segunda-feira, outubro 15

Amil condenada a pagar fertilização in vitro de mulher cearense

A Assistência Médica Internacional (Amil) deve custear as despesas da fertilização in vitro para uma mulher cearense que não pode engravidar. A condenação da Amil é da 1ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE).

De acordo com os autos, após complicações no ovário e mais de um ano de tentativas frustradas de gravidez, a mulher foi diagnosticada com um quadro clínico de infertilidade conjugal.
Em razão, médico recomendou que fosse feita fertilização in vitro com ICSI, que supostamente ofereceria maiores chances de gravidez por ciclo.
A Amil negou autorização ao procedimento, motivo pelo qual a mulher ingressou na Justiça contra a empresa para que arque com os valores. Na contestação, a operadora reconheceu ter negado a autorização porque não há previsão contratual firmado entre as partes.
O Juízo da 10ª Vara Cível de Fortaleza deu provimento ao pedido da mulher e determinou que o plano arque com o procedimento.
Para reformar a sentença, tanto a Amil quando a mulher apelaram ao TJCE. A empresa alegou que o tratamento, seja por qual técnica for, é expressamente excluído da cobertura abrangida pelo contrato, pois o plano de saúde não abrange cobertura para inseminação artificial, ainda mais levando-se em conta que a fertilização in vitro é técnica mais complexa e onerosa.
Já a mulher cearense alegou que não deve prosperar a limitação do tratamento a somente uma tentativa, eis que o referido procedimento é complexo, envolvendo várias fases, inclusive com a necessidade de congelar embriões. Reforça que sendo mantida uma única tentativa e sendo esta infrutífera, seria obrigada a descartar os demais embriões ou doá-los a terceiros, pois não possui condições de arcar com as despesas de congelamento.
Ao julgar o caso a 1ª Câmara de Direito Privado deu parcial provimento ao recurso da mulher para afastar a limitação de cobertura da fertilização in vitro a somente uma tentativa, e negou provimento ao recurso da Amil.
“Considerando a existência de prescrição médica e a abusividade da cláusula contratual de exclusão do procedimento de fertilização in vitro, deve a operadora de plano de saúde oferecer cobertura a esse método até o nascimento com vida do feto a ser gerado, não sendo razoável a limitação a uma única tentativa imposta pelo magistrado a quo, uma vez que a medida tornar-se-ia inócua, haja vista a considerável probabilidade de não se alcançar o objetivo de maternidade na primeira tentativa”, escreveu no voto o desembargador Heráclito Vieira de Sousa Neto.
O magistrado destacou que, “adotando-se a premissa acima desenvolvida de que é obrigatória a cobertura do planejamento familiar, incluindo as técnicas de reprodução assistida, mostra-se abusiva, por restringir direitos inerentes à natureza do contrato, a cláusula que exclui o custeamento da fertilização in vitro, apesar de uma técnica similar, qual seja, a inseminação artificial, ser citada em normas regulamentares da ANS [Agência Nacional de Saúde] como despesa não coberta”.

TRE-CE aprova pedido de forças federais para 2º Turno Presidencial em Fortaleza, Sobral, Caucaia, Maracanaú e Juazeiro do Norte

Os juízes do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) aprovaram, por unanimidade, na sessão desta segunda-feira (15), presidida pela desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, o envio do pedido de forças federais ao TSE para o Segundo Turno das Eleições Presidenciais (28) em Fortaleza, Caucaia, Juazeiro do Norte, Maracanaú e Sobral.
A matéria foi levada ao Pleno depois de ouvidos os juízes eleitorais do Estado e o presidente da Comissão de Segurança do TRE-CE, Eduardo Scorsafava, que opinou para que seja obedecido o mesmo critério do Primeiro Turno (sete), ou seja, contemplar os municípios com mais de 100 mil eleitores.
O procurador regional eleitoral, Anastácio Tahim Júnior, em parecer, também foi favorável à requisição das tropas federais.
Para o Primeiro Turno das Eleições 2018, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, em sessão plenária administrativa, o pedido do TRE-CE envio de forças federais para reforçar a segurança das eleições em Fortaleza, Caucaia, Juazeiro do Norte, Maracanaú e Sobral.
A presidente do TSE, ministra Rosa Weber, no Processo judicial Eletrônico 0601051-61.2018.6.00.0000, votou favorável ao pedido e foi acompanhada pelos demais ministros do TSE.
Com informações e foto da Assessoria de Comunicação do TRE-CE.

Rizzo no Parangaba é Show


Nesta terça-feira (16), o Shopping Parangaba (Rua Germano Franck, 300) oferece atração de humor gratuita com Roberto Rizzo (foto Divulgação). A apresentação acontece às sete da noite, na Praça de Alimentação Piso L3. 
O comediante cearense é conhecido pelas apresentações de stand-up, e já participou de diversos programas televisivos, como o Mais Você (Globo), o Tudo é Possível (Rede Record) e o Programa do João Cleber (Rede TV).
A atração faz parte do projeto do “Parangaba é Show”, que traz opções de entretenimento, com muito bom humor às terças-feiras, aula de fitdance aos sábados e atrações infantis aos sábados e domingos.

Dia do Professor 2018

Quinze de outubro, Dia do Professor.
A Estácio, maior universidade particular do Brasil, apresenta uma mensagem para seus docentes dirigidas aos estudantes:
'O educador se eterniza em cada ser que ele educa'.




Sou professor da Estácio há 16 anos.
Ao longo dessa trajetória nos cursos de Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade e Propaganda) muitos aprendizados.
Nas práticas em sala de aula (como a entrevista do ex-presidenciável Ciro Gomes, no primeiro semestre de 2018 na cadeira de Práticas de Jornalismo Multimídias) e principalmente nas teorias extra-campus com o ensinamento para profissões éticas.


MEDITAÇÃO - Os professores têm buscado cada vez mais formas de melhorar o currículo e manter contínuo aprimoramento da função de ensinar.
Adaptando-se e conhecendo novas práticas e metodologias para contribuir no aumento da qualidade do ensino em sala de aula, os docentes procuram cada vez mais cursos complementares.
Na busca pelo desenvolvimento profissional, um dos cursos que tem se disseminado por meio do Projeto MindKids é o de meditação em sala de aula.
"A prática auxilia os professores a conseguirem passar para os alunos técnicas que ajudam a lidar com situações de tensão cotidianas e amplia a capacidade de concentração e foco" enfatiza, Daniela Degani, idealizadora da MindKids
Ao desenvolver a prática, os professores experimentam a redução do estresse e melhoria na organização em sala de aula. Passando o conhecimento em mindfulness para os seus alunos os educadores conseguem uma resposta positiva em vários aspectos, criando um ambiente mais tranquilo e atrativos para os alunos.
Pesquisa feita pela Mindful School em Oakland na Califórnia com 780 alunos mostram que 83% dos professores notaram melhora no aumento da capacidade de foco dos alunos, 89% demonstram maior equilíbrio emocional e 79% constataram melhoria na participação dos alunos em aula.


A MindKids - projeto de meditação para crianças, adolescentes, pais e professores - mostra três benefícios trazidos pela meditação:

Melhora na atenção – Quem medita obtém melhora na atenção, o que também reflete em tarefas que exigem concentração, como a resolução de exercícios na escola ou de tarefas no dia a dia.
Equilíbrio emocional – A prática da meditação ajuda a diminuir a impulsividade favorecendo respostas pensadas.
Mais calma – A meditação também reduz o sentimento de estresse e ajuda a lidar com a ansiedade e desconfortos causados por situações sociais estressantes, ocorram elas no ambiente escolar ou familiar.
Dica para começar a meditar:
Para introduzir o tema em sala de aula, existem muitas formas, com atividades lúdicas e muito atrativas para incentivar crianças de várias idades. Escolher um momento para propor instantes de quietude, acompanhar a respiração e estar mais presente traz mais concentração e faz com que os alunos encontrem mais harmonia.
Sobre a MindKids - MindKids é um projeto liderado e idealizado por Daniela Degani, que tem como missão levar a prática da meditação para ambientes nos quais as crianças e jovens possam aprender e compreender a importância da prática milenar. De acordo com a Mindful Schools, mais de 750 mil crianças e adolescentes já aderiram a prática nos EUA e outros países do mundo.
A intenção da MindKids é que os pequenos brasileiros possam também desfrutar do método, juntamente com seus pais e professores. Com isso, permite desenvolver habilidades para a vida como: capacidade de foco, concentração, equilíbrio emocional, empatia e compaixão. O projeto de Degani já impactou mais de 900 crianças, pais e professores no Brasil.

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...