terça-feira, agosto 20

Microparques Urbanos do Vila Velha



Prefeitura de Fortaleza conclui obra dos Microparques Urbanos do bairro Vila Velha
Os equipamentos contam com academia ao ar livre, brinquedos, futmesa, mobiliário urbano, área de convivência e paisagismo
Fortaleza conta com duas novas áreas de lazer: os Microparques Urbanos Bosque Polar e Vila Verde já disponíveis para o público. A iniciativa faz parte do programa Fortaleza Cidade Sustentável (FCS), sob coordenação da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma).
Os equipamentos contam com academia ao ar livre, brinquedos, futmesa, mobiliário urbano, área de convivência e paisagismo, fortalecendo a política de valorização dos espaços verdes e de lazer da cidade.
O Bosque Polar está localizado em uma área de mais de 4 mil metros quadrados, já o Vila Verde tem cerca de 2 mil metros quadrados. Os Microparques transformam áreas que antes eram usadas para descarte irregular de lixo em zonas verdes acessíveis, favorecendo a integração comunitária, além de serem projetados para atender, principalmente, a primeira infância. A Capital já conta com 12 equipamentos inaugurados.
De acordo com Luciana Lobo, titular da Seuma, a meta municipal é alcançar a marca de 32 Microparques até o final do ano. 
- O Microparque se diferencia dos outros equipamentos por ter uma ideia maravilhosa, que é o brincar naturalizado. Então, a gente aproveita o máximo possível a estrutura original do terreno, intervindo pouco para que as crianças façam suas próprias brincadeiras e tendo um contato maior com a natureza".
A comunidade participa da escolha dos nomes dos microparques e acompanha de perto a supervisão das obras através de visitas guiadas. Após a entrega, há um acompanhamento contínuo de cinco meses.
Bianca Sousa, moradora da região, notou rapidamente a movimentação no novo equipamento Vila Verde. Mãe da Valentina, de 2 anos, a dona de casa elogiou a iniciativa enquanto acompanhava a filha brincando na areia. 
- Antes, aqui era escuro e cheio de lixo. Então, a diferença é grande, ficou lindo demais", compartilhou.
Em 2022, o projeto foi agraciado com o prêmio AIPH World Green City Awards, conquistando o primeiro lugar na categoria Living Green for Health and Wellbeing, em um evento realizado na Coreia do Sul. Os microparques são uma parte essencial das iniciativas do Fortaleza Cidade Sustentável, uma política que promove a valorização dos espaços verdes e harmoniza áreas construídas e naturais.
O programa conta com a colaboração da Autarquia de Urbanismo e Paisagismo (Urbfor), da Secretaria de Infraestrutura (Seinf) e da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação (Citinova).

Na Alece

 



CPI da Enel


O vereador Pedro Matos (Avante), presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Enel na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), revelou quais serão os próximos passos dos trabalhos da CPI para o segundo semestre de 2024. 
A CPI, instaurada para investigar as práticas e serviços prestados pela Enel Distribuição Ceará, está comprometida em trazer maior transparência e soluções para os problemas enfrentados pela população.
- Queremos fazer possíveis convocações com estudos técnicos de situações que possam surgir, principalmente no quesito queda de energia”, diz o parlamentar, frisando que as reiteradas denúncias desse tipo de problema justificam a preocupação específica.
Antes do recesso parlamentar, a CPI que apura supostas irregularidades na prestação de serviços por parte da empresa de energia elétrica apresentou a equipe técnica que irá atuar na instância, e definiu pontos do cronograma de atividades.
- Nosso objetivo é garantir que a Enel cumpra com suas obrigações contratuais e melhore a qualidade do serviço prestado à população. Recebemos muitas reclamações sobre falhas no fornecimento de energia, cobranças indevidas e falta de atendimento adequado. A CPI está aqui para dar voz aos consumidores”, afirma Pedro Matos.

AGFN nas Eleições 2024

O Bandplay, streaming gratuito do Grupo Bandeirantes, dá continuidade às transmissões dos debates municipais. Nesta quarta-feira (21/8), a partir das 22h30, dez cidades promovem encontros entre os candidatos à Prefeitura de:
  1. Caucaia (CE).
  2. Raposa (MA).
  3. São Gonçalo do Amarante (RN).
  4. Piracicaba (SP).
  5. São José dos Campos (SP).
  6. Marília (SP).
  7. Santos (SP).
  8. Aparecida de Goiânia (GO).
  9. Foz do Iguaçu (PR).
  10. Ibiporã (PR).

As sabatinas, realizadas por emissoras próprias e afiliadas, poderão ser acompanhadas de qualquer lugar do país, em tempo real, também pelo site Band.com.br.
Mantendo a tradição, a Band inaugurou a agenda de confrontos em 8 de agosto, quando 19 localidades do Brasil reuniram os postulantes ao cargo. No ambiente digital, 530 mil pessoas assistiram aos embates. Nas primeiras 12 horas após os eventos, foram contabilizadas mais de 4,2 milhões de visualizações. O assunto também ficou no top 10 das redes sociais por mais de 10 horas (foto Renato Pizzutto)
.
A segunda leva ocorreu em 14 de agosto, incluindo outros nove municípios: Juazeiro do Norte (CE), Parnamirim (RN) e Campina Grande (PB), no Nordeste; Sorocaba (SP), Pindamonhangaba (SP), Bauru (SP) e Uberaba (MG), no Sudeste; e Toledo (PR) e Cambé (PR), no Sul.
O aplicativo Bandplay é gratuito e está disponível para download em Smart TVs, Smartphones e pelo site www.bandplay.com.

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...