domingo, novembro 12

Balanço geral do Enem 2017

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 teve sua aplicação concluída hoje. No total, 580 participantes foram eliminados; 578 deles por descumprimento do edital e dois por recusa em fazer a coleta do dado biométrico. Somadas às 264 eliminações do primeiro domingo, a aplicação termina com um total de 842 participantes desclassificados, número inferior a outras edições. Foram registradas apenas 158 ocorrências nos dois dias de aplicação, sendo 45 hoje e 113 no domingo passado. Os casos não comprometeram a aplicação. O Enem 2017 teve 6.731.344 inscrições confirmadas.
Para o ministro da Educação, Mendonça Filho, este foi o Enem mais seguro dos últimos anos, com todo planejamento seguido à risca. “Conseguimos alcançar um objetivo geral. Foi um Enem tranquilo, com mais conforto para os estudantes e, finalmente, onde se premia o mérito e o bom desempenho”, afirmou.
A presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Maria Inês Fini, também comemorou a realização do Enem nesse novo modelo. “As mudanças foram extremamente positivas. Agradeço o envolvimento de todas as equipes que trabalharam para o sucesso deste Exame”, afirmou. Para aplicar as provas para 6,7 milhões de participantes o Inep mobilizou 600 mil pessoas em todo o País.
Segurança – A parceria do Ministério da Educação (MEC) e do Inep com a Polícia Federal teve, mais uma vez, êxito no monitoramento de quadrilhas dedicadas a fraudar concurso públicos e processos seletivos. A Polícia Federal em Pernambuco deflagrou a Operação Passe Fácil na manhã de hoje, com objetivo de coibir fraudes no Enem. Foram 62 mandados, 31 de busca e apreensão e 31 de conduções coercitivas em 13 estados (Pernambuco, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte e São Paulo) e no Distrito Federal (Brasília).
A operação buscou desvendar e desarticular esquema de candidatos interessados em fraudar o processo a partir da resolução da prova por especialistas em determinadas áreas de conhecimento, chamados de pilotos, que posteriormente repassavam os gabaritos aos candidatos que os contrataram. Os resultados ainda estão sendo computados, mas segundo a Polícia Federal já foi possível colher depoimentos e apreender celulares dos investigados. Foi confirmada a participação de inscritos em fraudes em certames anteriores.
Para reforçar e diversificar as estratégias de segurança, o Enem 2017 estreou a prova personalizada e o uso de detectores de ponto eletrônico, e teve a maior cobertura de detectores de metal desde que o recurso começou a ser usado: 100 participantes por detector. A coleta de dado biométrico completa o esquema. Desde 2016, o MEC, o Inep e a PF atuam juntos, em um trabalho de inteligência a partir dos dados do Inep, enfraquecendo a atuação de criminosos e garantindo a isonomia entre os participantes.
Reaplicação – Pelo menos 3.581 pessoas farão a reaplicação do Enem, nos dias 12 e 13 de dezembro, quando as provas também serão aplicadas para as pessoas privadas de liberdade (PPL). O grau de dificuldade da prova é equivalente. São 3.570 casos de participantes afetados pela interrupção de energia em seus locais de prova, no domingo passado, em Teresina (PI), Olinda (PE) e Uruaçu (GO). Os outros 11 casos foram decisões judiciais para aplicação em classe hospitalar, ou decisões da Comissão de Demandas do Inep para atender participantes que tiveram problemas com identificação ou por não terem solicitado os recursos que necessitavam para fazer a prova.
Hoje, as áreas de conhecimento avaliadas foram Matemática e suas tecnologias, e Ciências da Natureza e suas tecnologias. É a primeira vez que as duas áreas são aplicadas no mesmo dia. A nova divisão organiza a demanda cognitiva do participante de maneira mais inteligente e integrada. Neste domingo, os participantes tiveram 4 horas e 30 minutos para resolver 90 questões objetivas. Participantes com direito a tempo adicional e os surdos e deficientes que escolheram o recurso de Videoprova Traduzida em Língua Brasileira de Sinais (Libras) tiveram uma e duas horas a mais, respectivamente, para encerrar o Exame.
Abstenções – Do total de 6.731.344 inscritos para o Enem 2017, 68% compareceram. A abstenção foi de 32% neste segundo domingo e de 29,8%, no primeiro. A queda na taxa de abstenção do primeiro dia está relacionada à apuração final das folhas de presença, só possível ao longo da semana. A taxa de abstenção do segundo dia também deve ser tratada como dado preliminar, podendo mudar após a apuração final das folhas de presença.
A ausência em 2017 terá impacto em edições futuras do Enem. Os participantes que tiveram isenção do pagamento da taxa de inscrição este ano e não compareceram para as provas precisam justificar a ausência com um documento oficial. A justificativa será realizada no período de inscrições de 2018. Quem não tiver justificativa para a ausência e se enquadrar nos critérios de isenção não terá direito ao benefício no futuro. A exceção são os concluintes do Ensino Médio na rede pública, automaticamente isentos. A regra, anunciada no início de 2017, juntamente às outras mudanças do Enem, é uma das medidas do MEC e do Inep para reduzir o prejuízo aos cofres públicos com a ausência de participantes.
Novidades – O Enem 2017 é o primeiro a ser aplicado em dois domingos consecutivos, como escolhido pela maioria dos que responderam à Consulta Pública promovida em janeiro. A mudança na ordem das áreas de conhecimento, as regras para isenção e justificativa de ausência, a solicitação de tempo adicional na inscrição, a declaração de comparecimento impressa pelo participante, as provas personalizadas e o detector de ponto eletrônico são outras novidades. O Exame deste ano também marca o fim do Atendimento Específico para Sabatistas, da Certificação do Ensino Médio e da divulgação do “Enem por Escola”. Também são novos o Atendimento Específico para Outra Condição Especial e a Vídeoprova Traduzida em Libras.
Com informações da Assessoria de Imprensa do Inep.

Operação Passe Fácil da PF cumpre 62 mandados no Enem de hoje

A Polícia Federal (PF) fez hoje a Operação Passe Fácil no encerramento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017. Foram 62 mandados, sendo 31 de busca e apreensão e 31 de condução coercitiva em 13 estados (Ceará, Pernambuco, Maranhão, Piauí, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo). e Distrito Federal (Brasília)
A PF na operação Adinamia prendeu hoje o quinto acusado de tentar fraudar o Enem. A Adinamia começou na quinta-feira passada no Ceará (Juazeiro do Norte, Lavras da Mangabeira, Barbalha, Mauriti, Abaiara e Fortaleza), Piauí (Teresina) e Paraíba (São José de Piranhas e Cajazeiras) com 36 mandados, sendo 28 de busca e apreensão, 11 de condução coercitiva e cinco de prisões (duas em Fortaleza, duas em Lavras da Mangabeira e uma em Barbalha).
O ministro da Educação, Mendonça Filho, disse ao fazer o balanço do Enem 2017 foi o último dele a frente do MEC. Com isso ele antecipou que não será mais ministro de TMichel Temer no Enem 2018, em novembro, pois deve se candidatar nas eleições de outubro de 2018. Ele destacou que o Enem foi "coroado de sucesso absoluto total".
No balanço destaque que o gabarito oficial sai na próxima quinta-feira (16) e o resultado final em 19 de janeiro de 2018. A abstenção foi de 32% com 842 eliminados por descumprimento de regras gerais.

Simulado deprecia FEC

Vazou uma questão de um simulado do Colégio Chistus para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017, que deprecia o time do Fortaleza, vice-campeão brasileiro da Série C 2017 e que conseguiu acesso para Série B 2018. Considerada como piada pelos estudantes torcedores do Ceará, a questão de Matemática foi repudiada pelos estudantes torcedores do Fortaleza.
"Um colégio de Fortaleza teria feito num aulão uma piada ridícula relacionada a um time de futebol local. O time é o Fortaleza. Que é conhecido no Brasil por ter uma das maiores médias de público. Mais que isso: por ser uma instituição centenária que traduz bem o espírito destemido, resistente e vitorioso do povo nordestino. Já o colégio é famoso por ter sido envolvido num vergonhoso escândalo de vazamento nacional de provas o Enem em 2011. Em mais de 20 anos como torcedor, pois, não lembro de ter tido o Fortaleza que se explicar à Polícia Federal. Pena", escreveu um sua página no facebook o torcedor do Fortaleza e jornalista Diego Lage.
A questão
​ não diz diretamente o nome do Fortaleza, mas cita indiretamente, já que destaca "...o vice-campeão brasileiro da Série C de 2017 é um time de mangas"
e segue o pedido do cálculo matemático.
A direção do Christus não se manifestou sobre o assunto.

Rogério Ceni chega quarta para o Leão


Balanço do Enem 2017 logo mais às seis da noite


Balanço do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 será apresentado logo mais às seis da noite (horário de Fortaleza)

Vendedor fatura com Enem 2017


Domingo passado o vendedor ambulante Dedé trouxe para o Enem no Centro Universitário Estácio do Ceará apenas garrafas de água mineral e vendeu 20 das 70 que levou. Hoje trouxe também canetas pretas. "Foi melhor. Vendi 20 canetas a dois reais e ganhei uns trocados a mais que domingo passado, pois o pessoal já traz água de casa", disse

Termina Enem 2017

Pedro Felipe (foto), de 20 anos, saiu feliz da vida com as provas de Exatas do Exame Nacional do Ensino Médio, que encerram hoje o Enem 2017. "Foram perfeitas. Muito boas as questões de Biologia, Química, Física e Matemática. Creio que agora dá para passar em Medicina", disse com um sorriso largo ao deixar o Campus Centro do Centro Universitário Estácio do Ceará.
"Fiz só a prova de Matemática. Gostei. Deu para resolver todas, mas optei por não fazer as provas de Ciências da Natureza, porque já faço Ciências da Computaçao e vim para este quarto Enem apenas como experiencia", avaliou Anderson Diniz, de 21 anos, que fez Enem no Centro Universitário Estácio do Ceará.
Shirley Dias, de 20 anos, faz o Enem pela quarta vez achou as provas de Matemática e Ciencias da Natureza boas. "Fiz mais este Enem como expiriência, pois já curso Engenharia Civil aqui na Estácio. As provas de hoje estavam dentro da expectativa. Boas mesmo. Deu para resolver muitas questões".
Para Ana Nascimento, de 25 anos, que faz o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nem pela segunda vez, a concentração de provas de Ciências Exatas num domingo "está de boa. Para mim facilita, pois como aconteceu domingo passado com as Humanas ajuda no raciocínio". Ana tenta vaga para Psicologia.
Rafael Carlos, de 17 anos, faz o Enem pela segunda vez. Ele tenta vaga em primeira opção para Publicidade e Propaganda. Em segunda opção para Desing. Rafael considera que a concentração num dia só das provas de Ciências Exatas prejudica os candidatos: "Hoje com Matemática, Física, Química e Biologia juntas vai ser mais cansativo. Antes era mais balançeado. Agora está mais pesado". Rafael faz provas do Enem 2017 no Centro Universitário Estácio do Ceará.
Matheus Nogueira, de 22 anos, faz o Enem pela terceira vez e tenta vaga em Cinema. Para o candidato provas afins num dia só facilitou e prejudicou a vida dos estudantes. "Facilitou para quem gosta de Humanas. Domingo passado foi muito bom Redação e Linguagens juntas. Já hoje com as Ciências Exatas é muito cálculo. Será muito sofrível"., disse antes de entrar na Estácio Centro para fazer as provas de hoje.
João Ulisses, de 17 anos, foi o último a entrar no Campus Centro da Estácio do Ceará, em Fortaleza para fazer o Enem hoje. Ele estava com a xerox da identidade autenticada, mas a organização não deixou ele entrar. Foi preciso a mãe dele trazer a original da identidade para Ulisses ingressar ao meio-dia exatamente, último minuto para entrada, no local de provas. Ulisses faz Enem como treineiro, uma vez que está no segundo ano do Ensino Médio.
Ninguém na Estácio do Centri chegou atrasado para fazer o Enem hoje.

Não se atrase no Enem 2017

Segundo domingo do Enem 2017

Para os mais de 101 mil estudantes de escolas públicas no Ceará, que fazem o segundo domingo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2017), hoje com provas de Matemática e Ciências da Natureza, a partir das 12h30, estão garantidos o passaporte Enem,​ que dá gratuidade no transporte coletivo do Estado; e o kit Enem com água mineral, frutas e barra de cereal e caneta. Em Sobral, a 240 quilômetros de Fortaleza, a Prefeitura liberou catraca do Metrô às dez da manhã indo até sete da noite, com intervalo de duas às três da tarde, para os mais de 11 mil participantes do Enem, independente de serem de escola pública ou particular.
O governador ​do Ceará, ​Ca​milo Santana (PT) comemora que o Estado bateu o recorde nacional de maior índice de inscrição no Enem 2017 de estudantes de escolas públicas. "Alcançamos noventa e nove virgula cinquenta e um por cento de estudantes de escolas públicas aptos a fazerem o Enem dois mil  e dezessete, quando a média do Brasil foi sessenta por cento. Preparemos no domingo passado e vamos repetir neste domingo cento e cinquenta e nove pontos de apoio com água, frutas, com equipes de professores​ e de diretores de escolas espalhados em todas regiões do Estado. Distribuimos no domingo passado duzentas mil garrafas de água e duzentas mil canetas pretas e neste domingo vamos repetir a dose para apoiar nossos estudantes a fazerem um bom Enem", destaca o governador. 
A projeção dos organizadores do Enem 2017, no Ceará para hoje é de abstenção superior a 30%. No domingo passado (5) de provas de Redação e Ciências Humanas faltaram no Ceará 100.809 dos 365.253 inscritos, acusando uma abstenção de 27,6%.

Terremoto de 6,3 graus na meso-oceânica

Terremoto de 6,3 graus aconteceu ontem aos 36 minutos, na dorsal meso-oceânica. O epicentro do evento foi localizado a aproximadamente 423 quilômetros a Sul de Ascensão, a 2.190 a SE de São Pedro e São Paulo, a 2.200 km a ESE de Fernando de Noronha, a 2.320 km a ESE de Recife, a 2.420 km a ESE de Natal e a 2.660 km a ENE de Salvador.
O mapa de localização epicentral desse evento está mostrado na Figura 1.


Figura 1. Mapa de localização epicentral. O epicentro está simbolizado pela estrela vermelha. O triângulo vermelho indica a localização da estação de Riachuelo (RCBR).
O registro do evento na estação RCBR está mostrado na Figura 2.


Figura 2. Registro 24 h da estação RCBR.

Fonte: LabSis/Universidade Federal do Rio Grane do Norte-UFRN, USGS
Joaquim Ferreira

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...