segunda-feira, janeiro 27

Multivacinação no Iguatemi Bosque


O Shopping Iguatemi Bosque Fortaleza foi escolhido como um dos pontos da Campanha de Multivacinação promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS-Fortaleza), que acontece em vários shoppings da cidade neste mês de janeiro/2025. 
A ação no Iguatemi de terça (28) e sexta-feira (31/1/2025), das 13 às 17 horas, na Praça da Rendeira, Piso L1, próximo à C&A, com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal e preparar estudantes para o retorno às aulas, além de imunizar adultos e idosos.
As vacinas disponíveis contemplam diferentes faixas etárias e incluem as doses do Calendário Nacional de Vacinação, bem como a Vacina contra a Influenza/2024, cuja oferta será encerrada em 31/1/2025, retornando somente na Campanha de 2025. Confira a lista completa de imunizantes:
  • Crianças: Influenza.
  • Adolescentes: HPV, Meningite ACWY, Hepatite B, Influenza, Difteria/Tétano.
  • Adultos: Hepatite B, Influenza, Difteria/Tétano, Triviral (Sarampo, Rubéola e Caxumba).
  • Idosos: Hepatite B, Influenza, Difteria/Tétano.
  • Gestantes: Hepatite B, Influenza, Difteria/Tétano.
- O Iguatemi Bosque fica muito satisfeito em trazer esse espaço de distribuição vacinal. Essa ação é fundamental para ampliar o acesso à Saúde, especialmente em um momento em que a imunização desempenha um papel tão importante na prevenção de doenças e na promoção do bem-estar coletivo. Facilitar o acesso a um serviço tão essencial como a vacinação é uma forma de contribuir para a Saúde e o Bem-Estar das famílias”, destaca Wellington Oliveira, superintendente do Iguatemi Bosque.
A ação é uma oportunidade para toda a família se imunizar em um ambiente de fácil acesso e conforto. Para participar, basta comparecer ao local com a Caderneta de Vacinação e um documento de identificação. A iniciativa reforça o compromisso com a Saúde da população e contribui para uma cidade mais protegida contra doenças imunopreveníveis.

Programa Volte Sempre


O Grupo HEINEKEN anuncia uma nova expansão do programa Volte Sempre, em parceria com a Ambipar, líder global em soluções ambientais. A iniciativa visa ampliar o leque de atuação do projeto de retornabilidade que, por meio da conscientização dos consumidores e parceiros de pontos de venda, permite o avanço do objetivo da companhia em destinar corretamente mais de 500 mil toneladas de embalagens inseridas anualmente pela empresa no mercado.
Além de serem instaladas novas retorna machines em redes de supermercados de parte das cidades que já são impactadas pelo projeto, o Volte Sempre também chega à capital e interior de São Paulo, bem como nas capitais Porto Alegre (RS), Vitória (ES), Fortaleza (CE) e Recife (PE).
A colaboração entre a Ambipar e a HEINEKEN reforça o compromisso de ambas as empresas com a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental. A Ambipar fornecerá suporte logístico e expertise em gestão de resíduos para garantir o sucesso do programa "Volte Sempre". Essa parceria estratégica busca engajar os consumidores na adoção de hábitos mais ecológicos, promovendo um ciclo de vida mais sustentável para as embalagens de vidro.
- Acreditamos no potencial da parceria com empresas que tenham o propósito de ampliar suas iniciativas ESG, como a Heineken, para juntos avançarmos na logística reversa de embalagens. Com a implementação da retorna machine, buscamos gerar o engajamento da população na destinação correta de resíduos pós-consumo, evitando que sejam encaminhados para aterros sanitários. Além disso, esses materiais tratados podem ser reinseridos na cadeia produtiva, contribuindo, assim, para a preservação dos recursos naturais e do meio ambiente, e gerando benefícios aos participantes do programa Volte Sempre”, explica Felipe Lagrotta Nassar Cury, head de pós-consumo da Ambipar.
Além da parceria no programa Volte Sempre, o Grupo HEINEKEN e a Ambipar fomentam a circularidade do vidro por meio de HEINEKEN Spin, ecossistema de negócios de impacto. A iniciativa visa superar barreiras logísticas em regiões brasileiras com pouca ou nenhuma infraestrutura de reciclagem. Em novembro de 2024, com um investimento de R$ 8 milhões, o primeiro Hub de circularidade foi inaugurado em Pernambuco. Para Letícia Medeiros, coordenadora de Sustentabilidade do Grupo HEINEKEN, assim como em HEINEKEN Spin, a expansão do programa Volte Sempre é mais um passo na jornada de circularidade das empresas, bem como na otimização da logística de reaproveitamento do vidro.
Resultado da parceria com a O-I Glass e o Grupo Seiva, o programa Volte Sempre passou pela fase piloto nas cidades de Belo Horizonte e Nova Lima (MG) em 2018. Em 2023 ele se expandiu para Salvador, Recife, Goiânia, Brasília, Rio de Janeiro, Curitiba, Florianópolis, Juiz de Fora, Aracaju, Maringá, Londrina e Campinas, sendo responsável pelo processamento de 740 toneladas de vidro - o equivalente a 1,8 milhão de embalagens provenientes de pós-consumo. Como resultado, 359 toneladas de CO² deixaram de ser lançadas na atmosfera e 888 toneladas de matéria-prima virgem deixaram de ser extraídas do meio ambiente, além de gerar uma economia de 575 metros cúbicos de aterros sanitários.
Sistema de recompensas: Para participar do programa Volte Sempre, basta o consumidor, que deve ter mais de 18 anos, se dirigir a uma das máquinas, realizar o descarte correto do resíduo e fornecer dados para um sistema de recompensa, que varia de acordo com o tipo de equipamento.
Tricoins: moeda digital conectada ao aplicativo da Ambipar Triciclo. Por meio do app, o consumidor poderá consultar o saldo acumulado e trocá-lo por diversos benefícios, como chashback em produtos do portfólio do Grupo HEINEKEN, descontos na conta de luz, crédito para recarga para celular, saldo em transporte público pelo Bilhete Único e Giro, saldo em aplicativo de delivery, etc, de acordo com a localidade.
Pontos Caco: moeda digital conectada ao aplicativo Ponto Caco, do Grupo Seiva. Por meio dele, o consumidor pode consultar o saldo disponível, compartilhar seus pontos com amigos e trocar por chaschback em produtos do portfólio do Grupo HEINEKEN.
- O Programa Volte Sempre faz parte do calendário de ESG do Grupo HEINEKEN e da meta de circularidade de Green Your City, plataforma de sustentabilidade e cultura de marca, que visa gerar a reflexão do papel das pessoas nas cidades em que elas vivem, por meio de grandes ações. Pela parceria com a Ambipar, acreditamos poder incentivar ainda mais pessoas a ter um maior engajamento em atitudes sustentáveis. Ter uma cadeia produtiva crescentemente sustentável é prioridade e parte da missão da marca de contribuir para um futuro mais responsável para todos”, explica Letícia, do Grupo HEINEKEN.
Criado em 2018, o Programa Volte Sempre nasceu com máquinas instaladas em supermercados e condomínios para coletar e triturar toda embalagem de vidro descartável. Retornar o vidro à cadeia produtiva é um dos principais desafios da indústria cervejeira e a Heineken® vai agir para atenuar esse cenário com o uso de máquinas de coleta e trituração do material. Clique aqui para saber mais sobre o Programa Volte Sempre.

Solar Coca-Cola lança desafios de Inovação


A Solar Coca-Cola, uma das maiores empresas de bens de consumo do país, anuncia o lançamento da 3ª edição do Supernova, programa de Inovação Aberta que convida Startups de todo o país a apresentar soluções para desafios estratégicos da companhia. As inscrições para a edição deste ano seguem até sexta-feira (7/2/2025), e os desafios incluem temas como automação de indicadores, uso de inteligência artificial para redução de perdas, otimização de processos logísticos e gestão de fornecedores.
Ricardo Rufino, especialista de Inovação Corporativa da Solar Coca-Cola, destaca que o Supernova 3 é uma oportunidade para Startups se conectarem com uma das maiores empresas do setor de bens de consumo do país.
- Estamos em busca de soluções que possam transformar nossa operação e gerar valor para nossos colaboradores e clientes. O programa tem sido uma plataforma de inovação relevante e queremos ampliar o impacto dessa jornada", afirma. Na última edição, o projeto apresentou resultados significativos, com 50% das startups participantes da fase piloto firmando parcerias com a fabricante.
Etapas e desafios: O Ciclo 3 do Supernova segue uma jornada estruturada para garantir o sucesso dos negócios selecionados: a fase de Pitch Day está marcada para 6/3/2025, quando as startups apresentarão propostas para os desafios definidos. Já nos dias 3, 9, 10, 16 e 17/4/2025 os participantes avançam para uma fase de imersão, colaborando diretamente com os especialistas da Solar Coca-Cola para adaptar soluções às necessidades da empresa.
Posteriormente, as startups aprovadas entram na etapa de piloto, que será realizada entre maio e agosto, permitindo testar e validar soluções em um ambiente real. A edição deste ano culminará com o Demoday, que ocorrerá em 1/9/2025, onde serão apresentados os resultados das inovações e as perspectivas de parceria com a Solar Coca-Cola.
As etapas permeiam quatro desafios principais: automação de indicadores QSE/ESG, interpretação de perdas por meio de Inteligência Artificial (IA), criação de um portal integrado para gestão de fornecedores e o desenvolvimento de uma solução preditiva para recursos de logística. Esses desafios foram projetados para auxiliar a Solar Coca-Cola a melhorar a gestão de dados, aumentar a eficiência operacional e fortalecer a cadeia de fornecimento.
- A jornada oferece uma oportunidade única de as Startups testarem soluções em um ambiente corporativo de grande escala, recebendo feedback direto de uma companhia como a Solar Coca-Cola. Esse tipo de colaboração é essencial para acelerar não só essas empresas, mas o ecossistema de inovação no Brasil", afirma Yann Freitas, Head de Inovação da Innoscience, consultoria que apoia o programa.
Benefícios que chegam à expansão: O Programa oferece uma série de benefícios para as selecionadas, como visibilidade, conexão com uma rede de especialistas e a chance de expandir operações. A Solar Coca-Cola, que possui 13 fábricas e 44 centros de distribuição em todo o Brasil, tem capacidade para produzir mais de 3 bilhões de litros de bebidas por ano e atender a cerca de 400 mil pontos de venda. Durante a jornada, além de especialistas da companhia, haverá o acompanhamento de profissionais da Innoscience, consultoria referência em inovação corporativa com quase 20 anos de existência.As inscrições para o programa estarão abertas até 7/2/2025. Startups interessadas podem obter mais detalhes e se inscrever diretamente no https://programasupernova.com.br/supernova-3/.
Sobre a Innoscience: Fundada em 2006, a Innoscience é uma consultoria especializada em inovação corporativa, apoiando empresas a gerar resultados e lucrar com a inovação. Com mais de 100 programas de conexão com grandes empresas e mais de 450 programas realizados com startups, a Innoscience é referência no Mercado de Inovação. Para mais informações, acesse: innoscience.com.br.
Sobre a Solar Coca-Cola: A Solar Coca-Cola está entre os 20 maiores fabricantes do mundo do Sistema Coca-Cola, conta atualmente com 13 fábricas e atua em uma área que representa 70% do território brasileiro, operando na totalidade das regiões Norte, Nordeste, Estado do Mato Grosso e parte de Goiás e Tocantins. Destaque no cenário nacional como uma das maiores empresas de bens de consumo do país, a companhia conta com mais de 19 mil colaboradores (as) e é responsável pela produção e distribuição de mais de 220 produtos do portfólio da Coca-Cola e de parceiros para cerca de 400 mil pontos de venda.

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...