quarta-feira, agosto 20

Unicred

A Unicred Ceará comemora os frutos de sua gestão e recebe a premiação Great Place to Work (GPTW) 2014. A empresa está na seleta lista das melhores do Brasil para se trabalhar, alcançando o 12º lugar. A cerimônia de certificação foi realizada no último dia 18, em São Paulo (SP).

A Unicred Ceará atribui a conquista ao modelo de gestão praticado pela diretoria, conselhos e ao seu time de 150 colaboradores, com a implantação de iniciativas internas que contribuíram para o crescimento sustentável da empresa e, consequentemente, para o nível de qualidade do ambiente de trabalho e da produtividade. Ações como a instauração do Plano de Cargos e Carreiras, Programa de Qualidade de Vida, processo de seleção interna e campanhas educativas foram destacadas para o recebimento da premiação.

Para o presidente da Unicred Ceará, o médico Nazareno Sampaio, “adotar as melhores práticas de gestão e o investimento constante em capital humano profissional elevam os resultados sustentáveis da Unicred Ceará. Somos uma cooperativa cearense com destaque entre a concorrência e que investe na excelência em satisfação dos colaboradores e cooperados”.

Sobre o Great Place to Work
Consultoria especialista em ambientes de trabalho em mais de 53 países, em seis continentes, se baseia nas pesquisas que representam mais de 12 milhões de colaboradores em todo o mundo. Define excelentes ambientes de trabalho nos negócios, na educação, em empresas sem fins lucrativos e no governo.

Para as empresas que aparecem nas listas, esse reconhecimento representa a escolha do colaborador que nela trabalha e esse é o melhor selo de qualidade de ambiente de trabalho que qualquer empresa pode receber.

Sobre a Unicred
Cooperativa de economia e crédito mútuo dos profissionais da saúde e de pequenos empresários, micro empresários ou micro empreendedores, atua nas regiões Centro e Leste do Ceará. Oferece consultoria financeira aos seus cooperados e presta serviços ligados às demais instituições financeiras, como conta corrente, cartões de crédito, empréstimos, aplicações, transferências e pagamentos diversos, com tarifas de serviços e custos financeiros mais acessíveis. Dirigida por médicos por meio de Diretoria Executiva, Conselho de Administração e Conselho Fiscal, eleitos pelos cooperados, a Unicred está entre as 30 maiores cooperativas de crédito do Brasil em ativos.

Lideranças

Com a presença do governador Cid Gomes e do ex-ministro e atual secretário da Saúde do Estado, Ciro Gomes, o II Encontro Regional de Lideranças da coligação “Para o Ceará seguir mudando”, dos candidatos Camilo Santana (governador), Izolda Cela (vice) e Mauro Filho (senador), reuniu 14 prefeitos e mais de mil pessoas ontem, em Crateús, na região dos Inhamuns. No total, cerca de 30 prefeitos cearenses participaram dos dois primeiros seminários – o evento inaugural foi realizado segunda-feira (18) em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza.
“Minha principal motivação de estar nessa luta é por amor ao Ceará. O que nós queremos é poder andar nas ruas e merecer a consideração e o respeito das pessoas. E não tenho nenhuma dúvida que, entre os dois candidatos, o nome do Camilo é disparado o melhor e mais preparado e tem o melhor projeto para governar o nosso estado”, disse o governador Cid Gomes. “Até o último dia da minha vida não deixarei de ser grato ao povo de Crateús”, acrescentou. 
Ciro Gomes agradeceu o apoio dos prefeitos e militantes que vivem nos Inhamuns “Tenho uma gratidão especial pela nossa militância aqui de Crateús e da região. Até mesmo prefeitos de partidos adversários nos deram a honra de seu apoio porque sabem o que é melhor para o Ceará”, afirmou Ciro Gomes, sobre Patrícia Aguiar (Tauá), Fabiano Lobo (Santa Quitéria) e Gonçalo Diogo (Nova Russas), do PMDB, que marcaram presença no encontro. 
“Eu vim para o lado de cá porque é onde está a proposta séria, que vai manter o crescimento do nosso Estado. Estou aqui hoje com vocês por amor à minha cidade e ao Ceará”, afirmou Fabiano Lobo, prefeito de Santa Quitéria. “Obrigado a essa multidão aqui presente por acreditar nesse projeto. Assim como o Ceará tem que crescer, Nova Russas também precisa se desenvolver ainda mais. Eu sempre tive certeza que o caminho era esse”, ressaltou Gonçalo Diogo. “Fui me inspirar no projeto do Cid lá atrás, quando ele era prefeito de Sobral, e hoje me sinto parte de todo esse projeto”, disse a prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar.
Apoio de toda a região
As amigas Regina Célia e Toinha Vieira, que trabalham na área da saúde em Crateús, destacam o crescimento da cidade nos últimos anos. “O progresso aqui foi muito grande e não pode parar. Se não fosse por isso a seca já teria acabado com o município”, citou Regina, após tirar uma foto com o governador Cid Gomes, sobre os programas de desenvolvimento agrário e recursos hídricos do Estado. Já o professor Fernando Barbosa e a esposa, Juliana, saíram de Tauá para acompanhar o evento. “Estamos aqui para dar nossa contribuição para o Ceará seguir crescendo”, disse Fernando. 
Prefeitos 
Além do prefeito de Crateús, Mauro Soares, marcaram presença os gestores de Tauá, Patrícia Aguiar; Nova Russas, Gonçalo Diogo; Santa Quitéria, Fabiano Lobo; além de Luis Valterlim Coutinho (Independência), Tony Jorge (Catunda), Toinho Contábil (Ipaporanga), Dr. Carlito (Poranga), Jeová Madeiro (Monsenhor Tabosa), Raimundo Mariano (Ipueiras), Sérgio Rufino (Ipu), Ramiro Junior (Tamboril), Godô (Novo Oriente) e Aristeu Eduardo (Ararendá). O evento contou ainda com a presença de deputados, vereadores, ex-prefeitos e militantes de toda a região dos Inhamuns.

Para ABI

Companheiros e Companheiras,
Conheçam e divulguem a Chapa Prudente de Moraes, neto que concorre às eleições na ABI contra os atuais interventores, sob a liderança de Davit Fichel.
http://chapaprudentedemoraesneto.blogspot.com.br

Sepse

Há três anos, o Brasil participa de uma ação global: O Dia Mundial da Sepse, que ocorre em 13 de Setembro. Em nosso país, a ação é organizada pelo ILAS – Instituto Latino Americano de Sepse. O objetivo é conscientizar a população sobre a síndrome, considerada por profissionais do mundo todo como um problema de saúde pública, já que mata mais do que o infarto e de alguns tipos de câncer (mama e intestino).

Para tal, foram panfletados material explicativo em 5 capitais, em 2012, e 11, em 2013. Esse ano, o objetivo é conceituar corretamente o que é Sepse e incorporar a nomenclatura no dia a dia da população, retriando do consciente coletivo que sepse é “Infecção generalizada”.

Para saber sobre o conhecimento da população em relação à sepse, ou como ainda é conhecida infecção generalizada ou falência múltipla dos órgãos, o ILAS encomendou uma pesquisa ao Instituto Datafolha. Os resultados já estão à disposição da imprensa.

Dados Gerais sobre a pesquisa:

Objetivos: Sepse associa-se a elevadas taxas de mortalidade no Brasil. O atraso na procura de assistência médica pelo público leigo em virtude do desconhecimento da síndrome pode levar à demora no tratamento, contribuindo para o aumento da mortalidade. A pesquisa avaliou o conhecimento do público brasileiro sobre sepse, comparando-o com o conhecimento do infarto agudo do miocárdio.

Metodologia –  Você sabe o que é Sepse? - Essa foi a primeira questão que a agência de pesquisa Datafolha fez a 2.126 pessoas, a partir de 16 anos, de todos os níveis econômicos em todas as regiões do país. Ao todo foram 134 municípios de pequeno, médio e de grande porte, em cidades da região metropolitana e interior.
 “A despeito da mortalidade por sepse no Brasil ser muito superior à do infarto do miocárdio, o conhecimento do público brasileiro sobre a síndrome é bastante restrito. Campanhas de esclarecimento envolvendo sociedades médicas e imprensa para o público geral devem ser realizadas para minimizar o problema, porque o reconhecimento precoce e a busca imediata de auxílio médico podem impactar e ajudar a diminuir a elevada mortalidade por sepse em nosso país”, diz o Dr. Reinado Salomão, presidente do ILAS.

Por que é importante a conscientização da população sobre essa temática?

Vamos a alguns dados sobre a sepse no mundo e no Brasil

1)          A cada segundo alguém morre de sepse no mundo
2)           A cada ano são registrados cerca de 30 milhões de novos casos no mundo. Destes, seis milhões são neonatais e dez milhões por sepse materna.
3)           A síndrome permanece como causa primária de morte por infecção, apesar dos avanços na medicina moderna que incluem novas vacinas, antibióticos e cuidados críticos nos hospitais, tendo taxas de mortalidade entre 30% e 60%, dependendo do país.
4)           Estudo revela que a mortalidade no Brasil por sepse grave pode chegar a 70%
5)           17% dos leitos de UTIs em nosso país são ocupados por pacientes com sepse grave
6)           Na última década, a taxa de incidência da síndrome em nosso país aumentou entre 8% e 13% em relação à década passada, sendo responsável por mais óbitos do que alguns tipos de câncer, como o de mama e o de intestino
7)           Nosso país tem uma das maiores mortalidades de sepse do mundo. Alguns estudos epidemiológicos mostraram que a mortalidade brasileira por sepse é maior do que a de países economicamente semelhante, como a Índia e a Argentina.
8)           Uma das razões é devido ao pouco conhecimento da população sobre a síndrome, o que faz com que os pacientes com sepse sejam admitidos para tratamento em fases mais avançadas, quando o risco de óbito é maior.
9)           Os profissionais de saúde de prontos-socorros, enfermarias ou UTIs também têm dificuldades no reconhecimento rápido da sepse e de suas disfunções orgânicas. Por isso, o diagnóstico de sepse é feito de forma atrasada e as horas iniciais, importantíssimas para o tratamento com antibioticoterapia e reposição volêmica, são perdidas.

Os dados já estão com o ILAS. Além de profissionais de saúde temos vários personagens para ilustrar a matéria, tanto pacientes que sobreviveram à sepse, como parentes de pacientes que foram a óbito.

Para Campos

  • Camilo Santana (PT) e Eliane Novais (PSB) homenagearam Eduardo Campos na estreia de ambos no Horário Eleitoral Gratuito hoje no Rádio.
  • Eunício Oliveira (PMDB) e Ailton Lopes (Psol) se apresentaram mostrando suas biografias.
  • Eunício foi de Rádio 15 com um cantador permeando sua trajetória.
  • Camilo apresentou a Rádio 13 também com seu currículo.
  • Ailton natural de Pau dos Ferros mostrou que é um lutador social.
  • Eliane Novais destacou Marina Silva com candidata a presidente no lugar de Campos.

Ceará perde do ABC

O Ceará perdeu ontem de 2 a 1 para o ABC (RN), no Presidente Vargas. O jogo foi válido pela Série B do Campeonato Brasileiro e contou com a arbitragem de Marcos André Gomes da Penha (ES).
O ABC abriu o placar logo aos 2 minutos do primeiro tempo, com um gol do lateral Renato, mas aos 27 minutos do primeiro tempo, o zagueiro Marlon fez um gol contra e marcou para o Ceará.
Aos 46 minutos do segundo tempo, Renato fez mais um gol e conquistou a vitória para o ABC.
Mesmo com a derrota, o Alvinegro mantém a liderança, porém estaciona nos 31 pontos. O time potiguar sai da 13ª para 9ª posição, com 24 pontos.
O Ceará volta a jogar às 16h10 do próximo sábado, quando enfrenta o Portuguesa (SP), no Canindé, em São Paulo.
O Icasa perdeu de 1 a 0 para o Paraná e volta jogar na sexta contra o Vasco, no Romeirão.


Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...