terça-feira, abril 13

Ford lança em maio o carro Bronco


A Ford divulgou o primeiro teaser do Bronco, um vídeo em que confirma o mês de maio como data de chegada do novo SUV ao Brasil. Releitura do modelo que foi produzido durante três décadas, de 1966 até 1996, e se tornou um ícone 4x4, o Bronco de nova geração estreou este ano com sucesso nos Estados Unidos e segue em seu programa de lançamento mundial.


O Bronco ficou conhecido pela excepcional performance e capacidade off-road. A nova família do utilitário esportivo reforça ainda mais essa herança, acompanhada de design marcante, recursos inovadores de conveniência, tecnologias avançadas de assistência ao motorista e um pacote superior de segurança e conectividade.
O nome Bronco, assim como outros modelos da marca, tem sua origem em cavalos, no caso uma raça selvagem da América do Norte difícil de ser domada. Essa característica serve também como tema do teaser, simbolizando a chegada de um novo “cavalo” ao estábulo da família.
O vídeo foi gravado em São Paulo e inclui locações no Clube Hípico de Santo Amaro, um dos maiores centros hípicos do Brasil. Mais informações do veículo serão divulgadas próximo do lançamento.

Ford Mustang é o esportivo mais vendido do mundo



O Ford Mustang somou dois novos títulos à sua galeria: foi o carro esportivo mais vendido do mundo pelo segundo ano consecutivo e também manteve, pelo sexto ano seguido, o título de líder mundial dos cupês esportivos. Um belo presente para o modelo que comemora neste sábado (17 de abril) o seu 57º aniversário.
Puxado pelo aumento de vendas dos modelos Bullitt, Shelby GT350, Shelby GT350R e Shelby GT500, o Mustang superou todos os concorrentes em 2020 com a venda global de 80.577 unidades, segundo os dados mais recentes da consultoria IHS Markit. Esse volume representa 15,1% do segmento de cupês esportivos, comparado a 14,8% no ano anterior.
- Os fãs do Mustang adoram o seu alto desempenho e demonstraram isso mais uma vez”, disse Hau Thai-Tang, diretor de Operações e Plataforma de Produtos da Ford. “Em um ano desafiador para toda a indústria automobilística devido à pandemia global, o Mustang teve um desempenho muito bom e aumentou a sua participação no segmento global de carros esportivos.”
As vendas das versões Bullitt e Shelby, de alto desempenho, cresceram 52,7% comparado ao ano anterior, segundo a Ford. O plano da marca é continuar impulsionando o sucesso da linha com modelos de edição limitada, como o novo Mustang Mach 1 2021 que chega este ano ao mercado.
Com cerca de três quartos das vendas totais, os Estados Unidos continuaram sendo o principal mercado global do Mustang, principalmente nos estados do Texas, Califórnia e Flórida.
O crescimento de vendas em vários mercados europeus também contribuiu para o Mustang conservar sua liderança. Segundo a marca, em 2020 as suas vendas avançaram 68,8% na Hungria, 38,5% na Holanda, 12,5% na Dinamarca, 5,6% na República Tcheca e 4% na Áustria.
No Brasil, o Mustang também foi o esportivo mais vendido de 2020, com 70% de participação. Ele mantém essa liderança desde o lançamento em 2018, com um total de 1.732 unidades e cerca de 80% das vendas.

Ford lança Ranger Black


A Ford inicia este mês a venda da Ranger Black, nova versão da picape para uso urbano com uma combinação exclusiva de estilo, desempenho, equipamentos e tecnologia, incluindo conectividade com acesso remoto a várias funções do veículo pelo celular. Assim como a Ranger Storm, versão off-road lançada no ano passado, ela amplia a linha com uma opção inédita dentro do segmento, desta vez para atender o cliente que roda predominantemente na cidade.
O visual monocromático preto tanto no exterior como na cabine, com detalhes foscos e brilhantes e bancos de couro, realça a sofisticação e esportividade da Ranger Black. O conjunto mecânico, formado por motor 2.2 Diesel, transmissão automática, tração 4x2 e suspensão com ajuste especial, surpreende pelo torque, dirigibilidade e conforto.
Tudo isso, somado à conhecida robustez da Ranger, tecnologias que aprimoram a segurança a bordo e preço muito competitivo, contribui para fazer da nova versão uma boa opção de compra.
- A Ranger Black foi criada para atender um consumidor que não tinha opção similar no segmento”, diz Antônio Freitas, gerente de Marketing de Picapes da Ford. “É uma picape de uso urbano com design robusto e sofisticado, motor Diesel e tração 4x2, que oferece excelente dirigibilidade e tecnologia com propósito para ampliar o sucesso da Ranger.”
Santantônio, rack de teto, estribo lateral, faróis com máscara escura, grade dianteira e rodas de liga leve de 18 polegadas fazem parte dos itens diferenciados da picape. O interior também é exclusivo, com visual “Black”. A lista de equipamentos inclui sete airbags, ar-condicionado de dupla zona, piloto automático, controle de tração e estabilidade, controle adaptativo de carga, sistema anticapotamento, sistema de controle de reboque e assistente de partida em rampa.
Sua central multimídia, completa, é o SYNC 3 com tela touch de 8 polegadas, comandos de voz e acesso a Apple CarPlay e Android Auto. O sistema de conectividade FordPassTM Connect, com modem embarcado, permite controlar pelo celular funções como travamento e destravamento, partida remota com climatização da cabine, agendamento de partida, odômetro, autonomia e localização do veículo, além de receber alertas de alarme e de funcionamento.
A Ranger Black chega com preço de R$ 179.900,00 e tem também um custo de posse atraente, incluindo consumo, manutenção, peças e seguro.
Como oferta especial de lançamento, a Ford vai oferecer para os cem primeiros clientes da Ranger Black um kit de acessórios composto por protetor de caçamba, capota rígida elétrica e rede porta-objetos. Esses itens, que somam R$ 10 mil, também poderão ser adquiridos separadamente nas revendas.
Visual Black - A Ranger Black foi apresentada pela primeira vez como conceito no Salão do Automóvel de São Paulo em 2018, para teste de mercado, com excelente receptividade do público. Chega agora a sua versão final.
Com porte imponente e visual sofisticado, a nova picape não passa despercebida nas ruas. Seu tema preto monocromático combina peças com acabamento fosco e brilhante, faróis e lanternas com máscara escura e rodas de 18 polegadas com design exclusivo.
As maçanetas, retrovisores, rack de teto, estribo e grade lateral em preto fosco reforçam a esportividade. A traseira mantém o espírito de esportivo urbano. O santantônio da Ranger Black é o mesmo da versão Limited, uma peça de design refinado que amplia visualmente a cabine.
O interior também traz um toque extra de sofisticação, com bancos de couro, volante e descansa-braço central com revestimento refinado e ar-condicionado de dupla zona.
Conectividade - A Ranger Black vem com os novos recursos de conectividade FordPassTM Connect, que criam uma nova interação do usuário com o veículo. O sistema reúne várias funcionalidades que podem ser controladas à distância pelo celular. Elas incluem o travamento e destravamento remoto de portas, partida remota com climatização para refrigerar ou aquecer a cabine e alerta de acionamento do alarme, que avisa o motorista em tempo real caso haja alguma violação do veículo.
O sistema também é capaz de gerar 38 tipos diferentes de alerta caso ocorra alguma falha no veículo, que incluem o monitoramento de mais de 3.000 parâmetros, e orienta o motorista quando é preciso tomar alguma ação.
É possível ainda conferir o odômetro, o nível de combustível, a autonomia, agendar a partida e localizar onde o veículo foi estacionado. Outra facilidade é o agendamento de serviços pelo celular, com acesso direto à agenda das concessionárias sem precisar preencher dados.
Segurança - A segurança é um dos pilares que fazem da Ranger uma picape de verdade, a começar pela construção sobre chassi, com porte robusto e 235 mm de altura livre do solo, que coloca o motorista e os passageiros em posição elevada no trânsito.
A Ranger Black vem com sete airbags, freios ABS nas quatro rodas com EBD e também traz o conjunto mais completo de controle eletrônico de estabilidade e tração, o AdvanceTrac. Além dos controles anticapotamento, adaptativo de carga e de oscilação de reboque, ele inclui assistência de partida em rampa e de frenagem de emergência.
A capacidade de imersão de 800 mm – a maior da categoria – é outro diferencial da picape que pode ser extremamente útil numa condição de alagamento na cidade.
Comodidade - A Ford desenvolveu a Ranger Black pensando no cliente urbano que quer agilidade no trânsito e o conforto de um SUV grande, com a versatilidade que só uma picape de verdade pode oferecer.
Seu desenvolvimento começou pela definição do conjunto motriz com motor Duratorq 2.2, que se destaca pelo alto torque em baixas rotações – as mais usadas no trânsito. A apenas 1.600 rpm ele já desenvolve o torque máximo de 39,2 kgfm. Casado com a transmissão automática de seis velocidades, oferece uma direção ágil e confortável. Outra vantagem é o baixo consumo, que proporciona grande economia e autonomia junto com o tanque de 80 litros.
A escolha da tração 4x2 mostrou ser extremamente adequada à proposta de uso urbano da picape e também contribui para o seu excelente custo-benefício. A suspensão traz um ajuste feito especialmente para o modelo, desenvolvido pela engenharia da Ford na recente revisão desse sistema.
O motorista encontra facilmente uma boa posição de dirigir usando o ajuste de altura do volante e os ajustes de altura e lombar do banco. Direção com assistência elétrica progressiva, sensor de estacionamento traseiro e câmera de ré são outros recursos que auxiliam nas manobras no trânsito.

Qualitá lança castanha de caju em parceria com Amigos do Bem


Qualitá, marca exclusiva do Extra, Pão de Açúcar e Compre Bem, em parceria com a ONG Amigos do Bem, instituição que desde 1993 atua no sertão nordestino, lança produtos à base de castanha de caju.
A produção é artesanal e envolve a atuação de mais de 400 trabalhadores no plantio e no beneficiamento da castanha de caju. As plantações do projeto ocupam mais de 680 hectares e os Amigos do Bem também distribuem mudas de caju para as famílias assistidas e compram a produção local no período da colheita.
Este é o primeiro co-branding de Qualitá e a contribuição social agrega ainda mais valor a essa estratégia. “Essa parceria vai além do consumo dos produtos, é uma iniciativa que tem uma causa e uma importante responsabilidade com as pessoas. Qualitá já está na mesa e nos lares da família brasileira e os Amigos do Bem, por sua vez, estão presentes na vida de milhares de famílias, dando suporte e ajudando-as a progredir por meio de novas oportunidades”, destaca Eduardo Finelli, diretor de Marcas Exclusivas do GPA.
Os Amigos do Bem já são parceiros do GPA, grupo do qual o Extra, o Pão de Açúcar e o Compre Bem fazem parte, desde 2005, em campanhas de arrecadação de alimentos em loja e na venda de sacolas reutilizáveis que levam a marca da organização. E agora a parceria será expandida com os produtos da Qualitá. “O GPA tem oferecido uma parceria sólida com os Amigos do Bem, mostrando grande comprometimento com a responsabilidade social. Essa parceria permite a divulgação dos produtos 100% solidários e amplia a sua comercialização. Com isso, mais postos de trabalho são gerados, garantindo a renda de milhares de famílias que vivem na região mais pobre do nosso país”, comenta Alcione Albanesi, fundadora da organização.
Entre as opções de produtos, estão a castanha de caju torrada e salgada tradicional nas versões de 30 gramas (R$ 4,79) e 140 gramas (R$ 16,99); e o mix de nuts com 30 gramas (R$ 4,79) e 150 gramas (R$ 16,99). Versáteis, podem ser consumidos como uma opção de lanche prático e nutritivo, com iogurtes e frutas frescas ou ainda em preparações como moqueca, escondidinho, arroz, pratos com frango e em bolos, tortas ou biscoitos.
A comunicação também é um fator importante para essa ação. A embalagem dos produtos destaca as duas marcas, reforçando a produção socialmente responsável feita pelos Amigos do Bem e a qualidade associada à Qualitá. “Nossa ideia foi trazer as duas marcas para reforçar o propósito desses produtos e, nas embalagens, também há um breve descritivo sobre a iniciativa para que nossos clientes saibam o quanto estão contribuindo para o desenvolvimento social e econômico do sertão nordestino ao adquirir esses itens”, destaca a gerente de Marketing de Marcas Exclusivas do GPA, Fernanda Megale.
Os produtos estão disponíveis nas lojas físicas do Pão de Açúcar, Extra, Mercado Extra, Mini Extra e Minuto Pão de Açúcar em todo o Brasil e no e-commerce do Pão de Açúcar (www.paodeacucar.com) e do Extra (www.clubeextra.com.br).
Sobre os Amigos do Bem - Desde 1993, os Amigos do Bem trabalham para transformar vidas no sertão nordestino, a região mais carente do nosso país. Todos os meses, mais de 75 mil pessoas são atendidas com projetos de educação, trabalho e renda, água, moradia e saúde.
O nosso trabalho começou com um pequeno grupo de amigos liderado por Alcione Albanesi. Hoje, somos um dos maiores projetos sociais do país e atendemos, regularmente, 75 mil pessoas no sertão de Alagoas, Pernambuco e Ceará. Promovemos a transformação de milhares de vidas por meio de projetos educacionais e de geração de emprego e renda que desenvolvem as comunidades locais. Empregos dignos garantem o sustento das famílias do sertão e, em nossas escolas e Centros de Transformação, mais de 10 mil crianças e jovens recebem educação de qualidade e enxergam um futuro novo, cheio de oportunidades.
Sobre o Extra - O Extra, rede controlada pelo GPA, maior varejista alimentar da América do Sul, atua em mais de 600 pontos de venda em todas as regiões do País no conceito multiformato e multicanal, atendendo o consumidor quando e onde ele escolher com lojas nos formatos de hipermercados (Extra Hiper), supermercados (Extra Super e Mercado Extra) e vizinhança (Mini Extra), além de drogarias, postos de combustível e também e-commerce (www.clubeextra.com.br). Há 31 anos, o Extra tem como premissa viabilizar o poder de compra aos seus clientes, oferecendo as melhores ofertas e condições de pagamento. Foi pioneiro, por exemplo, em trazer a Black Friday para lojas físicas, em 2011. A marca conta com um dos maiores programas de fidelidade do varejo alimentar, o Clube Extra, com mais de 15 milhões de clientes cadastrados. Por meio do seu aplicativo, o consumidor tem acesso a ofertas e descontos personalizados, ao folheto digital de todas as lojas do Brasil e conta com vários outros serviços exclusivos diretamente no celular.
Sobre o Pão de Açúcar - Com lojas distribuídas em 13 estados do Brasil, o Pão de Açúcar oferece soluções eficientes e inovadoras para deixar a compra de seus consumidores mais fácil, prática e gostosa. Focada no segmento premium de varejo alimentar, a marca é parte do GPA, uma das maiores companhias do varejo nacional. O Pão de Açúcar é pioneiro em iniciativas sustentáveis dentro do segmento supermercadista brasileiro e no lançamento de um programa de fidelidade, o Pão de Açúcar Mais, hoje com mais de 7 milhões de cadastrados. A marca está presente em supermercados (185 lojas), lojas de bairro (Minuto Pão de Açúcar, com 84 unidades), e-commerce (www.paodeacucar.com) e por meio de seu aplicativo – gratuito e disponível nas lojas App Store e Google Play.

Minha Fortaleza

Minha Fortaleza completa 295 anos. Eu completo 55 anos e 10 meses nesta Fortaleza Cidade para parafrasear o jornalista-radialista Nonato Albuquerque.

Nasci em Fortaleza, na Maternidade Escola Assis Chateaubrind (MEAC), em 14 de junho de 1965.

Nesta Fortaleza que conheço de ponta a ponta.

Nasci no Rodolfo Teófilo, onde fica a MEAC, mas toda minha infância e juventude foram no bairro Antônio Bezerra (antigo Barro Vermelho).

A Fortaleza do Antônio Bezerra, que antes tinha uma placa no final da Bezerra de Menezes informando que Fortaleza agradecia sua visita e desejava boa viagem.

Quer dizer pela placa, Antônio Bezerra não era Fortaleza. Mas é. É tanto que já foi distrito, teve até Sub Prefeitura com prefeitinho.

Minha Fortaleza do Grupo Escolar Antônio Bezerra onde estudei todo meu Primeiro Grau.

Depois fui estudar na Parquelândia, nos Colégios Joaquim Nogueira e Gregório Mendel até chegar ao Benfica para fazer Jornalismo na Universidade Federal do Ceará (UFC).

Morei ainda no Benfica, no Quintino Cunha, na Praia de Iracema, no Mereiles, e há 21 anos estou no Joaquim Távora.

Minha Fortaleza das lagoas, dos rios, das ruas e avenidas.

Quando trabalhei no Jornal dos Bairros do Diário do Nordeste conheci mais profundamente a periferia fortalezense.

Agora conheço diariamente Fortaleza através do nosso trabalho na Rádio Fortaleza FM 90.7 no Programa Sala de Redação através da produção dos 43 vereadores da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor).

Minha Fortaleza da Rua Barão de Aracati, onde trabalhei no jornal O Estado.

Claro que a minha Fortaleza é do Centro, onde trabalhei no Departamento de Processamento de Dados do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), na Rua General Sampaio; e na agência do Banco Mercantil de São Paulo, na Rua Barão do Rio Branco.

Centro das queridas Praças do Ferreira, José de Alencar, dos Leões....

Minha Fortaleza do querido Mercado São Sebastião, onde comecei minha carreira na Comunicação. Iniciando como jornaleiro (vendendo jornal) e depois jornalista.

Minha Fortaleza  da Rodoviária dos Pobres, da Ponte de Pau da Vea, da Igreja Jesus, Maria, José; todos em Antônio Bezerra.

Minha Fortaleza da Universidade Estadual do Ceará (Uece), onde tenho um curso de Graduação em História inconcluso.

Minha Fortaleza da Universidade de Fortaleza (Unifor), onde fiz minha Pós-Graduação em Comunicação.

Minha Fortaleza da Avenida Aguanambi, onde no número 282 trabalhei no jornal O Povo.

Minha Fortaleza da Avenida Desembargador Moreira onde trabalhei na Tribuna do Ceará e Fort Nwes.

Minha Fortaleza da Avenida Borges de Melo, onde trabalhei na Teleceará.

Minha Fortaleza das BRs 116 e 222.

Minha Fortaleza do Mucuripe, onde  praticamente ia todos os dias para pegar a pescaria dos barcos Boa Esperança e São Luís, do meu pai.

Minha Fortaleza da querida Beira-Mar (foto Governo do Ceará).

Minha Fortaleza do Blog do Lauriberto, que tem informação o tempo todo sobre esta Fortaleza Cidade.

Minha Fortaleza da Agência Grande Fortaleza de Notícias (AGFN) que mantenho há seis anos.

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...