sábado, dezembro 6

Nota da Operação Lava Jato

Os procuradores da República que integram a Força Tarefa do Caso Lava Jato vêm a público refutar as afirmações inverídicas da reportagem "As articulações de Janot que podem livrar o governo" publicada pela revista IstoÉ, na noite do dia 5 dezembro de 2014.
 
Diferentemente do que diz a reportagem, feita de forma leviana e sem ouvir todas as partes envolvidas, a proposta de acordo coletivo com todas as empreiteiras foi desde logo – e sempre – rechaçada por todos os Procuradores integrantes da Força Tarefa, porque é moralmente inaceitável e não atende ao interesse público. 
 
A colaboração premiada é uma técnica especial de investigação e deve ser vista sob a ótica do interesse da sociedade, ou seja, baseada na confissão integral dos fatos criminosos, na entrega de provas, pessoais e materiais, desses crimes e de outros ainda desconhecidos, e no pagamento de multas. O acordo almejado pelas construtoras jamais atenderia esses pressupostos.
 
A Força Tarefa reitera o seu compromisso com a luta contra a criminalidade de colarinho branco que se apossou do patrimônio do povo brasileiro, reafirmando sua atuação firme para a punição dos culpados e o ressarcimento total dos danos.
 
(06/12/2014)
 
 
Assessoria de Comunicação - Ascom
Procuradoria da República no Paraná
Telefones: 41. 3219-8843/ 8870/ 8852-7555
E-mail: prpr-ascom@prpr.mpf.gov.br
Site: www.prpr.mpf.gov.br
Twitter: @MPF_PRPR

AFN na XI Bienal do Livro

Os amantes do livro e da leitura têm encontro marcado a partir de hoje), no Centro de Eventos do Ceará, para a XI Bienal Internacional do Livro do Ceará, que segue até o domingo (14), promovendo o encontro de escritores, livreiros, editores, professores, alunos e milhares de leitores interessados em conhecer as novidades do mercado de livros e literatura.
Com o tema “Fortaleza de Moreira Campos", a Bienal do Livro do Ceará fará um tributo ao contista José Maria Moreira Campos (1914-1994), considerado um dos mais representativos escritores cearenses, que fez 100 anos de nascimento em 2014.
O outro grande homenageado da Bienal do Livro e que se faz presente ao evento é o escritor amazonense Milton Hatoum (foto), um dos mais premiados e traduzidos escritores brasileiros.
O acesso para o evento e todas as atividades culturais realizadas durante os nove dias de Bienal será gratuito.
Na noite de abertura hoje, a partir das 19h30, o público poderá conferir a apresentação dos músicos e pesquisadores José Miguel Wisnik, Luiz Tatit e Celso Sim. A organização estima um público de 600 mil visitantes ao longo do evento. O horário de funcionamento será das 9 às 22 horas.

O Ministério da Cultura, o Governo do Estado do Ceará por meio da Secretaria da Cultura (Secult), a Petrobras, a Coelce e a Oi apresentam a XI Bienal Internacional do Livro do Ceará, cuja realização é do Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede) e do Instituto de Arte e Cultura do Ceará (IACC). O patrocínio é do Banco do Nordeste e do BNDES, com apoio institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC), da Universidade Estadual do Ceará (Uece), da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), e Sesc/Ceará, bem como o apoio das principais entidades ligadas ao livro e à leitura no Brasil, a CBL – Câmara Brasileira do Livro, a ABDL – Associação Brasileira de Difusão do Livro, e a ANL – Associação Nacional de Livrarias.
O sábado de abertura da Bienal está recheado com programação para todos os gostos. A área denominada Parque da Criança terá atividade durante todo o dia, bem como a área destinada à Juventude Fantástica, com bate-papos e o dia todo dedicado a jogos de RPG. Já à noite, o palco principal receberá a leitura do conto “O Preso”, de Moreira Campos, por Dôra Guimarães, e a conferência "O Autor Modernista", por Milton Hatoum.
A apresentação no palco musical ficará à cargo de José Miguel Wisnik, que, além de músico, compositor e ensaísta brasileiro, é também professor de Literatura Brasileira na Universidade de São Paulo (USP). Também subirá ao palco Luiz Tatit, autor da letra da canção "Capitu", homenagem ao personagem do livro Dom Casmurro, de Machado de Assis, gravada por Zélia Duncan e Ná Ozzetti.
O palco para a grande festa do livro e da literatura, ao longo dos nove dias de Bienal, é o Pavilhão Oeste do Centro de Eventos do Ceará, o mais moderno e bem equipado da América Latina. O espaço estará preparado para a realização de diversas atividades simultâneas, entre feira de livros, oficinas, palestras, mesas-redondas, lançamentos de livros, exposições, colóquios, apresentações ao vivo de podcasts, rodadas de RPG, convenções, debates e shows líteromusicais. Tudo isso em uma programação ampla e rica, com o objetivo de contemplar a mais diversificada gama possível de interfaces com a literatura. 
A programação da Bienal Internacional do Livro 2014 está ancorada em quatro eixos principais: Infantil (com curadoria de Kelsen Bravos), Juventude (sob a responsabilidade do blogueiro Régis Freitas), Homenagens a Moreira Campos (com curadoria de Carolina Campos, neta do escritor) e Feira de Livros. A coordenação executiva da Comissão de Curadoria é da livreira Mileide Flores.

Números da Bienal

A área destinada à exposição e comercialização de livros ocupará um total de 10 mil metros quadrados no piso Térreo, em espaço totalmente climatizado, onde serão expostos cerca de 80 mil títulos e 150 toneladas de livros em estandes com a presença de 30 editoras, 15 livrarias e cerca de 450 grandes, médias e pequenas editoras que serão representadas e terão suas publicações colocadas à venda na Bienal do Livro, com preços acessíveis. As editoras universitárias terão uma área exclusiva, já estando confirmadas a ABEU - Associação Brasileira de Editoras Universitárias, Edições UFC, e Editoras da Uece, da Unesp, da Unicamp e da UFMG. A previsão de movimentação financeira em negócios na Bienal será de aproximadamente R$ 9 milhões.
As Salas Multiuso dos Mezaninos 1 e 2 serão utilizadas para toda a programação voltada para os públicos Infantil e Juventude. Na ala Infantil, a programação terá contações de histórias, lançamentos de livros e brincadeiras, reunindo nomes locais e nacionais já confirmados, como Tino Freitas, Benita Prieto, Ieda de Oliveira, Rafael Limaverde, Daniel Dias, Almir Mota, Efigênia Alves, Tulio Monteiro, entre outros. Uma das atrações principais do evento e que vai unir as mais variadas gerações de filhos e pais é a de Bia Bedran, uma das primeiras referências que costumam ser evocadas quando se trata da arte de cantar e contar histórias. Em mais de 35 anos dedicados ao público infantil, Bia Bedran construiu uma carreira de sucesso e vai mostrar muito disso durante quatro dias de participação no evento, com um show e palestras.
A turma da Juventude vai ter muitos motivos para dedicar horas de suas férias dentro da Bienal do Livro. A programação montada destaca grandes nomes da Literatura Fantástica que virão a Fortaleza, como André Vianco, Marcelo Del Debbio, Leonel Caldela, Carolina Munhoz, Affonso Solano e Raphael Draccon, entre outros, que irão se unir a nomes e grupos locais como Roche Tavares, Cristina Aguiar, a turma do Toca Ceará, do Intocado Ceará, do Grupo Paideia, do Rapadura Cast , do Iradex e do Vila do RPG. Entre palestras, bate-papos descontraídos sobre livros, games, cultura pop e outros temas afins, os visitantes poderão acompanhar e até mesmo participar da gravação de podcasts. A turma apaixonada por RPGs também terá uma área exclusiva à disposição.
Todos os finais de tardes têm um momento especial para a Programação Moreira Campos, com interferências da obra do contista cearense em toda a Bienal, mostrando a presença de Moreira Campos para além da literatura. Serão debates, palestras, mesas-redondas e apresentação de toda a trajetória do principal homenageado desta edição da Bienal do Livro do Ceará. A vida de Moreira Campos atravessa a história de Fortaleza e as várias mudanças pelas quais a cidade passou ao longo do século XX. O escritor era um apaixonado pela capital onde escolheu viver e mostrou isso ao longo de sua obra e trajetória.
Descendente de libaneses, o escritor e tradutor Milton Hatoum é considerado um dos grandes escritores vivos do Brasil. Ensinou literatura na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e na Universidade da Califórnia em Berkeley. Escreveu quatro romances: Relato de um Certo Oriente, Dois Irmãos, Cinzas do Norte (todos ganhadores do Prêmio Jabuti de melhor romance) e Órfãos do Eldorado. Seus livros já venderam mais de 200 mil exemplares no Brasil e foram traduzidos em oito países, como Itália, Estados Unidos, França e Espanha. Outro homenageado da Bienal do Livro do Ceará, ele irá se juntar a outros grandes nomes da literatura nacional e cearense nestes dias de encontros e diálogos, como Luiz Ruffato, Lira Neto, Xico Sá, Luis Serguiha, Mário Magalhães, Raquel Cozer, Ana Miranda, Tércia Montenegro, Socorro Acioli, entre outros inúmeros escritores.
Durante a Bienal, serão prestadas homenagens também ao Centenário do poeta modernista, jornalista e escritor Antonio Girão Barroso, um dos fundadores da revista Clã, em 1946, e que ganhou notoriedade nos círculos intelectuais do Brasil durante quatro décadas. Um dos precursores do Modernismo no Ceará, Girão foi membro da Academia Cearense de Letras e presidente do Sindicato dos Jornalistas do Ceará. Também haverá um registro e homenagem aos 120 anos da Academia Cearense de Letras.
Outro aspecto a se destacar na XI Bienal Internacional do Livro do Ceará é a presença de representações internacionais de países como Estados Unidos, Inglaterra, Itália e Peru, bem como uma forte participação de escritores da CPLP - Comunidade de Países de Língua Portuguesa. A organização já confirmou nomes como Manoel Casqueiro, Conceição Evaristo, Eduardo Quive, Umbulani, Donato N. Dongo, Abidulai Sila, Margarida Fontes, Abraão Vicente, Jorge Marmelo, Nuno Camarneiro, Conceição Lima, Gorete Pina e Luis Cardoso Estacas.

AFN na XI Bienal do Livro

Focada no livro, na leitura e nos diversos suportes para a narrativa, a XI Bienal Internacional do Livro do Ceará também dialoga com outras artes e linguagens. A programação musical é um dos destaques do evento, prometendo muita atenção por parte do público.
A abertura da Bienal, hoje, conta com um grande encontro: os músicos e compositores Luiz Tatit e Zé Miguel Wisnik dividem o palco com Celso Sim e banda, em apresentação que começa às sete e meia da noite, no auditório principal.
Mantendo o alto nível, a Bienal encerrará sua edição 2014 com Gilberto Gil, um dos maiores músicos brasileiros da história. A apresentação do ex-ministro da Cultura ocorre no domingo (14), no Palco Principal, às sete da noite.
Todas as apresentações serão gratuitas, assim como todas as atividades da Bienal, apresentada pela Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Ceará, pelo Ministério da Cultura, por Petrobras, Coelce e Oi.
Nas apresentações no Palco Principal, o acesso se dará por meio da troca de um livro (não-didático, novo ou usado) por ingresso. Cada pessoa poderá retirar somente um ingresso. As trocas serão realizadas no próprio dia do show, no balcão da produção a partir das duas da tarde, obedecendo a quantidade máxima de 1.200 pessoas, capacidade do espaço.
O auditório principal receberá ainda show de Bia Bedran, referência musical para as crianças brasileiras. O show “Cabeça de Vento” será apresentado por ela amanhã (sete), às sete da noite, no palco principal. Bia volta a se apresentar na Bienal em pockets shows na segunda (oito) e terça (nove), às dez da manhã e às duas da tarde.
Outra atração de destaque no Palco Principal será o Rapper GOG, no sábado (13), às sete da noite. O rapper e também escritor brasileiro é um dos pioneiros do movimento rap no Distrito Federal. Desde o início da carreira, ganhou a alcunha de Poeta. Seu mais recente trabalho é o DVD Cartão Postal Bomba!, lançado em fevereiro de 2009.
Gilberto Gil encerrará a programação do palco principal, no domingo (14), às sete da noite, com a apresentação de “Banda Dois”, show que foi gravado em DVD ao vivo no Teatro do Bradesco, em São Paulo, antes mesmo de ser inaugurado. O nome “Banda dois” cai como uma luva já que a companhia mais constante de Gil no palco é seu filho Bem Gil no segundo violão/guitarra do trabalho. O trabalho traz três canções inéditas e várias regravações de clássicos da carreira de Gil, como Esotérico, Saudades da Bahia, Chiclete com Banana, Amor até O Fim, Tempo Rei, Lamento Sertanejo, Refazenda, Andar com Fé, Expresso 2222 e A Paz.
Música para todas as idades
Ao longo da programação, vários ambientes também abrirão espaço para a música. Ela vai aparecer em pocket shows para crianças, como o “Quem Quer Brincar Comigo?”, com Tino Freitas, hoje, quinta (11) e sábado (13). O cordel também vai se misturar com as canções em vários momentos. O Espaço do Cordel terá, por exemplo, um cortejo de abertura de hoje, às seis e meia da noite, com músicos e poetas. Haverá também lançamento de CD’s, como o do cordelista, xilogravador e músico Marcelo Soares, na segunda (oito), às cinco da tarde.

Confira os principais destaques da programação musical:

Hoje
Parque da Criança - Sala 2/3 | Mezanino 1|
16h: “Quem Quer Brincar Comigo?”, com Tino Freitas
Espaço do Cordel (térreo)
18h30: Cortejo de abertura com músicos e poetas
Auditório principal (térreo)
19h30: Show de Luiz Tatit e Zé Miguel Wisnik com participação de Celso Sim

Amanhã
Parque da Criança - Arena MEZANINO 1 (sala 7)
9h: Show “Todo bicho tem seu canto” – Joyce Custódio e Bruno Lobo
Espaço do Cordel (térreo)
15h30: Apresentação musical: Canções e ponteios com Gonzaga da Viola
19h: Apresentação Musical do Grupo Batuta Nordestina
Auditório Principal (térreo)
20h: Show “Cabeça de Vento” com Bia Bedran

Segunda (oito)
Parque da Criança - Sala 2/3 | Mezanino 1|
10h: Pocket show “Cabeça de vento” – Bia Bedran
14h: Pocket show “Cabeça de vento” – Bia Bedran
Espaço do Cordel (térreo)
17h: Lançamento do CD “Bodega do Forró 2”, do cordelista, xilogravador e músico Marcelo Soares
18h: Apresentação Aboio, canções e lançamento do CD “Lágrimas de Vaqueiro”, de Chico Neto

Terça (nove)
Parque da Criança - Sala 2/3 | Mezanino 1|
10h: Pocket show Cabeça de vento – Bia Bedran
14h: Pocket show Cabeça de vento – Bia Bedran
Auditório Principal (térreo)
12h40: Show de Ítalo e Reno (encerramento do evento “Eu sou Cidadão”)
Espaço do Cordel (térreo)
15h: Show com o cordelista, cantador e mestre da cultura Lucas Evangelista e a violeira Luzia Dias
18h30: Cantoria com os repentistas Geraldo Amâncio e Zé Maria de Fortaleza

Quinta (11)
Parque da Criança - Sala 2/3 | Mezanino 1|
9h: Pocket show “Quem quer brincar comigo?” – Tino Feitas
19h: Pingo de Fortaleza e Calé Alencar - Show e lançamento do livro com CD "Histórias de Luz - 100 Anos de Dragão do Mar e 130 Anos da Libertação dos Escravizados no Ceará" 

Sábado (13)
Espaço do Cordel (térreo)
19h40: Show do mestre cordelista, repentista e músico Antônio Ribeiro (Bule-Bule)
Palco Principal
Parque da Criança - Arena MEZANINO 1 (sala 7)
14h: Show “Quem quer brincar comigo?” – Tino Freitas
19h: Show Rapper GOG

Domingo (14)
Espaço do Cordel (térreo)
19h: Show de encerramento: Estrela do Norte e regional.
Palco Principal
19h: Show de encerramento com Gilberto Gil

Sobre a XI Bienal Internacional do Livro do Ceará
A Bienal acontece de hoje (seis) a domingo (14) no Pavilhão Oeste do Centro de Eventos do Ceará com o tema “Fortaleza de Moreira Campos”. Além do cearense, o escritor Milton Hatoum será homenageado. O evento terá ainda diversas atividades simultâneas, entre feira de livros, oficinas, palestras, mesas-redondas, lançamentos de livros, exposições, colóquios, apresentações ao vivo de podcasts, rodadas de RPG, convenções, debates e shows lítero-musicais.
São esperados 600 mil visitantes ao longo do evento.
O horário de funcionamento: nive da manhã às dez da noite.
O Ministério da Cultura, o Governo do Estado do Ceará por meio da Secretaria da Cultura (Secult), a Petrobras, a Coelce e a Oi apresentam a XI Bienal Internacional do Livro do Ceará, cuja realização é do Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede) e do Instituto de Arte e Cultura do Ceará (IACC). O patrocínio é do Banco do Nordeste e do BNDES, com apoio institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC), da Universidade Estadual do Ceará (Uece), da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), e Sesc/Ceará, bem como o apoio das principais entidades ligadas ao livro e à leitura no Brasil, a CBL – Câmara Brasileira do Livro, a ABDL – Associação Brasileira de Difusão do Livro, e a ANL – Associação Nacional de Livrarias.
Acesso: Grátis. Para os shows que acontecerão no Palco Principal (1.200 lugares), o acesso será mediante a troca de um ingresso por um livro, de qualquer valor. Máximo de um ingresso por pessoa.

AFN na XI Bienal do Livro

A Editora Senac São Paulo está presente na XI Bienal Internacional do Livro do Ceará, de hoje até o domingo (14), no Centro de Eventos do Ceará. A XI Bienal apresenta uma programação atraente e diversificada.
O estande do Senac no evento reunirá publicações das Editoras Senac de São Paulo, do Rio de Janeiro e do Distrito Federal. Cerca de 530 títulos e aproximadamente 3.800 livros estarão expostos na feira, entre lançamentos e reedições de diversas áreas, como gastronomia, meio ambiente, cultura, artes, ciências sociais, educação, gestão e negócios, saúde, infraestrutura e comunicação.
Durante a Bienal, todos os títulos que serão expostos pela Editora Senac Ceará, que fazem parte do selo Senac Editoras, serão vendidos com 30% de desconto. Além disso, algumas publicações terão desconto de 50% por meio da promoção Livro do Dia.
Serviço
Senac Editoras na XI Bienal Internacional do Livro do Ceará.
Localização: Estande 56 – Centro de Eventos do Ceará.
Acompanhe o Senac São Paulo nas redes sociais:www.sp.senac.br/redessociais
Siga a Editora Senac também no Twitter: http://twitter.com/editorasenacsp

Blog do Lauriberto : De olho no lance

Blog do Lauriberto : De olho no lance: O Centro de Formação Olímpica do Nordeste (CFONE) só será entregue em janeiro pelo futuro governador do Ceará, Camilo Santana (PT). N...

Caravana de Natal


Fala Vanderlúcio Souza


Diferente da maioria dos pais da redondeza, os meus investiram em educação . Eu e meu irmão Luck Cell Souza passamos por poucas e boas. Cada ida ao colégio era uma aventura no trajeto de Poço Branco para a sede da cidade (Morrinhos -CE). A pé, de bicicleta ou carona; enfrentando o sol inclemente ou embarcando na canoa em plena chuva. Fazíamos de tudo para não perder um só dia de aula na Escola Carminha Vasconcelos , de onde trago tantas lembranças boas. Hoje , quis o Bom me proporcionar mais uma alegria no campo do conhecimento: apresentei meu TCC. Sou jornalista. Foram 5 anos bem vividos, de muitos desafios e felicidades . Só tenho a agradecer a Deus, meus professores e colegas. E mais uma vez lembro do querido Bento 16 quando ele escreveu que as pequenas esperanças nos ajudam na jornada rumo a grande esperança .
Foto: Eugênio Furtado, Lauriberto Braga (orientador) e Fátima Medina.
Curtir ·  · 

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...