quinta-feira, novembro 24

Menina Olímpica é campeã cearense 2016

  1. A equipe do posa com a Taça Eveliny Almeida na comemoração do título do 🏆
  2. Jogadores do recebem medalhas de campeã do da homenageada Eveliny Almeida e do vice da FCF
  3. As jogadoras do recebem as medalhas de vice do da homenageada Eveliny Almeida e do vice da FCF
  4. Fim de jogo no PV: vence por 3 a 1 e conquista o título do deste ano 🏆

Alameda das Palmeiras

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT) confirmou, hoje, em Brasília, com o ministro das Cidades, Bruno Araújo, a entrega das 2.032 unidades habitacionais do Conjunto Alameda das Palmeiras para 12 de dezembro.
"O ministro demonstrou de forma cabal o desejo de participar da solenidade de entrega, mas em face de uma dificuldade de agenda, nós mudamos a data do dia 29 deste mês para o dia 12 de dezembro", destacou Roberto Cláudio, logo após a audiência na tarde de hoje, na sede do Ministério, em Brasília.
A agenda do prefeito de Fortaleza em Brasília também foi pautada por audiências na CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina), com o diretor representante da CAF no Brasil, Victor Ricco, e na Caixa Econômica Federal, com o presidente Gilberto Ochi.
"Nas duas audiências nós tratamos de financiamentos que estão em andamento e que nos permitem investimentos importantes nas áreas de habitação e urbanismo, como é o caso do empreendimento Alto da Paz e o Programa Cidade com Futuro", afirmou Roberto Cláudio que, amanhã (25) inaugura dois novos Ecopontos, um na Maraponga e outro no Pici.

Victa-Direcional

Com experiência na construção e incorporação de empreendimentos populares de grande porte, a mineira Direcional Engenharia, que ocupa, de acordo com o ranking ITC (Inteligência Empresarial da Construção), a segunda posição entre as maiores construtoras do Brasil, decidiu unir forças com a cearense Victa, empresa do grupo Diagonal – uma das maiores construtoras e incorporadoras do Ceará – e entrar no mercado da incorporação de Fortaleza. A decisão foi pautada pela credibilidade do grupo Diagonal e sua experiência local e com base na demanda existente. Além disso, desde 2012, através do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), faixa 1, a Direcional está presente no Ceará, com a construção de cinco empreendimentos, totalizando 20 mil unidades.
O foco inicial da parceria será o MCMV, faixas 2 e 3, área em que ambas já atuam com sucesso. Os investimentos já envolvem três terrenos em Fortaleza e Região Metropolitana,
com capacidade para construção de 2.300 unidades habitacionais. O primeiro lançamento, que ocorrerá em janeiro do próximo ano, será no distrito de Jurema, em Caucaia, com a construção de 600 unidades de dois quartos e área de lazer.
Confiança
Com 35 anos de fundação e uma atuação que hoje abrange 12 estados brasileiros e 120 mil unidades habitacionais entregues/incorporadas, a Direcional vislumbrou no mercado imobiliário de Fortaleza e Região Metropolitana uma oportunidade na demanda por produtos do MCMV, faixas 2 e 3, que atendem pessoas com renda familiar de até 6 mil reais. Com experiência na execução de empreendimentos com este perfil, a empresa, apostando na expertise do grupo Diagonal no mercado local, chega à capital cearense com a expectativa de atender a esta demanda.
Confiante que o MCMV crescerá em 2017, Guilherme Diamante, diretor comercial e marketing da Direcional, diz que “o programa vai na contramão da crise econômica. Acreditamos nas oportunidades que o programa oferece. É onde temos o maior déficit habitacional do país, financiamento com taxas de juros mais baixas, além de recursos do governo para manter o programa”, avalia.
DNA - O presidente da Victa, João Fiúza, destaca o DNA da nova empresa que já nasce com uma experiência de 35 anos da Diagonal, trazendo para o segmento econômico a expertise do alto padrão de qualidade de vários empreendimentos em diversos bairros de Fortaleza, inclusive do programa MCMV. “A Victa seguirá os mesmos princípios e conceitos da Diagonal, tanto no padrão de qualidade quanto no compromisso junto aos seus clientes”, ressalta Fiuza.
As parceiras em números
DIRECIONAL
- 35 anos
- Atuação em 26 cidades de 12 Estados: Amapá, Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia e São Paulo
- 13 mil colaboradores
- 2ª maior construtora do país no Ranking ITC
- Mais de 120mil unidades entregues/incorporadas
- Segmentos de atuação: Super Econômico (Faixa 1 do MCMV), Econômico (Faixas 2 e 3 do
Programa Minha Casa Minha Vida), Médio, Luxo, Comerciais e Hotéis
VICTA
- Uma empresa do Grupo Diagonal que já nasce com 35 anos de experiência, tendo:
- Atuação no Ceará e Rio Grande do Norte
- Expertise em projetos de alto padrão
- Mais de 7 mil unidades entregues
- Mais de 4 mil clientes
- 1,5 mil m² de área construída
- A empresa atuará no segmento Econômico do Programa Minha Casa Minha Vida.

Próxima semana na CMFor

Programação de 28 de novembro a 2 de dezembro na Câmara Municipal de Fortaleza 

Dia
Evento
Assunto
Local
Hora
Proposição
28/11
Segunda
Audiência Pública
Referente ao Projeto de Lei Complementar N° 001/2016, Lei de Uso e Ocupação do Solo- LUOS.
Auditório
14h
Ver. Fábio Braga – Presidente da Comissão Especial de Análise de Matéria ao Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Fortaleza.
29/11
Terça
Sessão Solene
Entrega de Título de Cidadão de Fortaleza ao
General de Divisão Marco Antônio Freire Gomes,
ex-comandante da 10° Região Militar.
Plenário
19h
Ver. Salmito Filho
Ver. José do Carmo
30/11
Quarta
Sessão Solene
Entrega da Medalha Boticário Ferreira ao Musico Gladson Lima Carvalho.
Plenário
19h
Ver. Paulo Diógenes
01/12
Quinta
Sessão Solene
Entrega da Medalha Boticário Ferreira ao historiador memorialista Christiano Câmara, in memorian.
Plenário
19h
Ver. Deodato Ramalho
02/12
Sexta
Encontro
Encontro estadual do Partido Social Liberal – PSL.
Auditório
8 às 12h
Ver. José do Carmo
02/12
Sexta
Sessão Solene
Entrega de Título de Cidadão de Fortaleza ao
Senhor Luciano Caldas Bivar.
Plenário
16h
Ver. José do Carmo

X FestOrquídeas

Consideradas as plantas mais evoluídas do planeta, existentes há 15 milhões de anos, as orquídeas são uma das espécies de flores mais apreciadas e utilizadas em decorações. Pertencente a uma das maiores famílias de plantas do mundo, as orquídeas tornaram-se populares pela sua variedade de cores e formas e também pelo fato de existirem em todos os continentes, com exceção da Antártida. Em Fortaleza, há 10 anos, acontece um festival que reúne cultivadores, colecionadores e apreciadores de todo o Ceará e estados vizinhos para expor e contemplar os mais diversos tipos de orquídeas. Promovido pela Associação Cearense de Orquidófilos – ACEO, o FestOrquídeas chega à sua 10ª edição com o tema “Rendas e bordados do Ceará”, que inspirará o cartaz e todas as demais peças da exposição, instalada na Casa José de Alencar (Av. Washington Soares, 6055), a partir de amanhã (25) até domingo (27).
O 10° FestOrquídeas contará com a presença de exposições de colecionadores de orquídeas e dois orquidários comerciais oferecendo dezenas de espécies e híbridos de orquídeas nacionais e estrangeiras: o Orquidário Flores do Lago, de Minas Gerais, e o Orquidário Santa Gertrudes, do Ceará. Esses últimos estarão comercializando diversos tipos de orquídeas para os visitantes interessados em adquirir as flores. Além disso, no entorno da exposição, haverá uma feira de plantas ornamentais (Adenium, cactos e bromélias) e de insumos do interesse dos orquidófilos (adubos, defensivos, vasos, suportes, susbstratos, entre outros).
Qualquer cultivador de orquídea pode levar seus vasos floridos para expor na Casa José de Alencar durante o FestOrquídeas. “Todo orquidófilo gosta de mostrar suas flores. Para isso, o FestOrquídeas é a melhor vitrine, uma vez que um público de cerca de 10 mil pessoas é esperado nesses três dias de exposição, encantando-se com a beleza das flores e fotografando-as para depois exibir as imagens nas redes sociais. Não há cenário mais belo para uma selfie”, comenta a presidente da ACEO, Juliana Coelho.
As pessoas interessadas em expor devem levar seus vasos para a Casa José de Alencar na manhã de sexta-feira (25). É interessante que a planta esteja florida, enraizada e não apresente sintomas de pragas e doenças. “Há uma restrição importante em relação às flores que serão expostas: não são aceitas plantas retiradas da natureza. A ACEO faz permanente campanha contra o comércio das chamadas ‘plantas do mato’ e não as aceita na exposição nem na feira, apenas flores cultivadas, uma forma de incentivarmos a preservação das orquídeas na natureza”, explica Juliana.
Todas as plantas expostas serão submetidas à apreciação de uma Comissão Julgadora e as vencedoras, nas diferentes categorias, receberão um troféu. Os visitantes também votarão na orquídea que considerarem a mais bela. Serão premiadas as seguintes categorias: Melhor Espécie Brasileira, Melhor Espécie Estrangeira, Melhor Cattleya labiata, Melhor Híbrido, Melhor Espécie Botânica, Melhor Cultivo, Melhor planta da exposição de acordo com o voto popular.
O FestOrquídeas é aberto ao público com entrada e amplo estacionamento gratuitos. Mais informações sobre o evento e a respeito da ACEO podem ser obtidas pelo telefone (85) 98538-9258/ 98782-8097, pelo email orquidofilos.com@gmail.com ou por meio do site www.orquidofilos.com. Os interessados em cultivar orquídeas e obter mais informações sobre os tipos e cuidados com as plantas, podem também participar das reuniões da Associação Cearense de Orquidófilos, que acontecem todos os terceiros sábados de cada mês, às 15 horas, na Casa José de Alencar e são abertas a todos os interessados.
Sobre as orquídeas
Existem, em todo o planeta, mais de 1.800 gêneros de orquídeas, cada um deles abrigando certo número de espécies. No total, são mais de 35 mil espécies espalhadas por todos os continentes e ecossistemas. Dentre elas, 2.500 ocorrem no Brasil, cerca de 100 no Ceará. Acrescentem-se aqui, os híbridos naturais e aqueles produzidos pelo homem. Esses são registrados pela Royal Horticultural Society, da Inglaterra, onde já somam mais de 100 mil.
As flores das diferentes espécies se diferenciam fortemente umas das outras – em tamanho, cor, textura, perfume. O que faz com que todas sejam chamadas de “orquídea” é a estrutura, sua morfologia. A flor da orquídea apresenta três pétalas e três sépalas. Estas últimas têm a função de proteger as pétalas, antes de o botão desabrochar. Ao se abrirem, as seis peças florais formam um conjunto harmônico.
Geralmente plantas que possuem uma grande variedade de espécies tem grande utilidade para as indústrias de produtos medicamentosos ou de beleza. As orquídeas, porém, mesmo tendo uma grande variedade de espécies são utilizadas, em sua maioria, apenas como plantas ornamentais. Na lista dos usos mais comerciais das orquídeas podemos incluir a produção de baunilha que é feita a partir dos frutos das espécies que pertencem ao gênero Vanilla.

Programação 10° FestOrquídeas

Sexta-Feira (25/11/16)

• 08:00h às 13:00h – Recebimento de plantas

• 13:00h às 14:00h – Julgamento

• 14:00h – Abertura da exposição

• 14:00h às 18:00h – Visitação

• 15:00h – Oficina de cultivo de orquídeas (Gerson Paiva, da ACEO)



Sábado (26/11/16)

• 08:00h às 18:00h – Visitação

• 09:00h – Oficina de cultivo de orquídeas (Michelle Canário, da ACEO)

• 10:30h – Oficina de cultivo de orquídeas (Karime Soares, da ASSOPE - Associação Orquidófila de Pernambuco)

• 12:00h – Oficina de cultivo de orquídeas (Hugo Leite de Albuquerque, da APO - Associação Paraibana de Orquidófilos)

• 14:30h às 16:00h – Mesa redonda: “Orquídeas do Nordeste, um patrimônio ameaçado” – Mediador: Italo Gurgel (Diretor de Comunicação da ACEO). Participantes: Roberto Otoch (Fundação Mata Atlântica Cearense), Hugo Leite de Albuquerque (Diretor Técnico da APO) e Marcelo Carvalho (Diretor Técnico da ACEO)

• 15:00h – Oficina de cultivo de orquídeas (Yasmin e Elza Ferreira, da ACEO) 


Domingo (27/11/16)

• 08:00h às 17:00h – Visitação

• 09:00h – Oficina de cultivo de Adenium: Plantio e poda (Vera Coelho, da ACEO)

• 10:30h – Oficina de cultivo de Adenium: Polinização e enxertia (Thalles Gomes)

• 12:00h – Oficina de cultivo de orquídeas (Italo Gurgel, da ACEO)

• 14:30h – Oficina de cultivo de orquídeas (Aroldo Correa, do Orquidário Flores do Lago)

• 16:00h – Entrega de troféus

• 17:00h – Encerramento da exposição





Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...