domingo, fevereiro 7

Territórios de Criação lança Chamada Pública para 16 Projetos



Com o objetivo de realizar uma tutoria formativa com 16 projetos das mais diversas linguagens durante dois meses, o Instituto Cigano do Brasil (ICB) lança Chamada Pública que segue aberta até quarta (10 de fevereiro) voltada para projetos de comunidades tradicionais. 
As inscrições podem ser realizadas através deste link do Mapa Cultural do Ceará https://mapacultural.secult.ce.gov.br/oportunidade/2781/
Ao todo, o Projeto pretende realizar a tutoria de 16 Projetos Artísticos Culturais, desenvolvidos por artistas e/ou grupos e coletivos que pertençam ou desenvolvam projetos no âmbito das comunidades tradicionais, selecionados através de uma chamada pública simplificada. 
As vivências formativas serão realizadas por profissionais de amplos conhecimentos sobre as diversas fases da realização de uma proposta artística, considerando os saberes individuais de cada participante para a construção de novas formas de existência e fazeres artísticos e culturais. 
A finalização do projeto se dará com o lançamento/publicação de até 16 produtos culturais que serão desenvolvidos durante o processo de incubadora artística, com proponentes advindos de:
  • Povos Indígenas.
  • Integrantes de Circos de Lona.
  • Quilombolas.
  • Ciganos.
  • Povos do Mar.
  • Comunidade Tradicional de Matriz Africana.
  • Povos de Terreiros.
  • Comunidades Tradicionais de Extrativistas e/ou Ribeirinhos.
Através das articulações que podem ser mediadas pelas atividades do Territórios de Criação, o campo cultural das comunidades e povos tradicionais têm a possibilidade de passar por um alargamento de seus horizontes, dando potência e corpo ao setor cultural cearense através das trocas e interconexões entre os integrantes dos projetos contemplados, tutores e produtores envolvidos na incubadora, ampliando ainda mais a diversidade cultural local e a fruição destas artes e culturas ancestrais.
O Projeto Territórios de Criação é uma realização do Instituto Cigano do Brasil, em parceria com Bruta Flor - Arte e Invenção, Casa das POC – Produções Criativas; Fórum de Comunidades e Povos Tradicionais do Estado do Ceará (FOCOPTRACE), Mercúrio - Gestão, Produção e Ações Colaborativas e POC Criação, Produção e Comunicação, por intermédio do apoio da Secretaria Estadual da Cultura, através do Fundo Estadual da Cultura, com recursos provenientes da Lei Federal 14.017, de 29 de junho de 2020.

Priscila Costa quer maior Testagem da Covid para Fortaleza


Tendo em vista a atual Crise Sanitária tornou-se de extrema necessidade oferecer à população um maior acesso à Testagem da Covid-19. 
- Hoje, o fortalezense que deseja ser testado, a depender do bairro em que reside, precisa realizar um longo deslocamento, o que acaba muitas vezes por inviabilizar a realização do exame e impede as autoridades sanitárias de terem um real panorama da Pandemia do Novo Coronavírus", atesta a vereadora Priscila Costa (PSC).
Para que isso se torne mais fácil e possível, Priscila Costa deu entrada em um Projeto de Indicação, na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), solicitando a instalação de 12 Centros de Testagem do Covid-19, um em cada regional de Fortaleza.
De acordo com o projeto, a Prefeitura de Fortaleza deverá disponibilizar 12 Centros de Testagem do Covid-19, instalados em stands com estrutura provisória e utilizando de toda a biossegurança aplicável ao estado de pandemia, enquanto durar o estado de calamidade pública.
- Havendo a adoção do Programa de diagnóstico ora proposto, visto que deverá ser instalado um Centro de Testagem por Regional, não necessariamente na sede da Secretaria, o Poder Público Municipal poderá adotar medidas de prevenção e contenção da doença de acordo com a territorialidade, algo que desde o início da pandemia deveria acontecer”, ressalta Priscila Costa.
Além disso, a vereadora pediu para que seja criado o Centro de Testagem do Covid-19 nas dependências ou adjacências da CMFor. 
- Com isso, a Casa do Povo também poderá inovar em matéria de combate à Pandemia, cooperando com o Poder Executivo na captação de informações para vencer a crise que vivemos”, finaliza.

Tarcísio Sardinha se apresenta neste domingo no YouTube do Dragão


Neste fim de semana, o Centro Dragão do Mar apresenta, com exclusividade, no seu canal do YouTube (youtube.com/dragaodomarcentro), três shows que foram gravados ao vivo no Teatro Dragão do Mar, sem público, durante o mês de janeiro. 
Abrindo a programação, a cantora Nara Hope apresentpu o show “Vênus”, na sexta-feira (5). 
No sábado (6), foi a vez de Bruno Rafael trazer às telas o show “Um dia de cada vez", de seu primeiro EP. 
Fechando a programação do fim de semana, neste domingo (7) tem Roda de Choro com Tarcísio Sardinha e Grupo Tô Só Dizendo. 
Todas as apresentações são lançadas às 19 horas e fazem parte da programação virtual do #NaRedeComDragão.
Sobre os artistas
  • Nara Hope é técnica em instrumento musical pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (2013), formada em Recursos Humanos pela Faculdade Integrada do Ceará (2016) e em "Figurino para Cena" pelo SESC-Senac (2016). Foi aluna do curso "Processos Criativos em Performance e Instalação Sonora" na Vila das Artes (2018) e também da disciplina Canto Coral IV, na Universidade Federal do Ceará (2013). Estudou "Desenho Vocal" com o fonoaudiólogo e professor de canto Ari Sousa (2018).
  • Bruno Rafael - Natural de Quixadá, Sertão Central cearense, o músico instrumentista, compositor e produtor Bruno Rafael atua na cena musical de Fortaleza desde 2007. Como guitarrista, colabora nos trabalhos de artistas como Getúlio Abelha, Daniel Groove e Nayra Costa. Foi produtor no primeiro disco da cantora Soledad e, atualmente, integra as bandas Danchá e Tristeza Tropical. Suas composições já foram gravadas por Lorena Nunes, Soledad, Astronauta Marinho, Igor Caracas, Vitor Colares, entre outros. Em 2019, estreou como intérprete de seu trabalho autoral com o lançamento do single "Superlua", composição bem aclamada pelo público e que integra playlists de destaque no Spotify e na Apple Music.
  • Tarcísio Sardinha (foto Luiz Alves) é um dos principais nomes do choro cearense. Multi-instrumentista, compositor, arranjador e virtuoso do violão, Sardinha tem larga experiência na execução e harmonização de diversos estilos musicais, sendo um dos nossos músicos mais completos. Além disso, o artista é reconhecidamente um mestre da música cearense, sendo responsável por ensinar e influenciar gerações de instrumentistas na nossa cidade.


Gastronomia e Artesanato geram renda extra para mulheres na Páscoa


Para Edilene Guimarães, a Páscoa se tornou uma oportunidade de negócios.
A vendedora de materiais de pintura estava precisando gerar renda extra e investiu em um Curso de Ovos de Páscoa, no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-Ceará), no início de 2020. 
Com as técnicas e habilidades desenvolvidas mais sua expertise em vendas, Edilene conseguiu superar as dificuldades financeiras ocasionadas pela pandemia, comercializando não só os tradicionais Ovos de Páscoa, mas barras de chocolate recheadas e bombons trufados. 
Hoje, ela faz também bolos e tortas com chocolate e frutas, trabalhando por encomenda, para festas e aniversários, além de criar kits para presentear.
Para quem está planejando faturar nesse período, Edilene avisa “que o sucesso em vendas é mesmo o Ovo de Páscoa. Faz parte da tradição das famílias e as crianças ficam encantadas, principalmente se esses são decorados com seus personagens favoritos”. De olho nas tendências, pois o mercado da Gastronomia é dinâmico, ela destaca que em 2021 essas delícias vêm em novos sabores e embalagens. Desde o ano passado, por exemplo, ela lançou o kit confeiteiro, “para as crianças brincarem em casa de confeccionar o próprio Ovo de Páscoa de colher, com recheio e cobertura”.
Uma das principais datas de vendas no Comércio, a Páscoa também movimenta o mercado do artesanato. A especialista em Marketing e artesã, Luana Costa Neris, complementa a sua renda criando peças artesanais e, em fevereiro, já lança os produtos sazonais. 
- Geralmente as pessoas buscam mimos para presentear, principalmente para as crianças. Os mais solicitados são: cenourinha de tecido recheada de chocolates, cestinhas de patchwork para colocar ovos de Páscoa, conjuntos de jogos americanos em formato e tema de coelhinho”, diz Luana Neris.
- Os mais ousados pedem capas para colocar vinho, guirlanda temática e ainda coelhinhos, Ovos de Páscoa e cenourinha de tecidos para pendurar em árvores”, complementa.
Luana começou fazendo suas peças para as filhas e amigas, mas hoje já tem a sua marca, Fino Recorte Design. 
- Na verdade, desde pequena convivi e via minha avó e mãe costurando, fazendo crochê, mas nunca tive tempo para aprender. Há dois anos eu me separei, senti a necessidade de agregar algo diferente à minha rotina e a vontade de fazer artesanato brotou em mim”, relembra.
Ano passado ela fez o curso de Patchwork no Senac Ceará e aprendeu a fazer todo tipo de artesanato usando a técnica. Até então fazia só por hobby. 
- De tanto falarem para eu vender minhas coisas, decidir ter uma marca própria. Então, uni esse desejo com a necessidade de complementar a renda em casa”, conta. Luana está só começando, mas tem grandes sonhos: “aos poucos estou profissionalizando meu trabalho e a marca. Com a pandemia, tive que mudar alguns planos, mas meu maior desejo é poder mostrar as minhas criações para todo o País”, frisa Luana Neris.
Para quem está planejando empreender também, o Senac-Ceará mantém uma programação de cursos bastante diversificada. Específicos para a Páscoa, já estão abertas as inscrições para as turmas de março, em formato remoto ao vivo, de Cozinhar para Vender: Chocolates para Páscoa e Artesanato de Páscoa com Tecido. 
Para as mães empreendedoras, tem também o curso Artesanato para Entretenimento Infantil, para estimular a criatividade das crianças em casa, em tempos de pandemia.
Informações e inscrições: (85) 3270.5400/www.cursos.ce.senac.br.

Clientes do App Clube Extra podem trocar pontos por produtos Minions


Completar as missões do Meus Prêmios do App Clube Extra ficou mais divertido: a partir desta semana, os clientes poderão trocar os pontos stix acumulados por produtos dos Minions, da franquia “Meu Malvado Favorito”, que ganham seu segundo filme próprio neste ano. São sete produtos disponíveis no catalogo de prêmios no App, entre bowls, canecas, pratos e pelúcias dos personagens e a partir de 3.668 pontos stix já é possível realizar a troca por um dos itens.
- O Extra tem em seu DNA a constante busca por inovação e o aprimoramento da experiência dos clientes. Somos pioneiros na criação de um aplicativo como plataforma de fidelidade, de um programa que realmente traz recompensas diferenciadas para os consumidores e no lançamento da Stix. Mais uma vez, pensamos em uma novidade que trouxesse todas essas características e ainda possibilitasse diversão. Por isso escolhemos os Minions, personagens tão queridos pelos brasileiros, adultos e crianças, e que é sucesso mundial para mais uma ação de aproximação com os nossos clientes. Temos certeza que será um sucesso”, explica a gerente de Marketing do Extra,  Fabiana Mareuse.
A dinâmica é simples. No app Clube Extra, o cliente identifica as missões personalizadas e também as sugeridas e clica em “iniciar”. A partir daí, será informado o saldo para conclusão do desafio selecionado. Depois, basta o cliente acumular os pontos stix de cada missão realizando compras nas lojas do Extra e também pelo e-commerce da rede (www.clubeextra.com.br). 
Para facilitar o processo, o cliente também precisa se cadastrar na Stix pelo próprio app Clube Extra ou por meio do site www.soustix.com.br. Ao atingir a meta de pontos para cada um dos itens dos Minions, basta escolher o produto preferido na plataforma e realizar a troca em uma das lojas do Extra.
Os clientes ainda podem acelerar o processo de juntar pontos stix realizando compras nas lojas Droga Raia e Drogasil, que fazem parte da rede de parceiros da Stix. Dessa forma, fica ainda mais fácil e rápido adquirir os itens dos Minions.
- Uma martech está capacitada para desenvolver ações de marketing integradas aos diversos recursos tecnológicos de seus clientes. Nesse projeto em parceria com o Extra e Stix, a Jakala está orgulhosa de apresentar um conceito familiar agregando às bandeiras um novo modelo phygital, em que os clientes podem interagir de forma digital e física. Desta vez, o desafio foi escolher uma marca que levasse à família brasileira um pouco de diversão e alegria e ninguém seria melhor que os Minions, personagens mais queridos entre crianças, adolescentes e adultos, explica o Country Manager da Jakala do Brasil, Wagner Morais.
A italiana Jakala (https://www.jakala.com/pt-br/), especializada em programas de fidelidade, desenvolve soluções para redes de supermercado de vários portes no Brasil desde 2019. 
Além da oferta de itens colecionáveis e aspiracionais, as ações têm como diferencial a união do marketing e da tecnologia – a empresa é o que se chama no mercado de martech. Uma equipe local, com profissionais de vasta experiência na área, desenvolveu e suportou a nova ação do Extra, pensando no novo momento da rede, em que o foco é gerar a melhor experiência para seus clientes com o formato de programa de fidelidade digital.
Sobre o Extra - O Extra, rede controlada pelo grupo varejista GPA, atua em mais de 600 pontos de venda em todas as regiões do País no conceito multiformato e multicanal, atendendo o consumidor quando e onde ele escolher com lojas nos formatos de hipermercados (Extra Hiper), supermercados (Extra Super e Mercado Extra) e vizinhança (Mini Extra), além de drogarias, postos de combustível e também e-commerce (www.clubeextra.com.br).
Há 31 anos, o Extra tem como premissa viabilizar o poder de compra aos seus clientes, oferecendo as melhores ofertas e condições de pagamento. Foi pioneiro, por exemplo, em trazer a Black Friday para lojas físicas, em 2011. A marca conta com um dos maiores programas de fidelidade do varejo alimentar, o Clube Extra, com mais de 15 milhões de clientes cadastrados. Por meio do seu aplicativo, o consumidor tem acesso a ofertas e descontos personalizados, ao folheto digital de todas as lojas do Brasil e conta com vários outros serviços exclusivos diretamente no celular.

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...