quinta-feira, janeiro 25

Sodiê lança 5 Sabores de Bolos Zero Açúcar

A Sodiê Doces, maior franquia de bolos artesanais do país, inicia o ano com novidades em seu cardápio. Desta vez a marca lança cinco sabores de bolos da linha zero açúcar, somando 17 opções em seu cardápio, atendendo assim ao público diabético e aos adeptos de uma vida sem açúcar, onde também se encaixa o público fit. A linha especial reúne produtos de primeira qualidade que não se percebe no sabor.
Os sabores são variados, feitos com massa integral, tanto branca quanto chocolate, onde todos os ingredientes são zero açúcar. Na linha de bolos tradicionais estão dois novos sabores: Delícia de Leite II e Brigadeiro Tradicional. Já na linha de bolos especiais, são três novas opções: Chifon, Brigadeiro Branco com Morango e Aerado Branco.
A marca já traz em seu portfólio outras delícias zero: Morango, Abacaxi com Coco, Alpes Suíços, Chocomix com Morangos, Salada de Frutas, Trufado com Damasco, Trufado Preto e Branco, Trufado de Chocolate, Trufado de Chocolate com Morango, Maracujá, Aerado e Trufas Brancas com Nozes e Damasco. As descrições dos bolos e seus recheios variados podem ser conferidos no site oficial (sodiedoces.com.br) ou no aplicativo Sodiê Doces.
Além dos bolos, a Sodiê oferece três opções de docinhos de festa também zero açúcar: brigadeiro (leite condensado zero açúcar, cacau 100%, finalizado com raspas de chocolate ao leite baixo em açúcares); beijinho doce (leite condensado e pedacinhos de coco ralado, finalizado com coco seco fino - todos os ingredientes sem açúcar) e brigadeiro doce sabor morango (docinho feito com leite condensado e gelatina sabor morango zero açúcares, finalizado com leite em pó desnatado).
A marca, 100% brasileira, dispõe ainda de mais de 80 tipos de sabores de bolos, versões caseiras e uma vegana, além de linha de salgados exclusiva desde 2017, quando inaugurou a fábrica com sede em Boituva.
Os pedidos podem ser feitos diretamente nas lojas pelo aplicativo Sodiê Doces Oficial, disponível nos dispositivos IOS e Android, ou pelo iFood.
Os lançamentos são: 


  • Delícia de Leite II Zero Açúcar (bolo de massa branca integral, recheado de mousse de leite em pó zero, cobertura de mousse de leite em pó zero açúcar, decorado com raspas de chocolate branco zero açúcar e finalizado com leite em pó desnatado).
  • Chifon Zero Açúcar (bolo de massa integral sabor chocolate, recheio de mousse de chocolate zero açúcar, cobertura de mousse de chocolate zero açúcar, finalizado com raspas de chocolate de leite zero açúcar).
  • Brigadeiro Tradicional Zero Açúcar (bolo de massa integral sabor chocolate, recheio de brigadeiro zero açúcar, cobertura de trufado de chocolate ao leite zero açúcar, finalizado com brigadeiro (docinhos) zero açúcar).
  • Brigadeiro Branco com Morango Zero Açúcar (bolo de massa branca integral, recheios de brigadeiro branco zero açúcar e mousse branca zero açúcar com morango, cobertura de mousse branca zero açúcar e morangos).
  • Aerado Branco Zero Açúcar (bolo de massa branca integral, recheios de trufado branco zero açúcar e aerado de chocolate branco zero açúcar, cobertura de aerado de chocolate branco zero açúcar, finalizado com raspas de chocolate branco zero açúcar ralado).
Sodiê Doces - A Sodiê Doces, maior franquia de bolo do país, possui atualmente 372 lojas abertas no Brasil e duas unidades na cidade de Orlando, nos EUA. Em seu cardápio há mais de 80 variedades de sabores, uma linha Zero Açúcar, bolos caseiros e a versão vegana. Os bolos são elaborados à base de pão de ló, matéria-prima de primeira qualidade e frutas frescas. Também fazem parte do cardápio os docinhos (tradicionais, finos, belgas e bombom), balas de coco e sua linha exclusiva de salgados (cuja sede fica em Boituva - SP). Mensalmente a marca traz os Bolos do Mês, com dois sabores, que ganham desconto especial em todas as unidades. A rede fechou 2023 com faturamento de 640 milhões de reais, registrando crescimento de 15% em comparação com 2022 (560 milhões de reais) e 30 novas unidades.

Despedida das Férias na Pinacoteca do Ceará


A Pinacoteca do Ceará encerra o janeiro-2024 com Visitas Mediadas, Oficina de Bordado e Atividades Infantis na Programação de Férias.
O Museu, que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante, convida ainda o público para visitar as quatro exposições em cartaz.
A programação começa nesta quinta-feira (25), com o “Percursos Entrelaçados: linhas e gestos do Leonilson”, das 16 às 17 horas. A atividade propõe um olhar sensível para as obras da Exposição “Leonilson: Montanhas Protetoras e ao Longe, Vulcões, Rios, Furacões, Mares, Abismos e das Amizades” (foto Marília Camelo), buscando os gestos, linhas, técnicas e temporalidades poéticas do artista. A visita tem classificação indicativa livre e será mediada por Amanda Oliveira e Weverson Martins.
Na sexta-feira (26) e no sábado (27), das 15 às 16 horas, o público é convidado a conhecer as exposições em cartaz em uma nova faixa de horário para visitas mediadas, conduzidas pela equipe de educadores da Pinacoteca do Ceará. A participação é por ordem de chegada e cada grupo contará com até 20 pessoas. A atividade tem classificação indicativa livre e conta com tradução em Libras.
Também no sábado (27), das 14 às 16 horas, o Museu inicia a Oficina de Ateliê - Bordado, com o objetivo de estimular os processos de expressão, criação e reflexão, explorando diferentes temáticas e matrizes estéticas. O encontro busca ainda enriquecer a vivência dos participantes por meio de distintos contextos e expressões artísticas, aprimorar a percepção e estimular o imaginário. Em janeiro, as ações são dedicadas ao bordado a partir das inspirações da exposição “Leonilson e Das amizades”. A mediação é de Bárbara Abril, Beatriz Gurgel e Lígia Bessa, com 15 vagas para pessoas a partir de 15 anos.
No sábado (27), o “Percursos Entrelaçados: Crônicas do Inconsciente” explora diferentes formas de expressão e comunicação além dos gestos e das palavras. A atividade, que ocorre das 16h às 17h, tem o objetivo de instigar uma visita cinestésica. A visita tem classificação indicativa de 16 anos e mediação de Liza Maria e Janaína Bento.


PINACOTECA PARA AS CRIANÇAS: A programação do fim de semana chega ao último dia com o Ateliê Criança Cria “Maraponga/ Majorlândia: Paisagens de Leo” (foto Marília Camelo), no domingo (28). Nesta edição, Beatriz Gurgel e Érica Xita partem das pinturas de Leonilson que trazem o simbolismo das montanhas e dos locais por onde ele passou. O objetivo é produzir pinturas de paisagens. A atividade é recomendada para crianças a partir de 3 anos e ocorre em dois horários, das 10 às 11 horas e das 15 às 16 horas.
O domingo conta ainda com o “Teatro de lambe lambe Calango Chuvoso - Formas animadas no Museu”, com o artista João Andirá. A atividade será das 14 às 17 horas e tem Classificação Indicativa Livre. A performance de animação é feita com teatro de bonecos em miniatura e apresenta um jogo de pequenas cenas dentro da caixa dos antigos fotógrafos lambe-lambe. Ao longo da apresentação, o ator/performer transita nos espaços comuns do museu e convida o público a vivenciar a experiência teatral.

Programação da Pinacoteca do Ceará
  • Quinta-feira (25)-16 às 17 horas-Percursos Entrelaçados: Linhas e Gestos de Leonilson. Mediação: Amanda Oliveira e Weverson Martins. Exposição “Leonilson: Montanhas Protetoras e ao Longe, Vulcões, Rios, Furacões, Mares, Abismos e das Amizades”. Classificação Indicativa: livre. Inscrições por ordem de chegada. Acessível em Libras.
  • Sexta-feira (26)-15 às 16 horas-Visitas mediadas-Mostra Bonito Pra Chover e Exposição “Leonilson: Montanhas Protetoras e ao longe, Vulcões, Rios, Furacões, Mares, Abismos e Das amizades”.
  • Sábado (27)-14 às 16 horas-Oficina de Ateliê-Bordado. Mediação: Bárbara Abril, Beatriz Gurgel e Lígia Bessa. Exposição “Leonilson: Montanhas Protetoras e ao Longe, Vulcões, Rios, Furacões, Mares, Abismos e das amizades” e Ateliê 1. 15 vagas | Inscrição por ordem de chegada. Para pessoas a partir de 15 anos.///16 às 17 horas-Percursos Entrelaçados: Crônicas do Inconsciente. Mediação: Liza Maria e Janaína Bento. Exposição “Leonilson: Montanhas Protetoras e ao Longe, Vulcões, Rios, Furacões, Mares, Abismos e das Amizades”. Classificação Indicativa: 16 anos. 
  • Domingo (28)- 10 às 11 horas e 15 às 16 horas-Ateliê Criança Cria: Maraponga/ Majorlândia: Paisagens de Leo. Mediação: Beatriz Gurgel e Érica Xita. Exposição “Leonilson: Montanhas Protetoras e ao Longe, Vulcões, Rios, Furacões, Mares, Abismos e Dds amizades” e Ateliê 1. Classificação Indicativa: para crianças a partir de três anos. //14 às 17 horas-Teatro de lambe lambe Calango Chuvoso - Formas animadas no Museu, com João Andirá. Onde: Hall da Pinacoteca do Ceará. Classificação Indicativa: livre. Todas as atividades são gratuitas.
As exposições têm classificação livre para todos os públicos. Obras que possam ser consideradas não recomendadas para crianças ou adolescentes estarão indicadas na sinalização do espaço.
A programação infantil requer sempre o acompanhamento de um adulto responsável por cada criança.
A Pinacoteca do Ceará dispõe dos seguintes recursos de acessibilidade: audiodescrição, abafadores de ruídos, videoguias em Libras, cadeira de rodas, intérpretes de Libras e peças táteis.

Exposições em Cartaz:
  • Mostra “Bonito Pra Chover”: “Se Arar”, “No Lápis da Vida Não Tem Borracha” e “Amar se Aprende Amando” - até o primeiro trimestre de 2024.
  • Exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades” - até 26 de maio de 2024.
Visitas:
  • Quinta-feira a sábado, das 12 às 20 horas.
  • Domingos, de 10 às 18 horas.

Cabana del Primo realiza Festival Argentino

O Cabana Del Primo, Restaurante do Grupos Geppos especializado em Carnes, realiza, entre esta quinta-feira (25) a sábado (27 de janeiro de 2024), das 18 horas à meia-noite, o Festival Argentino no Shopping RioMar Fortaleza. O evento conta com entradas exclusivas nos Combos Especiais, como:

  • Batatas Bravas.
  • Empadas Argentinas.
As Batatas Bravas são acompanhadas de Carne Defumada e Molho de Queijo. 

Já as Empanadas Argentinas são recheadas com Carne e Mix de Especiarias. 

As duas entradas fazem parte dos combos do evento: 

  • “Nobre” a R$ 130,00.
  • “Premium a R$ 380,00.

Os clientes também podem optar por outras opções de entradas, são elas: 

  • Carpaccio de Carne.
  • Provoleta.

O Carpaccio de Carne é servido em finas fatias de Carne com Molho de Mostarda, Alcaparras e Queijo Parmesão. Acompanha Torradas.

A Provoleta é finalizada com Tomates Confitados no Azeite de Ervas. Acompanha torradas.

Programação: O Festival Argentino vai proporcionar uma Imersão Cultural com uma Programação Musical:

  • Quinta-feira (25), Nonato Lima faz uma Batalha de Acordeons.
  • Sexta-feira (26), Juliana Maia apresenta Ritmos Latinos.
  • Sábado (27), Claudine Albuquerque interpreta Tangos e outras Poesias.

Em todos os três dias do Festival Argentino, às 21 horas, acontece apresentações especiais de Danças. O Couvert Artístico é de R$ 15,00.

Cuidados com a Visão das Crianças


Apesar de serem usados como um período de descanso e muitas brincadeiras, as férias escolares exigem um cuidado especial com as crianças. Sem uma supervisão adequada,atividades e a exposição a diferentes fatores podem prejudicar a saúde dos pequenos.
De acordo com o oftalmologista Giuliano Veras, os olhos das crianças são mais sensíveis e, quando menores, a Visão ainda está em formação.
- A Visão de uma criança é algo que se desenvolve gradualmente até cerca dos sete anos de idade. Por conta das mudanças comuns ao desenvolvimento, é importante o acompanhamento regular, para a detecção e tratamento precoce de possíveis problemas oculares”, afirma Giuliano Veras.
Além das doenças mais “comuns”, irritações, alergias, lesões e traumas podem ocorrer sem o devido cuidado. Fatores internos como a longa exposição às telas, atividade cada vez mais comum praticada por crianças cada vez menores, costuma agravar quadros de Miopia.
- Crianças não possuem o mesmo alto controle como os adultos, então, elas costumam colocar a mão suja nos olhos, esfregar ou colocar produtos tóxicos perto dos olhos, além de olhar para o sol indevidamente sem nenhuma proteção. Isso tudo resulta em uma série de complicações sérias para os tecidos oculares”, explica Giuliano Veras.
Como identificar possíveis problemas e os principais cuidados: Quando um problema ocular começa a aparecer, geralmente a criança reclama de dor nos olhos, mas em alguns casos isso pode passar despercebido, por isso, é importante ficar atento na rotina das crianças. Problemas como dificuldades para ler, dores de cabeça, falta de atenção, testa franzida ao olhar para telas e vermelhidão ocular, podem ser indicação que algo não está normal.
Para que isso não aconteça, alguns cuidados devem ser tomados. Um dos principais agravantes para a deterioração da Saúde Ocular é o uso excessivo de telas.
- Com mais tempo livre, as crianças consomem mais jogos, desenhos e programas audiovisuais. O ideal é ter um balanço entre atividades internas e externas”, enumera o oftalmologista Giuliano Veras.
Além das telas, a radiação solar e a ida frequente ao mar e à piscina podem causar danos. A água nem sempre está apta para banho e pode conter substâncias nocivas. No caso do mar, escolha uma região com boa balneabilidade. Nas piscinas, estimule o uso de Óculos de Natação. A Radiação Solar também é perigosa, em casos de passar muito tempo ao Sol, a criança deve usar boné, chapéu e viseiras. O recomendado é tomar sol sempre antes das 10 horas ou depois das 16 horas.
- Além de todos esses cuidados, a ida ao oftalmologista ainda é o melhor cuidado. Apenas com uma consulta será possível indicar um tratamento adequado com o uso de colírios, procedimentos e até a mudança de óculos, seja de grau ou escuros”, finaliza o médico Giuliano Veras.

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...