quarta-feira, junho 25

De olho na Copa 2014

Nas oitavas de final da Copa 2014.

  1. Brasil x Chile.
  2. Holanda x México.
  3. França x Nigéria.
  4. Argentina x Suiça.
  5. Colômbia x Uruguai.
  6. Grécia x Costa Rica.
Já eliminados:
  1. Espanha.
  2. Austrália.
  3. Inglaterra.
  4. Camarões.
  5. Itália.
  6. Costa do Marfim.
  7. Japão.
  8. Croácia.
  9. Bósnia.
  10. Irã.


Pré-balanço da Copa

O Centro Aberto de Mídia recebeu, na manhã desta quarta-feira (25/6), representantes da Prefeitura de Fortaleza, do Governo do Estado e da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) para um balanço sobre os dias de jogos da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014. Segundo Patrícia Macêdo, titular da Secretaria Extraordinária da Copa de Fortaleza (Secopafor), “pela avaliação que estamos fazendo, temos realizado no Brasil a Copa das Copas e, em Fortaleza, a sede das sedes”.
De acordo com dados divulgados pela secretária, uma média de 183 mil pessoas usaram o transporte público para chegar até a Arena Castelão, nos quatro dias de jogos na cidade. Além delas, cerca de 12 usuários com deficiência ou mobilidade reduzida foram também atendidos pelo serviço, que mobilizou uma equipe operacional de 260 funcionários e 300 ônibus.
As onze linhas destinadas para o transporte de torcedores continuam disponíveis para as próximas partidas, ocorrendo apenas uma alteração na linha 952 – Zona Hoteleira / Arena Castelão que, por conta da expectativa de chegada de mais 1.500 holandeses para o jogo das quartas de final, no próximo domingo (29/6), deve receber reforço.
Sobre o tempo de escoamento ao final das partidas, o vice-presidente da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC), Arcelino Lima, declarou que a média é de uma hora e meia. “Para uma média de 50 mil torcedores, é um tempo viável e considerado muito bom pelo Ministério das Cidades, que está nos avaliando e comparando com outras sedes”, explicou.
Para o próximo jogo, Miguel Guimarães, chefe da divisão de planejamento da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), divulgou que serão destinados 350 ônibus para a operação, que começará às 7 horas.
Saúde e voluntariado
Com números considerados tranquilos por Patrícia Macêdo, foram contabilizados 397 atendimentos médicos e 49 remoções nos 13 dias do FIFA Fan Fest. No entorno da Arena Castelão, esse número atingiu 79 atendimentos e duas remoções em três jogos.
Ainda no entorno do estádio e nos bolsões de estacionamento, estão atuando 150 voluntários. No FIFA Fan Fest, esse número é de 10 voluntários por turno. A Organização Não Governamental Mãos que Ajudam apoiou a operação, disponibilizando 80 pessoas.
Meio ambiente
Com um trabalho em parceria com a Rede de Catadores e Catadoras de Resíduos Sólidos Recicláveis do Estado do Ceará, foram coletados 22.257 kg de material nas áreas do Castelão e da FIFA Fan Fest, até o dia 24 de junho. São 100 trabalhadores, divididos em dois turnos.
Público FIFA Fan Fest
De acordo com Patrícia, mais de 350 mil pessoas já passaram pela arena do Fan Fest, nos seus 13 dias de festa. Com uma média de público de 25.500 torcedores, a segunda-feira (23/6) foi o dia recordista, registrando 68 mil espectadores.
Os números de ocorrências policiais também são considerados baixos, segundo o tenente coronel Kennedy Pimentel, coordenador da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) e do Centro Integrado de Comando e Controle Regional. “Credito esse sucesso à integração de todas as forças de segurança municipais, estaduais e federais envolvidas”, declarou, depois de divulgar que, em todos os locais da Copa do Mundo, apenas 16 flagrantes foram registrados, incluindo os de venda de ingressos falsos.
Turismo e economia
Acompanhado do superintendente da Infraero em Fortaleza, Oziel Matos, e do diretor jurídico do mesmo órgão, Francisco Siqueira, o secretário especial da Copa, Ferrúcio Feitosa, revelou que, para a partida da seleção brasileira contra o México, no último dia 17 de junho, 322 aeronaves chegaram ao Aeroporto Internacional Pinto Martins, transportando 29 mil pessoas. “Em dias normais, há um movimento de cerca de 140 aeronaves. Mais do que dobramos esse número, sem registrarmos atrasos, nem cancelamentos”, disse Ferrúcio.
Nos quatro primeiros jogos em Fortaleza, foi contabilizada uma média de mais de 59 mil torcedores na Arena Castelão, sendo 70,25% turistas, o que dá, em números absolutos, mais de 167 mil pessoas, sendo 94.500 vindos de fora do país. Esses mais de 167 mil turistas já incrementaram R$ 500 milhões na economia cearense de forma imediata.
Para as quartas de final, 79% dos torcedores serão turistas, sendo 33% do exterior. Os dos Estados Unidos são os mais numerosos, seguidos da Inglaterra, do Chile e da Colômbia. Já para as oitavas de final, a expectativa é de que cheguem mais de 44 mil turistas estrangeiros e de outros estados. Segundo Ferrúcio, os números registrados na Copa do Mundo superam em cinco vezes a mesma marca durante a Copa das Confederações.
(Assessoria de Imprensa)

Notícia mil


  1. Em vinte e cinco dias chegamos as mil notícias.
  2. Hoje a Agência Fortaleza de Notícias esteve na coletiva da Copa em Fortaleza.
  3. Um balanço positivo por parte do operacional do Mundial.
  4. Destaque para a Fifa Fan Fest Fortaleza que será 'exportada' para a final do Mundial na Praia de Copacabana, na Fifa Fan Fest Rio.
  5. Bons números para o turismo com mais de 600 mil turistas circulando na cidade nos jogos da Copa.
  6. O secretário Ferruccio Feitosa agradeceu a imprensa mundial pela divulgação positiva de Fortaleza.
  7. Coronel Pimentel negou que PM substitui viga da Fifa na Arena Castelão.
  8. Infraero mostrou números interessantes do Pinto Martins.
  9. Teve desembarque de 174 estrangeiros feito em nove minutos.
  10. Fan Zone do Pinto Martins até agora acolheu 11 mil passageiros.
  11. Para a secretária da Copa de Fortaleza, Patrícia Macedo, Fortaleza é a sede das sedes.
  12. Para Holanda x México, próximo domingo, a uma da tarde, na Arena Castelão já tem 44,4 mil turistas, sendo 28 mil estrangeiros e 16 mil brasileiros.
  13. Só do México são 7 mil.
  14. Para o jogo das quartas de final são 47,4 mil turistas, sendo 27,6 mil brasileiros e 19,8 mil estrangeiros.
  15. Lideram o ranking dos estrangeiros para esta jogo das quartas-de-final os norte-americanos, ingleses, chilenos, paulistas. cariocas e potiguares.
  16. A Copa do Mundo já representa cinco vezes o número de turistas da Copa das Confederações em Fortaleza.

De olho na Copa 2014


  • Argentina e Nigéria estão nas oitavas.
  • Bósnia e Irã voltam para casa.
  • E vai dando França e Suíça como classificadas para as oitavas.
  • Eliminadas Equador e Honduras.

Porto Iracema


Com o objetivo de esclarecer questões sobre o Processo Seletivo 2014, o Porto Iracema das Artes realiza na próxima segunda (30 de junho) e terça-feira (1º de julho) o Corujão dos Laboratórios de Criação. O evento acontece das 15h às 22h, nos dois dias, no Centro de Narrativas Audiovisuais –  CENA 15.

Em formato de plantão de atendimento, a equipe dos Laboratórios estará presente para responder demandas do público interessado em inscrever seu projeto nesta segunda edição dos Laboratórios. Os atendimentos serão por ordem de chegada. Vale lembrar que o período de inscrições se encerra no dia 6 de julho.

Os Laboratórios de Criação são espaços de experimentação, investigação e desenvolvimento de projetos divididos em quatro linguagens artísticas: Cinema, Música, Teatro e Artes Visuais. Em período de imersão de cinco meses, as 20 propostas selecionadas receberão orientação de tutores e consultores, que conduzirão a qualificação dos projetos através de orientações individuais, masterclass, oficinas e palestras. Os artistas proponentes ainda recebem uma ajuda de custo mensal no valor de R$ 800,00.

Na primeira edição dos Laboratórios do Porto Iracema das Artes, participaram a cantora Lorena Nunes, a banda Jonnata Doll & Os Garotos Solventes, coletivos de teatro como o Teatro Máquina e Coletivo Soul, além de outros nomes da cena artística cearense que apresentaram o trabalho final durante a Maloca Dragão, no último mês de abril. Dentre os tutores, fizeram parte o produtor musical Alexandre Kassin, o músico Arrigo Barnabé, o dramaturgo Gilberto Gawronski, e os cineastas Karim Aïnouz, Sérgio Machado e Marcelo Gomes.

SERVIÇO

Laboratórios do Porto Iracema das Artes realizam Corujão da Criação
Quando: 
30 de junho e 1º de julho, das 15h às 22h
Onde: 
CENA 15 (Rua José Avelino, 495)
Aberto ao público
Mais informações: (85) 3219 5842 / 99952378


Atualidades

O professor e deputado federal Artur Bruno lança pela editora Armazém da Cultura, nesta quinta-feira (26/06), o livro “Atualidades do Brasil e do Mundo”. O lançamento será às 19 horas, no auditório Murilo Aguiar da Assembleia Legislativa. A apresentação fica por conta do professor universitário e presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE), Valdetário Monteiro. O prefácio é assinado pelo ex-ministro da Educação e senador Cristovam Buarque. O livro foi escrito em parceria com o historiador Manoel Sousa e o jornalista Daniel Sampaio.
São 120 temas distribuídos por 15 capítulos abrangendo política, economia, meio ambiente, população, conflitos internacionais, programas sociais, energia, internet, cultura e outros assuntos atuais que são cobrados em provas de concursos públicos e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “O livro traz o mínimo que o estudante precisa saber para fazer uma prova de atualidades”, explica Artur Bruno. Segundo ele, o livro é importante também para que – mesmo os que não farão concursos ou Enem – “o cidadão possa se atualizar e entender as causas e as consequências dos fatos que estão em pauta hoje em dia”.
O senador Cristovam Buarque, que assina o prefácio, compara o livro a um álbum de retratos. “O livro Atualidades do Brasil e do Mundo, de Artur Bruno, Daniel Sampaio e Manoel Sousa está mais para um álbum de retratos do que para um relatório. Não procura analisar em detalhes os assuntos de que trata, não é este seu papel, mas traz a cara de cada um dos problemas contemporâneos, de uma maneira útil e agradável de ler”, declara Buarque.
Sobre os autores

Artur Bruno é professor de História e Geografia há mais de 35 anos. É graduado em Pedagogia e foi aluno do curso de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC). Como radialista, atuou em programas de rádio e TV, comentando notícias. Já exerceu mandato de vereador, de deputado estadual e elegeu-se, em 2010, deputado federal para a legislatura 2011-2014, sem deixar de dar aulas em escolas e cursinhos preparatórios para Enem e concursos públicos.

Daniel Sampaio é jornalista formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Na mesma instituição, concluiu especialização em Teorias da Comunicação e da Imagem. Foi repórter da editoria de Política do jornal O Povo, trabalhou com comunicação corporativa e atuou em assessoria de imprensa de campanhas eleitorais e assessoria parlamentar.

Manoel Sousa é graduado em História pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atuou como bolsista na área de museologia e participou como colaborador do Atlas Digital da América Lusa, projeto da Universidade de Brasília (UnB). É professor da rede pública de ensino e de cursinhos voltados para Enem e para concursos públicos.

Serviço
Lançamento do livro Atualidades do Brasil e do Mundo
Data: 26 de junho de 2014
Horário: 19 horas
Local: Auditório Murilo Aguiar da Assembleia Legislativa (entrada pela rua Barbosa de Freitas, S/N - Dionísio Torres - esquina com avenida Pontes Vieira)
Editora: Armazém da Cultura
Preço de capa: R$ 38,00

Na Republik

O swing da Bahia chega a Fortaleza em grande estilo. O cantor Léo Santana vai fazer todo mundo dançar, neste sábado (28), na Republik Lounge Bar & Discotheque, ao som de muito axé music. 

Depois de mostrar seu "rebolation" por oito anos ao lado da banda Parangolé, Léo Santana se apresenta pela primeira vez na Capital Cearense depois de investir na carreira solo. 

O DJ Caio completa a festa.

Serviços - Léo Santana Prime:
Onde: Republik Lounge Bar e Discotheque (Avenida Antônio Sales, 2760, Aldeota)
Quando: Sábado, dia 28
Horário: 22 horas
Vendas: Lojas Blinclass (Shopping Maracanaú, North Shopping, Shopping Benfica, Shopping Iguatemi, Shopping Via Sul)
Site vendaswww.ingressando.com.br
Valores: Pista R$ 32 (meia) e R$ 62 (inteira) | Camarote R$62 (meia) e R122 (inteira)
Informações: 3230.1917

Pros


Fala Ciro

http://www.verdinha.com.br/podcasts/cid-tem-trabalhado-muito-e-precisa-se-cuidar-afirma-ciro-gomes-em-relacao-saude-irmao/

Proteja o Gol

O objetivo é prevenir, com zero infecção por HIV, zero discriminação e zero morte relacionada à Aids. Esse é o placar proposto pela campanha Proteja o Gol convocado pelo Programa das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids) e pelo Ministério da Saúde nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo e que é realizada em Fortaleza pelas Secretaria da Saúde do Estado e pela Secretaria Municipal de Saúde da capital. Durante a campanha, nesse período do mundial de futebol, estão sendo distribuídos 220 mil preservativos e realizados testes rápidos para HIV durante a FIFA Fan Fest no Aterro da Praia de Iracema.  Foram realizados nos dias 18, 22, 25 e serão feitos também nesta quarta-feira, 26 de junho. Local: vizinho ao Posto Médico Avançado, que fica na Avenida Historiador Raimundo Girão com a Avenida Rui Barbosa.

Com foco na prevenção e no diagnóstico precoce de HIV, a campanha campanha Proteja o Gol em Fortaleza selecionou 20 voluntários entre estudantes de medicina e enfermagem da Unifor e da Faculdade Christus para a mobilização de torcedores e do público da Fan Fest. São distribuídas senhas aos interessados, das 12 às 16 horas, na sala de apoio das coordenações de controle da Aids do Estado e de Fortaleza, na arena montada no Aterro da Praia de Iracema.

A testagem rápida para HIV é feita a partir da coleta de uma pequena quantidade de sangue da ponta do dedo. Os exames, colocados em um dispositivo de testagem, dão o resultado minutos depois. Dependendo do diagnóstico, os encaminhamentos para os serviços de atendimento em doenças sexualmente transmissíveis já são feitos na hora. O resultado do teste rápido tem a mesma confiabilidade dos exames convencionais e não há necessidade de repetição em laboratório.

A sala de apoio da campanha também conta com enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais que ficam à disposição do público para orientações e esclarecimento de dúvidas sobre HIV, Aids e outros doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). A aids é uma doença causada pelo vírus HIV e que é transmitida através da troca de secreções (sangue, esperma, secreção vaginal e leite materno) entre uma pessoa infectada e uma pessoa sadia, em situações como relações sexuais desprotegidas ou transfusões de sangue. Por isso, hábitos simples como o uso do preservativo durante o sexo e a utilização de seringas e agulhas descartáveis são a melhor forma para evitar a transmissão do vírus.

Balanço da Saúde na Copa

A estrutura de saúde reforçada para prestar assistência durante a realização de eventos relacionados à Copa do Mundo da FIFA, no total de 20 hospitais e unidades, fizerem 1.249 atendimentos até a terça-feira, 24 de junho, dia do jogo entre Grécia e Costa do Marfim na Arena Castelão. Os três Postos Médicos Avançados (PMAs) instalados no entorno da Arena Castelão e no Aterro da Praia de Iracema fizeram juntos 44,19% dos atendimentos, com total de 552 procedimentos. O maior número de atendimentos foi dentro da Arena Castelão, no total de 423.

Dos 1.249 pacientes atendidos, 1.168 (93,59) foram liberados e somente 46 (3,69%) precisaram ser removidos para unidades de saúde de maior complexidade. Dos casos atendidos, 868 (69,50%) foram clínicos e 380 (30,42%) traumas, a maioria relacionada a acidente. A classificação dos casos teve 891 (71,34%) de baixo risco, 163 (13,05%) de risco moderado, 32 (2,56%) de risco alto. Por nacionalidade, a maioria dos pacientes era de brasileiros, no total de 996 (79,87%). Houve, também, 62 mexicanos, 28 alemães, 27 norte-americanos, 19 uruguaios, 18 franceses, 11 ingleses e os demais de outras 27 nacionalidades.

Sob a coordenação do Centro Integrado de Operações Conjuntas da Saúde (CIOCS), órgãos e profissionais de saúde da Secretaria da Saúde do Estado e a Secretaria de Saúde de Fortaleza trabalham de forma conjunta na prevenção de riscos e doenças e na prestação de serviços de recuperação da saúde em ocorrências relacionadas aos eventos da Copa. Com ações nas áreas de vigilância, assistência e promoção, o Plano Operativo da Saúde especifica as providências para o enfrentamento das doenças transmissíveis, acidentes com múltiplas vítimas, acidentes com produtos químicos, biológicos, radiológicos, nucleares e explosivas (QBRNE), emergências epidemiológicas e desastres. O plano reforça a integração das ações e serviços de saúde.

Durante o mundial de futebol, as equipes de vigilância e assistência atuam no monitoramento de situações na Arena Castelão e entorno, nos centros de treinamento das seleções nacionais, nos PMAs e outras unidades de saúde, bares, restaurantes, rede hoteleira, rede assistencial, SAMU 192, portos, aeroportos e fronteiras, Fan Fest e outras áreas de concentração de torcedores. O CIOCS funciona plenamente nos dias de jogos na Arena Castelão, no total de seis, durante os 25 dias de Fan Fest no Aterro da Praia de Iracema e, em dias que não houver jogo nem Fan Fest, funcionará em regime de plantão. Com a utilização de tablets, é feita a coleta de dados em tempo real, em 18 unidades de saúde, para a transmissão das informações de atendimentos exclusivamente relacionados à Copa, que subsidiam as ações de vigilância à saúde.

Adiado

Caros,
O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura informa que o Café Cultural do Dragão deste sábado, dia 28, foi adiado por conta do jogo do Brasil neste dia. A nova data da edição com a socióloga Kadma Marques será no dia 5 de julho de 2014.

Chucrobillyman

A CAIXA Cultural Fortaleza apresenta, no dia 1º. de julho, o espetáculo O Lendário Chucrobillyman, com o músico Klaus Koti, dentro da série Solo Música. Há nove anos se apresentando sozinho na formação de monobanda, também conhecida como “a orquestra de um homem só”, o paulista radicado em Curitiba faz um rock primitivo de forma inusitada e original, com viola, distorção e percussão diversificada.
Koti criou o personagem e o conceito de O Lendário Chrucrobillyman Monobanda Orquestra em 2005, após ouvir o disco Chicken Walk, de Hasil Adkins. Assim como Hasil, Koti passou a tocar tudo ao mesmo tempo: bateria, guitarra, kazoo e um megafone por onde faz os vocais. No seu som, as misturas de punk e blues, rock de garagem e rockabilly trash originam um som minimalista, primitivo, com batidas repetitivas e hipnóticas, que remetem a um tipo menos elaborado de rock. Em Fortaleza, ele toca músicas próprias, que também fazem parte do repertório da turnê que fará em setembro pela Europa. 
Considerado um dos ícones da música alternativa em Curitiba, Koti já participou de diversos festivais de música independente e realizou turnês no Brasil e no exterior. Lançou cinco discos no personagem de O Lendário Chucrobillyman, três discos como integrante do grupo Os Penitentes e um disco com sua banda Koti e os Grimpas. Também atua como designer gráfico e gravurista. “Será um show bem especial, diferente do que costumo promover na série Solo Música”, antecipa Alvaro Collaço, produtor da série.
A apresentação de Chucrobillyman será a segunda de rock da Série Solo Música, que registrou até o momento 55 artistas. A primeira apresentação de rock foi, também, a primeira da Série, em abril de 2009, com o violinista norte-americano Tracy Silverman. “Meu trabalho é voltado para o blues e rock´n roll. Eu toco em diversos lugares, mas não esperava tocar em teatros e numa série na qual os músicos têm base erudita. A minha é popular, não baseada na MPB, mas sim no rock”, explica Koti, que também se apresenta nas CAIXAS Culturais de Brasília e Curitiba.

Circuitos alternativos: 
O Lendário Chucrobillyman tem participado de vários festivais de música independente no Brasil, como Bananada, de Goiânia, Floripa Noise, de Florianópolis, e Demosul de Londrina. Chucrobillyman também realizou turnês pelo exterior. A primeira foi em 2007, em Portugal, Áustria, Eslovênia, França e Itália. Em 2009, voltou a Europa, onde se apresentou novamente na Áustria e também na Inglaterra. Em 2011 fez turnê pela Suíça e Alemanha, onde lançou o primeiro disco Chicken Album, em parceria com o selo alemãoOffLabel Records de Munique. O Lendário se apresentou igualmente nos Estados Unidos, tocando do Texas a Nova Iorque, passando por West Virginia, Mississipi e New Orleans.
 Serviço: “Solo Música – O Lendário Chucrobillyman”
Local: CAIXA Cultural Fortaleza
Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de IracemaData: 1º. de julho, terça-feira, às 20h
Classificação indicativa: 10 anos
Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)Vendas no dia do espetáculo, a partir das 10 horas
Acesso para pessoas com deficiência e assentos especiais

Fala Ferruccio Feitosa

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...