domingo, junho 19

Ação comunitária

  • Ontem, os estudantes do Centro Universitário Estácio do Ceará foram a Praça João Pontes para uma ação com a comunidade do bairro Monte Castelo.
  • Acadêmicos de Fisioterapia, Nutrição, Enfermagem, Educação Física e Direito oferecream atendimento gratuito com avaliação de postura, massoterapia, orientação nutricional, aferição da pressão arterial, orientação jurídica e aulões de zumba e treinamento funcional.
  • A ação, que aconteceu em parceria com os líderes comunitários do bairro, tem como objetivo levar os alunos a exercer a prática dos conteúdos discutidos em sala de aula, por meio da prestação de serviço à comunidade.

No BNB

A sede do Banco do Nordeste, em Fortaleza (CE), receberá o "Encontro estratégico: Nordeste 2030 - Desafios e caminhos para o desenvolvimento sustentável", nos dias 21 e 22 de junho. O evento, em Fortaleza (CE), é promovido pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e contará com a presença dos governadores dos estados nordestinos.
O presidente do Banco do Nordeste, Marcos Holanda, e o vice-presidente do TCU, ministro Raimundo Carreiro, e outros ministros do Tribunal também estarão presentes. Também participarão do encontro os ministros do TCU José Múcio Monteiro, Augusto Nardes, Benjamin Zymler e o ministro substituto Marcos Bemquerer.
A programação do evento inclui painéis e palestras, com os governadores e representantes do Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão, Consultoria Econômica e Planejamento (Ceplan) e Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec).
Temas
A primeira parte do evento terá o tema “Antecipando o futuro a partir de uma visão de longo prazo”. Serão abordados o estado inteligente, economia do conhecimento, importância do planejamento de longo prazo em prol de resultados e análise e acompanhamento de riscos.
A “Competitividade e produtividade da região Nordeste” será o próximo tópico, que abordará a infraestrutura, a educação e a inovação como vias para aumento de produtividade e competitividade. Também constarão desse item o aumento de produtividade, a exploração de recursos naturais e o desenvolvimento sustentável.
Em sequência, o terceiro painel versará sobre “Reconstruindo a confiança no Setor Público para a Implantação de políticas públicas prioritárias em prol do desenvolvimento sustentável”. Constarão a importância do fortalecimento das instituições públicas, a regulação e a estabilidade dos contratos, além da construção de capacidades estatais para regulação e operação de projetos de infraestrutura.
Na segunda parte do evento, será debatido o tema “Financiamento do desenvolvimento regional, sustentabilidade fiscal e visão integrada dos entes federativos”. Os sub-temas relacionados são a integração entre planejamento e ações, adoção do conceito de territorialidade nas políticas públicas, empreendedorismo, boas práticas para o desenvolvimento regional e o papel do financiamento para a redução das desigualdades regionais.
Por último, serão apresentados “Desafios e possíveis soluções para o desenvolvimento sustentável do Nordeste”. Nesse tema, será debatida a forma com que cada organização, seja pública ou privada, pode atuar na promoção do desenvolvimento sustentável da região Nordeste.
FiscNordeste
Em 2015, o TCU aprovou a construção de relatório sistêmico sobre o tema “Desenvolvimento – Recorte Nordeste”, o FiscNordeste. O trabalho tem o objetivo de produzir um relatório sistêmico, trazendo panorama dos principais desafios a serem superados em cada estado do Nordeste para o alcance do desenvolvimento sustentável da região.
O evento foi idealizado pelo ministro José Múcio, relator do FiscNordeste. Segundo ele, a ideia é mostrar que o Nordeste tem um papel importantíssimo para o desenvolvimento do país.
Mais informações
Secom – TCU
Tel: (61) 3316-5060

Orson Welles esteve em Fortaleza

Em 1942, o cineasta americano Orson Welles esteve em Fortaleza (CE), por ocasião das filmagens de “It’s all True” (É tudo verdade), documentário que narra a saga de quatro jangadeiros cearenses, em viagem ao Rio de Janeiro para denunciar suas precárias condições de trabalho ao Governo Federal. Mais de 70 anos depois, os locais por onde passou serão revisitados pelo Centro Cultural Banco do Nordeste, por meio de seu programa Percursos Urbanos, que aconteceu ontem.
Os participantes forM guiados pelo arte-educador e roteirista Nílbio Thé, que contou mais sobre a obra do cineasta e ainda sobre os casos pitorescos acontecidos com ele na Terra do Sol.
Orson Welles foi diretor de filmes consagrados como Cidadão Kane e A Marca da Maldade. Ele também causou pânico num programa de rádio, por sua adaptação de Guerra dos Mundos, que simula uma invasão marciana no planeta Terra.

Ação

A Alphaville Urbanismo vai receber clientes e prospects para conhecer detalhes dos empreendimentos da urbanizadora. As ações de relacionamento acontecem nos dois próximos sábados (25 de junho e dois de julho) sempre na Loja Conceito da Alphaville, na Av. Barão de Studart, 1.200, Aldeota. Na ocasião, os corretores estarão de plantão na loja tirando dúvidas sobre os empreendimentos do bairro planejado Alphaville Ceará, em especial, os Terras Alphaville Residencial 2 ou Terras Alphaville Residencial 3. Os encontros são abertos ao público e se configuram excelentes oportunidades para quem deseja saber mais sobre os terrenos e os empreendimentos da Alphaville Urbanismo.
Os eventos acontecerão de 10h às 13h sempre acompanhados de brunches especiais, com destaque para o dia 25, onde será servido um brunch especial junino, com comidas típicas. Todos estão convidados.

Sobre o Alphaville Ceará 
O Alphaville Ceará possui 19 milhões de m² em um projeto inspirado nas principais referências mundiais e adaptado ao estilo de vida brasileiro. Os empreendimentos são de uso misto e oferecem conveniência com opções de moradia, lazer e comércio. O Complexo já possui cinco empreendimentos lançados: Alphaville Residencial 1, Alphaville Residencial 2, Terras Alphaville Residencial 1, Terras Alphaville Residencial 2 e Terras Alphaville Residencial 3. Os três primeiros já estão 100% vendidos e os residenciais 2 e 3 possuem poucos terrenos restantes. Os empreendimentos Terras Alphaville possuem lotes com no mínimo 300 m² e diferenciada infraestrutura de lazer, conveniência, segurança e áreas verdes que estão presentes em todos os produtos da marca.


Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...