segunda-feira, abril 20

Maloca Dragão

De 30 de abril a 3 de maio, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura celebra 16 anos de história com a segunda edição da Maloca Dragão – O encontro de todas das tribos, evento que, no ano passado, reuniu mais de 130 mil pessoas. Nesta edição, a arte cearense vai pulsar num só ritmo, unindo o que há de mais atual em sua produção a obras-primas consagradas pelo afeto e pela memória do povo do Ceará. 
Além das mais de cem atrações artísticas gratuitas convidadas, a Maloca traz ainda novidades, como uma feira literária, novos espaços para apresentações, praça de alimentação com food trucks, uma vastaprogramação infantil, festas nas casas de show do entorno do Dragão, a 2ª Semana de Cinema Brasileiroe a presença de produtores nacionais para conhecer este grande painel da arte cearense que a Maloca apresenta. Outra novidade é que, neste ano, não será preciso retirar ingresso para nenhuma das atrações, mas a entrada ficará sujeita à lotação dos espaços.
Entre os lançamentos que movimentarão a cena musical, estão o quarto disco do Cidadão Instigado, “Fortaleza”; e o novo disco do Lirinha, ex-Cordel do Fogo Encantado, com participação de Céu. As bandasColdness e Astronauta Marinho também lançam seus novos álbuns, na Maloca. Em plena ascensão no cenário brasileiro, Selvagens à Procura de Lei e Verónica Decide Morrer apresentam uma prévia dos novos trabalhos que devem ser apresentados ainda neste ano. Já tradicional nos festivais de rock do Estado, a Rocca Vegas faz lançamento de single, assim como os cantores cearenses Soledad e Oscar. 
No teatro, o Coletivo Artístico As Travestidas estreia novo espetáculo, “Quem tem medo de travesti”; e o No Barraco da Constância Tem chega com “Nada como quando começou”. “O público vai poder se apropriar dos mais novos lançamentos artísticos da cidade, além de relembrar obras-primas da canção cearense, com o Projeto Releituras – Clássicos Cearenses”, afirma Paulo Linhares, presidente do Instituto Dragão do Mar. 
O Projeto Releituras – Clássicos Cearenses traz novas interpretações de quatro dos discos mais emblemáticos da música do Ceará. Cada noite de Maloca, no Anfiteatro do Dragão, apresenta um show-homenagem a um dos álbuns. São eles: “Manera Frufru, Manera”, de Fagner, com interpretação de Marcos Lessa; “Chão Sagrado”, de Rodger Rogério e Teti, com interpretação de Paulo Belim e Ilya Borges; “Flor da Paisagem”, de Amelinha, com Natasha Faria; e “Alucinação”, de Belchior, com Gero Camilo. 
Também marcam presença na Maloca Dragão os mais recentes projetos que passaram pelo Laboratório de Criação em Música e Pesquisa Teatral, da Escola Porto Iracema das Artes, braço de formação do Dragão do Mar. Felipe de Paula, Caio Castelo, Marta Aurélia e os já citados Astronauta Marinho e Soledad fazem os shows que são resultado final de cincos meses de tutoria com grande nomes da produção musical brasileira. Já os grupos Bagaceira de Teatro, No Barraco da Constância Tem, Teatro de Caretas, Ninho de Teatro e Bricoleiros apresentam espetáculos tanto que foram projetos do Porto quanto trabalhos novos.

Atrações fora dos palcos
Além dos shows e espetáculos, a Maloca Dragão 2015 promove a Feira Índice, um espaço para disseminação literária coletiva em Fortaleza, com ênfase no mercado alternativo. Serão 15 expositores entre editoras e selos independentes, pequenas livrarias e coletivos, trazendo na bagagem livros, fanzines e publicações diversas, que ficarão expostas durante todo o evento, das 15h às 20h, na Arena Dragão do Mar. Também haverá, todos os dias, às 17h, pequenos saraus diários, com participação de autores.
Substituindo a tenda eletrônica do ano passado, Órbita Bar, Mambembe e Amicis recebem as festas que encerram a programação dos três primeiros dias do evento. A cada noite, uma das casas abre as portas para o público em “after parties” gratuitas da Maloca Dragão. O line up também é fruto da parceria. 
Outra novidade desta edição é a praça de alimentação com food trucks, na Praça Almirante Saldanha. 

Produtores nacionais

A convite do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, produtores nacionais estarão presentes durante os quatro dias de Maloca, desbravando esse verdadeiro painel da arte produzida no Estado. “Vamos aproveitar esse momento, para que alguns dos grandes nomes que estão produzindo a arte e a cultura nacionais conheçam o que é feito hoje no Ceará”, explica o diretor de Ação Cultural do Dragão, João Wilson Damasceno.
Segundo o diretor, a ideia é fazer com que a arte cearense circule mais País afora e que os próprios grupos artísticos possam se apropriar dos caminhos para ir além do território de origem. Vão comparecer à Maloca os seguintes produtores: Debora Aquino (Funarte), Kuru Lima (Cria Cultura), Gutie (Recbeat), Rodrigo Araujo (Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo) e Roberta Martineli (TV CULTURA).

A arte cearense com toda a sua força

A Maloca 2015 celebra os 16 anos do Dragão do Mar, lugar privilegiado de circulação e produção artística do Ceará e, via Escola Porto Iracema das Artes, agência de desenvolvimento criativo. O estado vive um momento de absoluta efervescência no campo da arte e da cultura, a exemplo da grande leva de expoentes que têm despontado no cenário nacional, nas mais diversas linguagens. Por isso, esta edição vem exaltar a força da arte cearense. A Maloca Dragão atua como uma vitrine das mais expressivas manifestações artísticas que vêm surgindo no último ano, alguns dos talentos revelados na própria Escola.
O nome do festival é inspirado na palavra tupi mar’oka, a casa coletiva dos índios, uma cabana comunitária, conceito que traduz este lugar público e democrático, espaço de encontro de diferentes tribos, marca da pluralidade. Serão quatro dias de festa, com a apresentação de mais de 100 atrações, de diferentes estilos, entre convidados locais e nacionais de linguagens artísticas diversas.
A Maloca, assim como um rito indígena, proporciona uma nova ambiência, uma celebração que rompe a rotina e cede espaço para um outro tempo, o extraordinário. Marca uma passagem, esse momento de apresentação pública, no qual os artistas consagrados são estabelecidos em lugar de honra e os neófitos são submetidos à aprovação coletiva e legitimação no campo das artes. É um jogo de prestígio social. Moderno e tradicional se encontram, num processo permanente de reinvenção. Trata também de uma celebração das diferenças, de troca e cooperação. Povos de diferentes tribos se reúnem para comungar o amor pela arte e evocar a riqueza da produção artística cearense, em particular, mostrando ainda suas conexões e influências.
Em sua segunda edição, a Maloca faz referência aos povos indígenas que habitavam o Ceará, parte fundamental na construção da nossa cultura relegada ao ostracismo. Algumas dessas tribos são homenageadas e dão nome a cada um dos espaços que sediam a programação. Neste período, o Anfiteatro será chamado de Tabajara; a Praça Verde de Tremembé; o Espaço Rogaciano Leite Filho de Kariri; a Praça Almirante Saldanha de Anacé; a Arena Dragão do Mar de Pitaguary; o Teatro de Jenipapo-Kanindé. Além disso, outros três novos espaços trazem atrações: a quadra poliesportiva será o Espaço Tabepa; o Cena 15 será o Kalabaça e um palco montado na Rua José Avelino será o Kanindé.

SERVIÇO
Maloca Dragão 2015 – O encontro de todas as tribos
Quando: de 30 de abril a 3 de maio
Horário: a partir das 15h
Programação gratuita, com exceção das sessões de cinema.
Programação sujeita a alterações e à lotação dos espaços

Programação







Quinta 30



19h | Dança – Rosa Primo – Encanta Meu Jardim

Teatro Dragão do Mar



19h | Cultura Popular – Irmãos Aniceto

Espaço Rogaciano Leite Filho



19h30 | 2ª Semana do Cinema Brasileiro – O Animal Sonhado (Brasil, 2015)

Cinema do Dragão-Fundação Joaquim Nabuco (Sala 2)



20h | Dança – Intérpretes em Crise (SP, CE)

Cena 15



20h | Releituras Clássicos Cearenses – ­Marcos Lessa interpreta Manera, Frufru, Manera, de Fagner – Direção musical: Mimi Rocha

Anfiteatro



20h | DJ Vinil do Reggae – Na Ponta da Agulha

Quadra da Praça Almirante Saldanha



20h às 22h | Noite do Metal – Jack The Joker, Obskure e Coldness

Palco José Avelino



21h | Teatro – Gero Camilo – Aldeotas

Teatro Dragão do Mar



21h | Música – Verónica Decide Morrer – Pré-lançamento de disco homônimo

Praça Almirante Saldanha



22h | Música – Fóssil

Praça Verde



23h | Música – Cidadão Instigado – Lançamento do disco Fortaleza

Praça Verde



0h | After party – DJ Fábio Trummer (vocalista da banda Eddie) e DJs Guga de Castro, Marquinhos, Dado e Doido

Buoni Amici’s











Sexta 1



15h às 18h | Infantil – Brincando e Pintando no Dragão

Arena Dragão do Mar



16h às 17h | Infantil – Cortejo de Malabares – Cia Plural de Artes Cênicas

Ruas do Dragão, Espaço Rogaciano Leite Filho e Parquinho



16h às 18h | Infantil – Passeio Lúdico ao Mundo Mágico dos Museus

Ruas do Dragão e museus



16h | Infantil – Oficina de Pipa – facilitador Marcos Duarte

Arena Dragão do Mar




16h | Infantil – Roda de Capoeira

Espaço Patativa do Assaré



16h30 | Infantil – Cante Lá Que Eu Canto Cá – Grupo Zip Zap

Arena Dragão do Mar



17h | Infantil – Musical Contação de Histórias: Cantigas Contadas – Cia Catirina

Arena Dragão do Mar



18h | Música – Paula Tesser – Valha

Anfiteatro



18h | Cultura Popular – Afoxé Oxum Odolá

Espaço Rogaciano Leite Filho



18h | Batalha de MC's + Felipe Rima

Quadra da Praça Almirante Saldanha



18h | Teatro – Grupo Teatro Esgotado – Elefantes Famintos

Cena 15



19h | Dança – Silvia Moura – A beira de...

Teatro Dragão do Mar



19h | Música – Soledad – lançamento do single Portentosa

Praça Almirante Saldanha



19h | Música – Gustavo Portela – Barlavento

Espaço Rogaciano Leite Filho



19h | 2ª Semana do Cinema Brasileiro – Permanência (Brasil, 2014)

Cinema do Dragão-Fundação Joaquim Nabuco (Sala 2)



20h | Teatro – Grupo Bagaceira de Teatro – Meire Love

Cena 15



20h | Releituras Clássicos Cearenses – Natasha Faria interpreta Flor da Paisagem, de Amelinha – Direção musical: Moacir Bedê

Anfiteatro



20h | Música – Geraldo Júnior e Os Virtuais – lançamento do show Forró Eletrônico, Toadas Digitais

Espaço Rogaciano Leite Filho



20h | Dança e música – Passinho do Reggae

Quadra da Praça Almirante Saldanha



20h | Música – Rocca Vegas – lançamento do single O Anti-herói

Palco José Avelino



21h | Música – Aglomerado (SP, CE) – Carnaval Chegou em Tempo

Praça Almirante Saldanha



21h | Música – Nayra Costa – Nayra in Rock

Palco José Avelino



22h | Teatro – Coletivo Artístico As Travestidas – Quem tem Medo de Travesti

Teatro Dragão do Mar



22h | Música – Zebrabeat convida Di Melo

Praça Almirante Saldanha



22h | Música – Leite de Rosas e Os Alfazemas

Praça Verde



23h | Música – Beto Barbosa

Praça Verde



0h | After party – Lamber Vision

Mambembe













Sábado 2



15h às 18h | Infantil – Brincando e Pintando no Dragão

Arena Dragão do Mar



16h | Infantil – Oficina de Boneca de Pano

Arena Dragão do Mar



16h | Infantil – Contação de História – Cia Matulão de História

Espaço Patativa do Assaré



16h às 18h | Infantil – Passeio Lúdico ao Mundo Mágico dos Museus

Ruas do Dragão e museus



16h30 | Infantil – Valorizando Nosso Folclore

Arena Dragão do Mar



17h | Teatro Infantil – Livrolândia – Cia Camarim

Arena Dragão do Mar



17h30 | Teatro Infantil de Fantoche – O Caso da Cobra Caninana – Grupo Calu Maravilha

Arena Dragão do Mar



18h | Dança – Grupo Fuzuê – Palafitas

Cena 15



18h | Música – Marta Aurélia

Anfiteatro



18h | Cultura Popular – Parahyba Kid & Cia Bate Palmas

Espaço Rogaciano Leite Filho



18h | Flip Jay e Batalha de Bboys

Quadra da Praça Almirante Saldanha



19h | Teatro – Coletivo No Barraco da Constância Tem – Nada como quando começou

Teatro Dragão do Mar



19h | Música – Felipe de Paula – Filho de Manicure

Praça Almirante Saldanha



19h | Sambas da Cidade – Mocinha + Zé Bezerra + Arlindo

Espaço Rogaciano Leite Filho



19h | 2ª Semana do Cinema Brasileiro – Ela Volta na Quinta (Brasil, 2014)

Cinema do Dragão-Fundação Joaquim Nabuco (Sala 2)



20h | Teatro – Grupo Ninho de Teatro – Tributo ao Mestre

Cena 15



20h | Releituras Clássicos Cearenses – Paulo Belim e Ilya Borges interpretam Chão Sagrado, de Rodger e Teti – Direção musical: Mimi Rocha

Anfiteatro



20h | Música – Flor Amorosa

Espaço Rogaciano Leite Filho



20h | Coletivo Maloqueria (MC’s)

Quadra da Praça Almirante Saldanha



20h | Música – Janio Florêncio – Eletromidivirtoaudiosamba

Palco José Avelino



20h | Música – Selvagens à Procura de Lei – pré-lançamento do disco Praieiro

Praça Verde



21h | Teatro – Juliana Galdino – Comunicação a uma Academia

Teatro Dragão do Mar



21h | Música – Montage – 10 anos

Praça Almirante Saldanha



21h | Música – Astronauta Marinho – lançamento do disco Menina Sereia

Palco José Avelino



22h | Música – Don L – Caro Vapor

Praça Almirante Saldanha



23h | Música – Lirinha + participação de Céu – lançamento do disco O Labirinto e O Desmantelo

Praça Verde



0h | After party – Combo da Maloca (Fertinha, Cafuné e Lets Groove)

Órbita Bar










Domingo 3



15h às 18h | Infantil – Brincando e Pintando no Dragão

Arena Dragão do Mar



15h | Infantil – Oficina de Instrumentos Musicais

Arena Dragão do Mar



16h às 18h | Infantil – Passeio Lúdico ao Mundo Mágico dos Museus

Ruas do Dragão e museus



16h | Teatro Infantil – A Cigarra e a Formiga – Cia Cearense Molecagem

Teatro Dragão do Mar



16h | Infantil – Sambinhas infantis – Samba Buoni Amigos

Arena Dragão do Mar



17h | 2ª Semana do Cinema Brasileiro – A Lira do Delírio (Brasil, 1978)

Cinema do Dragão-Fundação Joaquim Nabuco (Sala 2)



17h | Dança – Andrea Bardawil – Estudo Para uma Devoração

Cena 15



17h30 | Teatro Infantil – Saltimbancos – Grupo Encantos

Arena Dragão do Mar



18h | Teatro – Habitat de Atores – Prometeu

Teatro Dragão do Mar



18h | Música – Caio Castelo – Dois Olhos

Anfiteatro



18h | Cultura Popular – Aboios – A Rainha e Os Vaqueiros

Espaço Rogaciano Leite Filho



18h | Dub Foundation

Quadra da Praça Almirante Saldanha



19h | Teatro – Cia Flex – Transeuntes

Cena 15



19h | Música – Dudé Casado – À Esquerda de Quem Vem

Praça Almirante Saldanha



19h | Música – Oscar – lançamento do single Vela Branca

Palco José Avelino



19h | 2ª Semana do Cinema Brasileiro – A Paixão de JL (Brasil, 2015)

Cinema do Dragão-Fundação Joaquim Nabuco (Sala 2)



20h | Teatro – Grupo Terceiro Corpo – Tudo ao mesmo tempo agora

Teatro Dragão do Mar



20h | Releituras Clássicos Cearenses – Gero Camilo interpreta Alucinação, de Belchior – Direção musical: Gero Camilo

Anfiteatro



20h | Jam Session – Tempero do Rasta

Espaço Rogaciano Leite Filho



20h | Dub Versão Sistema de Som com Yellow P

Quadra da Praça Almirante Saldanha



20h | Música – Vitoriano – Plantando Semente no Asfalto Quente

Palco José Avelino



21h | Música – Carlinhos Nação – Carlinhos Nação Live in BNB

Praça Almirante Saldanha



22h | Música – Rebel Lion

Praça Almirante Saldanha



22h | Música – Erivan Produtos do Morro – A Voz do Morro

Praça Verde



23h | Música – Black Alien – Babylon by Gus Vol. 1

Praça Verde





* Programação gratuita, com exceção das sessões de cinema.

** Programação sujeita à alteração e à capacidade de lotação dos espaços.









2ª Semana do Cinema Brasileiro



Após exibir 11 filmes brasileiros inéditos em Fortaleza durante a primeira edição da Maloca Dragão, a Semana do Cinema Brasileiro retorna ao Cinema do Dragão-Fundação Joaquim Nabuco com exibições de quatro longas nacionais contemporâneos ainda inéditos na cidade e um grande clássico da cinematografia brasileira.

Serão exibidos, durante a Maloca Dragão 2015, em sessões únicas, a produção cearense O ANIMAL SONHADO (de Breno Baptista, Luciana Vieira, Rodrigo Fernandes, Samuel Brasileiro, Ticiana Augusto Lima e Victor Costa Lopes), em parceria com o cineclube Cine Caolho; o primeiro longa-metragem do realizador pernambucano Leonardo Lacca, PERMANÊNCIA (exibido nas competições da Mostra de São Paulo e do Festival do Rio); o longa mineiro de André Novaes, ELA VOLTA NA QUINTA (melhor ator e atriz no Fesival de Brasília e Melhor filme na Semana dos Realizadores e Panorama coisa de cinema); e o documentário de Carlos Nader, A PAIXÃO DE JL, filme composto de material de arquivo deixado pelo grande artista cearense João Leonilson.

Além disso, o Cinema do Dragão promove também uma sessão especial do clássico brasileiro A LIRA DO DELÍRIO (de Walter Lima Jr.), em cópia restaurada 35mm. Confira a programação:






Quinta 30 – Abertura 





O ANIMAL SONHADO (Brasil, 2015) – Sessão especial em Parceria com Cine Caolho

Direção: Breno Baptista, Luciana Vieira, Rodrigo Fernandes, Samuel Brasileiro, Ticiana Augusto Lima e Victor Costa Lopes // 79 minutos // DCP 2K // Som 5.1.

Sinopse: O Animal está em movimento, é impossível segura-lo. Os corpos vibram, dançam e desejam.

Horário: 19h30 (Sala 2)







Sexta 1




PERMANÊNCIA (Brasil, 2014) – Sessão especial

Direção: Leonardo Lacca // 85 minutos // DCP 2K // Som 5.1.

Sinopse: Ivo (Irandhir Santos) é um fotográfo pernambucano que viaja a São Paulo para fazer sua primeira exposição individual. Para isso, ele decide se hospedar na casa de sua ex-namorada, hoje casada com outro homem.

Horário: 19h (Sala 2)





Sábado 2 





ELA VOLTA NA QUINTA (Brasil, 2014) – Sessão especial

Direção: André Novais // 108 minutos // DCP 2K // Som 5.1.

Sinopse: Grave crise no relacionamento de um casal de idosos afeta a rotina dos filhos, dois rapazes que se preparavam para finalmente saírem de casa.

Horário: 19h (Sala 2)







Domingo 3 





A LIRA DO DELÍRIO (Brasil, 1978) – Sessão especial

Direção: Walter Lima Jr. // 105 minutos // Projeção em 35mm

Sinopse: Grave crise no relacionamento de um casal de idosos afeta a rotina dos filhos, dois rapazes que se preparavam para finalmente saírem de casa.

Horário: 17h (Sala 2) 






A PAIXÃO DE JL (Brasil, 2015) – Sessão especial

Direção: Carlos Nader // 82 minutos // DCP 2K // Som 5.1

Sinopse: O artista José Leonilson começou em 1990 a narrar em fitas cassetes um diário sobre a sua vida e os acontecimentos no Brasil e no mundo, como a queda do Muro de Berlim. À Princípio, sem intenções, os registros tomam outra urgência quando José descobre que é portador do HIV.

Horário: 19h (Sala 2)





SERVIÇO

2ª Semana do Cinema Brasileiro

De 30 de abril a 3 de maio

Ingressos: R$ 12 e R$ 6 (meia)

A sessão de abertura é gratuita



Plano Safra

Balanço da BR

A diretoria da Petrobras apresentará, nesta quarta-feira (22), as demonstrações contábeis do 3º trimestre de 2014 revisadas pelos auditores independentes e as demonstrações contábeis auditadas do exercício de 2014.Após a apreciação da matéria pelo Conselho de Administração, haverá uma apresentação e uma entrevista coletiva à imprensa.
A apresentação e a coletiva de imprensa serão transmitidas pelo site da Agência Petrobras (www.petrobras.com.br/agenciapetrobras). Somente jornalistas cadastrados no site terão acesso à transmissão.

Serviço
Evento: apresentação das demonstrações contábeis do 3º trimestre de 2014 revisadas pelos auditores independentes e das demonstrações contábeis auditadas do exercício de 2014.
Dataquarta-feira, 22 de abril de 2015
Horário: inicialmente prevista para as 18h, mas sujeita ao término da reunião do Conselho de Administração da Petrobras.
Local: auditório do edifício sede da Petrobras - Avenida República do Chile, 65, Centro, 1º andar - Rio de Janeiro

    'Doidas e Santas'

    Depois de ser vista por mais de 200 mil pessoas em mais de 10 cidades brasileiras, a comédia romântica “Doidas e Santas”, chega aos palcos de Fortaleza. Com apresentações nos dias 1, 2 e 3 de maio, no Teatro do Shopping Via Sul, o espetáculo é estrelado por Cissa Guimarães e Oscar Magrini. A montagem, com texto de Regiana Antonini, é livremente inspirado no livro homônimo de Martha Medeiros. 

    No palco, acompanhamos a trajetória de Beatriz (Cissa Guimarães), uma psicanalista em crise no casamento. Seu marido (Oscar Magrini), é turrão e machista, e não tolera a ideia da separação. Fechando o elenco, temos “as mulheres da vida” de Beatriz: irmã, mãe e filha, vividas pela atriz Josie Antello. 

    No espetáculo dirigido por Ernesto Piccolo, o público vivencia alegrias, desilusões, neuroses da vida urbana, o prazer que se esconde no dia a dia, as relações amorosas e o poder transformador da coragem e do afeto. Além de protagonista, Cissa Guimarães é idealizadora do projeto e produtora em parceria com Maria Siman/Primeira Página Produções. “Doidas e Santas” tem patrocínio de Bradesco Seguros e Ministério da Cultura. Os recursos foram captados por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet.

    Além de Fortaleza, a peça vai passar por outras 11 cidades na temporada 2015:  Campina Grande – PB; Natal – RN; Uberlândia – MG; Pelotas, Novo Hamburgo e Porto Alegre – RS; São Caetano, Barueri, Santo André, Ribeirão Preto e Santos – SP. A programação pode ser conferida no site: www.primeirapaginaproducoes.com.br

    SINOPSE

    A psicanalista Beatriz (Cissa Guimarães) vive uma crise. Embora no auge da carreira profissional, a vida pessoal anda um caos. Sua mãe, a extravagante dona Elda (Josie Antello), voltou a morar com ela e vive às turras com sua filha adolescente (também Josie Antello). E o marido Orlando (Oscar Magrini), após 20 anos de casamento, está cada vez mais distante, mais surdo, mais mudo, mais morno, mais jogado no sofá. Um casamento acomodado e duas gerações em crise. Assim, não há “santa” que aguente, qualquer uma fica “doida”.

    Durante uma visita da irmã caçula, a solteirona-não-tão-convicta-assim Berenice (ainda Josie Antello, numa impagável composição tríplice) em uma conversa reveladora, Beatriz decide dar um basta. Separa-se de um inconformado Orlando e resolve abraçar os prazeres da vida e da juventude mais uma vez.

    Sai para as noites, canta, dança, conhece um rapaz... Beatriz acha que preencheu o vazio, que botou a vida nos trilhos. Até que uma longa conversa com a mãe, sobre o passado e as esperanças para o futuro, faz reacender uma fagulha. Aponta a dorzinha da saudade. E a campainha toca...

    >> INFORMAÇÕES ADICIONAIS

    DESTAQUES DA CRÍTICA NACIONAL: 

    “Fé na trama e no texto! O texto tem humor próprio resultando em um espetáculo divertido e ágil. Cissa expressa bem simplicidade e complexidade, alegria e tristeza, ingenuidade e sabedoria”

    Bárbara Heliodora – Jornal O Globo

     “Cissa Guimarães está muito convincente no papel principal, usando impostação de voz e movimentos corporais na medida certa”. “Sem recorrer à caricatura, Josie Antello faz graça explorando peculiaridades nos modos de falar e nos gestos de cada uma das três personagens que representa”

    Carlos Henrique Braz - Veja Rio

    “O tema “separação” é bem explorado e provoca boas gargalhadas ... Além de encarar sua personagem com muita veracidade, Cissa exibe excelente forma física e cativa a plateia. Josie rege com maestria suas três personagens”

    Adriana Lins - Revista Contigo

    A ORIGEM DA PEÇA

    “Doidas e Santas” é um projeto idealizado por Cissa Guimarães, sua primeira produção em mais de 30 anos de carreira no teatro. A atriz sempre desejou levar à cena um trabalho que expressasse as inquietações da mulher moderna com relação à vida contemporânea, que exige conjugar marido, filhos, realização profissional e ainda beleza e bom humor. Cissa encontrou nos textos de Martha Medeiros a motivação para tocar seu projeto e, depois de conversar com a escritora, convidou o amigo de mais de 30 anos Ernesto Piccolo para dirigí-la. Piccolo é diretor de “Divã”, sucesso teatral de Lilia Cabral, também adaptado de obra homônima de Martha Medeiros; e ainda da bem-sucedida “A História de Nós 2”.

    O livro de Martha Medeiros é uma coletânea de crônicas independentes que forneceram a matéria-prima para Regiana Antonini construir a trama bem-humorada desta mulher moderna que identificamos a todo momento e em qualquer parte. Regiana acrescentou ainda à dramaturgia algumas histórias divertidas que ela mesma viveu, e que, por afinidade, poderiam muito bem ser encontradas no livro de Martha.

    O cenário é de Sérgio Marimba, a iluminação de Jorginho de Carvalho, a trilha sonora de Rodrigo Penna, os figurinos de Helena Araujo e Djalma Brilhante e a direção de produção de Maria Siman, da premiada produtora Primeira Página Produções Culturais.

    FICHA TÉCNICA
    Da obra de Martha Medeiros
    Texto: Regiana Antonini
    Direção: Ernesto Piccolo
    Elenco: Cissa Guimarães, Oscar Magrini e Josie Antello
    Stand-in de Josie Antello: Tatá Lopes
    Direção Musical: Rodrigo Penna
    Cenário: Sérgio Marimba
    Iluminação: Jorginho de Carvalho
    Figurino: Helena Araujo e Djalma Brilhante
    Design Gráfico: Thomaz Velho
    Produtor executivo: Fernando Cunha
    Gerente de Projeto: Gabriela Mendonça
    Direção de Produção: Paula Salles
    Produção Local: Mário Alves - PROCULT
    Coordenação de produção: Maria Siman
    Idealização do Projeto: Cissa Guimarães
    Realização: Primeira Página Produções Culturais e BG Produções Artísticas

    SERVIÇO
    Peça "Doidas e Santas"
    Datas: 1, 2 e 3 de maio
    Local: Teatro do Shopping Via Sul
    Horários: Sexta e sábado às 21 horas, Domingo às 20 horas
    Duração: 95 minutos
    Classificação etária: 12 anos

    Ingressos a partir de R$ 20

    Fórum Shalom 2015

    A evangelização e a alegria de proclamar o Evangelho serão os principais assuntos tratados durante o Fórum Shalom 2015. O evento terá como palestrantes os arcebispos de Granada (Espanha), Dom Javier Martínez; de Salvador (Bahia), Dom Murilo Krieger e de Fortaleza (Ceará), Dom José Antonio Tosi. O fundador e a co-fundadora da Comunidade Católica Shalom, Moysés Azevedo e Emmir Nogueira, trarão testemunhos de evangelização na prática de missionários. O evento acontecerá de 1° a 3 de maio no Centro de Eventos do Ceará.
    “O evento é para todos os que queiram entrar nesse movimento evangelizador, especialmente aqueles que querem exercer um protagonismo maior na evangelização, querem testemunhar com sua vida e seu engajamento na Igreja o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo”, destacou Gabriella Dias, assistente apostólica da Comunidade e responsável pelas ações de evangelização da Comunidade.
    Durante as palestras magnas da manhã, será debatida a encíclica do papa Francisco “Evangelii Gaudium – A alegria do Evangelho”. Gabriella Dias explicou que o tema foi escolhido como uma resposta ao apelo do Papa Francisco de evangelizar com alegria. “O Papa escreveu a Evangelii Gaudium e pediu à Igreja e à Comunidade, em um encontro com o Moysés, que trouxesse no coração a alegria do Evangelho”.
    O Fórum se inicia às 8h com o acolhimento, um momento de celebração e as palestras magnas proferidas pelos bispos. Dom José Antonio abrirá as palestras no dia 1° de maio; Dom Javier Martínez será o palestrante do dia 2 e Dom Murilo Krieger estará no dia 3. Além disso, contará com a participação de Moysés Azevedo e Emmir Nogueira.
    De acordo com Gabriella Dias, o tema traz uma sabedoria de Deus para a Igreja. “A Evangelii Gaudium é a grande sabedoria de Deus para a Igreja e para os homens desse tempo. Um tema central é a misericórdia. São João Paulo II dizia que o homem de hoje será evangelizado pela misericórdia”, destacou. Também haverá sacerdotes disponíveis para o sacramento da reconciliação.
    Workshops
    A programação da tarde é composta por nove workshops; serão três a cada tarde. Depois da explanação, haverá uma oficina prática sobre o tema. “É uma oportunidade de ouvir sobre o tema e aplicá-lo de forma prática”, explicou. Cada workshop terá um livro de apoio que o participante poderá adquirir para participar melhor e aprofundar o assunto depois. A programação se encerra com a Santa Missa celebrada pelo arcebispo pregador.
    No dia primeiro de maio os temas serão “Combate Espiritual” com padre João Wilkes, “Oração e uso de carismas” com padre Antonio Furtado e “Vida de Oração” com Emmir Nogueira. O segundo dia da programação trará os workshops “Pescadores de Homens”, que tratará da evangelização pessoa a pessoa com Gabriella Dias. O padre Sílvio Scopel falará sobre “Acompanhamento Pessoal” e Wilde Fábio sobre “Evangelização através das artes”.
    No dia 3 de maio, padre João Wilkes tratará de “Evangelização dos Jovens”; João Edson e Gorette Queiroz falarão sobre “Evangelização das Famílias”. “Evangelização dos Pobres” é o tema do workshop ministrado por João Bala.
    Serviço
    Fórum Shalom
    Onde: Centro de Eventos do Ceará
    Quando: 1 a 3 de maio a partir das 8 horas.

    Informações: (85) 3295.4583

    Energia


    Empresas da construção civil e membros do Inovacon conheceram um modelo de gestão que se propõe a reduzir efetivamente o custo do consumo de energia nos empreendimentos do mercado imobiliário, garantindo eficiência energética e rentabilidade.
    A apresentação, que ocorreu na sede da Coopercon-CE,foi feita por representantes da Evolutix, o diretor-geral Pedro Moreira e o chefe de engenharia Alex Saltz. A empresa é referência no segmento de energia, inovação tecnológica e sistema de gestão inteligente.
    “A Coopercon está atenta a todas as tecnologias que podem ser aplicadas aos empreendimentos da construção civil, para oferecer rentabilidade aos cooperados e soluções inteligentes aos clientes finais”, afirma o presidente, Marcos Novaes.

    'Que Fortaleza é a sua?'


    Open Universitário

    Entre 18 e 19 de abril, nas desafiadoras ondas da Praia do Futuro, foi disputada a primeira etapa do Circuito Cearense de Surf Universitário, uma instância que definiu o campeão cearense de 2014 nas categorias “Open Universitário” e “Master Degree” (categoria para estudantes já formados). O primeiro título determinou o vencedor do circuito cearense para 2015, outorgado ao atleta Thomas Demétrio; já o segundo se mantém em disputa por soma de pontos.

    Phelipe Maia, aluno de Fisioterapia da Faculdade Ateneu e Campeão Brasileiro de Surf Universitário em 2014, mesmo obtendo a terceira colocação na disputa do Master Degree, se manteve como atual líder de 2015 nessa categoria.

    Uma segunda etapa do circuito acontecerá em novembro, cujo título irá valer 1500 pontos para o campeão, o que pode dar chances suficientes para que Phelipe conquiste novamente o título de campeão cearense, em 2015. “Vou me preparar mais ainda para essa etapa, para trazer o título do circuito cearense de 2015 na categoria Open Universitário para a Faculdade Ateneu, e, além disso, também o título na categoria Master Degree da qual eu sou o atual líder”, afirma o atleta.

    Convite


    Moda Íntima

    Uma das peças indispensáveis no guarda-roupa das mulheres, sinônimo de feminilidade é o sutiã. A hora de escolher o mais adequado ao corpo pode ser um desafio para as mulheres, mas o esforço vale a pena para encontrar a peça com o caimento perfeito e que valorize os seios sem perder o conforto. Algumas dicas simples podem facilitar na escolha, no entanto, exigem atenção das consumidoras antes e no ato da compra.
    Afinal a lingerie já deixou de ser, apenas, roupa de baixo para se tornar um acessório de moda. Essa liberdade , assim como a grande variedade na hora das escolhas, pode fazer toda a diferença na composição de um look, valorizando a forma feminina.
    “Reconhecer qual é o mais apropriado ao nosso biotipo é uma tarefa na qual nós, mulheres, devemos nos permitir. Existem seios de todos os tipos e, sim, é possível encontrar diferentes modelos que sustentem tudo no lugar e que não fiquem em evidência quando não queremos”, lembrou a designer da Nayane Rodrigues Moda Íntima, Samantha Perim.
    Um sutiã para cada look 
    Entender as medidas do sutiã, porém, não é o suficiente para encontrar a peça perfeita para o efeito que a pessoa procura. No caso de alguém que gosta de usar roupas decotadas e quer valorizar o colo, por exemplo, o modelo push-up com meia taça é ideal, pois aumenta o volume e aproxima os seios. Outros modelos que trazem efeitos significativos para look são: 
    Push-up: ideal para aumentar o volume, aproximar e dar forma aos seios. Alguns modelos possuem volume interno extra, proporcionando mais busto para quem deseja. Perfeito para decotes profundos.
    Ultrafirmador: estruturados, com base acolchoada em algodão oferecem mais conforto com segurança. Formatam os seios sem aumentá-los, ideal para seios volumosos. Suas alças largas aliviam a pressão dos ombros e, geralmente, possuem formato regata na parte de trás para ter uma melhor adaptação.
    Meia taça: neste, o bojo cobre aproximadamente ¾ dos seios, acomodando naturalmente. Modela os seios, desenha o decote, oferece sustentação, segurança com conforto. 
    Nadador: Oferece maior liberdade aos movimentos dos ombros e levanta os seios. As costas possuem formato “Y”, fazendo com que as alças partam do meio das costas. Essa modelagem geralmente possui fecho frontal. Ideal para pratica de esportes.
    Tomara-que-caia: modelo versátil, com alças removíveis, para usar como tomara que caia ou como um sutiã tradicional. Possui barbatanas laterais para deixar a peça mais ajustada ao corpo, valorizando o colo. Ideal para seios pequenos e médios.
    Alças alongadas: as alças largas e alongadas partem do próprio bojo, além de conferir elegância, garantem conforto aos ombros de consumidoras que possuem seios grandes e/ou pesados. Proposta de permitir aos seios maior conforto, favorecendo o conceito de naturalidade. Não marcam os ombros.
    Adapt: com bojo decotado, em formato de V e copa mais profunda. Este modelo acomoda mais os seios volumosos valorizando o colo. Ideal para siliconadas e seios volumosos. Se adapta ao seu corpo.
    Amamentação: desenvolvidos com bojo em espuma inteligente, flexível que não amassa. Possui abertura anatômica acolchoada, com click prático e flexíveis para esse momento da mulher.
    Agora, se a intenção é mostrar a lingerie, as peças rendadas e com detalhes como laços ou pedrarias são feitas justamente para serem vistas – e ficam bem sensuais.
    CASE: NAYANE RODRIGUES MODA ÍNTIMA
    Há 14 anos no mercado e com uma produção média de 350 mil peças por mês, a Nayane Rodrigues é uma das principais empresas de moda íntima do Nordeste e acaba de lançar a coleção "Estelar", desenvolvida com materiais e acabamentos exclusivos e com um mix de cores e tamanhos para atender os mais variados gostos e padrões da mulher brasileira. 
    Entre as novidades, as linhas "NR MAGIC", que oferece produtos com efeito silicone, aumentando o volume dos seios e do bumbum; e a "MULTIFUNCIONAL", que permite variar 11 posições de alças e acompanha diversos tipos de roupas. Também destacam-se na coleção outras novidades como: tecidos com brilhos; alças em renda; costas em evidência; tiras à mostra e o contraste de cores. Eles conferem flexibilidade de movimento, alta durabilidade, respirabilidade, sensação agradável em contato com a pele e secagem rápida. 
    Os novos sutiãs e calcinhas foram criados a partir de três concepções: básica (produtos que unem conforto e praticidade em cores variadas); fashion (modelos estilizados, inspirados nas tendências de moda atual); e sensual (produtos elegantes, que ressaltam a sensualidade, com shapes desenvolvidos para causar efeitos provocantes). Os tamanhos vão do P ao Extra Grande e, para o público plus size, os números 48 ao 54, que garantem modelagens confortáveis e sustentação dos movimentos.

    Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

    Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...