domingo, abril 5

Contra o Sarampo

A campanha de intensificação contra o sarampo não parou na Semana Santa em Fortaleza e Caucaia, para vacinar quem ainda não teve tempo de se proteger contra a doença. Além de equipes volantes de vacinação, o Posto de Saúde Paulo Marcelo, na Rua 25 de Março, 607, Centro de Fortaleza, funciona para vacinação das 7 às 19 horas.
Até 18 de abril a campanha iniciada em 23 de março vacina crianças a partir de seis meses, adolescentes e também jovens com até 29 anos de idade. Na faixa etária dos 5 aos 29 anos deverão ser vacinadas 1.125.085 pessoas em Fortaleza e 164.517 em Caucaia. Até terça-feira, 31 de março, a campanha de intensificação havia aplicado 153.176 doses nessa faixa etária e, Caucaia, 11.144 doses. Nos outros 182 municípios cearenses, a vacinação é permanente em crianças a partir de 6 meses até menos de 5 anos. 
Uma campanha de mídia do governo do Estado está no ar para informar, mobilizar e convocar a população a se proteger contra a doença. O sarampo é uma doença grave, altamente transmissível de pessoa a pessoa através de secreções ao falar, tossir e respirar. Provoca pneumonia, problemas na visão e nos ouvidos e pode até matar. Diferente de outras doenças, como a dengue, o sarampo tem vacina, há como se proteger da doença. Então, é simples. Basta ir aos postos e ser vacinado. A vacina é a única forma de se proteger do sarampo.
Após o início do surto, em 25 de dezembro de 2013, o Ceará notificou 2.352 casos da doença até 25 de março deste ano. Foram confirmados 788 casos, 90 desses casos no ano de 2015. Há ainda 49 casos em investigação em 12 municípios.
Os locais de vacinação contra sarampo hoje:
Fortaleza
- Supermercado Assaí, Avenida Bezerra de Menezes (manhã)
- Supermercado Polar, Vila Velha (tarde)
- Supermercado Cometa, Rua Pedro Sampaio, 778, Vila Velha (8 às 17 horas)
- Super Lagoa, Rua Mozart Lucena, 1711 (manhã - tarde)
- North Shopping (manhã - tarde )
- Shopping Benfica (12 às 18 horas)
- Shopping Parangaba (12 às 18 horas)
- Praia da Barra do Ceará (manhã - tarde)
- Igreja Universal, Parangaba (manhã)
- Igreja da Glória (horários da missa)
- Feira de Messejana ( 8 às 10 horas )
Caucaia
- Equipe volante na praia do Icaraí.

No Tteatro Via Sul

De volta aos palcos, os atores Klebber Toledo e Wagner Santisteban interpretando, respectivamente, Pedro e Gabriel, estreiam em Fortaleza, a turnê da peça “Aonde está você agora?”. O amor fraterno, os sonhos e a inocência da juventude são alguns dos temas abordados no texto de Regiana Antonini e dirigida por Otávio Muller. A montagem conta a história de dois meninos que constroem uma sólida amizade, apesar das diferenças socioeconômicas, mas que se separam na juventude, mantendo contato apenas através de pensamentos, lembranças e um Livro da Sorte.

Inspirada na música Vento no Litoral, da Legião Urbana, a peça se passa em sete anos da vida desses dois amigos. Um deles, Pedro, fica em Vila Velha, no Espírito Santo, e Gabriel vai para Nova Iorque. Como a ação acontece durante as décadas de 80/90, quando não havia Internet e as ligações internacionais não eram tão acessíveis, os dois se distanciam, mas não esquecem as aventuras da adolescência, mostradas em flashback durante o espetáculo.

O espetáculo fala sobre a sinceridade, sobre o amor entre amigos (tão difícil nos tempos de hoje). Humor, cumplicidade, emoção e vitalidade não só se misturam como se encaixam perfeitamente nesses 70 minutos de puro entretenimento. A peça conduz a plateia a acompanhar sete anos da vida desses amigos.

Uma obra que é um hino a amizade sincera que ultrapassa o tempo e o espaço, porque além da verdade, existe a cumplicidade. Num mundo globalizado e tão incompreensível, assolado por assaltos, mortes, crimes e drogas nos faz sentir medo do contato com o outro; onde o amor, o respeito e principalmente a esperança acabam ficando relegado a um segundo plano, pois tudo isso acaba nos impedindo de externarmos nossos sentimentos. Aliado a tudo isso vivemos uma época de relacionamentos virtuais que contribuem para nos permanecermos distantes uns dos outros, ficando o contato frente a frente cada vez mais raro.

FICHA TÉCNICA
Texto: Regiana Antonini
Direção: Otávio Muller
Direção de Produção: Léo Fuchs
Elenco: Kleber Toledo e Wagner Santisteban

Sobre a peça:
Local: Teatro Via Sul Shopping
Horário: Dia 11 às 21 horas e dia 12 às 20 horas
Valores: Valor do ingresso: R$90,00(inteira) e R$45,00(meia)
Mais informações: 085 3052.8027

No Teatro RioMar



Leitura

Em abril, mês em que se comemora os dias do Livro Infantil (2) e do Livro (23), a programação do Centro Cultural Banco do Nordeste do Brasil (Rua Conde D’Eu, 560, Centro) contempla uma série de atividades dedicadas à leitura, à literatura e ao livro.
Entre os dias 8 e 22, o programa Clube do Leitor vai abordar o pensamento do escritor-leitor Ítalo Calvino, em cuja obra há reflexões sobre a boa leitura e sobre o papel dos clássicos na literatura.
O tema desta edição é “Ler é ir ao encontro de algo que está para ser”, proposição defendida por Ítalo Calvino. Cubano de terra natal, italiano de cidadania, ele escreveu, dentre outras obras “Se um viajante em uma noite de inverno, As cidades invisíveis, Fábulas italianas, Um general na Biblioteca, Seis propostas para o próximo milênio.
No sábado 18, às 14h, haverá lançamento do livro “Histórias do Quintal Lá de Casa”, de Ricardo Ribeiro com ilustrações de Vera Gomes. A obra narra a saga de um menino que começa a fantasiar a vida, estimulado pelas histórias que sua irmã lhe conta.
O quintal de sua casa vira um mundo encantado, onde ele vive intensas aventuras, reais e imaginárias. No lançamento, o autor contará e cantará algumas histórias de seu próprio quintal. Também haverá uma exposição dos bordados que deram origem à ilustração do livro.
Em abril, a literatura oral será tema do Arte Identidade, ação que leva atividades do CCBNB-Fortaleza para outros espaços da cidade. Neste mês, o Espaço Viva Gente (Avenida Maria Mirtes Pereira, 1.010, Jardim União) e o Projeto Cidadão de Futuro (Rua Antônio Diogo, s/n, Praia do Futuro) receberão o programa Balançando de Histórias, respectivamente, nos dias 7 (às 9h) e 18 (às 16h30).
As histórias embalam os sonhos da humanidade desde tempos imemoriais. Pensando nisso, o grupo Costureiras de Histórias uniu o encantamento das narrativas orais aos aspectos lúdico e simbólico de um brinquedo antigo que embala gerações: o balanço - ou balançador, como preferem alguns.
Nos dias 14 a 18, o ator e contador de histórias Giovanni Dias transporta-se para o mundo da literatura brasileira infantil, convidando a todos a compartilharem com ele deste universo encantador. No repertório, músicas de Helio Ziskind, cantigas populares e algumas inéditas, além das histórias horripilantes e engraçadas de nossa cultura popular. E ainda a hilariante história “Cocô de passarinho”, da escritora Eva Furnari. Também haverá a oficina “A Arte de Contar Histórias”, nos dias 14 e 15, a partir das 18h, destinada a educadores, atores e pais.
De 7 de abril a 22 de junho, estará em cartaz a exposição “Circula Boneco Nordeste – Acervo Augusto Bonequeiro”. A tradição lúdica dos bonecos enraizada no Nordeste do Brasil é o foco expográfico dessa exposição, que possui uma relação de salvaguarda da memória e transmissão do saber-fazer.
A exposição coloca em pauta o embate entre a modernidade e tradição: tecnologia x artesanal dos jogos da manipulação dos bonecos. Essa Exposição irá compartilhar o conhecimento sobre o processo de criação dos bonecos do Mestre Augusto Bonequeiro radicado no Ceará a 33 anos e durante as exposições haverá workshops, palestras, apresentações de performances sobre a técnica da ventriloquia e outras técnicas do teatro de bonecos.

Oito praias próprias ao banho hoje

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace) divulga o novo boletim de balneabilidade da orla marítima de Fortaleza, apontando o total de oito trechos próprios para a recreação primária. O laudo, finalizado nesta quarta-feira (01), por técnicos da Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo), contempla análises de 31 locais considerados estratégicos na capital fortalezense.

A Autarquia ressalta que vários fatores podem influenciar na qualidade das águas, dentre eles: chuvas, ligações clandestinas de esgotos, aumento da maré, presença de animais no entorno, disposição inadequada de resíduos sólidos e regiões de adensamento urbano. Em caso de chuva, a equipe da Geamo alerta os banhistas para evitarem o contato com a água nesses períodos.

Semace realiza o trabalho de atualização das placas implantadas nos trechos indicados do boletim de balneabilidade. A Superintendência recomenda a identificação desses equipamentos antes das recreações ao mar.

SETOR LESTE
Posto 1 – Entre o Posto dos Bombeiros 08 e a foz do Rio Cocó
Posto 2 – Entre os postos 7 e 8 dos Bombeiros
Posto 3 – Entre os postos 6 e 7 dos Bombeiros
Posto 4 – Entre os Posto dos Bombeiros 6 até a Praça 31 de Março
Posto 5 – Entre a Praça 31 de Março até Posto dos Bombeiros 4
Posto 6 – Entre os postos 3 e 4 dos Bombeiros
Posto 7 – Entre os postos 2 e 3 dos Bombeiros
Posto 8 – Entre os postos 1 e 2 dos Bombeiros
Posto 9 – Entre a rua Ismael Pordeus até Posto dos Bombeiros 1
Posto 10– Entre o Farol até a Rua Ismael Pordeus
Posto 11 – Farol

SETOR CENTRO
Posto 12 – Entre a Praia dos Botes e o Farol
Posto 13 – Entre o Monumento do Jangadeiro até a Praia dos Botes
Posto 14– Entre a foz do Riacho Maceió e o Monumento dos Jangadeiros
Posto 15 – Entre a Volta da Jurema até foz do Riacho Maceió
Posto 16 – Entre Espigão da Desembargador Moreira até a Volta da Jurema
Posto 17 – Entre a Rua José Vilar e o Espigão da Av. Desembargador Moreira

Posto 18 – Entre Espigão da Rui Barbosa até a Rua José Vilar e o Espigão
Posto 19 – Entre os Espigões da rua João Cordeiro e Av. Rui Barbosa
Posto 20 – Entre o Aquário até o Espigão da Rua João Cordeiro
Posto 21 – Entre o Inace (Ind. Naval do Ceará) até o Aquário

SETOR OESTE
Posto 22 – Entre a Rua Padre Mororó até a Av. Alberto Nepomuceno
Posto 23 – Entre a Av. Philomeno Gomes até a Rua Padre Mororó
Posto 24– Entre a rua Jacinto Matos e a Av.Philomeno Gomes
Posto 25 – Entre a Av. Pasteur até a Rua Jacinto Matos
Posto 26 – Entre a Rua Francisco Calaça até a Av. Pasteur
Posto 27 – Entre a Rua Seis Companheiros até a Rua Francisco Calaça
Posto 28 – Entre a Rua Lagoa do Abaeté até a Rua Seis Companheiros
Posto 29– Entre a Rua das Goiabeiras até a Rua lagoa do Abaeté
Posto 30– Entre a foz do Rio Ceará até a Rua das Goiabeiras
Posto 31- Barra do Ceará

*Verde: próprio
*Vermelho: impróprio

Estadão de hoje


Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...