segunda-feira, junho 14

Talks de Saberes Vivaz: Como gerenciar seu tempo para ser mais produtivo?


Todo mês em formato virtual, a Vivaz Soluções em RH promove o Talks de Saberes, e nesta edição, especialistas abordam o tema: Como gerenciar seu tempo para ser mais produtivo? O encontro acontece nesta segunda-feira (14 de junho), a partir das 19 horas pelo aplicativo Zoom. As inscrições são gratuitas pelo site sympla.
O gerenciamento de tempo trata-se do processo de organizar, planejar e como dividir o tempo entre todas as tarefas que precisam ser realizadas. Ou seja, consiste em quantidade de tempo que será gasta para executar alguma atividade. E, ao contrário do senso comum, “estar ocupado” não implica, necessariamente, em um bom gerenciamento do tempo ou alta produtividade. Às vezes, é justamente o contrário!
Para os palestrantes, quando você adota uma gestão do tempo mais eficiente, consegue realizar tudo o que se propõe para alcançar os objetivos e metas que você definiu. Além disso, planejar e administrar o tempo melhor traz diversos benefícios, tanto para sua vida profissional como para sua vida pessoal.
Sobre os especialistas, Gabriele Mesquita, psicóloga, empreendedora, docente e trainer; e Lucas Costa, administrador, pós-graduado em Gestão do Capital Humano e Liderança Corporativa, com formações em Mentoring e Coaching.
Talks de Saberes
Como gerenciar seu tempo para ser mais produtivo?
Segunda-feira (14 de junho), a partir das 19 horas.
Inscrições Gratuitas

São João no Mercadinhos São Luiz com delivery e venda de pratos


O mês de junho chegou e com ele, uma das épocas mais deliciosas do ano: o São João. Mais uma vez o período junino será comemorado em casa, mas mesmo com a pandemia, o Mercadinhos São Luiz se mobilizou para trazer a festa para o lar dos cearenses, com entrega via delivery e venda de produtos típicos nas lojas.
Com produtos de fabricação própria, os clientes têm a possibilidade de encomendar os produtos através do site e whatsapp com até 72 horas de antecedência. As encomendas terão padrão de meio quilo e um quilo, e podem ser feitas nas lojas: Cambeba, Edilson Brasil Soares, Oliveira Paiva, Santos Dumont, Júlio Ventura, Cocó e Virgílio Távora.
O cardápio possui diversas opções entre doces e salgados: creme de frango, vatapá de frango, baião, mungunzá, bolo de milho, bolo macaxeira, pé de moleque, canjica, cocada, entre outros.
Diariamente, haverá venda de café da tarde nas lojas do Cambeba, Santos Dumont, Edilson Brasil Soares, Rui Barbosa, Miguel Dias e Júlio Ventura, e pratos quentes nas lojas da Oliveira Paiva e Cocó.

Instituto iungo lança novo site


Com um ano de atuação e mais de 4 mil educadores brasileiros impactados pelos seus programas de formação, o Instituto iungo, mantido pelo Instituto MRV e pelo Movimento Bem Maior, lança seu novo site (https://iungo.org.br/). 
Com o propósito de promover o desenvolvimento profissional de educadores do país, o Instituto iniciou suas atividades em um momento de novos e grandes desafios educacionais no Brasil.
Em seu novo site, mais dinâmico e de fácil navegação, o novo site do iungo disponibiliza gratuitamente formações online para professores e materiais pedagógicos em diversos formatos, como planos de aulas, e-books, vídeos, PDFs, podcasts e videoaulas. Na nova página, os educadores terão acesso a todas as informações e inscrições para os cursos e programas de formação oferecidos pelo iungo.
- Nós acreditamos que a Educação é o caminho mais importante para a transformação de uma sociedade e, não há educação de qualidade sem professor qualificado. Por isso é que investimos, apoiamos e procuramos ajudar esses profissionais na formação continuada. Os cursos, as lives, webconferências e todo o conteúdo que disponibilizamos gratuitamente por meio do nosso site têm trazido contribuição aos educadores que estão nas escolas do país", ressalta o diretor de Educação do Instituto iungo, Paulo Andrade.

Educação é pauta em evento virtual da Associação Cactus


Quais são os projetos que conseguem mudar a educação no Brasil? Quem são essas pessoas e instituições? Como é possível aprender com elas? Para debater esses assuntos, a Associação Cactus, Organização Não Governamental (ONG) Cearense que atua desde 2014 na capacitação de crianças do sexto ao nono ano da rede pública para concorrerem a bolsas de estudos, promove, de 26 de junho a primeiro de julho, o evento "Educação em Evidência". 
Serão oito painéis de debates, trazendo perspectiva da iniciativa privada, poder público e entidades. Todos virtuais, com transmissão pelo YouTube.
O objetivo é identificar os principais efeitos na educação que impactam a sociedade e destacá-los, como multiplicadores, independentemente das diferenças. "A ideia do evento é colocar em evidência pessoas, projetos e ações que estão viabilizando medidas para transformar a educação no Brasil. O público alvo são pessoas que têm a proposta de mudar a educação e atuam com isso. A importância é se inspirar nessas pessoas e ouvir as suas experiências. Todas são pessoas que me inspiraram ao longo da minha trajetória e é importante que possamos nos cercar de pessoas que são referências", explica Jefferson Vianna, presidente da Cactus.
Participantes - Entre os palestrantes, o CEO da Arco Educação, Ari de Sá Neto, e a diretora do Arco Instituto, Juliana Gregory; o deputado estadual por São Paulo, Daniel José; o secretário Municipal de Educação do Rio de Janeiro, Renan Ferreirinha; a superintendente adjunta do Fundo de Direitos Humanos do Brasil, Allyne Andrade; a diretora do CONARH, Sandra Gioffi; o diretor-executivo da United Nations Global Impact, Carlo Linkevieius; o presidente da Fundação Iochpe, Cláudio Anjos; o CEO da Árvore, plataforma digital que oferece um acervo de 35 mil livros em formato digital, João Leal; a superintendente do Instituto CSHG, Isabel Aché Pillar; o presidente da Stone Pagamentos, Augusto Lins; a sócia da Mauá Capital, Carolina da Costa; a coordenadora da Comissão de Diversidade, Equidade e Inclusão, sobre os desafios para a conscientização da pauta antirracista global do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), Bruna Arruda; o presidente da Associação Cactus, Jefferson Vianna.
Cactus - A Cactus é uma ONG que desenvolve uma cultura de protagonismo e potencializa talentos e histórias de alunos da escola pública, do 6º ao 9º ano. A Associação atua em parceria com secretarias de educação para oferecer produtos (olímpicos e Maratona Cactus), consultoria, formação, metodologia, conteúdo e tecnologia e sonhos para jovens.
Atualmente, a Cactus conta com uma rede de 47 cidades e cinco estados. Em 2021, mais de 4 mil alunos participarão das suas turmas olímpicas e a expectativa é que 25 mil alunos participem da Olimpíada Cactus.
Programação
Segunda (21 de junho), das 18 às 20 horas.
Tema: Educação e Impacto
Participantes: Jefferson Vianna, presidente da Associação Cactus; Anamaíra Spaggiari, diretora executiva da Fundação Estudar; Juliana Gregory, diretora do Arco Instituto; Daniel
José, deputado estadual de São Paulo; Renan Ferreirinha, secretário Municipal de Educação do Rio de Janeiro.
Quarta (23 de junho), das 18 às 20 horas
Tema: Educação e Mobilidade Social
Participantes: Bruna Arruda, coordenadora no Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper); Allyne Andrade, superintendente adjunta do Fundo de Direitos Humanos do Brasil; Isabel Aché Pillar, superintendente do Instituto CSHG.
Terça (29 de junho),  das 18 às 20 horas
Tema: Empreendedorismo e o Futuro da Educação
Participantes: Ari de Sá Neto, CEO da Arco Educação; Sandra Gioffi, diretora do CONARH; Lê Maestro, coordenador de Arte e Cultura da Gerando Falcões; e João Leal, CEO da Árvore.
Quinta-feira (primeiro de julho), das 18 às 20 horas
Tema: Iniciativa Privada na Educação
Participantes: Carolina da Costa, sócia da Mauá Capital; Carlo Linkevieius, diretor-executivo da United Nations Global Impact; Cláudio Anjos, presidente da Fundação Iochpe; e Augusto Lins, presidente da Stone Pagamentos.

Unichristus investe em práticas multidisciplinares no enfrentamento à covid-19


Do mesmo modo que os profissionais de Saúde estão se capacitando para uso e manejo clínico do capacete Elmo, aparelho de respiração assistida em pacientes enfermos com a covid-19, os alunos do curso de Fisioterapia e Enfermagem do Centro Universitário Christus (Unichristus) estão participando de aulas teóricas de técnicas de terapia com uso do equipamento.
O professor do curso de Fisioterapia, Marcus César Silva de Morais, explica que o tratamento com o uso dessa ferramenta inicia pela avaliação de indicação do uso da terapia, depois é feita a instalação, o acompanhamento e a retirada da terapia.
- Todo esse procedimento, desde a instalação até a retirada, é realizado por pelo menos dois profissionais da saúde capacitados, por exemplo, um fisioterapeuta e um enfermeiro. Por isso a importância de abordar o tema no dia a dia da academia na preparação dos nossos alunos para o mercado de trabalho”, afirma Marcus Morais.
Além das aulas e palestras, o curso de Enfermagem da IES, em parceria com a Coordenadoria de Educação em Saúde, Ensino, Pesquisa e Programas Especiais (COEPP) da Prefeitura de Fortaleza, elaborou um vídeo tutorial para o “Curso de manejo clínico da covid-19 na Atenção Primária à Saúde para técnicos de Enfermagem”. 
O intuito dessa ação é capacitar, de forma remota, técnicos de Enfermagem e profissionais de saúde do serviço público para um atendimento mais assertivo nas condutas dos pacientes com covid-19 na Atenção Primária. 
A professora do Curso de Enfermagem da Unichristus, Deborah Pedrosa Moreira, lembra que os alunos do Estágio Supervisionado I e os professores da mesma disciplina participaram da vacinação de idosos contra o novo coronavírus, no município do Eusébio, Região Metropolitana de Fortaleza, reforçando o compromisso e responsabilidade social com a comunidade.
Sobre a Unichristus - Com 26 anos de atividade, a Unichristus oferece aos alunos uma base sólida de formação, que se ampara na excelência do processo de ensino-aprendizagem, nas inúmeras vivências acadêmicas e no acesso ao hospital simulado, às clínicas-escola e aos núcleos de práticas. 
Nesses equipamentos, a população recebe atendimento gratuito. Os colaboradores diretos e professores que compõem o corpo docente da instituição se dividem entre os sete campi, para que o estudante escolha o que mais se adequa à realidade dele. Eles estão localizados em Fortaleza (bairros Aldeota, Benfica, Cocó, Dionísio Torres, Meireles e Parquelândia), e no município de Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza.

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...