terça-feira, abril 25

Na AL-CE

Alexandre Mapurunga, secretário geral da Abraça, foi homenageado pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará por sua destacada luta em nível nacional e internacional em prol da Inclusão e dos Direitos Humanos das pessoas autistas e por ter sido um dos fundadores da Abraça - Associação Brasileira para Ação por Direitos da Pessoa com Autismo.
Outras lideranças, projetos e organizações como a FAZ, o Pintando o Sete e o Projeto Diferente também foram homenageados na Sessão Solene comemorativa do Dia Mundial de Consciência sobre o Autismo que aconteceu ontem à noite.

Festival do Passinho

Tornar nossos jovens cada vez mais empoderados em busca da liberdade de expressão e corporal, é o que a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Coordenadoria de Juventude visa ao promover atividades culturais direcionadas e realizadas por jovens de uma das maiores capitais do país. Em sua 3º edição, o Festival do Passinho chega com a temática “A Identidade das Ruas”. O projeto que foi contemplado pelo edital do Protagonismo Juvenil, na categoria Cultura, segue com inscrições abertas, somente por meio de formulário eletrônico, até o próximo sábado (29).
No total, serão selecionadas 15 duplas da cidade para o duelo, que acontecerá na quarta-feira (3/5), às 19 horas, no teatro da Rede Cuca Mondubim, e contatá com premiações. A novidade desta edição é que todos os estilos de dança poderão concorrer. Serão analisados critérios como inovação, simpatia e sincronismo. As competições têm como objetivo principal promover e valorizar as manifestações urbanas da juventude. Para se inscrever, gratuitamente, clique http://bit.ly/2pZWhnn.
O Festival do Passinho 2017 conta com diversas ações culturais voltadas a arte urbana, workshops de dança, graffiti, flash mob, palestras, duelos, promoções e muito mais. Em março, o Festival promoveu palestras sobre direitos humanos, nos três equipamentos da Rede Cuca (Barra, Jangurussu e Mondubim), onde foi abordado como o jovem pode ocupar a cidade com a sua arte, além de ofertar dicas de empoderamento. Também foram realizados três workshops abordando as temáticas Reggae, Break e Dancehall, onde os interessados aprenderam sobre a história de cada passinho e participaram de uma intervenção onde aprenderam a dançar.
Os duelos do Festival do Passinho 2017 estão marcados para três de maio. As três melhores duplas, das 15 selecionadas, serão contempladas com kits passinho (camisa do evento, button e adesivo), vale-compras com valores entre 200 e 300,00, e a melhor dupla ganhará também dois passaportes para um parque aquático, com translado incluso.
E não para por aí, o Festival conta com o concurso “Meu Passinho é Show”, onde a comissão técnica do evento vai selecionar dos vídeos enviados, que poderão ser de forma individual ou em dupla e de até três minutos, o melhor para ganhar um smartphone. As informações sobre o concurso serão divulgadas na fan page do evento chamada Festival do Passinho.
Os editais de Protagonismo Juvenil fazem parte do Programa Integrado de Políticas Públicas de Juventude (PIPPJ), executado pela Prefeitura de Fortaleza e com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que busca apoiar financeira e institucionalmente a execução de projetos sociais de forma a promover e fortalecer o protagonismo dos jovens na transformação da cidade.
Serviço
Festival do Passinho 2017
Inscrições: Até 29 de abril de 2017
Para se inscrever: http://bit.ly/2pZWhnn
Duelos: 3 de maio, às 19 horas, no teatro da Rede Cuca Mondubim.

Aprovado

A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) aprovou hoje, em segunda discussão, com 24 votos favoráveis e um contra, a PLC 13/2016, que dispõe sobre os padrões urbanísticos e ambientais para a instalação de infraestrutura de suporte para recepção de rádio, tv, telecomunicação em geral e outros sistemas de transmissores ou receptores de radiação eletromagnética não ionizante no município de Fortaleza. O projeto, que segue agora para redação final, tem objetivo de garantir conquistas obtidas com o avanço e desenvolvimento das telecomunicações, principalmente a telefonia celular, adotando um conjunto de regras que possa disciplinar e organizar o licenciamento destes equipamentos e da infraestrutura.
Junto com o projeto, a emenda 09/2017 foi aprovada com 25 votos favoráveis. Ela altera o artigo 15 do projeto de lei, não autorizando a instalação de infraestrutura de suporte de torres para reprodução de sinal e equipamentos afins em Zonas de Proteção Ambiental, áreas de parques, praças e vias públicas, ou a menos de 50 metros de hospitais, clínicas de internação, escolas, creches ou asilos.
O vereador Guilherme Sampaio (PT) se mostrou contrário ao projeto, afirmando que não existe consenso científico dos possíveis males causados pelas antenas receptoras e transmissoras de radiação eletromagnética, e que a atitude mais segura possível de tomar seria a cautela, porém não enxerga isso no projeto apresentado. “Ao contrário da cautela, a intenção da PMF é liberar uma matéria que pode apresentar riscos à nossa população”, comentou.
Já o vereador Ésio Feitosa (PPL) defendeu a aprovação do projeto, explicando que ela é importante para regulamentar uma situação que já existe na cidade, e que a lei foi construída por meio de um longo debate com diversos órgãos. “Nossa cidade ainda não tinha uma legislação que regulasse e ordenasse esses tipos de antenas. Ela é uma lei atual, moderna, foi construída por meio de um longo debate e desde 2016 que ela tramita. Ela passou por várias etapas, muitos órgãos e especialistas envolvidos para construir uma lei que atenderá as necessidades da capital”, ressaltou.
Assessoria de Imprensa
Felipe Macedo

Frente Parlamentar LGBT

Vereadores Márcio Cruz, Esio Feitosa, Marília do Posto, Larissa Gaspar. Emanuel Acrizio, Iraguassu Filho e Guilherme Sampaio integram a Frente LGBT (foto Genilson de Lima)
A Frente Parlamentar em Defesa da Cidadania LGBT foi instalada hoje, em reunião realizada na sala das comissões da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor). A vereadora Larissa Gaspar (PPL) foi eleita a presidente e o vereador Guilherme Sampaio (PT) o vice-presidente. A reunião também propôs uma agenda, priorizando visitas aos órgãos responsáveis pelas políticas públicas para o público LGBT.
“Tendo em vista uma série de atos cruéis ocorridos com a população LGBT nesse início de 2017, sobretudo o assassinato cruel da Dandara, e em seguida o falecimento da Érika, vítima também de agressão de cunho homofóbico, estamos propondo fazer uma visita à Coordenadoria de Diversidade Sexual do Município, ao Conselho Municipal da População LGBT e ao Centro de Referência Janaína Dutra. A visitas serão realizadas para que a gente possa ouvir do gestor municipal as pautas prioritárias, quais as necessidades mais emergenciais, a fim de que possa levar essa demanda ao Prefeito para que o ele possa dar uma resposta às necessidades e anseios da população LGBT”, explicou a presidente da Frente Parlamentar, Larissa Gaspar.
A vereadora informou que a Frente também fará uma visita ao posto de saúde do bairro Mucuripe. O motivo seria a falta do cumprimento da Lei Nº 10.558, que garante o nome social à população LGBT em serviços públicos da Capital.
“Vamos agendar uma visita ao posto de saúde do Mucuripe, porque recebemos denúncia de que eles não estariam respeitando o uso do nome social, que já é Lei Municipal. Vamos levar a Lei, fazer a sensibilização para garantir que o nome social da população de Fortaleza possa ser respeitado”, afirmou a parlamentar.
A Frente Parlamentar em Defesa da Cidadania LGBT é composta pela vereadora Larissa Gaspar (PPL); Guilherme Sampaio (PT); Márcio Cruz (PSD); Ésio Feitosa (PPL); Emanuel Acrízio (PRP); Marília do Posto (PRP) e Iraguassú Filho (PDT).
Assessoria de Imprensa
Silmara Cavalcante

Combate à Meningite

Fala Ciro Gomes

Ciro Gomes compartilhou a publicação de Marcel Nobre.
1 h


A Nação precisa lutar unida contra a injustiça e os privilégios ! VAMOS PARAR O BRASIL E MOSTRAR O VALOR DE NOSSO POVO !


Há 100 anos nascia Chico Albuquerque

Chico Albuquerque por Delfina Rocha
A história da fotografia no Brasil passa por muitos nomes, mas poucos traçaram esse percurso com pioneirismo, múltiplas habilidades, extremo domínio da luz e da técnica e alcançaram o patamar de mestre de gerações de fotógrafos Brasil afora, como é o caso de Chico Albuquerque. Nascido há 100 anos (25 de abril de 1917) e falecido há 16 (26 de dezembro de 2000), "Seu Chico" como era chamado por tantos amigos, colegas e admiradores de sua obra, foi o precursor da fotografia na publicidade no Brasil e fez escola com sua arte que foi, é e será sempre uma grande referência.
Para marcar o centenário de nascimento, o Instituto Moreira Salles (IMS), do Rio de Janeiro, e a Terra da Luz Editorial, do Ceará, abrem no dia 25 de abril a exposição "O fotógrafo Chico Albuquerque, 100 anos", que ocupará os dois andares do Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC) do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Esta será a mais completa mostra sobre a sua obra, somando cerca de 400 fotografias, além de objetos, livros, recortes, exibição de filmes ("It's All True", "Cangaceiros"), documentários sobre ele, vídeo sobre o livro Mucuripe, entrevistas, entre outros. A mostra abre o festival Maloca Dragão, que este ano tem como tema "It's All True, Orson Welles – 100 anos de ChicoAlbuquerque”.
"Essa exposição pretende apresentar ao público a maestria de Chico Albuquerque, que teve uma rica trajetória de mais de 65 anos na fotografia brasileira", diz Patricia Veloso, da Terra da Luz, que divide a curadoria com Sérgio Burgi, do IMS.
Imagens preservadas
Muitas fotografias serão expostas pela primeira vez no Ceará. Elas são parte do acervo de cerca de 75 mil imagens produzidas pelo fotógrafo cearense em São Paulo entre 1947 e 1975, que está preservado na Reserva Técnica Fotográfica do Instituto Moreira Salles por meio de convênio com o Museu da Imagem e do Som de São Paulo. Esse material foi digitalizado no IMS, que fez, em seguida, um minucioso trabalho de recuperação das imagens, boa parte delas bastante degradadas. Outra parte da exposição é composta por fotografias mantidas no Ceará, sendo, pois, um encontro de acervos, dando uma visão de toda a obra, resultando na mais completa mostra já realizada sobre ele.
"O fotógrafo Chico Albuquerque, 100 anos" apresenta as várias fases de sua vida e obra. Uma das salas lembra o período de 1934 a 1945, que são os primeiros anos da ABAFILM, fundada em Fortaleza por seu pai, Adhemar Bezerra de Albuquerque, e o início da carreira profissional de Chico, que esteve à frente do estúdio da empresa de fotografia do pai. É dessa época o trabalho de still do filme It's All True, do cineasta Orson Welles, do qual participou Chico Albuquerque, e os registros do cangaço feitos por Benjamim Abrahão, cujo serviço foi contratado pela ABAFILM.
Em 1945 Chico Albuquerque mudou-se para São Paulo, onde abriu seu estúdio e destacou-se como um dos melhores retratistas do país, tornando-se um ícone da fotografia publicitária no Brasil, atividade que iniciou em 1949 junto às maiores agências de publicidade nacionais e internacionais.
Do período que residiu em São Paulo datam a série de cerca de 50 retratos de artistas, políticos e outras personalidades, as fotografias de arquitetura, moda, indústria automobilística e as imagens urbanas da capital paulista, produzidas nas décadas de 1960 e 1970, nunca expostas em Fortaleza. Na mostra há também um espaço dedicado ao fotoclubismo, movimento que participou como membro do Foto Cine Clube Bandeirante e que projetou a fotografia brasileira no cenário internacional.
Mucuripe, Frutas e Jericoacoara
Do acervo que permanecem no Ceará, estão séries como Frutas, de 1978, Jericoacoara, sendo este o último ensaio que realizou, em 1985, e Mucuripe, a famosa documentação sobre os jangadeiros na praia de Fortaleza registrada por Chico Albuquerque em duas épocas distintas. A primeira vez foi em 1952, gerando uma grande repercussão nacional, com exposição no MASP e divulgação em revista de circulação nacional. A segunda, 36 anos depois, em 1988, cujas fotografias compuseram a primeira publicação do livro Mucuripe, lançado no ano seguinte. Editora e curadora também dos livros sobre a obra de Chico Albuquerque, Patricia Veloso lembra que as duas primeiras edições de Mucuripe tiveram o acompanhamento do fotógrafo nos serviços de impressão em São Paulo.
Recortes e afetos
A exposição reserva um espaço que é chamado pelos curadores como Sala dos Afetos, com registros de pessoas que fotografaram Chico Albuquerque, fotos pessoais, da família e lugares onde morou.
Instalação e Performance Visual na abertura
A abertura hoje será acompanhada da instalação “Jangadeiros”, do ilustrador, grafiteiro e artista plástico Rafael Limaverde, e do show “Quatro homens e uma jangada”, uma performance sonora visual criada por Eric Barbosa que, juntamente com os músicos Guilherme Mendonça e Julio César Santana Pepeu e o artista visual Dimitri Lomonaco, realizam uma reinterpretação audiovisual do filme de Orson Welles.
SERVIÇO
Exposição "O fotógrafo Chico Albuquerque, 100 anos" - Abertura no dia 25 de abril, às 19 horas, no MAC-CE do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. A exposição fica em cartaz até dois de julho de 2017. Visitação de terça a sexta, das 9 às 19 horas (acesso até as 18h30); e aos sábados, domingos e feriados, das 14 às 21 horas (acesso até as 20h30). Acesso gratuito. Informações: (85)3488.8624.

Homenagem ao Exército na CMFor

A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) homenageou ontem, no Plenário Fausto Arruda, o Exército brasileiro, numa proposta do vereador Doutor Porto.

No RioMar Fortaleza


Dança

Na próxima quinta-feira (27), o Complexo Gastronômico Imprensa Food Square será embalado por vários ritmos de dança, incluindo zumba e dança de salão. O evento, que ocorre a partir das 18 horas, será em comemoração ao Dia Internacional da Dança (29 de abril) e ao aniversário de um ano do grupo Ritmos Fire. A entrada será de um  quilo de alimento não perecível ou produtos de higiene pessoal. 
A dança tem o poder de captar e transmitir traços particulares de diferentes culturas através dos tempos. Existem diversos estilos de dança diferentes. Durante o evento, além de aprender zumba e dança de salão, os alunos também vão assistir apresentações artísticas de tango e flamenco.
Os materiais arrecadados serão doados para a Clínica Vila dos Pinheiros, que atende pessoas com problemas psicológicos e estão a meses passando por dificuldades.
Professores 
A aula de ritmos será realizada por cinco professores, das mais diversas áreas. de dança: Patrícia Lima, bailarina e professora de ritmos; Flávio Diogo, professor de Ritmos Fire; Saulo Dias, professor de Zouk e dança de Salão; Alberis Filho, professor de zumba; Bruno Gadelha, animador e professor de festas e eventos.
Serviço
Aula de ritmos
Data: 27 de abril
Horário: 18 horas
Local: Avenida Desembargador Moreira, 2355 - Dionísio Torres
Entrada: Um quilo de alimento não perecível ou produtos de higiene pessoal.

Demolição do Albertu's

O Ministério Público Federal no Ceará (MPF/CE) quer a execução da sentença que determina a demolição e retirada de destroços da barraca de praia Restaurante Albertu's, localizada na Barra do Ceará, em Fortaleza. Em 2011, Marisa Maria de Sousa, proprietária do empreendimento, foi condenada pelo Juízo da 4ª Vara Federal do Ceará, após ação civil pública movida pela procuradora da República Nilce Cunha Rodrigues. A sentença foi confirmada, após recurso, pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região.
A ação foi ajuizada com base em representação da Associação dos Barraqueiros da Barra do Ceará, que noticiou a realização de reformas e grandes construções indevidas no estabelecimento. De acordo com a investigação do MPF, o empreendimento causou grave dano ambiental e está localizado às margens do Rio Ceará, que é uma Área de Preservação Permanente (APP) e terreno da União.
A demolição e retirada de destroços do Restaurante Albertu's deve ser realizada pela ré da ação, Marisa Maria de Sousa, no prazo de 15 dias. Ela também foi condenada a pagar 10% do sobre o valor de causa da ação como honorários advocatícios.
No pedido de execução de sentença, o MPF solicita ainda a intimação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para que acompanhe e oriente tecnicamente os trabalhos de derrubada do imóvel e recuperação do bem público.
Número do processo para consulta: 0012555-71.2010.4.05.8100

Operação Déjà Vu

A Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal deflagraram a Operação Déjà Vu, na manhã de hoje (25), com o objetivo de combater a corrupção policial em rodovias federais. Cerca de 100 policias (50 policiais federais e 50 policiais rodoviários federais) cumprem mandados nas cidades de Fortaleza, Sobral, Boa Viagem e Maracanaú, no estado do Ceará.
As medidas judiciais foram expedidas pela 23ª Vara da Subseção Judiciária da Justiça Federal de Quixadá, sendo cinco mandados de prisão preventiva, 10 mandados de busca e apreensão e uma ordem de suspensão de exercício de função pública.
Os suspeitos, que atuam na Unidade Operacional da PRF de Boa Viagem, localizada na rodovia BR 020, são acusados de praticarem atos de corrupção contra usuários da rodovia. O grupo criminoso solicitava “pedágio” (propina) de cidadãos que transitavam de forma irregular, deixando de lavrar autos de infração e demais sanções administrativas cabíveis.
Os levantamentos iniciados pela Corregedoria da Polícia Rodoviária Federal em 2016, como desdobramento da prisão em flagrante de policial rodoviário federal em 2015 pelo crime de corrupção passiva, ocorrida na mesma unidade policial de Boa Viagem, levaram à instauração de inquérito na Polícia Federal que culminou na expedição dos referidos mandados.
Os presos foram encaminhados à Polícia Federal no Ceará e serão indiciados pelos crimes de corrupção passiva e associação criminosa, com penas que podem chegar a 15 anos de reclusão.
O termo "Déjà Vu" reporta-se à expressão francesa que significa algo já visto, porém, ocorrendo em situação futura, referindo-se à prática delituosa de cobrança de propina reprimida na mesma Unidade Operacional de Boa Viagem/CE da PRF em 2015.



No Maloca Dragão domingo

A cantora e compositora paulista Maria Ó é uma das atrações confirmadas do Maloca Dragão 2017. O show, que acontece no próximo domingo (30), às 20h10, no Palco Rogaciano Leite, também marca o lançamento do seu primeiro disco, sob o convidativo título “Dança Três”, recheado de participações e colaborações de artistas cearenses. 
Driblando dualismos normativos, o álbum transita por entre fronteiras e gêneros, sejam eles musicais, regionais, sexuais ou afetivos. Dessa inquietação, reluzem novos elementos. Natural de São Paulo, Maria Ó iniciou sua carreira no interior vindo posteriormente para a capital do estado. Com interpretação despojada e flertando com a fala, a cantora apresenta o resultado de um longo processo de empoderamento artístico, que reúne composições que datam de 2008 a 2016, tempo em que ela retornou à cidade natal. São letras poéticas e críticas de um cotidiano por vezes duro, mas que no auge de seu realismo revela em si o fantástico.
“Dança três” conta com a produção musical dos cearenses Igor Caracas e Klaus Sena, além da coprodução de Guilherme Kafé e da própria compositora, evidenciando o encontro entre regiões. No disco, a diversidade de pulsos e ritmos convida o corpo à dança ao passo que versos marcantes nos levam a um universo poético singular.
E é justamente isso que o público do Maloca terá a chance de conferir. “O show em Fortaleza, assim como o disco, é um encontro entre amigos e uma forma de compartilhar afetos e brasis através da música. Construímos uma relação muito sincera e acreditamos na pluralidade das relações e nas interseções territoriais/regionais da vida, o que torna o trabalho ainda mais intenso e prazeroso”, explica.
O lançamento oficial do “dança três” será em 15 de maio, disponível em todas as plataformas digitais. Nos dias 27 de abril e 5 de maio, via Youtube e plataformas digitais, respectivamente, será lançado o primeiro single do disco, Filho de Ogum. Filho de Ogum é uma das canções do disco que traz um pouco da mitologia dos orixás e que retoma ao tema dessas relações que dançam a três que o disco permeia.
Sobre a artista
Maria Ó iniciou seus estudos de música ainda adolescente em São José dos Campos, cidade onde cresceu. Aos 16 anos compôs as primeiras canções. Estudou violão popular na EMESP, e atualmente cursa o último ano da Faculdade de Música da Universidade de São Paulo. Entre 2009 e 2012 integrou o Grêmio Recreativo de Resistência Cultural Kolombolo Diá Piratininga, onde se aproximou da linguagem do samba e da cultura popular. Com eles, participou de diversas apresentações em SESCs e centros culturais da capital e do interior paulista. Na capital Maria Ó também passou por experiências com composição de trilha para cinema e teatro. Em 2017 lançará pelo selo YB Music e distribuição Tratore, o primeiro disco autoral, “dança três“.
instagram: @oh_maria_oh
SERVIÇO:
Maria Ó – Show de lançamento do disco “dança três” no Maloca Dragão 2017
Dia: 30/4
Horário: 20h10
Local: Palco Rogaciano Leite Dragão do Mar
Ingresso: Grátis
Ficha Técnica – Dança Três
Produzido por Igor Caracas e Klaus Sena.
Co-produzido por Maria Ó e Guilherme Kafé.
Gravado e mixado por Klaus Sena no Klaus Haus Studio.
Masterizado por Carlos “Cacá” Lima na Ybmusic. 
Fotografia: Haroldo Saboia.
Designer gráfico: João Vaz.
Produção executiva: Ana Azeredo / Klaus Haus Studio.
Selo: Ybmusic. Distribuição: Tratore.
9 faixas

Maloca Dragão 2017

Criada especialmente para o festival de artes Maloca Dragão 2017, a mostra “Cinema Documental: Fronteiras e Verdades” traz à tona obras audiovisuais que cruzam temáticas centrais do documentário brasileiro e mundial. Baseada na obra inacabada do cineasta norte-americano “It’s All True”, temática do festival este ano, a mostra será realizada de 26 a 29 de abril, na Sala 2 do Cinema do Dragão, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Serão exibidos os filmes BARONESA, SOY CUBA, IT'S ALL TRUE e ainda a estreia da série documental cearense VIDAS NA ORLA, com três médias-metragens dirigidos por Alexandre Fleming. A mostra terá ainda debates.
Há 76 anos, o cineasta Orson Welles veio ao Brasil a mando dos estúdios RKO a fim de realizar uma série de documentários como parte de uma nova “política da boa vizinhança” que o governo norte-americano visava desenvolver na América Latina. “Quatro homens e uma jangada” é o fragmento mais famoso de É TUDO VERDADE (IT’S ALL TRUE), a série documental que Welles jamais assistiria em vida, revelada ao mundo apenas em 1995. Filmado no litoral cearense, o filme reencena a viagem que os jangadeiros Manuel Jacaré, Mestre Jerônimo, Tatá e Manuel Preto fizeram de Fortaleza até o Rio de Janeiro a fim de entregar pessoalmente ao então presidente Getúlio Vargas um manifesto sobre os direitos trabalhistas dos pescadores. A realidade se sobrepôs à ficção quando Manuel Jacaré sumiu no mar durante as filmagens.
Realidade e ficção se misturam no cânone de Orson Welles. Dessa forma, a busca por uma identidade nacional, a convergência entre os registros documentais e ficcionais, a alteridade, a criação de narrativas através de olhares estrangeiros e questões de cunho político dão o tom das provocações fornecidas pela mostra. Ao todo, serão seis filmes, exibidos gratuitamente, atravessando as temáticas citadas acima em diferentes contextos políticos, narrativos e estéticos. Além disso, haverá espaço para as tradicionais atividades de formação e debate oferecidas pelo Cinema do Dragão. Haverão sessões seguidas de debates e seminários, apresentados por antropólogos e cineastas convidados, sobre a construção da identidade cearense através dos olhares estrangeiros e sobre os embates entre documentário e ficção no cinema brasileiro.
Quem abre a programação, no dia 26 de abril, às 19h30, é o longa BARONESA, uma mistura entre documentário e ficção, ganhador do Troféu Barroco, dado pelo Júri da Crítica, na 20ª Mostra de Cinema de Tiradentes. O longa-metragem registra a rotina de duas amigas, Andreia e Leidiane, que vivem no bairro Vila Mariquinha, em Belo Horizonte. Com uma câmera muito próxima das personagens, o filme aborda a experiência de ser mulher em um bairro de periferia. A sessão contará com a presença da realizadora Juliana Antunes.
A Mostra apresenta ainda a Série Vidas na Orla, sob a direção do antropólogo e professor Alexandre Fleming. Realizadas em parceria com a TVC, o Instituto Dragão do Mar e o Laboratório de Estudos da Oralidade da Universidade Federal do Ceará (UFC), a série consiste em um experimento etnográfico sobre a diversidade de experiências na orla fortalezense. Abrangendo três territórios importantes de nossa capital – a Barra do Ceará, o Poço da Draga e a Beira-Mar – os filmes buscam figurar a diversidade de um povo criado à beira do mar, as resistências locais, as benesses e desventuras do viver urbano. A série é composta por três filmes, de 26 minutos cada. São eles: Marco Zero (sobre a Barra do Ceará), Dia de Vo(l)tar (Poço da Draga) e Arte itinerante (Beira-Mar).
Programação dia-a-dia
Quarta-feira (26) - 19h30
Exibição de BARONESA, dirigido por Juliana Antunes (Minas Gerais) / 75 min / 16 anos
Sinopse: Andreia quer se mudar. Leid espera pelo marido preso. Vizinhas em um bairro na periferia de Belo Horizonte, elas tentam se desviar dos perigos de uma guerra do tráfico e evitar as tragédias trazidas junto com a chuva.
Quinta-feira (27) - 19h30
Exibição de SOY CUBA, dirigido por Mikhail Kalatov (Rússia) / 143 min / 12 anos
Sinopse: O filme traça um perfil de um período de transição em Cuba, entre a derrubada do regime de Batista e a revolução comunista, a partir de quatro histórias diferentes. Maria, de Havana, fica envergonhada após seu pretendente descobrir como ela ganha a vida. O idoso camponês Pedro tem as terras onde cultivava vendidas para uma empresa. Um universitário vê seus amigos serem atacados pela polícia quando distribuíam panfletos a favor de Fidel Castro, enquanto uma família de camponeses é ameaçada pelas forças de Batista.
Sexta-feira (28) - 19h30
Estreia da Série Documental VIDAS NA ORLA, dirigida por Alexandre Fleming (Ceará) / 75 min / Livre
Informações gerais: A série é composta pelos curtas-metragens MARCO ZERO; DIA DE VO(L)TAR e ARTE ITINERANTE.
Sábado (29) - 19h
Exibição de IT'S ALL TRUE (90 min), documentário baseado na obra inacabada de Orson Welles, seguido do seminário EDOUARD LUNTZ EM FORTALEZA E CANOA QUEBRADA: FRAGMENTOS DE OPERAÇÃO TUMULTO, onde serão apresentados fragmentos do documentário homônimo que investiga a vinda do cineasta Edouard Luntz ao litoral cearense nos anos 60 para dirigir um filme que jamais seria lançado. O seminário será ministrado pelo professor e diretor Alexandre Fleming.
Sinopse de IT´S ALL TRUE: O documentário trata de uma obra não finalizada de Orson Welles. O filme abordaria a América do Sul e a parte descoberta era referente ao Brasil, em um episódio que se chamaria Jangadeiros.
SERVIÇO
Mostra Cinema Documental: Fronteiras e Verdades
Quando: de 26 a 29 de abril de 2017
Onde: Cinema do Dragão (Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura)
Acesso gratuito

Doação de sangue


No Parangaba

O Shopping Parangaba recebeu ontem (24) , o volante Raul e o meia Pedro Ken, do Ceará Sporting Club para uma noite de autógrafos e fotos. Os atletas receberam os torcedores para registrar este momento especial junto à taça do campeonato que está exposta no empreendimento. A ação teve intuito de promover a Final do Campeonato Cearense 2017, que acontecerá em maio.
Para deixar a noite ainda mais divertida, o mascote do clube, o Vovô, posou junto aos jogadores e público presente. O alvinegro garantiu a vaga na final no último sábado, após uma vitória contra o Guarani de Juazeiro, e agora disputa o troféu com o Ferroviário Atlético Clube.
O troféu, que é o objetivo dos finalistas, foi batizado com o nome do médico hematologista e oncologista, Dr. Mário Henrique, que dedicou 15 anos de sua vida ao futebol cearense. Com 85 centímetros e seis quilos, a taça confeccionada pelo artista plástico maranguapense, Joaby Garcia, traz ricos detalhes, como: os escudos dos times participantes da competição gravados em alto relevo, esboço de uma jangada e mar, mapa do estado, dentre outros.

Na Biblioteca Dolor Barreira

Carteira de Estudante 2016 até 31 de maio de 2017

O presidente da Empresa Municipal de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), José do Carmo, avisa que as carteiras de estudantes de Fortaleza de 2016 tiveram sua validade prorrogada até 31 de maio de 2017.

Fala Camilo

Camilo Santana adicionou 5 novas fotos.
1 min
Realizamos nesta terça-feira, no Centro de Eventos, a solenidade para assinatura do termo de adesão ao Garantia Safra 2016-2017. Com investimento de R$ 117 milhões, o programa beneficia os agricultores que tiveram perda de pelo menos 50% da produção e pode atender 231.225 trabalhadores cearenses. O Garantia Safra é uma das políticas mais importantes para dar segurança aos nossos agricultores familiares do Ceará, diante do Estado em que grande parte dele é semiárido e que vem enfrentando situação de seca severa. Portanto, independente de ter inverno ou não, boa safra ou não, essa é uma política de prevenção para que a gente possa garantir o sustento dos homens do campo nos municípios cearenses. Obrigado a todos pelo carinho!

Festeja Fortaleza 2017

Os irmãos mais amados do Brasil vão causar aquele alvoroço mais uma vez ao público de Fortaleza. Henrique e Juliano voltam à capital cearense para apresentação no Festeja Fortaleza 2017, dia 20 de maio, na Arena Castelão.
Bater recordes tem se tornado algo natural na vida dos fenômenos Henrique e Juliano. Os irmãos não cansam de superar marcas e se consagram cada vez mais na música sertaneja.
Aos quase oito anos de dupla, em que os últimos quatro foram de sucesso absoluto, eles comemoram a marca de quase dois bilhões de visualizações no Youtube, ficando entre os artistas brasileiros mais acessados do país, dividindo o pódio com Marília Mendonça e Maiara e Maraisa.
“Gente, estamos com uma dificuldade – boa – em escolher o repertório para os nossos shows, vocês cantam tudo! Fica difícil, tudo o que gravamos virou sucessos e é culpa de vocês”, comemora Henrique em um dos shows da dupla.
O Festeja Fortaleza chega à segunda edição cearense em 2017 e está marcado para acontecer dia 20 de maio, na Arena Castelão. Passam ainda pelo palco do Festival, a cantora Marília Mendonça, as gêmeas Maiara e Maraisa, a banda Aviões do Forró, o sertanejo Luan Santana e o cantor Léo Santana.
SERVIÇO
Festeja Fortaleza 2017
Atrações: Marília Mendonça, Henrique e Juliano, Aviões do Forró, Maiara e Maraisa, Luan Santana e Leo Santana.
Quando: 20 de maio
Onde: Arena Castelão
Hora: 17 horas
SETORES E VALORES:
ARENA FESTEJA - R$ 50 (meia)
FRONT VIP - R$ 135 (meia)
CAMAROTE PREMIUM - R$ 160 (meia)
CAMAROTE ABSOLUT FEMININO - R$ 265 - OPEN BAR (Whisk, Vodka, Cerveja, Refrigerante e Água)
CAMAROTE ABSOLUT MASCULINO – R$ 290 - OPEN BAR (Whisk, Vodka, Cerveja, Refrigerante e Água)
FORMAS DE PAGAMENTO: Nas lojas à vista dinheiro ou cartões: Visa, MaterCard, Elo, American Express e Dines Clube e pelo site parcelado em até 12 vezes.
PONTOS DE VENDA FÍSICOS:
Lojas Blinclass (Benfica, Iguatemi, Maranguape, Maracanaú, North Shopping Fortaleza, North Shopping Joquei, Shopping Parangaba e Via Sul Shopping)
Lojas Soyler (North Shopping Joquei e Shopping Parangaba)
Lojas Farell (Avenida Luciano Carneiro, 1400 - Loja 39 Ceará Moda Shopping )
INFORMAÇÕES: 85 98773.7330 | 85 3052.9900

No Terminal Marítimo



Do entardecer à madrugada, o público de Fortaleza curtiu um dos eventos mais emocionantes da temporada no Terminal Marítimo de Fortaleza. A festa "Jorge e Mateus Sunset" reuniu milhares de pessoas para assistir ao show da dupla sertaneja de maior sucesso do país e ainda trouxe dois grandes nomes do sertanejo e forró ao palco montado à beira mar. 
Quem abriu o evento foram os cearenses Pedro e Benício, que já ganham destaque em todo o Brasil pelo carisma, animação e composições. Em seguida, puxado pelo famoso coro "Pelo amor de Deus, Jorge e Mateus...", os goianos mais aclamados da música sertaneja apresentaram um mix dos 10 anos de carreira e os novos hits para o público, que se emocionou e cantou cada frase junto à dupla. O último show da noite ficou por conta da energia de Jonas Esticado, forrozeiro que não deixou o público parado com grandes sucessos, incluindo a música "Com Amor Não Se Brinca", parceria dele com Jorge, anfitrião da festa.

Festival de Doces e Sorvetes RioMar Fortaleza

Os amantes de doces e sorvetes já podem se preparar para o primeiro Festival de Doces e Sorvetes do RioMar Fortaleza, evento que acontece na cidade nos dias 29 e 30 de abril e 1° de maio (feriado), no Estacionamento Aberto da Lagoa do Papicu do RioMar Fortaleza, a partir das 17h, com entrada gratuita. O Food Park vai trazer os mais diversos tipos de doces e guloseimas. Não vai faltar cupcake, trufas, brigadeiro, espetinho de morango com chocolate, brownie, sorvetes artesanais e muito mais. Entre as operações já confirmadas estão: Pastel do Céu, The Churros, Cookies dos Sonhos, Luck Pop Corn, Loly Balas, Donciotto, entre outras.
Para garantir muita diversão, o festival ainda vai contar com peças de teatro infantil, atrações musicais e espaço com brinquedos para crianças. A programação tem atrações para todas as idades.
No sábado (29), a dupla João e Maria traz histórias para a criançada, às 17 horas. Logo após, às 19 horas, a banda The Dillas irá animar o público. A banda traz um repertório sempre atualizado com músicas de poprock e excelente performance. Já no domingo, dia 30 de abril, é a vez de Chapeuzinho Vermelho viver aventuras junto com os pequenos, seguido com muita música com a dupla Carla e Davi. E para encerrar, na segunda-feira, dia 1° de maio, feriado, os Três Porquinhos fazem apresentação para a criançada e o fechamento fica por conta daSuperbanda, às 19h. A banda conhecida por agitar as noites fortalezenses juntamente com o projeto #Quartinho é formada por nomes já conhecidos no cenário local. Com Pedro Fialho e Marcelo Góis nos vocais, Anatole Nogueira e Yuri Lobato nas guitarras, Pedro Farias no baixo e Lucas Ramalho na bateria. O grupo interpreta grandes sucessos, do axé ao pop rock, em versões dançantes que prometem não deixar ninguém parado.
Serviço
Data: 29 e 30/4 e 1/5
Local: Estacionamento Aberto da Lagoa do Papicu do RioMar Fortaleza
Horário: a partir das 17 horas
Programação
Sábado (29)
17h – João e Maria
19h – The Dillas
Domingo (30)
17h – Chapeuzinho Vermelho
19h – Carla e Davi
Segunda (1°de maio)
17h- Três Porquinhos
19h- Superbanda

Greve geral

Os fiscais do Município de Fortaleza aderem ao movimento nacional da greve geral, no dia 28 de abril, convocada pelas centrais sindicais brasileiras contra as propostas de reforma do governo ilegítimo de Michel Temer. A categoria aproveita a data para reforçar a pauta específica junto à Prefeitura da Capital cearense.
“A questão central é o descumprimento do acordo de greve. Há pouco mais de um ano, os fiscais entraram em greve e saíram com o compromisso assumido pelo prefeito Roberto Cláudio de enviar um projeto de lei para a Câmara Municipal, tratando do Plano de Cargos, Carreiras e Salários - PCCS dos fiscais”, afirma a presidente da Associação dos Fiscais do Município de Fortaleza (AFIM), Ana Lúcia Oliveira.
A categoria tem feito mobilizações e uma ação, denominada "De olho na agenda do Prefeito", que consistiu em comparecer caracterizada às inaugurações de obras. “No mínimo, duas vezes por semana, falávamos com Roberto Cláudio, o que resultou numa reunião para tratar dos dois pontos pendentes do novo PCCS. O prefeito ouviu a nossa proposta e ficou de dar a resposta dia 12 de abril, mas, e até agora, não houve retorno concreto”, comenta a dirigente.
A AFIM congrega 550 fiscais de atividades urbanas. Eles atuam na fiscalização de obras, posturas, meio ambiente, controle urbano, direitos do consumidor e transporte. Ana Lúcia Oliveira chama atenção para a importância do trabalho dos fiscais, sobretudo dos que atuam na vigilância sanitária, tendo em vista o surto de febre Chikungunya.

Fala Célio Studart

Após o sucesso da terceira edição da Caomiada Fortaleza, que reuniu cerca de 700 pessoas com seus pets, no Aterro da Praia de Iracema, o Movimento São Francisco de Defesa animal- organizador do evento- realizou a doação de uma tonelada de ração, aos abrigos de animais de Fortaleza.
A boa ação é resultado das vendas de camisa do evento, realizado no último dia 9 de abril, que teve todo o seu valor revertido na compra de rações. As ONGs contempladas com as doações foram: São Lázaro; ABRACE; Arca de Noé; Novelo de Lã, Abrigo da Estela e UPAC.
Além das rações, o fundador do Movimento São Francisco e vereador de Fortaleza, Célio Studart, também realizou a doação de um valor em dinheiro às ONGs, para medicamentos.
“Isso foi em abril. Mas, se todos os meses conseguirmos realizar eventos que mobilizem e impactem a sociedade para a causa animal, todos os meses serão milhares de animais sem fome e com uma vida mais digna”, enfatizou Célio Studart.
O próximo evento, já previsto, é o “Pet pra Pet”.

O Povo


Fala Guilherme

Durante instalação da Frente Parlamentar LGBT na Câmara Municipal de Fortaleza, Guilherme reafirma a luta do... fb.me/8DuvKfSa0

Contra o mosquito

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...