domingo, dezembro 7

AFN na XI Bienal do Livro

Bia Bedran deu show na Bienal do Livro hoje
O domingo ensolarado marcou o segundo dia da XI Bienal Internacional do Livro do Ceará e causou euforia no público jovem logo cedo. Tudo isso com a presença da escritora carioca Thalita Rebouças, que lançou o livro “360 dias de sucesso” para uma plateia apaixonada. O bate-papo teve a mediação da publicitária e professora Tânia Dourado. Thalita repetiu várias vezes o amor por Fortaleza e disse que gosta muito de participar da Bienal do Ceará. “Quando eu venho nesse evento é uma realização. A primeira vez que eu tive um lugar lotado esperando por mim foi aqui na Bienal cearense”, revela a escritora.
Sobre o livro atual, ela ressaltou o tempo de pesquisa entrevistando cantores e compositores para conhecer o universo musical, entre eles Tico Santa Cruz e Léo Jaime, e os nove meses para escrever. “Foi uma gestação”, compara Thalita, aos risos. O livro “360 dias de sucesso” trata de fama, sucesso e escolhas e conta a história de cinco adolescentes - Pedro, Theo, Pá, Gualter e Mari - que montam uma banda e conquistam o gosto do público muito rapidamente. No meio disso, uma narrativa fluida que trata dos desafios e mudanças na vida dos jovens.
Homenageados em destaque - "Não há literatura sem memória." Assim o escritor Milton Hatoum iniciou sua fala na mesa "Infância e Memória", realizada na tarde deste domingo (7), na XI Bienal Internacional do Livro do Ceará. Com a mediação de Aila Sampaio, mestre em Literatura, e participação do jornalista Carlos Augusto Viana e da professora Fernanda Coutinho, a mesa discutiu o processo criativo das obras de Hatoum, homenageado da Bienal do Livro, mergulhando na infância e memória que traçam a escrita do autor. 
Em seus romances premiados - "Dois Irmãos", "Relatos de um certo Oriente" e "Cinzas do Norte", o autor utiliza elementos biográficos que recondicionam as memórias da infância em terras manauaras, seu torrão natal. "A infância se trata de uma metáfora obsessiva recorrente. A memória e a infância estão profundamente relacionadas na medida em que a literatura fala do passado", aponta o escritor amazonense. Amanhã (oito), Milton seguirá na programação da XI Bienal do Livro com a mesa "Milton Hatoum no Cinema", com a participação do autor, do cineasta Sérgio Machado, e mediação do produtor e cineasta cearense Glauber Filho, a partir das 19 horas. 
Já o contista cearense Moreira Campos, outro homenageado da Bienal do Livro, teve sua obra relembrada na mesa “100 Anos com Moreira Campos e Antônio Girão Barroso”, que teve participação de Odalice de Castro, Carlos Emílio Corrêa Lima e Anderson Sandes. As homenagens ao autor continuaram com o debate “Moreira Campos, anos 100: o Homem e a Obra”, com Edmílson Caminha, e mediação de Carolina Campos, neta do escritor e curadora das atividades relacionadas ao homenageado
Bia Bedran e André Vianco fecham noite em grande estilo - No auditório principal, o show “Cabeça de Vento”, de Bia Bedran, teoricamente seria voltado para as crianças, mas a diversão tomou conta também dos pais, que voltaram à infância e todo mundo entrou na dança no auditório principal. O espetáculo colorido teve música, contação de histórias e muita interação com a plateia. A cantora, compositora, contadora de histórias e escritora volta a se apresentar em sessões duplas de pocket shows, amanhã (oito) e terça (nove), em sessões às 10 e 14 horas.
Saindo do mundo infantil e entrando no universo fantástico da literatura de André Vianco, a palestra “Vivendo de Inventar” trouxe a discussão sobre a publicação de livros de terror/suspense/fantasia no Brasil e as possibilidades de viver como escritor especializado neste gênero. O autor, pela segunda vez na capital cearense, bateu um papo descontraído com os leitores, incentivando a criação de novos mundos fantásticos e dando dicas para obter êxito no mercado editorial. Na terça-feira (9), André Vianco participará também da palestra “A adaptação da Literatura de Fantasia e Terror para Audiovisual no Brasil”, a partir das 19h30, no Espaço Juventude Fantástica.
Sobre a XI Bienal Internacional do Livro do Ceará - A Bienal acontece até o próximo domingo (14), no Pavilhão Oeste do Centro de Eventos do Ceará com o tema “Fortaleza de Moreira Campos”. Além do cearense, o escritor Milton Hatoum será homenageado. O evento terá ainda diversas atividades simultâneas, entre feira de livros, oficinas, palestras, mesas-redondas, lançamentos de livros, exposições, colóquios, apresentações ao vivo de podcasts, rodadas de RPG, convenções, debates e shows lítero-musicais. São esperados 600 mil visitantes ao longo do evento. O horário de funcionamento será das 9 às 22 horas.
O Ministério da Cultura, o Governo do Estado do Ceará por meio da Secretaria da Cultura (Secult), a Petrobras, a Coelce e a Oi apresentam a XI Bienal Internacional do Livro do Ceará, cuja realização é do Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede) e do Instituto de Arte e Cultura do Ceará (IACC). O patrocínio é do Banco do Nordeste e do BNDES, com apoio institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC), da Universidade Estadual do Ceará (Uece), da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), e Sesc/Ceará, bem como o apoio das principais entidades ligadas ao livro e à leitura no Brasil, a CBL – Câmara Brasileira do Livro, a ABDL – Associação Brasileira de Difusão do Livro, e a ANL – Associação Nacional de Livrarias.

Medalha Dom Helder

  • Na próxima quarta-feira (10), às sete e meia da noite, no plenário Fausto Arruda, a Câmara Municipal de Fortaleza, promove sessão solene para entrega da Medalha Dom Hélder Câmara em Defesa dos Direitos Humanos a padre Haroldo Coelho (in memoriam).
  • Proposta do vereador João Alfredo (Psol).

Medalha Lauro Maia

  • Por iniciativa da Comissão de Educação, Cultura e Esporte da Câmara Municipal de Fortaleza, três músicos receberão a Medalha Lauro Maia 2014, na próxima quinta-feira (11), às sete e meia da noite, no plenário Fausto Arruda.
  • A solenidade de entrega da Lauro Maia 2014 será comandada pelo vereador Guilherme Sampaio (PT).
  • Receberão a Lauro Maia 2014:
  • Macaúba.
  • Rodger Rogério.
  • Vasquen Fermanian.

Sexta na CMFor


Tweets

  1. Por iniciativa da vereadora Bá, o cirurgião plástico Edilson Pinheiro, recebe na próxima sexta (12), às 19h30, a Medalha Boticário Ferreira.

Fala Lúcio Alcântara


  1. A leitura liberta. Agora é legal no Ceará : o preso que lê sai mais cedo da cadeia

Cidadania fortalezense para Irmã Zeferina


Tweets

  1. Por proposta de Irmã Zeferina recebe a cidadania fortalezense, na próxima sexta-feira (12), às 9h30, na .

Transporte complementar de Fortaleza

  • A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) promove, na próxima terça-feira (9), às duas da tarde, audiência pública para debater as condições de trabalho dos empregados de transporte público complementar de Fortaleza.
  • A audiência proposta pelo vereador Ronivaldo Maia (PT) vai acontecer, na sede da sede da Federação dos Trabalhadores e Empregados no Comércio e Serviços do Estado do Ceará (Fetrace), na Rua Padre Mororó, 1055 - Centro de Fortaleza.

AFN na XI Bienal do Livro

O Armazém da Cultura presente na XI Bienal Internacional do Livro do Ceará, no Centro de Eventos do Ceará.

AFN na Bienal do Livro

No próximo sábado (13), na XI Bienal Internacional do Livro do Ceará, no Centro de Eventos do Ceará:

AFN na XI Bienal do Livro

Agora na XI Bienal Internacional do Livro do Ceará, no Centro de Eventos do Ceará:

XI Leilão Filantrópico de Obras de Arte

Após quase três semanas de exposição na Galeria Casa D´Arte, entre os dias 20 de novembro e seis de dezembro, as obras doadas por artistas plásticos para o projeto Amigos em Ação vão a leilão no próximo sábado (13).
O XI Leilão Filantrópico de Obras de Arte acontece no Hotel Gran Marquise, a partir do meio-dia, sob a condução do leiloeiro Oscar Ogawa.
O leilão objetiva arrecadar fundos para manutenção das obras assistenciais do projeto Amigos em Ação, que beneficia anualmente entidades filantrópicas cearenses com doações de alimentos.
O leilão valoriza artistas já celebrados, mas também abre espaço para talentos recém-descobertos das artes plásticas cearenses, todos unidos em prol da solidariedade. Entre os nomes que contribuíram neste ano, estão artistas como:
Francisco Bandeira.
Silvano Tomaz.
Maurício Cals.
Ascal.
Mano Alencar.
Orlando Moura.
Olímpio Fontenelle.
A Obra 'As Meninas', do artista plástico Maurício Cals foi tema desta edição do Amigos em Ação, ilustrando todas as peças de divulgação da campanha como cartazes, camisas e convites. Além desta obra, a exposição trouxe um apanhado de pinturas, desenhos, gravuras, fotografias e esculturas de artistas renomados do cenário local, bem como de talentos da nova geração das artes cearenses. 
Sobre Maurício Cals - Natural de Fortaleza, Maurício Cals é arquiteto, fotógrafo, artista plástico, poeta e escritor com formação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará e mestrado na área feito no Institut de Urbanism de Paris, na França. Cidadão preocupado com os rumos sociopolíticos e ambientais do país, Cals faz da emoção a tinta com que traduz em versos e cores as imagens de sua sensibilidade. 
Doação de alimentos - Em paralelo à exposição de obras de arte, a Campanha Amigos em Ação vem mobilizando os conselheiros e associados para a arrecadação de gêneros alimentícios. A expectativa dos organizadores é atingir a meta de 30 toneladas de alimentos não perecíveis, mantendo o montante arrecadado em 2013. Este ano, cinco instituições serão beneficiadas com as doações: Casa de Nazaré, Instituto dos Cegos do Ceará, Lar Torres de Melo, Oficina do Senhor e Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza. 
As instituições foram criteriosamente avaliadas e selecionadas pelos 40 conselheiros e diretores do Amigos em Ação, entre as 49 entidades indicadas este ano. “Nossa escolha é sempre baseada na seriedade, notória credibilidade e resultados que o trabalho destas instituições gera para a sociedade e, ainda para conquistar com sua trajetória o interesse dos conselheiros, uma vez que a votação é sempre muito disputada”, explica Germano Belchior, diretor do Amigos em Ação. Além dos donativos, as instituições receberão um troféu de reconhecimento pelo seu trabalho. 
O movimento Amigos em Ação conta com a colaboração de 1,5 mil empresários de diversos setores e a dedicação voluntária dos diretores e conselheiros do projeto no desenvolvimento da campanha. Cada participante tem que doar, no mínimo, 60 Kg de alimentos não perecíveis. Nos seus 23 anos de existência, o Amigos em Ação já arrecadou e doou cerca de 332 toneladas de alimentos não perecíveis beneficiando mais de 100 entidades filantrópicas e comunidades carentes. Na edição de 2013 foram arrecadados 31,7 toneladas de alimentos, 5% a mais que a meta estabelecida para arrecadação. Para este ano, a expectativa dos organizadores é superar, mais uma vez, o alvo de 30 toneladas. 
Serviço
Leilão Filantrópico “Amigos em Ação”
Data: 13 de dezembro
Horário: De 12 às 18 horas
Local: Hotel Gran Marquise (Avenida Beira Mar, 3980, Mucuripe)

Evento para convidados.

OAB-CE homenageia seis jornalistas

Homenageados1
  • Os seis jornalistas homenageados pela Ordem dos Advogados do Brasil - secção Ceará (OAB-CE), na próxima terça-eira, às sete da noite, na Casa da Indústria (Avenida Barão de Studart, 1980) durante entrega do II Prêmio de Jornalismo Luiz Cruz de Vasconcelos:
  • Carlos Célio.
  • Mauri Melo.
  • Joseoly Moreira.
  • Souto Paulino.
  • Landry Pedrosa.
  • Tom Barros, 
  • A OAB-Ceará entendeu, que eles atuaram na promoção dos Direitos Humanos e da Cidadania no Jornalismo Cearense.

O Brasileirão 2015 na A, B e C

  1. Terminado o Brasileirão 2014 se definiu o Brasileirão 2015 em suas três primeiras séries: A, B e C.
  2. A Série A será disputada por:
  3. Cinco paulistas - São Paulo, Corinthians, Santos, Palmeiras e Ponte Preta.
  4. Quatro catarinenses - Figueirense, Chapecoense, Avaí e Joinville.
  5. Três cariocas - Vasco, Flamengo e Fluminense.
  6. Dois mineiros - Cruzeiro e Atlético.
  7. Dois gaúchos - Internacional e Grêmio.
  8. Dois paranaenses - Coritiba e Atlético.
  9. Um pernambucano - Sport.
  10. Um goiano - Goiás.
  11. A Série B terá:
  12. Três paulistas - Bragantino, Oeste e Mogi Mirim.
  13. Dois baianos - Bahia e Vitória.
  14. Dois pernambucanos - Náutico e Santa Cruz.
  15. Dois cariocas - Botafogo e Macaé.
  16. Dois mineiros - América e Boa.
  17. Um cearense - Ceará.
  18. Um maranhense - Sampaio.
  19. Um alagoano - CRB.
  20. Um potiguar - ABC.
  21. Um paranaense - Paraná.
  22. Um catarinense - Criciúma.
  23. Um paraense - Paysandu.
  24. Um goiano - Atlético.
  25. Um matogrossense - Luverdense.
  26. A Série C com:
  27. Três paulistas - Portuguesa, Guarani e Guaratinguetá.
  28. Três gaúchos - Brasil, Caxias e Juventude.
  29. Dois cearenses - Fortaleza e Icasa.
  30. Dois mineiros - Tupi e Trombense.
  31. Um carioca - Madureira.
  32. Um goiano - Vila Nova. 
  33. Um potiguar - América.
  34. Um alagoano - ASA.
  35. Um sergipano - Confiança.
  36. Um paraibano - Botafogo.
  37. Um pernambuco - Salgueiro.
  38. Um paraense - Águia.
  39. Um matogrossense - Cuiabá.
  40. Um paranaense - Londrina.

AFN na XI Bienal do Livro

Com muita euforia e aplausos fortes a plateia lotou o Auditório Principal do Centro de Eventos do Ceará para receber a escritora carioca Thalita Rebouças, no lançamento do livro “360 dias de sucesso”, que aconteceu na manhã de hoje, segundo dia da XI Bienal Internacional do Livro do Ceará.
Contando com a presença de mais de 300 pessoas, Thalita conversou com o público sobre literatura, vida pessoal, novos projetos e trajetória profissional. O bate-papo teve a mediação da publicitária e professora Tânia Dourado. Thalita repetiu várias vezes o amor pelo Ceará e disse que gosta muito de participar da Bienal. “Quando eu venho nesses eventos é uma realização. A primeira vez que que eu tive um lugar lotado esperando por mim foi aqui na Bienal”, revela. Casado há 18 anos com Thalita, Carlos Luz contou que o que mais agrada a esposa é o contato com o público que apaixonado por ela. 
Nos bastidores, Thalita contou que o livro “Ensaio sobre a cegueira” do escritor português José Saramago é sua obra preferida. Entre os 18 livros que escreveu, a obra lançada na manhã de domingo na Bienal foi o que mais gostou de fazer. Ela ressaltou o tempo de pesquisa entevistando cantores e compositores para conhecer o universo musical, entre eles Tico Santa Cruz e Leo Jaime, e nove meses para escrever. “Foi uma gestação”, compara Thalita, aos risos.
O livro “360 dias de sucesso” trata de fama, sucesso e escolhas e conta a história de cinco adolescentes - Pedro, Theo, Pá, Gualter e Mari - que montam uma banda e conquistam o gosto do público muito rapidamente. No meio disso, uma narrativa fluida que trata dos desafios e mudanças na vida dos jovens.
Sobre o sucesso que tem, Thalita revelou que o modo como as pessoas a olham foi o que mudou na vida dela. “Algumas pessoas que me conheciam antes acham que eu mudei. Mas continuo do mesmo jeito. O sucesso me dá mais medo. É muita responsabilidade”, confessa.
Sempre irreverente e bem humorada, ela destacou que tem uma personalidade intensa. “Acho que os leitores se identificam comigo por causa disso. Eu gosto de viver muito intensamente. Quando gosto, eu gosto pra caramba. Mas quando odeio, detesto tudo.”
Foi exatamente o jeito brincalhão e divertido de Thalita que chamou a atenção de Gabriele Lima, de 14 anos, que veio para o lançamento do livro depois do convite da amiga Kamila Pimentel, de 15 anos. “Ainda não li nenhum livro da Thalita. Vim para o lançamento porque a Kamila me convidou e achei o máximo. Ela é meiga, fofa e gostei muito”, conta Gabriele.
Junto com Lara Nogueira e Thaís Lima, as duas de 15 anos, Gabriele e Kamila prestigiaram o lançamento e ficaram mais encantadas com Thalita. Kamila, inclusive, tomou gosto pela leitura após ter lido o livro “Fala sério, mãe!”, que comprou na Bienal de 2012. “A Thalita sempre se supera e nesse livro ela foi diferente por causa da aborgadem. Ela entra na mente de cada personagem e conta tudo pra gente”, destaca Kamila.
O bate-papo foi um momento agradável entre a autora e o público, sempre marcado pelo encantamento, os diversos agradecimentos e o carinho da plateia, junto com o bom humor e a simpatia de Thalita. Ao final, mesmo com o braço quebrado, Thalita deu um jeito de devolver o carinho do público carimbando de um por um todos os livros dos jovens presentes. Ela prometeu retornar no ano que vem, dessa vez para lançar um dos livros de um projeto que envolve a presença de outras autoras, entre elas Paula Pimenta.

AFN na XI Bienal do Livro

http://cultura.estadao.com.br/noticias/geral,a-morte-dos-periquitos-imp-,1602509
Crônica de Milton Hatoym homenageado na XI Bienal Internacional do Livro do Ceará.

Noia 2014 começa amanhã

Nua Por Dentro do Curo concorre no Noia 2014
O XIII Festival de Cinema Universitário (Noia) começa amanhã e segue até sexta-feira (12), no cinema Benjamin Abrahão, da Casa Amarela Eusélio Oliveira. Toda a programação é gratuita e aberta ao público em geral. O evento reúne 18 curtas-metragens produzidos por universitários de todo o país que competem na Mostra Nacional de Curtas-Metragens Universitários.
Na abertura oficial do evento, amanhã, às 19h30, será prestada uma homenagem ao diretor paraibano Tavinho Teixeira, com a entrega de troféu especial e a exibição do longa-metragem “Batguano”. Seu representante, o diretor e montador audiovisual Arthur Lins (PB), também vai compor a mesa do júri oficial, ao lado da diretora e produtora de cinema Patrícia Baía (CE) e da roteirista, diretora e produtora Michelline Helena (CE).
A Mostra Nacional de Curtas-Metragens Universitários começa terça (nove) e segue até quinta (11) sempre a partir das 19 horas. Foram selecionados 18 curtas dos estados: Ceará (7), São Paulo (1), Maranhão/Rio Grande do Sul (1), Rio de Janeiro (6), Paraíba (1), Bahia (1) e Rio Grande do Norte (1).
A seleção ficou sob a responsabilidade do estudioso em arte e espaço em jogos eletrônicos, Leonardo Ferreira; e do professor e realizador audiovisual, Júlio Figueroa. Leonardo e Júlio são mestres em Comunicação e Cultura Contemporânea pela UFBA e cursaram a Escola de Audiovisual da Vila das Artes (UFC/PMF).
Os selecionados para Mostra Competitiva concorrem ao troféu Noia nas categorias Melhor Curta-metragem (Júri Oficial), Melhor Curta-metragem (Júri Popular), Melhor Curta-metragem (Júri da Crítica), Direção, Roteiro, Montagem, Fotografia, Edição de Som, Trilha Sonora, Direção de Arte, Figurino, Maquiagem Ator, Atriz e Intérprete Coadjuvante. O Júri da Crítica é formado por Diego Benevides (Membro da Associação Brasileira de Críticos de Cinema – Abraccine), André Bloc (jornalista cultural) e Thiago Siqueira (crítico do Portal Cinema com Rapadura). Diariamente, após as exibições dos filmes, acontecem debates com diretores selecionados para a Mostra Oficial.
Na terça (nove) acontece das 16 às 19 horas, no Centro Cultural do Banco do Nordeste do Brasil (CCBNB), a Mostra Especial, uma seleção de curtas representativos da nova geração de realizadores cearenses com vídeos inscritos no 13º Noia.
A Mostra Especial conta com a entrega de troféu de Melhor Curta-metragem pelo Júri Popular. Em paralelo, as oficinas e workshop do Festival Noia 2014 abordam os temas: produção e edição de um curta; cinema de animação, vídeo mapping e GPS cinema, acontecendo na Casa Amarela Eusélio Oliveira, Vila das Artes e Centro Cultural Banco do Nordeste, até sexta-feira (12).
Neste contexto, na quinta-feira (11), acontece, às 18 horas, também no CCBNB, uma projeção mapeada realizada pelos participantes da oficina sobre Video Mapping realizada no CCBNB durante o Festival.
A cerimônia de premiação do Festival será às 19 horas da sexta-feira (12), no Cine Benjamin Abrahão, na Casa Amarela Eusélio Oliveira, com a entrega do Troféu Noia aos vencedores de cada categoria. Antes do anúncio dos vencedores, o público confere o resultado das oficinas “Roteiro e gravação de um curta” e “Edição de um curta”, realizadas na Casa Amarela durante o Festival: um vídeo gravado e editado pelos alunos. O público também vai poder assistir o documentário “Origem: Destino”, do diretor Armando Praça. O coquetel de encerramento do Festival acontece no local, com as apresentações de David Lima e do Projeto Assum Preto, a partir das 21h30.
O Festival Noia é patrocinado pelo Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e tem realização da Propono Consultoria Executiva e Ministério da Cultura, através da Secretaria do Audiovisual. O Noia conta com apoio cultural da Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Escola de Audiovisual, Escola de Cultura Digital e Vila das Artes; Centro Cultural Banco do Nordeste e Universidade Federal do Ceará, através da Casa Amarela Eusélio Oliveira. O Festival conta ainda com a organização da Via de Acesso à Arte e Cultura – VAAC, 1Bando Comunicação e Gris Comunicação & Produção.
Links: http://www.festivalnoia.blogspot.com.br / Facebook: FestivalNoiaOficial

Natal no North Jóquei

Um dos meses mais esperado do varejo chegou: dezembro. E como ele, muitas novidades no Show de Atrações do North Shopping Jóquei. Uma programação especial foi preparada para encerrar 2014 com gostinho de quero mais. Todas às quartas, sextas e domingos têm programação na praça de alimentação do shopping.
Nos dias 10 e 17 (quartas-feiras), sempre às 19 horas, têm show de humor com Hiran Delmar (Coxinha), Ciro Santos e Lailtinho Brega. 
Já nos dias 12, 19 e 26 (sextas-feiras), também às 19 horas, o Happy Hour ficará por conta de Ricardo Maia (Cover Tim Maia), Carlinhos Palhano (tocando samba de Natal), Gleidson Jackson (Cover Michael Jackson) e Banda Sargento Pimenta (Cover Beatles).
Aos domingos, a programação é para a criançada. Hoje, 14, 21 e 28 teatro infantil com os espetáculos: Natal Congelante, Fábrica de Brinquedos do Papai Noel, Natal da Chapeuzinho Vermelho e Expresso Polar.

Jubileu de Prata da AJE-Fortaleza

O Jubileu de Prata (25 anos) da Associação dos Jovens Empresários de Fortaleza (AJE Fortaleza) será celebrado em solenidade na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), na próxima sexta-fera (12), às sete da noite.
O momento contará com homenagens póstumas aos idealizadores Demócrito Dummar e Cleber Aquino e homenagem a todos os ex- coordenadores gerais da entidade.
A contribuição da AJE da capital cearense para o fortalecimento econômico e social do Estado do Ceará, através de suas ações como a formação e capacitação de lideranças empresariais, foi ressaltada na publicação “AJE 25 Anos. História, Conquistas e Inovação” que será lançada no evento.
Fundada em 1989, a AJE Fortaleza foi precursora do movimento jovem empresarial nacional, influenciando a criação de associações semelhantes em todo o País. A organização reúne jovens entre 18 e 35 anos, representantes de todos os setores da economia cearense. 
O principal objetivo é contribuir com a formação de novas lideranças no meio empresarial, através de eventos voltados ao desenvolvimento dos associados, e disseminar a cultura empreendedora ao público em geral, estimulando os jovens a ingressar no mercado de trabalho e a permanecer nele com sucesso.
Serviço
Solenidade em comemoração aos 25 anos da AJE Fortaleza
Data: 12/12/2014
Local: Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec).
Endereço: Avenida Barão de Studart, 1980.


Horário: 19 horas.

Sétimo dia para Alving


Espaço Urbano na Casa Cor Ceará

  1. Na Casa Cor Ceará 2014 tem o Espaço Urbano.
  2. Casa Cor Ceará vai até a próxima quarta-feira (10), a Avenida Barão de Studart, 598.

Amanhã na Casa Cor Ceará 2014

  • A Casa Cor Ceará 2014 realiza amanhã, às oito da noite, na Praça Casa Cor, a entrega do Prêmio de Melhor Ambiente escolhido pelo voto do público.
  • Serão premiados os três primeiros lugares.
  • Na ocasião acontece também o lançamento da Revista Ambientes que mostra cobertura completa da 16ª Casa Cor Ceará.
  • A festa terá apresentação do DJ Itaquê Figueiredo e sorteio de duas bolsas do INBEC.
  • Será uma para os profissionais do evento e outra para o público que participou da votação do Melhor Ambiente.
  • E começa amanhã e vai até quarta-feira (10), o Special Sale da Casa Cor Ceará 2014. 
  • Durante os três últimos dias da Mostra, os visitantes podem adquirir produtos expostos no evento com descontos de até 70%.
  • A Casa Cor Ceará 2014 funciona na Avenida Barão de Studart, 598, em frente ao Palácio da Abolição.

De olho no lance

O jornalista Sérgio Ponte comanda amanhã, às nove da noite, no Marina Park Hotel, a 43ª Noite das Personalidades Esportivas.
Na festa recebem o Troféu Flávio Ponte, 19 Personalidades:
  1. Letícia Cavalcante (Colégio Christus).
  2. Ailton Oliveira (Sinepe-CE).
  3. José Manarino (Coca-Cola).
  4. José Carvalho Rocha (Centro Universitário Chistus).
  5. Clodoveu Arruda (prefeito de Sobral).
  6. Solar BR.
  7. Iarley (ex-jogador).
  8. Magno Alves (Ceará).
  9. Edinho (Fortaleza).
  10. Mauro Carmélio (presidente da Federação Cearense de Futebol).
  11. Dunga (treinador da Seleção Brasileira), que também recebe a cidadania cearense.
  12. Vladimir de Jesus (treinador do Icasa).
  13. Avelar Rodrigo (árbitro).
  14. Cid Gomes (governador do Ceará).
  15. Roberto Cláudio (prefeito de Fortaleza).
  16. Ferruccio Feitosa (secretário de Grande Eventos do Ceará).
  17. Evandro Leitão (presidente do Ceará).
  18. Lúcio Brasileiro (jornalista).
  19. Esporte Interativo.

Ricardo não sabe se fica no Fortaleza

O goleiro Ricardo teve uma grande temporada em 2014. Em 32 jogos com a camisa do Fortaleza, ele conquistou 17 vitórias, 13 empates e apenas duas derrotas. Nesses compromissos sofreu 24 gols, média de 0,75 tentos sofridos por jogo.
De férias na cidade de Chapecó enquanto define o seu futuro, Ricardo vem mantendo a forma física na academia Corpus mesmo no período de descanso. “É importante manter o condicionamento físico para começar bem a pré-temporada e ter mais um ano sem lesões, assim como foi em 2014”, justificou o goleiro Ricardo.
Pela temporada que teve, Ricardo já recebeu algumas sondagens visando o próximo ano. Seu vínculo com o Figueirense encerra no final deste ano, mas como o clube catarinense passa por um período eleitoral no próximo dia 16 de dezembro, Ricardo ainda não sabe se renovará ou não com o alvinegro. “Eu quero definir o meu futuro antes do natal para conseguir aproveitar com tranquilidade as festas de final do ano. Preciso esperar essa eleição do Figueirense para acertar minha situação. Já recebi sondagens de algumas equipes e não posso descartar um retorno ao Fortaleza, clube no qual tive uma passagem positiva”, admitiu o arqueiro que está com 27 anos.

AFN na XI Bienal do Livro

  1. A XI Bienal Internacional do Livro do Ceará prestou homenagem, em sua abertura, ontem à noite, no Auditório Principal do Centro de Eventos do Ceará, a neta do escritor Moreira Campos e uma das integrantes da Comissão de Curadoria da Bienal, Carolina Campos, com uma placa. 
  2. A Bienal este ano é chamada de "A Fortaleza de Moreira Campos".
  3. O secretário cearense de Cultura, jornalista Paulo Mamede entregou a placa para Moreira Campos, a Carolina Campos.
  4. A Bienal segue até o próximo domingo (14), das nove da manhã às dez da noite, no Centro de Eventos do Ceará.

AFN na XI Bienal do Livro

A XI Bienal Internacional do Livro do Ceará, no Centro de Eventos do Ceará, até o próximo domingo (14), das nove da manhã às dez da noite, tem livros a partir de R$ 5,00

Arena Castelão volta a ser administrada pela Luarenas

A Arena Castelão Operadora de Estádio S/A foi criada em dezembro de 2010. É uma sociedade de propósito específico com o objetivo de re formar, adequar, construir, manter e operar, as estruturas da Arena Castelão até o ano de 2018.


logo-arena01
Visão
Reformar, Manter e Operar a Melhor Arena da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 com destaque na prestação de serviços e desenvolvimento da Arena Multiuso.


Missão
Administrar a Parceria Público Privada com foco na construção ágil, sustentável e de qualidade. 
Desenvolver uma prestação de serviços focada no usuário e no cliente, através de processos modernos e transparentes, com qualidade e com pessoas preparadas e motivadas.
Com esses propósitos foram ajustados o contrato com a Luarenas que volta amanhã a administrar a Arena Castelão.

AFN na XI Bienal do Livro

Na abertura da XI Bienal Internacional do Livro do Ceará, noite passada, a coordenadora da Comissão de Curadoria do evento, Mileide Flores homenageou com uma placa da Bienal, o escritor amazonense Milton Hatoum. A Bienal segue até o próximo domingo (14), no Centro de Eventos do Ceará

AFN na XI Bienal do Livro

  1. A Prefeitura Municipal de Fortaleza montou stand, na XI Bienal Internacional do Livro do Ceará e divulga a Declaração dos Direitos da Criança.
  2. A Bienal vai até o próximo domingo (14), de nove da manhã às dez da noite, no Centro de Eventos do Ceará, com direito a vale cultura para professores da rede municipal oficial de ensino.
  3. Vale de R$ 100,00 para cada professor, que foi aprovado na Câmara Municipal de Fortaleza, por iniciativa do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (Pros).

AFN na XI Bienal do Livro

  • O Diário do Nordeste está presente na XI Bienal Internacional do Livro do Ceará, no Centro de Eventos do Ceará, até o próximo domingo (14), com bonito stand e cheio de publicações

AFN na XI Bienal do Livro

  • Jornal O Povo, na XI Bienal Internacional do Livro do Ceará, até o próximo domingo (14), no Centro de Eventos do Ceará.
  • Por enquanto stand se O Povo, ainda 'pelado'

AFN na XI Bienal do Livro

  1. A Companhia Energética do Ceará (Coelce) está na XI Bienal Internacional do Livro do Ceará, divulgando a Arca da Leitura, que ela patrocina.
  2. A Bienal vai até o próximo domingo (14), de nove da manhã às dez da noite, no Centro de Eventos do Ceará.


AFN na XI Bienal do Livro

O Centro Cultural do Banco do Nordeste do Brasil (CCBNB) está presente, na XI Bienal Internacional do Livro do Ceará, no Centro de Eventos do Ceará, até o próximo domingo (14), divulgando sua programação de dezembro e suas publicações.

Tem Café Literário na Bienal

Que tal discutir literatura com grandes nomes, em um bate papo agradável dentro de um espaço voltado para a leitura?
Essa é a proposta do Café Literário, que começa a pulsar na próxima terça-feira (nove) dentro da XI Bienal Internacional do Livro do Ceará, no Centro de Eventos do Ceará.
Para abrir a programação, o cearense vencedor do Prêmio Jabuti, Lira Neto, e a jornalista cultura Raquel Cozer farão uma discussão sobre 'O resenhista e o crítico literário na (in)formação do leitor' às 10 horas. A mediação fica por conta de Edmílson Caminha.

A programação do Café Literário ocorrerá nos dias nove, 11, 12, 13 e 14. O espaço está no térreo no pavilhão da feira. Vários personalidades cearenses vão participar do evento, como Arievaldo Viana, Stélio Torquato Lima, Élder Vital, Cláudia Leitão, Tércia Montenegro e Henrique Beltrão.
Programação do Café Literário
Terça feira (nove)
10h – 11h30: O resenhista e o crítico literário na (in)formação do leitor com Lira Neto, Raquel Cozer e mediação de Edmílson Caminha
18h – 19h30: Bate papo com o autor e lançamento do livro “Crônicas da aldeia” (Editora Armazém da Cultura): autor Lira Neto
Quinta-feira (11)
16h – 17h: Arievaldo Viana e Stélio Torquato Lima, autores do livro "Novelas Exemplares em Cordel" - Mediação: Carlos Vazconcelos * Bate-papo e lançamento de livro
18h – 19h: Bate papo com o autor e lançamento do livro “Raio do Futebol”: autores Sérgio Pinheiro e Sérgio Reis
Sexta-feira (12)
16h – 17h: Bate-papo com os escritores Alison Ramos (UFC) e Ana Maria (UFC), autores dos livros "Memorial e Dionísio Matuto
18h – 19h: Martha Dumond fala sobre o livro “O particular jardim de Antônia” de Sávia Dummont.
Sábado (13)
16h – 17h: Lançamento do livro “Áfricas de Papel” – com Élder Vidal,
17h – 18h: Bate papo com autor e lançamento do livro “Cultura em Movimento” Cláudia Leitão (autora) e Demitri Túlio
18h – 19h: Fortaleza Amada: Tércia Montenegro (autora), Klévisson Viana (ilustrador): mediação de Rosel Soares (Editora Casarão do Verbo) em seguida lançamento do livro “Dicionário Amoroso sobre Fortaleza”
Domingo (14)
15h – 16h: No Ar, um Poeta" - Henrique Beltrão – Palestra e apresentação lítero-musical
16h – 17h: Por que poesia? Eduardo Quive, Cláudia Gonçalves e Mardônio França
17h – 18h: “Entre poemas e narrativas o leitor se encontra” - bate-papo com Nina Rizzi e Anderson Fonseca, autores dos livros “Os tambores de Nzinga (poemas) e O Que Eu Disse ao General (contos)


Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...