sábado, novembro 14

Programa 'Fim de Semana na Taba' estreava em 1954

A #AGFN traz o 14 de novembro na História de Fortaleza, segundo o Arquivo Nirez:

  • 1843 - Assume a Chefia da Polícia Civil, cargo equivalente ao hoje Secretário de Segurança, Miguel Fernandes Vieira.
  • 1898 - Abre-se o atelier de fabricação e conserto de pianos de Tibúrcio Targino, na Rua Formosa, 129-A (atual Rua Barão do Rio Branco).
  • 1926 - Lançada a pedra fundamental da Igreja de Santa Teresinha do Menino Jesus, no Arraial Moura Brasil.
  • 1926 - Morre, em Santos-SP, o médico Domingos José Nogueira Jaguaribe Filho, ex-deputado geral, autor de vários livros sobre assuntos históricos, agrícolas e filosóficos. Nascera em Fortaleza em dois de novembro de 1847.
  • 1926 - - Segue para o estado do Maranhão, a bordo do vapor “Pará”, o 23º Batalhão de Caçadores - 23 BC, com um efetivo de mais de 600 homens, sob o comando do tenente-coronel Vicente Francelino de Albuquerque.
  • 1934 - - Criada a Brasil Oiticica S.A., por Morris Edward Marvin e Howard Burton Marvin, que encampou a firma C. N. Pamplona & Companhia, com todo o seu acervo e responsabilidades. A firma C. N. Pamplona era de Carlito Narbal Pamplona. A Brasil Oiticica fechou em 1987.
  • 1938 - Chegam em Fortaleza, para temporada no microfone do Ceará Rádio Clube-PRE-9, os artistas de Rádio, compositor e cantor Manuel Araújo (Manezinho Araújo) e a dupla vocal Joel & Gaúcho, dupla formada por Joel de Almeida e Francisco de Paula Brandão Rangel.
  • 1940 - Morre, em Fortaleza, aos 72 anos de idade, o poeta, jornalista, cronista e romancista, Antônio Sales, cearense do lugarejo praiano de Parazinho, em Paracuru, onde nasceu a 13 de junho de 1868. Autor de “Aves de Arribação”, foi membro da Padaria Espiritual, onde usava o pseudônimo de Moacir Jurema. Hoje é nome de avenida em Fortaleza que nasce no Joaquim Távora, atravessa o Dionísio Torres e termina na Água Fria. 
  • 1945 - - Assume a direção da Inspetoria Estadual do Trânsito, Plínio Parente Xerez.
  • 1945 - Muda o comando da Guarda Civil de Fortaleza quando pede demissão o tenente-coronel Abelardo Rodrigues de Sousa e assume o capitão Manuel César Borges.
  • 1951 - O Marajaig Esporte Clube dá posse, à sua nova Diretoria, eleita em recente pleito a qual regerá os destinos daquela agremiação que irá decorrer do ano de 1952. Os componentes dos diversos órgãos dirigentes do Marajaig são: Presidente de honra - Eduardo Pompeu de Sousa Brasil; Conselho Superior - Presidente: Oscar Paes; Membros: José Malheiros, Epifanio C. Nunes, Afonso Carvalho e Antônio Costa; Conselho Diretor - Presidente: Luís Barros Montenegro; Vice-presidente: Gerardo Braga; 1º secretário: Manuel Castelo Branco; 2º secretário: Raimundo Delidio Pereira; Tesoureiro: Raimundo Dias Gomes; Orador Oficial: Rubens de Azevedo; Diretor de Propaganda: Anselmo de A. Frazão; Diretor de Esportes: Teucides Santos; Diretores Sociais - Adalberto Braga, José Ramos, Francisco Quinderé, Abel Teixeira, José Osmar Cavalcante e Gerardo Carvalho dos Santos.
  • 1953 - Chegam em Fortaleza quatro dos caças a jato supersônicos, da Força Aérea Brasileira-FAB, adquiridos pelo Brasil e sobrevoam os céus de Fortaleza, num espetáculo inédito. A esquadrilha de caças a jato, que desenvolvem a grande velocidade de novecentos quilômetros horários é comandada pelo major Roberto Pessoa Ramos e aterrissa no Aeroporto Pinto Martins às nove horas e trinta minutos, permanecendo 24 horas, quando ruma para extremo Norte, em viagem de exibição para o público.
  • 1954 - - Vai ao ar pela primeira vez, à noite, através da Rádio Iracema de Fortaleza - ZYR-7, o programa Fim de Semana na Taba, sob o comando do locutor Armando Vasconcelos, no auditório do Edifício Guarani, na Rua 24 de Maio, na Praça José de Alencar.
  • 1961 - - Assume a direção da Rede de Viação Cearense-RVC, o engenheiro José de Sousa Batista e o bacharel Miguel Tedde Neto, em substituição ao engenheiro Humberto Sales de Moura Ferreira (Humberto de Moura Ferreira).
  • 1964 - - Assume o comando da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará - EAM, o capitão de corveta Mário Campos da Silveira, substituindo o capitão de fragata Paulo Guilherme Brandão Padilha.
  • 1972 - - Morre, em Fortaleza, o comerciante e advogado Antônio Fiúza Pequeno Filho, proprietário da Ceará Motor S. A. Era nascido em 13 de janeiro de 1915.
  • 1974 - - Fundada em Fortaleza, na Casa de Juvenal Galeno, a Sociedade dos Cantores, Violeiros e Poetas Populares do Brasil, sob a presidência de Raimundo de Oliveira Arruda.
  • 1975 - - Viagem inaugural do trem “Expresso Asa Branca”, que ia de Fortaleza até o Recife e vice-versa, da RVC. O Asa-Branca era um trem diferenciado pelo conforto, na época incomum, que oferecia a seus passageiros em comparação com os demais trens regulares da linha. Seus vagões chamados "Sonho Azul" possuíam poltronas estofadas de espuma com encostos reclináveis e mais confortáveis que as encontradas em outros trens de primeira classe da época; e isso num tempo em que os rústicos bancos de madeira ainda eram via de regra.
  • 1979 - - Morre o desenhista cearense radicado no Rio de Janeiro, Luís Sá de Araújo, famoso chargista que ilustrou os noticiários cinematográficos, criador dos bonecos Reco-Reco, Bolão e Azeitona, publicados em quadrinhos na revista “Tico-Tico”. Nascera em 28/09/1907 em Fortaleza. Seu avô tinha o mesmo seu nome e também era artista.
  • 1980 - - O diretor do Centro de Ciência Agrárias da UFC, José Braga Paiva, manda derrubar várias árvores numa faixa de 15 hectares no campus do Pici, atitude estranha que revolta ecologistas e estudantes.
  • 1981 - - Abre-se o IV Simpósio Brasileiro de Hidrologia e Recursos Hídricos, no Centro de Convenções do Ceará, promoção do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas-DNOCS, com a presença do Ministro do Interior, Mário David Andreazza (Mário Andreazza).
  • 1981 - - Morre, em Fortaleza, vítima de câncer no pulmão, aos 55 anos, Fausto Aguiar Arruda (Fausto Arruda), ex-deputado estadual, ex-presidente do IPEC, nascido a 19 de dezembro de 1925 em Massapê..
  • 1988 - - Inaugurada a Casa de Parto da Água Fria, na Favela do Dendê, iniciativa da Associação dos Moradores do Dendê.
  • 1989 - - Morre, no Rio de Janeiro, aos 77 anos de idade, o escritor e repórter cearense José Edmar Morel, nascido em Fortaleza, a 17 de março de 1912.
  • 2011 - - Morre, em Fortaleza, aos 90 anos de idade, o professor Boanerges Cisne Farias Saboya (Boanerges Saboia), que foi durante muitos anos diretor do Liceu do Ceará. O enterro é no Cemitério do São João Batista, no dia seguinte. Nascera em Crateús, CE, em 21 de outubro de 1913.

Faculdade CDL Fortaleza oferta seu 10º curso de Graduação: Psicologia

A Faculdade Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL-Fortaleza) está com um novo curso na grade de Graduação: Psicologia.
A formação foi autorizada pelo Ministério da Educação (MEC), com conceito 4, em uma escala que vai até 5, nas modalidades bacharelado e licenciatura. Com duração de cinco anos, o curso possui duas ênfases: Clínica-Social e Organizacional-Pesquisa. Com essa nova formação, a Faculdade CDL atinge a marca dos 10 cursos de ensino superior. 
De acordo com a coordenadora do curso e doutora em Psicologia, Meirijane Anastácio, a instituição possui áreas afins ao campo de Humanas, tais como o curso superior de graduação em Recursos Humanos e o MBA de Gestão Estratégica de Pessoas, além disso, há também o MBA em Psicologia Positiva, que é mais ligado a área da saúde. O bacharelado em Psicologia está inerente tanto a área de Humanas quanto a de Saúde, de acordo com o Conselho Federal de Psicologia. 
“A graduação será formada por um corpo docente atuante no mercado. São psicólogos, médicos, sociólogos, estatísticos, uma equipe multidisciplinar e isso proporciona uma riqueza para a formação do aluno. Trata-se de um curso presencial. A modalidade bacharelado tem duração de 5 anos e, caso o aluno tenha interesse de cursar também a Licenciatura, precisará fazer, somente, mais 500 horas. Acreditamos, que o curso terá grande aderência ao público cativo da CDL de Fortaleza, por serem pessoas ligadas ao mundo negócios, à Psicologia do Trabalho e às organizações”, completa.
NOVIDADE - Além do novo curso, Meirijane Anastácio informa que a Faculdade CDL já conta com um laboratório de psicologia comportamental instalado e junto com a CDL de Fortaleza está desenvolvendo a clínica de psicologia. O espaço será um núcleo de práticas psicológicas, onde alunos atenderão a comunidade sob a supervisão de professores nas mais diversas abordagens psicológicas, como Psicodrama, Psicanálise, Abordagem centrada na pessoa, Psicologia Positiva, Gestalt terapia e comportamental. “A clínica será construída próximo a instituição educacional. Além disso será montado o laboratório de Anatomia, necessário para compor as demais práticas exigidas pelo MEC”, explica.
FORMAÇÃO - Ainda de acordo com a coordenadora, o curso vai preparar o futuro profissional com conhecimentos científicos necessários para compreender, interpretar, analisar, acolher e apoiar no desenvolvimento dos comportamentos das pessoas. O estudante terá o conhecimento teórico da área através de recursos pedagógicos atinentes às práticas psicoterápicas já validadas pelos órgãos competentes, que regem o código de ética dos psicólogos. A iniciação profissional por meio de estágios e a iniciação em pesquisa, através do Centro de Estudos e Pesquisas em Psicologia, irão apoiar na aquisição dessas competências. Os estágios obrigatórios e sempre supervisionados priorizam as ações que atendam às necessidades da comunidade em que o curso está inserido.
Meirijane Anastácio explica que cada semestre vai estar dedicado a um expoente da área da Psicologia. O primeiro semestre, por exemplo, que é voltado à Psicologia Geral vai estar dedicado a Carl Gustav Jung, o pai da Psicologia Analítica. Já o segundo, será a Carl Rogers, o pai da Psicologia Humanista e o terceiro semestre, que é voltado a áreas da Psicanálise, será dedicado a Sigmund Freud. No semestre onde há maior ênfase nas disciplinas ligadas à Psicologia Social, a homenagem irá para Silvia Lane e demais estudiosos afins.
Ainda pretende-se homenagear o psicodramatista, Levi Moreno, e na área organizacional, os principais homenageados serão Robert House e Francisco Gil Rodriguez, dedicados a área da Psicologia da Liderança Organizacional. Cada semestre estará homenageando, portanto, um especialista na área. “No decorrer do curso, alunos também serão ouvidos quanto aos profissionais de destaque que queiram prestigiar. A intenção é apoiar no desenvolvimento do pensamento crítico e sempre contribuir satisfatoriamente com a comunidade”, pontua.
Ao fim do curso, o aluno terá habilidades para avaliar e intervir no âmbito individual e social e vai estar preparado para atuar na busca do bem-estar e da saúde mental das pessoas nas áreas clínica, hospitalar, escolar, organizacional, institucional, jurídica e comunitária.
DESCONTOS - Para os interessados, a Faculdade CDL oferta bolsa de estudo por meio de dois programas: Educa Mais Brasil e Quero Bolsa. Para usufruir da bolsa que pode chegar até 50% de desconto, o interessado deve solicitar o benefício no site do programa escolhido. Os alunos transferidos e que desejam realizar a segunda graduação contam com 30% de desconto. E os funcionários de empresas associadas a CDL e conveniadas a Faculdade CDL terão 50% de desconto no valor referente a matrícula em 5 disciplinas por semestre.
SERVIÇO
Faculdade CDL
Rua 25 de Março, 780 – Centro, Fortaleza-CE.
Facebook e Instagram: @faculdadecdl

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...