terça-feira, abril 7

Dia Mundial da Saúde


Durante a sessão plenária desta terça-feira (7), a vereadora Cristhina Brasil (PTdoB) destacou as comemorações do Dia Mundial de Saúde, comemorado neste dia 7 de abril e ressaltou a necessidade de debater os problemas enfrentados na área da saúde.
Confira a matéria: http://bit.ly/1Pg1gZu

Dia do Jornalista III


Dia do Jornalista II


Dia do Jornalista


Escola Edgar Linhares

O vereador Evaldo Lima (PCdoB) apresentou, na sessão de hoje, na Câmara Municipal de Fortaleza, projeto de indicação que denomina Professor Edgar Linhares Lima uma Escola de Tempo Integral a ser construída na capital. Segundo o parlamentar, a homenagem ao educador cearense, falecido no último dia 28 de março aos 86 anos, é nada mais do que gesto de gratidão a uma importante figura da Educação no Ceará.  
"O mestre Edgar Linhares representa um marco humano na trajetória da nossa Educação. Professor por mais de 60 anos, ele não se conteve com o magistério. Atuou também como verdadeiro entusiasta da educação e cultura. Deixou bases essenciais para políticas públicas educacionais", destaca Evaldo. 
Natural de Santa Quitéria, o professor iniciou carreira acadêmica em 1948. Lecionou em escolas de Fortaleza e também na Universidade Federal do Ceará. Formou-se nos cursos de Letras Clássicas (UECE), Ciências Jurídicas e Sociais (UFC), Psicologia da Educação (PUC) e Planejamento Educacional (Centro Regional de Pesquisas Educacionais-PE). 
O embasamento teórico capacitou Edgar Linhas a buscar meios eficazes de transformar a educação em sua realidade. Foi assessor da Secretaria Geral do Ministério da Educação (1979-1983) e membro do Conselho de Educação do Ceará por quase 30 anos. Linhares também foi um dos idealizadores do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC). Evaldo Lima argumenta que o humanista deixou como principais ensinamentos a luta pela desigualdade e o investimento na boa educação como ferramenta indispensável para o desenvolvimento da sociedade.
"O professor Edgar, acima de tudo, era de um senso humanístico raro, o que explica a vastidão de seus frutos pedagógicos e o grande hiato que a sua ausência deixará nas discussões em torno dos assuntos educacionais de nosso Estado", ressalta o vereador.

Semáforos

O vereador Ronivaldo Maia (PT) falou hoje na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) sobre a questão do funcionamento dos semáforos na cidade:


Radioweb

Dia do Jornalista


Divina Misericórdia

A tradicional Festa da Divina Misericórdia acontece pelo 8º ano consecutivo no próximo domingo (12), no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU). A expectativa é superar o ano passado e alcançar público de 50 mil pessoas. Evento contará com as relíquias do Papa João Paulo II e Santa Faustina Kowalska, a Apóstola da Misericórdia. A organização é da Comunidade Católica Shalom.
O tema deste ano, que está no diário de Santa Faustina, é “O mundo não encontrará a paz enquanto não se voltar com confiança para a minha misericórdia” (Diário de Santa Faustina nº 300). Padre Antonio Furtado explicou que a festa acontece anualmente no segundo domingo de Páscoa. O evento foi criado pelo papa João Paulo II, em 2000, por ocasião do jubileu da encarnação de Jesus Cristo.

A programação começa às 15 horas com o Terço da Misericórdia, seguida por Show de evangelização com Missionário Shalom e a cantora católica Aline Brasil, que vem do Rio de Janeiro. A partir das 18 horas, haverá a tradicional missa em favor dos enfermos celebrada por padre Antonio Furtado.

Haverá ainda confissão e oração de aconselhamento. Padre Antonio Furtado destaca que para bem participar da Festa é necessário confessar-se e comungar. Na Festa haverá ainda uma infraestrutura de acolhimento e lanchonete.

Padre Antonio Furtado lembrou que o Papa Francisco instituiu o Ano Santo da Misericórdia, que terá início na próxima solenidade da Imaculada Conceição, no dia 8 de dezembro, e se concluirá em 20 de novembro de 2016, Domingo de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do universo. “Este ano, no dia 12 de abril, o Papa Francisco lançará em Roma o Ano Santo da Misericórdia. Estaremos unidos ao Papa”, destacou.
Em preparação para a Festa, foi realizado o Cerco da Misericórdia. “Foram sete missas em preparação para a Festa que aconteceram com a participação de cerca de 5 mil pessoas toda quinta-feira no Shalom da Paz”, destacou o padre Antonio.

Festa da Misericórdia
São João Paulo II, então papa, instituiu em 2000 a Festa da Misericórdia. A segunda carta do Santo a todos os católicos foi “Dives in Misericordia” no dia 30 de Novembro de 1980. “A encíclica foi dirigida aos católicos do mundo inteiro sobre a importância da misericórdia divina.”

Nas revelações de Jesus a Santa Faustina, dentro dessa espiritualidade da misericórdia, o Senhor propôs alguns atos de devoção: recitação do terço da misericórdia, hora da misericórdia (15h - hora em que Ele morreu na cruz), quadro da Divina Misericórdia (pintura que mostra Jesus com atitude de bênção e do seu peito jorra sangue e água), novena em preparação para a Festa começando na Sexta-Feira Santa e a Festa da Divina Misericórdia no segundo Domingo da Páscoa.

Evento solidário
Solidariedade é uma das marcas da Festa da Misericórdia deste ano, organizada pela Comunidade Católica Shalom. No evento, que tem entrada gratuita, serão recolhidos alimentos não perecíveis. A doação será encaminhada para as obras de promoção humana e para assistência aos missionários da Comunidade Shalom. Os participantes que desejarem contribuir deverão deixar os alimentos no Stand dos Benfeitores da Paz.

Serviço:
Programação
15h: Terço da Divina Misericórdia
16h30: Show de evangelização Missionário Shalom e Aline Brasil.
18h: Missa em favor dos enfermos celebrada por padre Antonio Furtado

Guia de Turismo

Vereador representa o PRB na Câmara Municipal - Foto: André Lima
Vereador representa o PRB na Câmara Municipal – Foto: André Lima
O projeto de lei nº 198/2014, que versa sobre o exercício da profissão do Guia de Turismo no Município, em tramitação na Câmara Municipal de Fortaleza, foi aprovado em discussão única pelo plenário da Casa. A matéria apresentada pelo vereador Gelson Ferraz (PRB) em agosto de 2014, tem como objetivo a disciplinação da legislação municipal sobre a atividade do Guia de Turismo, atualizando conceitos e normas, estipulando direitos e deveres.
Para o enquadramento na Lei os profissionais deverão está cadastrados no Ministério do Turismo para o exercício de atividades de acompanhar, orientar e transmitir informações a pessoas ou grupos, em visitas, excursões urbanas, municipais, estaduais, interestaduais, internacionais ou especializadas. Dentre as atribuições do Guia de Turismo estão a promoção da cultura e arte local; esclarecer ao turista sobre a legislação local, em especial àquelas que versem sobre o combate ao turismo com motivação sexual e à exploração sexual de crianças e adolescentes; portar, privativamente, o crachá de Guia de Turismo emitido pelo Ministério do Turismo.
A proposta também estabelece a obrigatoriedade da presença do Guia de Turismo em toda e qualquer excursão realizada na cidade de Fortaleza ou se dela sair para outro município do Estado do Ceará. Outro ponto ainda é o enquadramento dos estabelecimentos de hospedagem, agências de viagem, transportadoras turísticas e locadoras, nas ações de receptivo, emissivo translado e prestadores de serviços similares, na Lei, que devem contar com Guia de Turismo registrado no Município, seja para acompanhamento individual ou de grupos, tendo que informar à Secretaria de Turismo de Fortaleza a chegada de excursões e grupo aos estabelecimentos.
Nas especificações dos direitos, o Guia de Turismo terá acesso gratuito a pontos de interesse turístico, participar do Conselho Municipal de Turismo, ter acesso a todos os veículos de transporte nos terminais de embarque e desembarque aéreos, marítimos, rodoviários e ferroviários de passageiros; solicitar credenciamento junto ao órgão gestor de Turismo da Prefeitura Municipal de Fortaleza. A proposta estabelece ainda critérios de comportamento do Guia de Turismo, que caso não sejam seguidos constituem infrações, podendo gerar penalidades, que vão desde advertência, multa e cancelamento do registro. “A presente legislação proporciona maior controle e qualidade dos serviços prestados aos turistas que visita nossa cidade”, justifica.   

Semana do MEI

Oficinas, palestras e orientações técnicas, além de facilidades para efetivação do registro e para fazer a Declaração Anual, tudo isso vai estar à disposição dos microempreendedores individuais cearenses no período de 13 a 18 de abril, durante a VII Semana do MEI.
Realizado pelo Sistema Sebrae em todo país, o evento é considerado o maior mutirão empreendedor voltado para os pequenos negócios, com uma programação onde constam, só no Ceará, de 346 oficinas e 128 palestras, além de 3.940 atendimentos na capital e 1.182 no interior.
Especificamente na área de capacitação, a previsão é de que pelo menos 7.880 microempreendedores individuais participem dos cinco tipos de  oficinas do SEI-Sebrae Empreendedor Individual: SEI Vender, SEI Controlar Meu Dinheiro, SEI Planejar, SEI Unir Forças para Melhorar e SEI Comprar.
FOCO PRINCIPAL
Nesta edição da Semana do Microempreendedor Individual,  o foco principal  será a conscientização dos empreendedores para a importância de fazer a declaração anual, cujo prazo vai até 31 de maio. O problema é que  a inadimplência no pagamento do tributo está sendo considerada alta em todo país. O índice é estimado em 55,69%. Já no caso específico do Ceará, onde existem 161.069 microempreendedores individuais registrados , esse índice é um pouco menor, mas ainda preocupa: 45,57%.  Em todo país, são 4.808.074 microempreendedores individuais cadastrados.
Evento já tradicional, a VII Semana do MEI vai, mais uma vez, mobilizar todo o corpo técnico do Sebrae nos Estados. No Ceará, de Fortaleza ao Cariri, dos demais municípios da Região Metropolitana ao Sertão Central, do Baixo Jaguaribe ao Centro Sul, da Zona Norte ao Litoral Leste, dos Sertões dos Inhamuns ao Maciço de Baturité e da Ibiapaba a Itapipoca, todos os escritórios regionais organizaram uma programação especial  com o objetivo de atender aos microempreendedores individuais.
Em Fortaleza, além da sede do Sebrae, na Avenida Monsenhor Tabosa e da Central Fácil, no Centro, haverá pontos de atendimento  em outros 18 locais, distribuídos por todas as Regionais da Prefeitura de Fortaleza e nos Centros de Inclusão Tecnológica e Social de Fortaleza (Cits), que integram a rede estadual da Central Fácil na Aldeota, Vicente Pinzón, Cais do Porto, Mucuripe, Quintino Cunha Jóquei Clube, Conjunto Ceará, Parque São José, Centro, Messejana, Passaré, Aerolândia e Jangurussu.
SERVIÇO:
VII Semana do MEI
De 13 a 18 de abril

Meta
346 oficinas SEI
128 Palestras
3.940 atendimentos na capital
1.182 atendimentos no interior
7.880 MEI participando das oficinas SEI

Oficinas que serão realizadas:
· SEI Vender
· SEI Controlar Meu Dinheiro
· SEI Planejar
· SEI Unir Forças para Melhorar
· SEI Comprar

SERVIÇO:
Central de Relacionamento Sebrae 0800-570-0800

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...