quarta-feira, março 7

IX Breast Câncer Weekend

O câncer de mama é o tipo que mais mata mulheres no Brasil e que tem uma das taxas mais altas de incidência. Para discutir os avanços da Medicina no diagnóstico e tratamento deste tipo de câncer, Fortaleza sediará na sexta (9) e sábado (10), no Hotel Gran Mareiro, um dos principais eventos de mastologia e oncologia do país, o IX Breast Câncer Weekend, reunindo grandes nomes nacionais e internacionais destas duas especialidades. Na quinta-feira (8), em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, será realizado um pré-evento gratuito na Assembleia Legislativa do Ceará com um ciclo de palestras a partir das 14 horas para discutir o “acesso” das mulheres a serviços essenciais, como terapias, palestras, o diagnóstico precoce e o tratamento do câncer. O Breast Câncer Weekend é realizado com o apoio da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) e Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC).
Para Francisco Pimentel, presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia no Ceará e um dos organizadores do evento, o Breast Câncer Weekend é um evento multidisciplinar focado no tratamento do câncer de mama. “Trazemos palestrantes de todo país, além de internacionais, experts em suas áreas, para a construção de um evento de alto nível para a promoção e educação de nossos profissionais. O objetivo final é beneficiar a cearense com câncer, através de um tratamento mais personalizado e com menor impacto na qualidade de vida”, diz. O médico complementa: “Infelizmente, a maioria dos benefícios que temos advinda dos avanços das terapias nos últimos anos não está ao alcance de todos. Precisamos de novas estratégias para incorporar o arsenal de tratamentos que temos a nossa disposição”, reforça. 
Nomes como os da médica Viviana Galimberti, mastologista de Milão (ITA), e Abram Recht, radioterapeuta professor da Harvard Medical School, em Boston (EUA), além de grandes palestrantes brasileiros estarão entre os convidados do evento. “Procuramos organizar uma programação baseada nos resultados dos últimos estudos realizados em congressos internacionais dedicados ao câncer de mama. Teremos uma sessão de discussão de casos clínicos, outra voltada para a cirurgia oncoplástica e reparadora da mama”, diz o presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica no Ceará e um dos organizadores, Markus Gifoni.
Programação
Pré-evento na Assembleia Legislativa do Ceará
Quinta-feira (8)
Ciclo de Palestras
Secretário de Saúde do Estado / Município
14h – Abertura – 15 minutos
Acesso ao diagnóstico precoce e tratamento
Francisco Pimentel – Sociedade Brasileira de Mastologia – 15 minutos.
Incorporação de novas tecnologias no combate ao câncer
Markus Gifoni – Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica – 15 minutos.
Desafios para a cobertura mamográfica no Estado do Ceará
Luiz Porto – Secretaria Estadual de Saúde – 15 minutos.
Planejamento Estratégico no combate ao Câncer de Mama no Ceará
Eduardo Cronemberger – Secretaria de Saúde do Estado – 15 minutos.
15h45 Coffe Break.
16h15
Estilo de Vida e Câncer de Mama
Daniel Gurgel – Nutricionista – 15 minutos.
Estou com Câncer. E minha família
Ana Carolina Leite - Oncologista Clínica – 15 minutos.
Direitos do paciente com Câncer
Delcilene Silva – Diretora executiva hospitalar e membro da comissão de saúde da OAB-CE
Discussão – 15 minutos.
17h
Entrega do prêmio Breast Câncer Weekend – pela atuação na oncologia no Ceará – Lúcia Alcântara.
IX Breast Câncer Weekend
Endereço: Hotel Gran Mareiro
Quando: sexta-feira (9) e sábado (10) de março de 2018
Telefone: (85) 3452-0800

Dia da Mulher-VI

O prefeito Roberto Claudio e a primeira-dama Carol Bezerra ampliam os investimentos em políticas públicas direcionadas para a primeira infância com o lançamento do programa "Unidade Amiga da Primeira Infância” e implantação do “Núcleo de Desenvolvimento Infantil na Atenção Básica (NDI)”. A solenidade de lançamento acontece nesta quinta-feira (8), às 10 horas, no Posto de Saúde Maria de Lourdes Ribeiro Jereissati, no Conjunto Tancredo Neves.
O programa "Unidade Amiga da Primeira Infância” consiste na entrega de um selo de reconhecimento aos postos de saúde que obtiverem um bom desempenho com assistência adequada e satisfatória no cuidado à criança dentro dos primeiros mil dias de vida. Para obter a certificação, a unidade de saúde deve cumprir metas relacionadas à qualificação do atendimento à primeira infância, estabelecidas pela Secretaria Municipal da Saúde.
O intuito do programa é fortalecer as ações de puericultura, que consistem no acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil, nas unidades de atenção primária no município de Fortaleza, bem como, estimular o exercício da cidadania por parte dos pais e cuidadores. Para atualizar os conhecimentos dos profissionais da rede municipal, a SMS sensibilizou e capacitou as equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) e pediatras ao longo de 2017.
Já o Núcleo de Desenvolvimento Infantil na Atenção Básica, que será implantado no Posto de Saúde Maria de Lourdes Ribeiro Jereissati, possibilitará um novo espaço de estímulo ao desenvolvimento das crianças, potencializando as atividades cognitivas, funcionais, posturais, habilidades e competências, além de promover a integração da criança em grupos familiar, social e escolar. O projeto busca ainda orientar a família e integrá-la como agente de intervenção primordial, quanto às etapas do desenvolvimento infantil, além sensibilizar os cuidadores.
A implantação do NDI, que tem parceria com a Universidade de Fortaleza (Unifor), possibilitará que crianças e suas famílias recebam acompanhamento e assistência de forma integral da Estratégia Saúde da Família (ESF) e das equipes multidisciplinares formadas por profissionais de diferentes áreas de atuação do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF).
O acompanhamento realizado no novo espaço objetiva evitar ou minimizar distúrbios do desenvolvimento, buscando ampliar a perspectiva sobre o acesso aos serviços prestados e possibilitar à criança desenvolver-se em todo o seu potencial. Inicialmente, serão atendidas no Núcleo as crianças acompanhadas pelos profissionais da unidade de saúde Maria de Lourdes. A expectativa é ampliar a iniciativa para as demais Regionais da cidade.
Serviço
Prefeitura lança projetos que fortalecem políticas públicas direcionadas para a primeira infância
Data: 8/3/18, Horário: 10h
Local: Posto de Saúde Maria de Lourdes Ribeiro Jereissati – Rua Reino Unido, 115 – Conjunto Tancredo Neves

Dia da Mulher-V

O Dia Internacional da Mulher, 8 de março, será mais um dia de resistência para as mulheres trabalhadoras. O Sindsaúde convoca as mulheres para que participem nesse dia do lançamento da campanha em defesa dos direitos das mulheres, que ocorre nesta quinta-feira, às 6h30 da manhã, em frente ao Hospital Waldemar de Alcântara. Na ocasião, será servido um café da manhã para as trabalhadoras. No mesmo horário, será realizado um ato em frente ao Hospital Otoclínica. De lá, representantes das trabalhadoras seguem para o Ato pelo Dia Internacional da Mulher, realizado pelo Movimento de Mulheres junto à Frente Brasil Popular, que ocorrerá a partir das 9 horas da manhã na Praça da Bandeira, no Centro de Fortaleza. Às 12h30, será realizado um outro ato em frente ao Hospital São Mateus.
Além dos atos com visitas aos hospitais da rede particular, a campanha também prevê a realização de audiências públicas na Assembleia Legislativa e na Câmara Municipal de Fortaleza, reunião no Ministério Público do Trabalho e na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego. Está previsto também a realização de um ato de mobilização das mulheres trabalhadoras na Praça da Lagoinha, com prestação de serviços e atividades culturais.
A campanha em defesa dos direitos das trabalhadoras ocorre em um momento em que os direitos das mulheres estão sendo ferozmente atacados pelos patrões, que decidiram escolher as trabalhadoras como principal alvo da retirada de direitos.
Saiba o que os patrões estão propondo para atacar os direitos das trabalhadoras da saúde:
Redução da estabilidade das gestantes de 90 para 30 dias após licença maternidade
Restrições para ausências no período de pré-natal
Restrições para acompanhamento de filho ao médico
Fim do direito de companheiro acompanhar mulher em consultas de pré natal
E os ataques aos trabalhadores em geral não param por aí. Os patrões oferecem um reajuste de 1,81%, que não cobre nem a inflação, e querem:
Fazer homologações nas empresas e não no sindicato
Acabar com a hora extra 100% nos feriados
Acabar com a data limite para pagamentos(5º dia útil)
Restringir o acesso ao adicional de estímulo
Retirar direitos também é uma violência!
Basta de violência contra a Mulher!
Basta de ataques aos direitos das mulheres!
Não queremos flores, queremos direitos!
Serviço: Lançamento da Campanha em Defesa dos
Direitos das Trabalhadoras
8 de março de 2018
6h30 – Hospital Waldemar de Alcântara
Rua Pergentino Maia, 1559 - Guajiru
6h30 – Hospital Otoclínica
Avenida Antônio Sales, 990 - Joaquim Távora
9h – Ato pelo Dia Internacional da Mulher
Praça da Bandeira
12h30 – Hospital São Mateus
Com informações da Assessoria de Comunicação do Sindsaúde - Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Ceará

Na Adufc

Na próxima sexta-feira (9), às 8 da manhã, na Associação dos Docentes da Universidade Federal do Ceará (Adufc), a Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), realiza audiência pública para debater as emendas do Projeto de Lei Complementar 24/2016, que dispõe sobre o novo Código da Cidade.
A Adufc fica na Avenida da Universidade, 2346 – Benfica.

Mais de 10 mil crianças beneficiadas

No dia 10 de março (sábado) a Escola Municipal João Saraiva Leão vai receber a ajuda da ONG Visão Mundial para revitalização e requalificação de vários espaços pedagógicos. Com a atuação dos voluntários, as escolas terão bibliotecas reformadas, paredes pintadas, algumas áreas decoradas. Em Fortaleza, mais de 1.000 crianças serão beneficiadas com ambientes pedagógicos requalificados durante o mês de março. A ação faz parte da campanha Doe Uma Escolha.
Pela plataforma digital (visaomundial.org/doeumaescolha), poderão ser feitas doações para os projetos na área de educação e os voluntários também podem se cadastrar para trabalhar nas ações e ajudar "doando tempo". A comunidade escolar, a família dos alunos e os voluntários irão realizar diversos mutirões de pintura, decoração, jardinagem, entre outras ações que transformam as escolas públicas em ambientes agradáveis para promover a proteção e bem-estar das crianças. No sábado (10/3), os voluntários irão pintar a estrutura da Escola Municipal Saraiva Leão.
Os espaços construídos coletivamente irão servir para o desenvolvimento das atividades pedagógicas, proporcionando um ambiente atrativo apropriado para que os alunos possam adquirir novas aprendizagens. "As escolas que não possuem as condições físicas necessárias para uma criança estudar não possibilitam que ela aprenda e desenvolvam plenamente o seu potencial", conta Andrea Freire, assessora de educação da Visão Mundial.
Ela continua: "Defendemos a igualdade de oportunidades e a maior parte das crianças que estudam em escolas públicas não possuem condições equitativas para permanecer e concluir uma formação educacional que lhes dêem as condições de escolher a profissão sonhada. Por isso, queremos que a própria comunidade escolar se mobilize para entender seus direitos e se sintam incentivados a preservar o patrimônio disponível, além de reivindicar seus direitos ao poder público", afirma Andrea sobre a importância da campanha.
A campanha está sendo realizada pelo terceiro ano consecutivo e, este ano, apoia as crianças com a finalidade de seguirem suas escolhas profissionais. A educação infantil de qualidade é um dos principais caminhos para alcançar esse objetivo, porém, de acordo com o levantamento de 2015 do Todos pela Educação, apenas 4,5% das escolas públicas do Brasil têm todos os itens de infraestrutura previstos em lei, no Plano Nacional de Educação (PNE).
Não são só as pessoas físicas podem ajudar doando tempo ou financeiramente. As empresas também poderão participar das doações. Em uma aba específica no site da campanha, cada instituição poderá escolher como gostaria de ajudar: 1) apoiando financeiramente o projeto, com doações em dinheiro que serão revertidas em livros de literatura infanto-juvenil, tablets, kits de reforma, e computadores; 2) doação de produtos, como materiais de construção, livros de literatura infanto-juvenil, computadores e tablets e apoie a melhoria da estrutura física, atividades de leitura e inclusão digital das escolas parceiras (a lista dos endereços para doações das empresas está no final do texto). As doações dos materiais de construção podem ser feitas até o dia dos mutirões, os demais objetos podem ser doados também depois do término das ações; 3) além de também poder mobilizar seus funcionários para se tornarem voluntários das ações nas escolas públicas.
Anos anteriores
Em 2016 a campanha focou na ideia de arrecadar livros paradidáticos, e o resultado final foram 42.564 livros paradidáticos arrecadados entre fevereiro e março, ajuda de 77 parceiros, R$ 223.471,00 arrecadados em livros e R$ 13.930,00 arrecadados em outros recursos, proporcionando crianças com acesso à leitura e a abertura e fortalecimento de bibliotecas públicas e comunitárias. Em 2017, o Doe uma Escolha beneficiou 5.395 crianças e adolescentes de 18 escolas públicas em 9 municípios brasileiros com kits de materiais escolares; R$ 188.825 mil foram arrecadados com os utensílios. As escolas públicas também receberam pintura, hortas e equipamentos, além de atividades lúdicas oferecidas para as crianças.
Dados
De acordo com o levantamento feito em 2015 pelo movimento Todos pela Educação, apenas 4,5% das escolas públicas do Brasil têm todos os itens de infraestrutura previstos em lei no Plano Nacional de Educação (PNE). As condições de infraestrutura são mais críticas no ensino fundamental, etapa que vai do 1º ao 9º ano: 4,8% das escolas possuem todos os itens. A pesquisa foi feita com base no Censo Escolar de 2015 e levou em consideração o acesso a energia elétrica; abastecimento de água tratada; esgotamento sanitário e manejo dos resíduos sólidos; espaços para a prática esportiva e para acesso a bens culturais e artísticos; e, equipamentos e laboratórios de ciências. Foi considerada ainda a acessibilidade às pessoas com deficiência.
Ainda sobre a má qualidade da infraestrutura das escolas, apenas 37% das escolas públicas têm bibliotecas; 42% possuem laboratórios de informática; 34% possuem quadra; 16% têm sanitário fora da escola, segundo dados do Censo Escolar/ INEP, de 2016.
Além da infraestrutura, a qualidade da educação oferecida no país não atende às expectativas de aprendizagem adequada à idade e série das crianças. Segundo pesquisas da Prova Brasil, de 2015, apenas 50% das crianças do 5º ano do Ensino Fundamental possui estudo adequado nas áreas de língua portuguesa e 39% matemática. Entre os alunos do 9º do Ensino Fundamental, 14% possuem aprendizagem adequada em matemática e 30% em língua portuguesa.
SERVIÇO
Escola Municipal João Saraiva Leão
Data: Sábado (10/3)
Horário: 9 às 11 horas
Endereço dos escritórios da Visão Mundial para doação de materiais pelas empresas:
Fortaleza
Rua 14 - Nº 36
Conjunto Pequeno Mondubim
Fone: (85) 3252-8867
Sobre a Visão Mundial
Maior ONG humanitária do mundo, a Visão Mundial Brasil integra a parceria World Vision International, que está presente em cerca de 100 países. No País, a Visão Mundial atua desde 1975 em 10 estados, beneficiando 2,7 milhões de pessoas com projetos nas áreas de educação, saúde/proteção da infância, desenvolvimento econômico e promoção da cidadania. Seus projetos e programas têm como prioridade as crianças e adolescentes que vivem em comunidades empobrecidas e em situação de vulnerabilidade. Mais de 80 mil crianças são atendidas anualmente pela organização. Nesses 40 anos de atuação no Brasil, a Visão Mundial se consolida como uma organização comprometida com a superação da pobreza e da exclusão social - visaomundial.org.br

Dia da Mulher +1K

Você é nosso convidado para o treino especial Hapvida+1k em homenagem ao Dia Internacional da Mulher! Chegue cedo! As camisas são gratuitas e limitadas, a entrega será feita somente no dia do evento, das 6 às 7 horas, podendo esgotar antes do horário de encerramento. O evento é gratuito, aberto ao público e não necessita realizar inscrição.
Data: 10 de Março.
Horário: a partir das 6h.

CONFIRA ONDE SERÃO NOSSOS TREINOS

Fortaleza/CE: Aterro da Praia de Iracema, próximo a Rua Francisco Virgílio de Vasconcelos. (Programação Esportiva: Aula de Zumba; Treino de corrida com variação de terreno; Atividades Kids; Funcional).
Maceió/AL: Praça Multieventos - Av. Dr. Antônio Gouveia, s/n, 

Amanhã na CMFor

Pauta da Sessão Plenária 12ª Sessão Ordinária da 2ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura, amanhã, na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor):
Matérias do Expediente
Projeto de Lei Ordinária Autor: Iraguassú Filho DECLARA DE UTILIDADE PÚBLICA A ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA DOS MORADORES DO BAIRRO FLORESTA - ACFLOR, NA FORMA QUE INDICA.
Projeto de Lei Ordinária Autor: Plácido Filho NORMATIZA A ADMINISTRAÇÃO DE REMÉDIOS EM ALUNOS PELOS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO, NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA.
Projeto de Lei Ordinária Autor: Célio Studart PERMITE ACESSO AS PESSOAS COM DIABETES PORTANDO EQUIPAMENTO DE MONITORAMENTO DE GLICEMIA, INSULINA, INSUMOS, PORÇÕES PEQUENAS DE ALIMENTOS E BEBIDAS NÃO ALCOÓLICAS NOS ESPAÇOS E EVENTOS PÚBLICOS E PRIVADOS NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
Projeto de Lei Ordinária Autor: Célio Studart INSTITUI A CAMPANHA " NÃO É NÃO", NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
Projeto de Lei Ordinária Autor: Célio Studart INCLUI O INCISO IX AO PARÁGRAFO ÚNICO DO ARTIGO 41 DA LEI MUNICIPAL Nº 7.163/92, A FIM TRATAR SOBRE A SEGURANÇA NA REDE TRANSPORTE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA. PARA COMISSÃO 
Projeto de Lei Ordinária Autor: Célio Studart DISPÕE SOBRE DESCONTO NO RECOLHIMENTO DE IMPOSTO PREDIAL E TERRITORIAL URBANO (IPTU) AO CONTRIBUINTE QUE ADOTAR ANIMAIS ABANDONADOS, NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
Projeto de Resolução Autor: Evaldo Costa ACRESCE A ALÍNEA C AO INCISO 10 DO ARTIGO 61, DO REGIMENTO INTERNO DA CÂMARA MUNICIPAL DE FORTALEZA, CRIANDO UMA COMPETÊNCIA À COMISSÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA, NA FORMA QUE INDICA.
Projeto de Resolução Autor: Jorge Pinheiro CRIA O CONCURSO DE REDAÇÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE FORTALEZA, DENOMINADO "CONSCIÊNCIA AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE" NA FORMA QUE INDICA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. PARA COMISSÃO 9 IND 61/2018 - Indicação Autor: Plácido Filho DISPÕE SOBRE O FOMENTO E ESTÍMULO À ATIVIDADES DE ESPORTE, TENDO EM VISTA O ATENDIMENTO A PESSOAS COM IDADE IGUAL OU SUPERIOR A 60 ANOS, BEM COMO DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
Indicação Autor: Acrísio Sena DISPÕE SOBRE ADMISSÃO DE DIPLOMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO POR INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR REGULARES DE PAÍSES MEMBROS DO MERCOSUL PARA FINS DE ENSINO E PESQUISA NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA.
Indicação Autor: Soldado Noelio CONCEDE GRATUIDADE NO TRANSPORTE PÚBLICO COLETIVO URBANO DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA PARA AGENTES PENITENCIÁRIOS.
Indicação Autor: Cláudia Gomes DISPÕE SOBRE A INCLUSÃO DE PSICOPEDAGOGOS NAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE FORTALEZA, NA FORMA QUE INDICA.
Requerimento Autor: Emanuel Acrízio REQUER A REALIZAÇÃO DE AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DEBATER O PROJETO QUE ASSEGURA ÀS FAMÍLIAS DE BAIXA RENDA ASSISTÊNCIA TÉCNICA PÚBLICA E GRATUITA PARA O PROJETO E A CONSTRUÇÃO DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL.
Requerimento Autor: Márcio Martins REQUER A REALIZAÇÃO DE AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DEBATER A REGULAMENTAÇÃO DE TRANSPORTE DE PASSAGEIROS POR APLICATIVOS NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA.
Projeto de Lei Ordinária Autor: Didi Mangueira DENOMINA DE SECRETÁRIO ESCOLAR FRANCISCO DE ASSIS MOREL FERNANDES UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA.
Projeto de Decreto Legislativo Autor: Idalmir Feitosa CONCEDE O TÍTULO DE CIDADÃ HONORÁRIA DE FORTALEZA A SENHORA FRANCISCA ELIANA GOMES DOS SANTOS, VEREADORA DE FORTALEZA.
Projeto de Decreto Legislativo Autor: Adriano Bento CONCEDE O TÍTULO DE CIDADÃO DE FORTALEZA AO MÉDICO E PREFEITO DO EUSÉBIO, ACILON GONÇALVES PINTO JÚNIOR, POPULARMENTE CONHECIDO COMO DR. ACILON.
Protocolo da Casa Autor: Outros PFM-M SECRETARIA MUNICIPAL DOS DIREITOS HUMANOS SOCIAL - INFORMO RELATÓRIO DO PRIMEIRO ANO DE GESTÃO DA SECRETARIA DOS DIREITOS HUMANOS E DESENVOLVIMENTO SOCIAL, A FIM DE COMPARTILHAR OS IMPORTANTES RESULTADOS ALCANÇADOS EM 2017. PARA DAR CIÊNCIA AO PLENÁRIO 
Requerimento Autor: Raimundo Filho REQUER QUE SEJA INSERIDO NOS ANAIS D ESTA CASA A MATÉRIA INTITULADA: " GIGANTE COMPLETA SEIS DÉCADAS" EM COMEMORAÇÃO AOS 60 ANOS DE EXISTÊNCIA DO CINETEATRO SÃO LUIZ, PUBLICADA NO DIÁRIO DO NORDESTE DO DIA 28 DE FEVEREIRO DE 2018.
Requerimento Autor: Raimundo Filho REQUER QUE SEJA INSERIDO NOS ANAIS D ESTA CASA A MATÉRIA INTITULADA: " AUMENTO E COMBUSTÍVEL - OAB - 10 DIAS PARA ENVIO DE DADOS", PUBLICADA NO DIÁRIO DO NORDESTE DO DIA 28 DE FEVEREIRO DE 2018. 
Requerimento Autor: Bá REQUER A TRANSCRIÇÃO PARA OS ANAIS DESTA CASA LEGISLATIVA MUNICIPAL, DA MATÉRIA CASOS DE ARBOVIROSES DIMINUEM NO CEARÁ EM 2018 ", PUBLICADA NO JORNAL O POVO ,EDIÇÃO DE 28 DE FEVEREIRO DE 2018.
Requerimento Autor: Bá REQUER A TRANSCRIÇÃO PARA OS ANAIS DESTA CASA LEGISLATIVA MUNICIPAL ,DA MATÉRIA " A VIOLÊNCIA E AS CONSEQUÊNCIAS DE SUA DIVULGAÇÃO ", PUBLICADA NO JORNAL O POVO , EDIÇÃO DE 28 DE FEVEREIRO DE 2018.
Requerimento Autor: Benigno Júnior REQUER A OUTORGA DA MEDALHA BOTICÁRIO FERREIRA AO ECONOMISTA JOSÉ RAFAEL NETO.
Requerimento Autor: Frota Cavalcante REQUER A TRANSCRIÇÃO DA MATÉRIA: "PROGRAMAÇÃO DE MARÇO DA CAIXA É DEDICADA A MULHER E AO MARACATU". JORNAL O ESTADO, 28/02/2018. PARA ORDEM DO DIA 25 REQ 884/2018 - Requerimento Autor: Frota Cavalcante REQUER A TRANSCRIÇÃO DA MATÉRIA: "VERGONHA: CEARÁ TEM 310 LIXÕES". JORNAL O POVO, 28/02/2018.
Requerimento Autor: Didi Mangueira REQUER O REGISTRO NOS ANAIS DESTA CASA UMA MATÉRIA VEICULADA NO JORNAL DIÁRIO DO NORDESTE, EDIÇÃO DE 24 DE FEVEREIRO DE 2018 INTITULADA: "PROJETO REDUZ ABANDONO E EVASÃO ESCOLAR EM FORTALEZA".
Requerimento Autor: Márcio Cruz REQUER A TRANSCRIÇÃO NOS ANAIS DESTA CASA DA MATÉRIA INTITULADA "OPERAÇÃO VULCÃO - EXÉRCITO DESTRÓI 2,4 MIL ARMAS DE FOGO", VEICULADA NO O ESTADO EM 01 DE MARÇO DE 2018.
Requerimento Autor: Márcio Cruz REQUER A TRANSCRIÇÃO NOS ANAIS DESTA CASA DA MATÉRIA INTITULADA: "JANGURUSSÚ - PREFEITURA ENTREGA PRIMEIRA TORRES DE MONITORAMENTO", VEICULADA NO O DIÁRIO DO NORDESTE EM 01 DE MARÇO DE 2018.
Requerimento Autor: Márcio Cruz REQUER A TRANSCRIÇÃO NOS ANAIS DESTA CASA DA MATÉRIA INTITULADA: "CAMILO SANTANA REFORÇA IMPLANTAÇÃO DO CENTRO DE INTELIGÊNCIA DA PF DO CEARÁ", VEICULADA NO O ESTADO EM 01 DE MARÇO DE 2018.
Requerimento Autor: Odécio Carneiro REQUER QUE SEJA INSERIDA NOS ANAIS DESTA CASA A MATÉRIA INTITULADA "VEREADOR PROPÕE SELO ANTICORRUPÇÃO EM FORTALEZA, VEICULADA NO JORNAL O ESTADO.
Requerimento Autor: Odécio Carneiro REQUER QUE SEJA INSERIDA NOS ANAIS DESTA CASA A MATÉRIA INTITULADA "DECON E OAB INVESTIGAM AUMENTO DOS PREÇOS DE COMBUSTÍVEIS NO CEARÁ". SITE G1 EM 27/02/2018.
Requerimento Autor: Odécio Carneiro REQUER QUE SEJA INSERIDA NOS ANAIS DESTA CASA A MATÉRIA INTITULADA "JUNGMANN: DE DIA, CLAMAM CONTRA A VIOLÊNCIA. DE NOITE FINANCIAM O CRIME COM O CONSUMO DE DROGAS. SITE FOCUS EM 27/02/2018.
Requerimento Autor: Odécio Carneiro REQUER QUE SEJA INSERIDA NOS ANAIS DESTA CASA A MATÉRIA INTITULADA "JUIZ DO PORSCHE DE EIKE É CONDENADO A 52 ANOS DE PRISÃO POR DESVIO MILIONÁRIO EM VARA", SITE JOTA EM 20/02/2018.
Requerimento Autor: Cláudia Gomes REQUER A TRANSCRIÇÃO NOS ANAIS DESTA CASA LEGISLATIVA DA MATÉRIA PUBLICADA NO SÍTIO ELETRÔNICO DO JORNAL O POVO, 01/03/2018 COM O TÍTULO: "SECRETARIA VAI À CÂMARA DISCUTIR ALTERAÇÕES NO CÓDIGO DA CIDADE".
Requerimento Autor: Cláudia Gomes REQUER A TRANSCRIÇÃO NOS ANAIS DESTA CASA LEGISLATIVA DE MATÉRIA PUBLICADA NO SÍTIO ELETRÔNICO DO JORNAL O POVO. "TORRE DE OBSERVAÇÃO FUNCIONA A PARTIR DE HOJE NO JANGURUSSÚ, EM 01/03/2018.
Requerimento Autor: Bá REQUER A TRANSCRIÇÃO PARA OS ANAIS DESTA CASA LEGISLATIVA MUNICIPAL, DA MATÉRIA "ALFREDO MARQUES RECEBE MEDALHA BOTICÁRIO FERREIRA", PUBLICADA NO PORTAL O ESTADO, EDIÇÃO DE 01/03/2018.
Requerimento Autor: Bá REQUER A TRANSCRIÇÃO PARA OS ANAIS DESTA CASA LEGISLATIVA MUNICIPAL, DA MATÉRIA "ALFREDO MARQUES RECEBE MEDALHA BOTICÁRIO FERREIRA NA CÂMARA MUNICIPAL DE FORTALEZA", PUBLICADA NO PORTAL CEARÁ NEWS, EDIÇÃO DE 1/3/2018.
Matérias da Ordem do Dia
Projeto de Lei Complementar Autor: Roberto Cláudio Rodrigues Bezerra MENSAGEM Nº 045/2017- DISPÕE SOBRE DA CRIAÇÃO DA UNIDADE DE GERENCIAMENTO DO PROJETO DE FORTALECIMENTO DE INCLUSÃO SOCIAL E REDES DE ATENÇÃO - UGP/PROREDES FORTALEZA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS 2ª DISCUSSÃO
Projeto de Lei Ordinária Autor: Dr. Porto INSTITUI NO CALENDÁRIO OFICIAL DE EVENTOS DO MUNICIPIO DE FORTALEZA AO "JUNHO VERMELHO" Á REALIZAÇÃO DE AÇÕES PARA CONSCIENTIZAÇÃO DE DOAÇÃO DE SANGUE. DISCUSSÃO ÚNICA
Grande Expediente
PROF. ELÓI/PATRIOTA
RAIMUNDO FILHO/PRTB
RENAN COLARES/PDT
SALMITO FILHO/PDT
SOLDADO NOÉLIO/PR
ZIÊR FÉRRER/PDT
LIDERANÇA PARTIDÁRIA: PTC/SD/PCdoB/MDB/PP
LIDERANÇA DA OPOSIÇÃO
LIDERANÇA DO EXECUTIVO

Dia da Mulher-III





Para homenagear as mulheres, o Dragão do Mar preparou uma super programação, durante todo o mês de março. Nesta quinta-feira (8), o centro de arte e cultura abre /Simultâneos/, exposição que traz quatro minimostras que abordam questões ligadas às mulheres, a partir das 19h, no Museu de Arte Contemporânea do Ceará, e realiza o show Bárbaras Mulheres, com apresentações dos projetos Androginismo, do coletivo artístico As Travestidas, e Las Tropicanas, a partir das 20h, no Anfiteatro Sérgio Motta. As programações são gratuitas, sendo necessária a retirada de ingressos para o show, duas horas antes, na bilheteria do Dragão do Mar. Os ingressos são limitados à capacidade do local. Será permitida a retirada de apenas dois bilhetes por pessoa, mediante apresentação de documento de identificação com foto. 
No dia 8 de março, a partir das 19h, o Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC|CE) abre /Simultâneos/, bloco composto por quatro pequenas mostras que trazem trabalhos produzidos por mulheresou que fazem referência a questões ligadas ao feminino.
O maranhense Thiago Martins de Melo apresenta um conjunto poético que convida o público a discutir o colonialismo por meio da metanarrativa. Com o filme de animação “Barbara Balaclava” (2016), o artista apresenta a trajetória de uma mártir anônima, desde a desapropriação e massacre de sua aldeia e sua morte sob tortura policial, até sua experiência como "encantada", encontrando a si mesma em encarnação anterior e culminando em seu batismo no coração de Pindorama. Bárbara balaclava é uma narrativa anarco-xamanista de transcendência da luta anticolonialista.
/Simultâneos/ traz ainda “Montar uma Ruína”, de Lis Paim. A artista visual baiana radicada em Fortaleza exibe, pela primeira vez, seu arquivo audiovisual constituído a partir da edificação em ruína do Alagoas Iate Clube - o Alagoinha, um antigo clube modernista localizado dentro do mar da orla de Ponta Verde, na cidade de Maceió (AL). Alvo de peculiares ocupações transitórias e de ameaças constantes de desaparecimento desde o momento da sua desapropriação e abandono pelos vários governos em Alagoas, a imagem do Alagoinha na paisagem urbana é a de um apêndice; uma aresta consentida e mal aparada de Maceió: um lugar de limbo.
Em outra sala, o MAC|CE apresenta “Telma Saraiva - Artífice da Imagem”. A mostra aproxima dois pequenos núcleos de fotografias, um na dimensão do doméstico, que retrata a sua filha Edilma Saraiva em diferentes fases, e outro composto por um conjunto de fragmentos de álbuns de família da cidade de Várzea Alegre/CE, a partir de um conjunto de imagens produzidas pelo Foto Saraiva, pela artista Telma Saraiva, que evidencia a sofisticação de pensar, executar e reinventar a fotografia na metade do século passado, no Cariri cearense (Crato), ao inovar, à época, com o uso da fotopintura, detalhamento de fotografias a partir de pintura com tintas, técnica que a projetou nacionalmente.
Na Sala Experimental, a curadora Carolina Vieira elege algumas obras do Acervo MAC e da Pinacoteca do Estado do Ceará e apresenta um recorte que tem a proposta de envolver principalmente mulheres, mas não necessariamente falar do feminino. Há trabalhos que apresentam, de alguma maneira, a energia feminina ao exibir imagens que remetem às noções de trama, memória, conexão e rede de apoio. O trabalho manual aparece em obras que envolvem tapeçaria, desenhos, instalação e pinturas. A sala apresenta duas obras bastante significativas: uma imagem de Nossa Senhora com seu manto coberto de carrapichos, do artista Euzébio Zloccowick, e uma gravura de Nossa Senhora dos Escribas, de Francisco de Almeida. Elas são o ponto de partida para pensar a organização das demais obras. De um lado, uma parede com obras totalmente brancas, com molduras brancas, montadas num fundo branco, e, do lado oposto, uma parede tomada por uma tapeçaria caoticamente colorida. Essas duas paredes são compostas por trabalhos de três artistas mulheres - Heloísa Juaçaba, Guiomar Marinho e Laura Vinci -, quase como uma intenção de criar um campo de força, com linhas invisíveis, que atravessam toda a sala.
/ Simultâneos / segue em cartaz até 29 de abril. O acesso é gratuito. Visitação até 13 de maio de 2018, de terça a sexta-feira, das 9h às 19h (com acesso até as 18h30); e aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h (com acesso até as 20h30).
O ciclo Bárbaras: mulheres do Ceará
Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, efeméride comemorada no dia 08 de março, o Dragão do Mar preparou o ciclo “Bárbaras: mulheres do Ceará, que ofertará ao público, ao longo do mês, atrações em linguagens diversas, a maioria delas gratuita. A programação destaca figuras femininas que marcaram a história do Ceará e continuam a ser referência na cultura, nos movimentos sociais, na política e nas artes. Bárbara de Alencar, Maria Luíza Fontenele, Rachel de Queiroz, Maria da Penha, Preta Simoa, Cacique Pequena, Violeta Arraes e Amelinha são homenageadas com grandes painéis que ocuparão espaços do centro cultural, identidade visual criada pelas ilustradoras Nadiuska e Priscila Furtado (Uinverso).
Serviço: Programação “Bárbaras: Mulheres do Ceará”
Abertura das exposições /Simultâneos/: 19h, no Museu de Arte Contemporânea do Ceará. Acesso gratuito.
Show Bárbaras Mulheres: 20h, no Anfiteatro. Acesso gratuito com retirada de acesso na bilheteria, no dia, duas horas antes da abertura, com retirada de até dois ingressos por pessoa (mediante apresentação de RG).
A programação completa pode ser conferida no site www.dragaodomar.org.br.

Dia da Mulher-II


Dia da Mulher-I


Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, 8 de março, o RioMar Kennedy oferece um espaço exclusivo com serviços de beleza e bem-estar gratuitos até o dia 11 de março. O Lounge Mulher está em sua segunda edição e traz serviços, como limpeza e hidratação facial, nutrição capilar, maquiagem, penteados, corte de cabelo, SPA para os pés, esmaltação de unhas e massagens terapêuticas com grupos de pessoas com deficiência visual do Projeto Visão nas Mãos da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE).

O espaço fica das 14h às 20h, no Piso L2 do RioMar Kennedy, próximo à Lojas Americanas.

Espetáculo
Ainda no dia 8 de março, a Escola de Ballet Goretti Quintela realiza uma apresentação na Praça de Eventos do Piso L3, a partir das 19h, com entrada gratuita.

Serviço
Lounge Mulher RioMar Kennedy
Data: até 11 de março
Horário: 14h às 20h
Local: Piso L2 - RioMar Kennedy (Av. Sargente Hermínio Sampaio, 3100 – Presidente Kennedy)
Telefone: 3089.0909
Entrada gratuita

Programação
Quarta-feira 7/3
14h às 20h – Escova, esmaltação de unhas, hidratação capilar e corte com Larissa Melo Beauty Center, massagem terapêutica e maquiagem com consultoras da Mary Kay

Quinta-feira 8/3
14h às 20h – Escova, esmaltação de unhas, hidratação capilar e corte com Larissa Melo Beauty Center, massagem terapêutica, maquiagem e limpeza de pele com consultoras da Boticário

19h – Apresentação da Escola de Ballet Goretti Quintela

Sexta-feira 9/3
14h às 20h – Nutrição facial, corte de cabelo, penteados, SPA dos pés, esmaltação de unhas e maquiagem com a IAP Cosméticos

Sábado 10/3
14h às 20h - Nutrição facial, penteados, esmaltação de unhas e maquiagem com a IAP Cosméticos

Domingo 11/3
14h às 20h – Nutrição facial, corte de cabelo, penteados, SPA dos pés, esmaltação de unhas e maquiagem com a IAP Cosméticos

Fala Ciro Gomes

O presidenciável hoje em Ciro Gomes em Brasília:

https://www.facebook.com/cirogomesoficial/videos/1579908545463152/?notif_id=1520459143052383&notif_t=live_video

Endeavor e EY promovem discussão sobre oportunidades no mercado com Ari Neto

Amanhã (8), a Endeavor e a EY (Ernst & Young) realizam o Conexões CE. Direcionado para 80 convidados exclusivos, o evento será um momento de troca de experiências e networking. Na ocasião, o empresário Ari de Sà Cavalcante Neto, CEO do Sistema Ari de Sá, irá discutir como unir forças e criar oportunidades para a construção de um ambiente de alto crescimento para as empresas cearenses.
Durante o encontro a Endeavor apresentará sua nova diretora geral, Camilla Junqueira, que assumiu recentemente o comando da ONG após um processo de transição profissional. Também estarão presentes representantes de empresas como Abax, Cieli di Toscana, CHC Advocacia, Cheppitos, Clínica SIM, Companhia de Gás do Ceará – CEGÁS, Delfos Intelligent Maintenance, Dogville MensWear, Dominus, Elephant, Enovar, FB Idéias, Febracis, Fortbrasil, Go Case, Gomes de Matos Consultores Associados, Grupo Geppos. Happy Code, Impacto, Itaú, Meia Sola, Nossa Fruta, Pathfind, San Paolo Gelato, TBM Têxtil, Santander S.A e Trixlog.
Luiz Sergio, CEO da EY no Brasil, representa a consultoria, que tem histórico de apoio a iniciativas empreendedoras no Brasil. Há 20 anos a EY realiza no País o Empreendedor do Ano, que reconhece a inovação, conquistas e criação de oportunidades por empresários. Os participantes desse evento têm papel essencial para o crescimento econômico e ajudam a aprimorar ainda mais o ambiente de negócios. 
Sobre a Endeavor - A Endeavor é uma organização global e sem fins lucrativos de fomento ao empreendedorismo. No Brasil desde 2000, existe para multiplicar o poder de transformação do empreendedor brasileiro. Para isso, seleciona e apoia os empreendedores com maior potencial de crescimento e impacto, compartilha suas histórias e aprendizados, e promove estudos para direcionar as políticas públicas com vistas a aperfeiçoar o ambiente de negócios no Brasil. Só em 2016, apoiou diretamente empreendedores que juntos geraram quase R$ 4 bilhões em receita, e inspirou 7 milhões de pessoas por meio do seu Portal.
Sobre a EY - A EY é líder global em serviços de Auditoria, Impostos, Transações Corporativas e Consultoria. Nossos insights e os serviços de qualidade que prestamos ajudam a criar confiança nos mercados de capitais e nas economias ao redor do mundo. Com isso, desempenhamos papel fundamental na construção de um mundo de negócios melhor para nossas pessoas, nossos clientes e nossas comunidades.
No Brasil, a EY é a mais completa empresa de Auditoria, Impostos, Transações Corporativas e Consultoria, com 5.000 profissionais que dão suporte e atendimento a mais de 3.400 clientes de pequeno, médio e grande portes.
A EY Brasil é referência na implementação de políticas de mobilidade corporativa, com destaque para o conceito de Escritório do Futuro – local que privilegia a colaboração, a flexibilidade e o engajamento das pessoas por meio de áreas comuns, rotatividade de estações de trabalho e otimização do uso de recursos tecnológicos.

Camilo recebe Mérito Educacional

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT) recebeu hoje, em Brasília, a Medalha do Mérito Educativo:

https://www.facebook.com/camilosantana/videos/2104756986423550/?notif_id=1520458535479834&notif_t=live_video

CMFor homenageia 50 anos da Aprece

Hoje a Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) completará 50 anos de fundação. Para homenagear a entidade por sua grande trajetória de trabalho em defesa dos municípios cearenses e das causas municipalistas, a Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) por requerimento de seu presidente, vereador Salmito Filho (PDT) realiza sessão solene, logo mais às sete da noite, no Plenário Fausto Arruda. Já estão confirmadas as presenças de prefeitos das mais diversas regiões do Estado, além de políticos e autoridades do Ceará.
Sob o comando de Antonio Fradique Accioly, há meio século, a Aprece foi fundada, no intuito de defender os interesses das gestões municipais e lutar pelo fortalecimento do municipalismo cearense. Após quase meio século desempenhando essa missão fundamental para o pleno desenvolvimento do Estado, a entidade chega a um patamar diferenciado de reconhecimento pela efetividade e importância de suas ações.
A Aprece tornou-se referência estadual, regional e nacional, devido a suas atuações na defesa da causa municipalista. Ao longo dos anos, vem firmando-se como um instrumento fundamental de integração para o efetivo desenvolvimento dos municípios.
Atualmente sob a presidência do prefeito de São Benedito, Gadyel Gonçalves, tendo como vice o prefeito de Cedro, Nilson Diniz, e gestores de todas as regiões do Estado compondo sua diretoria executiva; a Aprece lança-se a novos desafios rumo a um salto ainda maior de qualidade em seu trabalho. Entender as reais necessidades dos municípios, ouvindo e acolhendo as demandas dos gestores, é uma prerrogativa que vem sendo colocada em prática diariamente.
Exemplo disso foi a criação das Redes Técnicas da Aprece, com ações importantes nas mais diversas áreas da gestão municipal. Essa iniciativa, cujos primeiros resultados já começaram a aparecer, visa formar canais permanentes de troca de informações e repasse de conhecimento para os municípios nas mais diferentes áreas da gestão. Dessa forma, são realizadas capacitações e ações atendendo às necessidades mais urgentes na Saúde, Educação, no Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente, Desenvolvimento Social, Esporte e Juventude, Turismo e Cultura, e na Infraestrutura.
A Aprece passou recentemente por uma complexa reestruturação organizacional, parte para a finalização de um planejamento estratégico, no intuito de se tornar uma entidade cada vez mais reconhecida por suas ações municipalistas, trabalhando para solidificar sua credibilidade perante a sociedade e instituições correlatas. O objetivo maior é que a Aprece possa estar sempre acompanhando as mudanças e evoluções necessárias para continuar com seu trabalho municipalista diferenciado e determinante nos próximos anos e ao longo de várias outras décadas.

Rio Energy recebe o BNDES para visitas em Itarema

A Rio Energy, desenvolvedora e operadora de projetos de energia renovável, recebeu o Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) para realização de visitas técnicas de seis projetos sociais desenvolvidos pela companhia e financiados pelo banco na região de Itarema.
As visitas aconteceram nos dias 5 e 6 de março e estiveram presentes Geórgia Romeiro e André Luiz Brandão, representando o BNDES, diretores e membros da Rio Energy e representantes da Prefeitura Municipal de Itarema e dos projetos sociais.
A Rio Energy está presente no Estado do Ceará com o Complexo Eólico de Itarema. A companhia tem como premissa gerar desenvolvimento econômico e social nos locais onde atua e, nos últimos três anos, junto a autoridades e moradores da cidade buscou entender as necessidades locais e trabalhou em projetos que contribuem para o crescimento da região, sejam eles por meio de obras para construção e reforma de espaços, treinamentos e orientação aos produtores e trabalhadores locais ou aquisição e doação de equipamentos e ferramentas.
A companhia contribui com a comunidade de Itarema através dos seguintes projetos:
Projeto de Artesanato – Art Itarema e Art Almofala
Desenvolvido com diversas comunidades em parceria com a Prefeitura Municipal de Itarema, o projeto contribuiu para a capacitação de 40 artesãs locais gerando diversificação dos produtos oferecidos, aumento do valor médio dos itens comercializados e fortalecimento institucional das artesãs locais em decorrência da criação de pontos de comercialização.

Estruturação do Hospital Natércia Rios

A Rio Energy fez a doação de diversos equipamentos para a sala de estabilização e centro cirúrgico. O propósito da parceria com a Prefeitura Municipal de Itarema é contribuir para a estrutura da unidade de saúde e o atendimento à comunidade local, reduzindo o número de pacientes em lista de espera para cirurgias e diminuindo significativamente o número de pacientes transferidos para outros centros de saúde.

Cooperativa de Marisqueiras de Porto dos Barcos
Neste projeto, a Rio Energy realizou uma obra de reforma e construção da Sede das Marisqueiras e investiu em capacitação em empreendedorismo para aproximadamente 25 produtoras locais de mariscos da Comunidade Porto dos Barcos.
A partir destas iniciativas, condições para o beneficiamento dos mariscos foram criadas e as marisqueiras capacitadas para gestão dos negócios e agregação de valor ao trabalho desenvolvido no espaço. Agora, elas podem diversificar os produtos oferecidos e aumentar o valor médio do quilo de marisco vendido pela cooperativa.
Sistemas de abastecimento de água
A Rio Energy trabalhou em projetos de melhoria no abastecimento de água na região. Foram realizadas 90 novas ligações de água em Sítio Moreira e Córrego Grande e a perfuração de poços nas localidades de Moreira, Morro do Comum, Morro da Sinhá e Sítio Alegre. Além disso, uma rede de distribuição foi construída nas localidades de Moreira, Morro do Comum, Morro da Sinhá, Sítio Alegre e Córrego.
A obra está sendo entregue ao Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar), que será responsável pela manutenção e operação do sistema a partir de uma metodologia comunitária.
Com a entrega destas projetos, a Rio Energy contribui para a melhoria da qualidade de vida das famílias que agora têm acesso regular à água e, também, na redução da incidência de doenças infecciosas. Além do mais, favorece o desenvolvimento socioeconômico, pois as famílias podem produzir e comercializar alimentos.
Pavimentação de vias
A empresa efetuou a pavimentação asfáltica de quatro quilômetros nas faixas de rolagem nas comunidades Campestre e Gargoê. A obra traz muitos benefícios para a população, como melhoria das condições de mobilidade, redução do tempo de viagem entre as comunidades, diminuição de doenças respiratórias e favorecimento das condições para o desenvolvimento econômico local.
Sobre a Rio Energy
A Rio Energy é um grupo comprometido com o futuro sustentável por meio do desenvolvimento, construção e operação de projetos de geração de energia renovável com os mais altos padrões de qualidade, criando valor social e econômico para as comunidades locais e parceiros.
Fundado em 2012, o grupo já conta com 484,65MW em contratos de venda de energia de dois complexos eólicos em operação, Eólicas Caetité (54,4MW), na Bahia, e Eólicas Itarema (207MW), no Ceará, e um em implantação, Eólicas Serra da Babilônia (223,25MW), também na Bahia, além de um portfólio de desenvolvimento de 2GW de fontes renováveis.

Cholet lança nova coleção


A grife cearense Cholet promove nesta quinta-feira (8) um coquetel em sua loja do shopping Rio Mar Fortaleza, com uma coleção que apresenta o contraponto entre o feminino e o masculino com peças inspiradas na alfaiataria tipicamente masculina e a silhueta delicada e feminina da mulher. Tudo em primeira mão para o público da sua cidade natal.
Das 18 até as 22 horas, a loja estará pronta para receber seus clientes e amigos, com a presença da diretora de estilo da marca, Denise Roque.

Com muita honra

Dois mortos e 11 feridos em rebelião em Pentecoste

Dois mortos e 11 feridos. Este o saldo da rebelião na manhã de hoje, na cadeia pública de Pentecoste, a 92 quilômetros de Fortaleza. Nota da Secretaria ​de Justiça destaca que os presos começaram uma briga entre grupos rivais cedo, provocando duas mortes e 11 detentos feridos. Os dois presos morreram a caminho do hospital. A Sejus informa que os feridos foram atendidos em hospitais de cidades vizinhas, na Unidade de Pronto Atendimento (Upa) de Pentecoste, na própria cadeia e transferidos para o Instituto José Frota (IJF), em Fortaleza. As causas são apuradas pela delegacia de Pentecoste. 
Nota da Secretaria de Segurança Pública informa que a Polícia Militar local e o Comando Tático Rural (Cotar) foram acionados para a ocorrência. Um helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) sobrevoou a área e realizou o translado das vítimas para IJF. 
Foram apreendidos cossocos e três armas de fogo no local. A vistoria na cadeia pública continua. Os mortos ainda não foram identificados. 

Chambinho do Acordeon é cidadão fortalezense


A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) realizou sessão solene para a outorga do Título de Cidadão de Fortaleza a Nivaldo Expedito de Carvalho-“Chambinho do Acordeon” (foto André Lima).
A homenagem foi proposta pelo presidente da CMFor, vereador Salmito Filho (PDT), através do Projeto de Decreto Legislativo 0003/2018, subscrito pelos vereadores Acrísio Sena (PT), Benigno Júnior (PSD), Julierme Sena (PR), Michel Lins (PPS), Plácido Filho (PSDB), Zier Férrer e aprovado por unanimidade pelos vereadores da Casa.
A sessão foi presidida por Salmito Filho e a mesa solene contou com as presenças de Lula Morais, Deputado Estadual; Ronaldo Borges, Secretário-Executivo das Cidades; Demétrio Sáter, Juiz e Direito; e Paulo Wanderley, Consultor do Filme Gonzaga de Pai para Filho.
Em suas palavras de saudação ao homenageado e aos presentes, Salmito Filho disse ser uma noite de muita emoção. “Gostaria muito de ter talento para expressar o que particularmente estou sentido nessa noite. Me deem a licença de fazer da forma que sei fazer que é falando, discursando e principalmente usando o sentimento e a alma nesse momento. Essa casa é um dos dois poderes constituídos do município, que representa a população, que tem a legitimidade de representar o conjunto da população. É nessa condição de representante do povo, que venho agradecer a meus pares, que concordaram com essa homenagem, inclusive muitos pedindo par subscrever reconhecendo a importância do homenageado,” disse.
“Fortaleza é a capital mais nordestina, esse é um estudo explicado pela antropologia, pela ciência econômica. O chamado Nordeste Setentrional, que chamamos popularmente de sertão ou caatinga. É capital do estado mais nordestino, que tem mais de 70% do seu território no semiárido. Estou dizendo isso, para destacar que a população de Fortaleza é o resultado de centenas de milhares de cearenses que tiveram que sair do sertão para tentar escapar da fome e da seca. Isso não é retórica é realidade. Pois Fortaleza explodiu demograficamente. Claro que muito dessa migração acorreu em outros estados. Mas, quando não conseguiam pegar o popular pau de arara, vinham esses milhares de irmãos para Fortaleza. E nossa cultura se mistura e se concretiza pela influência da cultura do semiárido”, revelou.
“Já dizia o autor do livro clássico de Celso Furtado – A Formação Econômica do Brasil, que o Ceará foi povoado pelo boi. Pois a pecuária extensiva serviu de alimento para os que fizeram o primeiro ciclo da cana-de-açúcar. E Fortaleza é a síntese dessa cultura, Digo isso porque Chambinho nos encanta e canta nossa forma de ser, principalmente do sertanejo. Nos brindou agora recentemente, quando concorrendo com 5 mil candidatos e foi escolhido para fazer o papel do nosso inesquecível Rei do Baião, Luiz Gonzaga”, detalhou.
“Chambinho você e todos os sanfoneiros que cantam a nossa história, a nossa cultura, o nosso ser, a nossa maneira de ser, cultivando o legado do Rei do Baião, que foi quem nos apresentou para o Brasil, que levou o nosso jeito de ser nordestino. E você com seu talento é um dos mais destacados representantes dessa cultura. Mesmo antes do filme, você já tinha na sua biografia, a sua estrada e caminhada. Essa é a homenagem que a Câmara faz a você como artista, sanfoneiro, que canta o sentimento do nosso povo da nossa gente. Ah! como queria ter um taleto dos artistas. Abrimos com apoio da Mesa, espaços na TV Fortaleza para a Cultura. Um programa só de cordelistas, e outro só para divulgar a sanfona. Pois é papel principalmente da TV pública divulgar, fortalecer a nossa cultura, inclusive no sentido etimológico, estamos cultivando nossa maneira de ser e a nossa que falo, da nossa população de Fortaleza”, pontuou o presidente.
“Parabéns Chambinho por sua história, por sua trajetória e seu talento. Essas manifestações são importantes como referência do nosso povo. A cultura é utilizada até internacionalmente como uma forma de combater a violência, como em Medelim, na Colômbia. Muito obrigado. Essa é uma forma do Poder Legislativo mostrar seu agradecimento, pelo trabalho, pelo talento, pela opção, pelo ministério de servir a nossa gente, ao nosso povo, a nossa alma, na condição de compositor, cantor interprete, poeta e sanfoneiro. Em nome do povo de Fortaleza, parabéns!”, concluiu
Após receber o Título de Cidadão, em suas palavras de agradecimento, Chambinho saudou a todos; “com as palavras de gratidão que me invade no momento”. Ele agradeceu sua família, através de seu pai, Expedito Carvalho (in memoriam) e Maria Auxiliadora de Carvalho, sua mãe. “A quem Deus confiou para me dar o dom supremo da vida; e também Walter e Antonieta, meus sogros que por Deus também foram incumbidos de educarem minha esposa, Daniela Quintino. São eles o princípio de tudo, seja na presença ou na saudade infinita. Seja em elevação espiritual desse honroso agradecimento.
“Todas as coisas têm seu tempo e toda elas passam embaixo do céu. Inspiro-me nesse pensamento como um redomoinho que passa do sul para o norte. Não sei se é tempo para revelar tudo. Mas desde que cheguei por aqui, antes de vir morar em Fortaleza, estive aqui participando de vários eventos. Me tocou a cultura popular cearense. Cultivei muitas amizades, alguns que partiram e outros estão aqui. Lembro de minha trajetória, no sertão do Piauí, até chegar a artista no papel de Luiz Gonzaga. Para me despedir faço uma sequenciada de palavras de Fernando Pessoa, todo o meu sentimento através dessa poesia, valeu a pena”.
Biografia - Nascido na cidade de São Paulo no dia 07 de junho de 1980, aos 8 (oito) anos de idade mudou-se com a família para a cidade de Jaicós, no Piauí, onde aprendeu os primeiros acordes na sanfona, com o seu avô Zezinho Barbosa. Essa primeira escota, tão afetiva, quanto autêntica, lhe deu não só a qualidade dos antigos sanfoneiros nordestinos, como também o gosto pelo autêntico forró.
Aos 11 anos de idade, Chambinho retornou para São Paulo. Após alguns anos tocando na noite da cidade, surgiu um convite para integrar a Banda Caiana, onde gravou dois CDs lançados pela Warner Music. Em seguida acompanhou a célebre Banda de Pífanos de Caruaru, com a qual gravou o CD “No Século XXI, no Pátio do Forró” (Trama,2002), premiado pelo Prêmio Tim e pelo Grammy Latino.
Participou de urna divulgação internacional de Forró em Açores, Portugal. Integrou o Trio Zabumbão. Acompanhou grandes nomes do Forró como Família Gonzaga, Anastácia e João Cláudio Moreno. Participou de programas nacionais como a novela “A Favorita”, Fantástico, Encontro com Fátima Bernardes, Altas Horas e Faustão. Participou ainda de grandes programas musicais como Sr. Brasil, Metrópoles, Viola minha Viola, entre outros. Após vencer 5 mil candidatos em um processo seletivo da Conspiração Filmes, recebeu a honrosa missão de interpretar o Luiz Gonzaga no Filme “Gonzaga – de pai para filho”, de Breno Silveira.
Protagonista, Chambinho estudou a fundo a vida e a obra do Rei do Baião e aperfeiçoou um pouco mais seu jeito de nordestino de tocar sanfona e cantar Forró. Representou o filme e levou nosso forró em turnê internacional pelos Estados Unidos e Rússia.
Hoje, trabalha em sua carreira solo e tem em seu repertório, músicas autênticas do Nordeste como o baião, o xote, xaxado, coco e arrasta-pé. Músicas de Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Dominguinhos, Alceu Valença, Zé Ramalho e Trio Nordestino estão sempre em suas apresentações.
Em 2014, lançou um trabalho com músicas próprias e de parceiros, intitulado “Verdade”, com grandes participações como Raimundo Fagner e Flávio José e, em 2015, lança seu trabalho intitulado “Grito de São João”. Diante do exposto, peço a aquiescência dos meus Pares a fim de aprovar este Projeto de Decreto Legislativo, prestando urna justa homenagem ao Senhor Nivaldo Expedito de Carvalho, o “Chambinho do Acordeon”.
Com informações do www.cmfor.ce.gov.br

Adeus Landry Pedrosa

O corpo do jornalista Landry Pedrosa será enterrado hoje, às quatro da tarde, no Cemitério Parque da Paz, em Fortaleza. O velório acontece no Complexo Funerário Etherbus (Rua Padre Valdevino, 1688), onde terá missa de corpo presente às três da tarde.
Landry Pedrosa, de 73 anos (foto album de família), morreu na noite passada, no Hospital Haroldo Juaçuba, onde tratava de uma leucemia.
Por mais de 40 anos, Landry foi repórter policial de O Povo. Tinha uma paixão pelo time do Fortaleza.
Nota da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE) lamenta o falecimento de Landry:
"A OAB-CE informa o falecimento do jornalista Landry Pedrosa, pai do advogado João Marcelo Pedrosa. Por 50 anos, Landry foi jornalista do Jornal O Povo. A Ordem cearense lamenta profundamente a perda e se solidariza com a família e amigos neste momento de dor".
Publicamos em homenagem a Landry, crônica do jornalista Demitri Túlio veiculada em O Povo edição de 25 de fevereiro de 2018:
"O homem que comia notícias
Quando cheguei ao jornal, em 1992, primeira vez que passei pelo O Povo, aqui estava, em máquina de escrever, Landry Pedrosa. Um repórter magro, rosto de turco e um bigode singular abaixo do nariz curvado. Era elétrico. Sempre o vi de pano passado, papel de anotar versões na mão, uma BIC e a pressa perseverante por furos. Aquele senhor de Catarina, de uma família onde todos se parecem uns com os outros na moldura oval, se alimentava, principalmente, de notícias. Era o pão com café dele. Só fui ser seu amigo quando, anos mais tarde, voltei ao jornal e virei repórter de rua. Depois, seu chefe de reportagem. Landry foi o último dos repórteres, no O Povo, de uma geração rodriguena na forma de colher e fazer jornalismo policial. Em quase tudo, Landry se parecia com um personagem de Nelson. 
Nasceu reporteiro nas rondas pela delegacia de Costume e Ordem Social e camburões. Eram deles os relatos das tragédias cotidianas e o testemunho de como a violência ia se moldando à Cidade que inchava desigual.
Foi ele o primeiro repórter a chegar na então mata da Chesf (Zé Walter), no avião caído que matou o general Castello Branco. Primeiro ditador da série 1964/ 1985. Pedrosa e o fotógrafo Manoel Cunha, que teve um filme tomado pelos milicos, estiveram na história e ela se desenrolando. Era 1967, a ditadura cívico-militar mordia os calcanhares da imprensa. Mas Cunha guardou o primeiro pedaço de filme. Uma foto história do soldado Uchôa carregando o corpo do irmão de Castello. 
Seria o Esso daquele ano, mas não inscreveu. 
Landry foi o último dos repórteres de uma geração rodriguena na forma de fazer jornalismo policial”
Landry, como todo repórter faminto por informação, foi engordando memória. São, meio assim, os anos para quem decide viver numa Redação. Metade e mais um pouco da vida da gente vai se estranhando nos textos, se impregnando nas máquinas e câmaras, nos computadores… Quando damos conta, o repórter passa a ser confundido com o “ser vivo” jornal. Há um universo paralelo se movimentando no corpo de quem gosta de reportar. Landry, aos 78 anos, se vangloriava de notícias policiais inomináveis de sua caneta. E de ter tido o prazer de “parar as máquinas” para o papel ser manchado com a história catada por ele. A fuga do bandido galã Sílvio Pereira, um larápio de carro, deixou as solteiras e casadas de Fortaleza em “polvorosa”. Fugiu do antigo 5º Batalhão da PM, na praça José Bonifácio, e esgotou a edição com clichê vespertino. Foram muitos crimes passionais, assassinatos inesperados de crianças, acidentes como o da Vasp, desastres de ônibus em precipícios… O Cepinho, os rabos-de-burro, o Fernando da Gata, o Mainha, os primeiros assaltos a banco, as prisões de guerrilheiros, os estupros, a polícia como ela era, também o silêncio… Parte da história imediata de Fortaleza passou pela máquina cata-milho de Landry. Repórter de fazer quatro, seis matérias e encher a extinta página policial. Pois bem, escrevi este texto por pura saudade do Pedrosa e para reverenciá-lo nos 90 anos do Povo. Vou visitá-lo dia desses".

Sancionada lei contra o assedio sexual


Nas vésperas do Dia Internacional da Mulher, começa a valer em Fortaleza a Lei 20.670/2018 que estipula multa de até R$ 2 mil para assédio contra a mulheres na capital cearense. O prefeito Roberto Cláudio-PDT sancionou a lei aprovada na Câmara Municipal de Fortaleza-CMFor, de autoria do vereador Célio Studart-SD (foto CMFor).

​"Não há como conceber que o desrespeito e qualquer ato atentatório à dignidade da mulher subsista em nossa cidade. Cabe ao Poder Público coibir esse tipo de abuso e foi essa a motivação deste nossa lei que o prefeito sancionou", destaca o vereador Célio Studart, que foi o mais bem votado em Fortaleza nas eleições de 2016 com 38.278. Ele é advogado e ambientalista e tem se destacado pela luta palas causas sociais das mulheres e pela causa animal.
Segundo a lei sancionada a pessoa, que em logradouros públicos ou privados com acesso público, em Fortaleza, ofender a honra, assediar, intimidar, constranger, consternar, hostilizar com palavras, gestos ou comportamentos, afetando a dignidade, liberdade de livre circulação, integridade e hora da mulher, está sujeita a uma multa de até 2 mil. A punição se estende para gestos obscenos e insinuações de atos de natureza sexual.
​Caberá à Guarda Municipal de Fortaleza registrar a ocorrência e aplicar as sanções aos infratores. O valor arrecadado com a cobranças das multas será aplicado ao orçamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Combate à Fome.
“A sanção da Lei do Assédio é uma grande conquista para as mulheres de Fortaleza, pois nossa cidade ocupa o terceiro lugar do Norte-Nordeste no ranking de violência contra a mulher. A partir de agora, o Poder Público deve estar atento a essas ocorrências para garantir a segurança das mulheres e cabe à população cobrar, inclusive por meio de seus representantes, a fiscalização e o cumprimento efetivo da Lei”, finaliza Célio Studart.

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...