sexta-feira, maio 11

IJF 2 em julho

Nesta sexta-feira (11), o governador Camilo Santana e o prefeito Roberto Cláudio visitaram as obras do segundo complexo do Instituto José Frota (IJF2). Com a construção em ritmo adiantado, o chefe do Executivo anunciou na ocasião que três andares do novo prédio têm inauguração prevista para julho deste ano.
A ampliação do hospital, referência em traumatologia, está recebendo um investimento total de R$ 74 milhões, sendo R$ 25,81 milhões do Governo do Ceará. O equipamento trará mais modernidade às instalações, mais segurança, mais conforto e agilidade aos usuários. O IJF 2 ofertará 203 novos leitos hospitalares, nove salas de cirurgia, serviços de hemodinâmica e ressonância magnética nuclear (a primeira em hospital público municipal).
Camilo destacou que o IJF é o mais importante hospital de urgência e emergência do Nordeste, um dos maiores do País. Ao fim da obra de ampliação, ele garantiu, o novo espaço permitirá que o hospital zere os corredores de fila de espera para atendimento.
“Estou muito feliz pela execução da obra. A previsão é que em julho a gente possa entregar já os três primeiros pavimentos do novo IJF 2. São investimentos importantes que Governo do Ceará e Prefeitura de Fortaleza estão fazendo para melhorar a qualidade de saúde do povo. É um hospital de alta especialidade, com grande equipe médica e técnica que presta serviço aos cearenses”, disse.
Acompanhando o governador pelas estruturas em obras, o prefeito Roberto Cláudio elogiou a qualidade e agilidade na execução da construção. “A gente está trabalhando com a obra antes do prazo de entrega. Temos segurança na entrega dos andares para que possamos logo mais ofertar mais cobertura na saúde pública e melhor suporte clínico aos fortalezenses”, afirmou o gestor municipal.
Sobre a obra - A ampliação do IJF atende uma demanda histórica da população e dos profissionais da Saúde, trazendo mais modernidade às instalações e mais segurança, conforto e agilidade aos usuários. A obra fica em área localizada em frente ao IJF e contempla o novo edifício, a urbanização do entorno e a interligação entre o novo hospital e o já existente.
A nova unidade possuirá 13.237m² de área construída, sendo interligada ao atual prédio do IJF por meio de passarelas. Ao todo, serão quatro pavimentos e uma praça. O acréscimo na oferta de leitos de UTI será de 91%. Em leitos pós-operatórios, o aumento será de 166%. Já as enfermarias serão reforçadas em 41% e as salas de cirurgia em 82%.
Com 80 anos de operação, atualmente, o IJF possui 461 leitos de internação, sendo 33 em unidades de tratamento intensivo (UTI), 11 salas cirúrgicas e centro de imagens com tomografia, radiografia e ultrassonografia funcionando em plantão 24 horas.

Fortaleza x Goiás

Caixa e Ceará

Na CMFor

Corrida Banco do Brasil Fortaleza


Mendes Júnior toma posse na Semace

Com a presença do secretário de Estado do Meio Ambiente, Artur Bruno, o novo superintendente estadual do Meio Ambiente, Carlos Mendes Júnior tomou posse.
Na ocasião, Bruno destacou o “momento histórico”, quando “pela primeira vez, em trinta anos, um funcionário de carreira assume o cargo de superintendente”.
O superintendente da Semace é natural de Jaguaribe, graduado em Saneamento Ambiental e especialista em Elaboração e Gerenciamento de Projetos de Recursos Hídricos. Integrou a equipe técnica da Gerência de Controle Ambiental, onde chegou a gerente, em 2015. Atualmente, respondia pela Diretoria de Controle e Proteção Ambiental.
Mendes Júnior substitui o engenheiro florestal, Ricardo Araújo, que esteve durante oito anos no cargo. Araújo, que já foi superintendente do Ibama no Amazonas e no Pará, despediu-se desejando boa sorte ao sucessor. “Estou voltando para o Ibama, mas não vou esquecer a Semace”, afirmou. No final, recebeu uma placa de reconhecimento, oferecida pelos funcionários.
Quem é - O novo superintendente de 32 anos é especialista em Elaboração e Gerenciamento de Projetos de Recursos Hídricos. Servidor concursado da Semace desde de 2010, integrou a equipe técnica da Gerência de Controle Ambiental, onde chegou a gerente, em 2015. Desde janeiro deste ano, respondia pela Diretoria de Controle e Proteção Ambiental.
Carlos Alberto Mendes Júnior assumiu prometendo modernizar a legislação e os processos relativos ao licenciamento ambiental. O objetivo é facilitar e dar segurança jurídica a servidores e empresários, e estimular o desenvolvimento econômico do Ceará com sustentabilidade. “A Semace tem um excelente corpo técnico e é com esse corpo técnico que eu quero contar, para a gente desenvolver um trabalho”, afirmou.
O Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema) se reuniu ontem, quando foram discutidas as propostas de simplificação dos procedimentos de licenciamento para os empreendimentos de geração de energia elétrica de fontes solar fotovoltaica e eólica. A flexibilização do licenciamento vem sendo reivindicado pelo segmento das energias renováveis, desde o ano passado, para atualizar as normas em relação ao que se pratica nos órgãos ambientais de outros estados que concorrem diretamente com o Ceará na atração de novas usinas.
Duas minutas de resolução foram elaboradas pela Semace para atender o mercado, respeitando os limites impostos pela legislação federal e assegurando o desenvolvimento sustentável do Ceará. As propostas foram analisadas na sessão de fevereiro, quando o Conselho pediu novas informações à justificação de alteração das normas. O tema voltou à pauta da reunião de abril. Mas o colegiado aceitou o pedido de novos debates, com entidades que não têm assento no Coema, e a votação foi novamente adiada.

Ame Fortaleza 2030



O plano de ação de Fortaleza visa uma redução de 15% nas emissões produzidas pelo governo, com sub-metas para gestão de resíduos, transporte e energias renováveis.
Melhorar a mobilidade sustentável é o principal objetivo do plano. A cidade está reduzindo o tráfego e redesenhando o transporte público a fim de tornar o serviço mais rápido e mais eficiente. A infraestrutura também está sendo expandida, de forma que o transporte de massa esteja acessível para cada morador de Fortaleza. O número de ciclovias e calçadas está se multiplicando, o que encoraja as pessoas a escolherem formas de locomoção não-motorizadas.
O abrangente plano de ação de Fortaleza visa uma redução de 15% nas emissões do governo até 2030, com sub-metas para resíduos, transporte e energia renovável.
http://welovecities.org/fortaleza/?utm_source=fb-ads

CRB 3x3 Ceará

O Ceará arrancou o empate em 3 a 3 com o CRB (AL), no Rei Pelé, ontem à noite, pelas quartas de final da Copa do Nordeste 2018.
Naldo, Pio e Arthur fizeram os gols alvinegros na partida, enquanto Neto Baiano marcou os três gols do CRB. Aos nove minutos do 2º tempo, o zagueiro Luiz Otávio teve um gol legal anulado pela arbitragem.
Com esse resultado, o time do técnico Marcelo Chamusca se classifica para as semifinais da Copa do Nordeste com empates de 1 a 1 ou 2 a2 na partida de volta, em 23 de maio, na Arena Castelão. Em caso de classificação, o Ceará enfrenta o Bahia na penúltima fase da competição. 
“Foi um jogo muito interessante. Saímos atrás no marcador, mas em nenhum momento nos desequilibramos. Mantivemos nossa estrutura e consciência tática. Isso foi muito importante. No segundo tempo, conseguimos ter bom controle de jogo, mas acabamos tomando o terceiro gol. Mesmo assim, voltamos a buscar o gol com muita intensidade. Criamos oportunidades, tivemos maior posse de bola com vinte e três finalizações contra treze deles. Agora, vamos decidir essa vaga em casa”, afirmou o Chamusca.
A delegação cearense desembarca em Fortaleza, na tarde de hoje. A reapresentação do time está marcada para amanhã, às 16 horas, no Estádio Vovozão.
O grupo iniciará preparativos para enfrentar o América (MG), pela quinta rodada do Brasileirão. A partida contra os mineiros acontece na segunda-feira, às 20 horas, na Arena Castelão.
O CRB: João Carlos; Diogo Matheus (Ayrton), Everton Sena, Edson Borges e Diego; Lucas, Edson Ratinho (Feijão),Tinga e Willian Santana; Neto Baiano (Júnior Potiguar) e Diego Rosa - Treinador: Júnior Rocha.
O Ceará: Everson; Pio, Valdo, Luiz Otávio e Rafael Carioca; Naldo (Juninho Piauiense), Ricardinho, Juninho e Wescley; Felipe Azevedo (Douglas Coutinho) e Elton (Arthur) - Treinador: Marcelo Chamusca.
Com informações do CearáSC.

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...