredo Neves.
Reforma do Mercado do Tancredo Neves.
Academia ao Ar Livre no Conjunto Ceará.
Abrigo Municipal de cães e gatos em Fortaleza.
Academia do Idoso na Itaoca.
Fundo Municipal dos Direitos da População em Situação de Rua de Fortaleza.
Limite de gastos para atos oficiais da Prefeitura.
Audiência Pública sobre feira da José Avelino.
Voto de repúdio à terceirização.
Urbanização da Lagoa da Viúva, no Jardim Jatobá.
Unidade de Atenção Primária à Saúde na Granja Lisboa.
Ecoponto na Vila Betânia.
Areninha no Campo do Rio Negro, no Mundibim.
Reforma da Praça do Dnocs, no Planalto Pici.
Ecopoto no Parque São José.
Visita da Comissão de Direitos Humanos ao 5º Batalhão da Polícia Militar.
Areninha para o Tancredo Neves.
Medalha Boticário Ferreira para reitora da Universidade de Fortaleza, professora Fátima Maria Fernandes Veras.
Reforma da Previdência.
Reforma Trabalhista.
Privatização da Cagece.
Acompanhamento psicológico e fonoaudiólogo para professores municipais.
Meia Cultural.
Distribuição de medicamentos nos terminais de ônibus.
Passe livres para agentes de trânsito nos ônibus.
Praça Poliesportiva no Tancredo Neves.
Reforma do Mercado do Tancredo Neves.
Academia ao Ar Livre no Conjunto Ceará.
Abrigo Municipal de cães e gatos em Fortaleza.
Academia do Idoso na Itaoca.
Fundo Municipal dos Direitos da População em Situação de Rua de Fortaleza.
Limite de gastos para atos oficiais da Prefeitura.
Audiência Pública sobre feira da José Avelino.
Voto de repúdio à terceirização.
Urbanização da Lagoa da Viúva, no Jardim Jatobá.
Unidade de Atenção Primária à Saúde na Granja Lisboa.
Ecoponto na Vila Betânia.
Areninha no Campo do Rio Negro, no Mundibim.
Reforma da Praça do Dnocs, no Planalto Pici.
Ecopoto no Parque São José.
Visita da Comissão de Direitos Humanos ao 5º Batalhão da Polícia Militar.
Areninha para o Tancredo Neves.
Medalha Boticário Ferreira para reitora da Universidade de Fortaleza, professora Fátima Maria Fernandes Veras.
Assinar:
Postagens (Atom)
Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos
Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...
.jpg)
-
CONVENÇÃO MUNICIPAL DA FEDERAÇÃO PSOL/REDE FORTALEZA. O Partido Socialismo e Liberdade - PSOL, e a Rede Sustentabilidade, que compõem a Fede...
-
Com o compromisso de buscar a inovação de políticas públicas que garantam soluções e a melhoria da qualidade de vida da população, a Câmara ...
-
Com o lema "Amar e cuidar de Caucaia", o pré-candidato a prefeito do município pelo partido dos trabalhadores, Waldemir Catanho, r...