terça-feira, janeiro 19

Carteira de Trabalho no RioMar


Do dia 25 a 29 de janeiro, das 10h às 18h, o RioMar Fortaleza receberá IDT/CE que oferecerá os serviços gratuitos de emissão de Carteira de Trabalho; além de cadastro, verificação e encaminhamento de vagas de trabalho para o banco de dados do IDT/Sine. Será No Piso E2, próximo à Multicoisas.

Pau de Arara

Exposição Pau de Arara chega ao RioMar amanhã. O projeto é resultado de uma viagem dos alunos dos cursos de Comunicação Social da Universidade de Fortaleza (Unifor) a região do Cariri. Orientados pelo professor de fotografia da Universidade, Jari Vieira, os estudantes fizeram registros fotógrafos das belezas, cultura e peculiaridades dessa rica região cearense. Ao todo cerca de 300 fotos serão expostas no RioMar até o dia 15 de fevereiro. Participaram da viagem cerca de 40 alunos das graduações em comunicação, quatro professores e dois técnicos do laboratório de fotografia.

Criada em 2002, a ação visa destacar a cultura e beleza das regiões cearenses por meio de registro fotográfico documental e etnográfico. “Sou do interior e sei o valor e a importância de se resgatar essa cultura. Oferecemos aos alunos a possibilidade de experimentar a fotografia num ambiente externo a Universidade, como uma forma de pesquisa acerca de outros lugares”, destaca Jari Vieira, idealizador do projeto.

A Exposição ficará em frente à loja à H.Stern, no Piso L2, com entrada gratuita. A iniciativa é promovida pela célula de fotografia do Núcleo Integrado de Comunicação (FotoNic) em parceria com as coordenações dos cursos de Publicidade e Jornalismo da Unifor.

Serviço
Exposição Pau de Arara
Data: 20/01 a 15/02
Local: RioMar Fortaleza – Piso L2 - em frente à loja à H.Stern
Horário de Funcionamento do Shopping
Entrada Gratuita

Novo São Camilo Cura d'Ars

Na próxima sexta-feira (22) o Hospital São Camilo Cura d’Ars entrega aos cearenses novo prédio, moderno e pronto para serviços de Urgência e Emergência em Cardiologia, Traumatologia, Clínica Médica e Obstetrícia. O atendimento ao público iniciará em fevereiro e, a partir de março de 2016, o hospital também terá Urgência e Emergência Pediátrica. 
O evento de inauguração acontecerá na sede do novo prédio a partir das sete da noite com coquetel e visita guiada às novas instalações. Às 20h30 será realizada a solenidade de inauguração com a presença da diretoria do hospital, autoridades do Estado e do município, profissionais de saúde, gestores de planos de saúde e principais jornalistas da imprensa cearense. Na próxima segunda-feira (25), das 9 às 21 horas, as novas instalações do hospital estarão abertas para visitação da população.
A nova unidade do Hospital São Camilo Cura d’Ars terá 15.500m² de área construída, somados aos 8.500m² do prédio atual, que são interligados, serão 24.000m². O novo prédio contará com oito salas de cirurgia com tecnologia Fluxo Laminar, que cria uma cortina de vento em volta da mesa cirúrgica, “isolando” a equipe médica do paciente, diminuindo, consideravelmente, o risco de infecções. A Unidade de Terapia Intensiva terá 20 novos leitos que serão separados por boxes com pias individuais, garantindo privacidade e segurança ao paciente, além de diminuir em 95% as infecções hospitalares no ambiente, já que a maior parte dessas se dá pelo hábito inadequado de não lavar as mãos. Ao todo serão 140 novos leitos entre apartamentos, quartos semi privativos e leitos de UTI. Com a soma dos leitos da unidade atual, o hospital passará a contar com 296 leitos, equiparando-se aos maiores hospitais de Fortaleza em capacidade de atendimento.
A nova unidade do Hospital São Camilo Cura d’Ars abre gerando 270 novos empregos diretos e até o final do ano a expectativa é que esse número suba para 500. O novo prédio começa a operar com o selo nível I de qualificação ONA (Organização Nacional de Acreditação). Essa certificação é concedida a instituições que atendem aos critérios de segurança, incluindo aspectos estruturais e de gestão. Em Fortaleza, só mais dois hospitais têm essa acreditação. A expansão terá ainda estacionamento com 110 novas vagas e com apoio de manobristas.
Para o diretor Administrativo do Hospital São Camilo Cura d’Ars, Aldenis Machado, esse novo prédio é um grande marco para Fortaleza que há tempos não inaugura hospitais. “A nova unidade tem o objetivo de prestar um serviço mais voltado, principalmente, as classes A e B. É uma unidade moderna, que buscou inspirações nos melhores serviços e instalações nacionais e internacionais. Buscamos priorizar dois pilares que julgamos ser essenciais: segurança e cordialidade. Prova da nossa preocupação é o selo da ONA, que nos foi concedido. Quanto à cordialidade nossos funcionários passam por constantes treinamentos para humanizar e qualificar a forma de atendimento ao paciente e seus familiares”.
Fachada Sustentável
A fachada do novo prédio foi pensada de forma sustentável. Com tecnologia importada da Alemanha, a fachada ventilada garante menor consumo de energia. Nesse tipo de construção cria-se um colchão de ar, de 16cm, entre a parede do prédio e a fachada, garantido circulação de ar o que impacta em 2°C a menos na temperatura interna.
Os painéis cerâmicos, que compõem o sistema KeraGail, utilizado na fachada, usam de 15 a 20% de material reciclado. Com tecnologia Hydrotect, o revestimento é autolimpante e sustentável, pois cada 1.000m² de revestimento equivalem a contribuição de 70 árvores de médio porte para a redução da poluição do ar.
Há mais de 40 anos prestando serviços aos Cearenses
O Hospital Cura d’Ars está há 43 anos atuando no Ceará, destacando-se na área de Obstetrícia, sendo o hospital particular que mais faz parto em Fortaleza. Entre as décadas de 1970 e 1980 foi a principal maternidade do estado do Ceará. Nos anos 2000, depois de uma forte crise, sua gestão passou a ser conduzido pela Sociedade Beneficente São Camilo, uma instituição italiana, presente no Brasil desde 1923.
Desde então, o hospital deu início a um processo de modernização e diversificação de suas atividades, passando a atender outras especialidades médicas. A primeira unidade conta hoje com 156 leitos e o apoio de quase 1.000 profissionais, entre funcionários e médicos. Seu sistema híbrido, garante atendimento pelos principais planos de saúde e pelo SUS. Através do Sistema Único de Saúde são atendidos cerca de 1.600 pacientes por mês nas especialidade de obstetrícia, neonatologia e oncologia. Em números totais, realiza cerca de seis mil partos, quinze mil cirurgias e atende cerca de quarenta mil pacientes por ano em seu Serviço de Emergência.
Saiba Mais
Origem do nome
O nome do hospital é em homenagem ao Santo Cura d’Ars, título concedido ao padre João Maria Batista Vianney, que foi pároco da cidade de Ars, na França. Canonizado no ano de 1925 pelo então Papa Pio XI, João Maria Batista Vianney, o Santo Cura d’Ars, foi proclamado padroeiro dos párocos por seu exemplo de simplicidade e dedicação aos doentes, idosos, pobres, operários e crianças daquela cidade. A palavra “Cura” tem a sua origem no latim e significa “aquele que cuida”, remetendo à figura de um cuidador, pastor, protetor, guardião.

Fundação
O Hospital Cura d’Ars teve sua construção iniciada no ano de 1956, tendo como principais idealizadores do empreendimento os Monsenhores Mourão Pinheiro e André Viana Camurça. Dezesseis anos após o início de sua construção, no dia 27 de fevereiro do ano de 1972, na presença do então governador César Cals, e de diversas outras autoridades da época, o hospital foi inaugurado em Fortaleza.

SERVIÇO
Inauguração expansão Hospital São Camilo Cura d’Ars
Data: 22 de janeiro de 2016
Horário: A partir das 19h

Endereço: Rua Costa Barros, 833 – Centro

Visita guiada à população: 25 de janeiro das 9h às 21h

Carnaval no RioMar Fortaleza


No dia 05/02, às 19h30, acontecerá o Carnaval RioMar! Já pode preparar a fantasia e o samba no pé, hein? A folia vai ser grande! Ah, e tem mais: haverá a venda de bebidas e petiscos no local! 💙 Entrada gratuita. 🎭 Na Expansão - Piso L3.

Fala Evaldo Lima

Ciclistas e pedestres disputam espaço nas calçadas

terça-feira, 19 de janeiro 2016
Imprimir textoA- A+
Está cada vez mais comum encontrar bicicletas disputando espaço com carros, motos, transportes públicos e, principalmente, pedestres. A Prefeitura de Fortaleza está tornando realidade a locomoção através das bikes. Em dois anos, a capital cearense aumentou 64,5 quilômetros de malha cicloviária, contando ainda com 60 estações de compartilhamento oferecendo 600 bicicletas.
No início de 2013, a Capital tinha 73 quilômetros de estruturas exclusivas para o usuário de bicicleta. Esse número já aumentou em 88%, passando para 137,5 quilômetros após a implantação de ciclofaixas nas regiões da Aldeota, Montese, Bom Jardim, Granja Portugal e Benfica. A meta é chegar aos 216 km até o final do próximo ano.
_SUGESTÃO_Ciclovia - bicicleta - onibus.NAYANA MELO (38)
Mas, além da discussão sobre o respeito do motorista automotivo ao ciclista, que é pauta corrente na cidade, levantamos a questão do respeito do ciclista ao pedestre. Apesar da grande extensão de ciclofaixas em Fortaleza, é comum ver um ciclista dividido espaço com o pedestre. A reportagem O Estado verde foi até o aterro da Praia de Iracema, local que recentemente recebeu uma larga e moderna ciclofaixa, mas, no entanto, não impede que ciclista e pedestre continuem dividido o calçadão.
É unanime a reclamação dos pedestres: “Dá para contar nos dedos os que respeitam nosso espaço. Pra quê um faixa deste tamanho para eles (ciclistas) se continuam pedalando pelo calçadão?”, questionou Maria Helena, empresária diariamente, faz cooper no local.
No entanto, há os que não se importem como é o caso militar Francisco José. “Sou a favor do espaço compartilhado, mas que todos tenhao atenção. Ninguém, assim, corre perigo”, Defende o frenquentador assíduo do calçadão.
Diretor da Associação dos Ciclistas Urbanos de Fortaleza (Ciclovida), Celso Sakuraba, defende o ciclista no passeio. “O uso compartilhado das calçadas entre as pessoas de bicicleta e a pé não é um absurdo, é uma medida muito comum em diversas cidades do Brasil e no mundo. Compreendendo-se que o risco entre pessoas a pé e bicicleta é muito menor do que as pessoas de bicicletas e o carro”.
Além de defender o uso compartilhado, Celso destaca que o ambiente a beira mar difere do resto da Cidade, por ter um grande uso de lazer. “Na Praia de Iracema você tem uma carência de espaço, aí você coloca as pessoas que andam de bicicleta reduzida a um espaço minúsculo. O que a gente precisa fazer é destinar espaço suficiente para que as pessoas possam ordenar-se dentro do espaço”, afirma.
Ainda de acordo com Sakuraba, com relação ao restante da cidade os ciclistas temem andar nos espaços destinados a eles, por medo dos veículos automotivos. “Andando de bicicleta na rua, o ciclista é hostilizado por causa de uma cultura extremamente carrocêntrica e da politica de mobilidade da prefeitura que leva as pessoas a pensarem que as ruas são destinadas apenas a veículos motorizados e de forma agressiva ameaça os ciclistas que preferem usar a calçada, assim como o pedestre. Então, não há como a gente fazer com que os ciclistas deixem de usar as bicicletas nas calçadas se a gente não garantir um espaço de segurança no asfalto para eles”, justifica.
O que diz a lei?
O artigo 255, no capitulo XV, do O Código Nacional de Trânsito determina, “Conduzir bicicleta em passeios onde não seja permitida a circulação desta, ou de forma agressiva, em desacordo com o disposto no parágrafo único do artigo 59: Infração-Média; Penalidade – Multa; Medida administrativa: remoção da bicicleta, mediante recibo para o pagamento da multa.” Significa dizer que calçada é lugar de pedestre.
O vereador e líder do governo, Evaldo Lima, na Câmara municipal, destacou que o respeito ao espaço público é um problema muito sério. Ele acredita que é “necessário que seja priorizada a educação no trânsito. mecanismo de mais civilidade, da própria ética do agir coletivamente e da gentileza urbana”.
Para Evaldo, a aplicação da legislação de trânsito para os ciclistas que pedalam nas calçadas é muito severa e prejudicaria, principalmente, os trabalhadores que usam o equipamento como meio de transporte. “A maioria dos usuários de bicicletas da cidade, mais especificamente 70% dos usuários, usam as bicicletas como transporte, especialmente trabalhadores, e a sansão que prevê o recolhimento da bicicleta, acaba sendo uma penalidade muito dura, então é necessário que haja sensibilidade. Educação é a chave para esse tipo de problema”, enfatiza
“Caminhos da bicicleta”
Com o objetivo de conscientizar os ciclistas sobre a importância da utilização dos equipamentos de proteção individual, a exemplo dos capacetes, e os locais onde o ciclista deve circular com segurança, Evaldo destaca que a Prefeitura vem realizando edições do Projeto Caminhos da Bicicleta. “A iniciativa procura ressaltar que o ciclista utilize a bicicleta juntamente com os mecanismos de segurança, que pedale no sentido da via, e não na calçada, e sempre lembre que o passeio é local para pedestre. Mas é necessário uma sanção, da mesma forma que é necessário sanções para os invasores da ciclovias e ciclofaixas”, afirmou.
“Caminhos da Bicicleta” é uma iniciativa da Gerência de Educação da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), que objetiva incentivar o respeito entre os modais e conscientizar para uma convivência harmônica e segura no trânsito.
Terminais terão estações com bicicletas compartilhadas
Os terminais de ônibus de Fortaleza vão receber estações de bicicletas compartilhadas do sistema Bicicletar. Os terminais vão ganhar estações com 50 bicicletas compartilhadas. Além disso, os usuários poderão utilizar as bicicletas por até 14 horas.
Cada estação deve contar com cerca de 60 vagas, podendo variar dependendo da demanda de passageiros em cada terminal. Junto às estações, 15 paraciclos, com 30 vagas, serão instalados para que os usuários possam guardar suas próprias bicicletas.
A previsão para o início do funcionamento do Sistema de Bicicletas Compartilhadas – Modelo Integração é entre os meses de abril e maio. A fase inicial é de chamamento público com a finalidade de receber propostas de empresas para firmar termo de autorização para implantação, operação e manutenção do novo sistema.
Após a fase inicial, a primeira expansão do novo sistema deverá considerar áreas que potencializem a integração com o sistema de transporte público, tendo como foco principal os pontos de paradas de ônibus com maiores demandas e por onde passa um grande fluxo de pessoas.
O novo sistema funcionará todos os dias da semana, das 5h à 00h para retirada das bicicletas, e 24 horas (tempo integral) para devolução dos veículos. As bicicletas retiradas a partir das 17h das sextas-feiras poderão ser devolvidas até às 9h da segunda-feira seguinte, sem que haja penalidade para o usuário. A mesma regra será aplicada nos feriados.
A utilização das bicicletas compartilhadas será gratuita e ilimitada, desde que respeitado um intervalo mínimo de 15 minutos entre cada uso. Porém, será necessário utilizar o Bilhete Único Fortaleza para realizar o cadastro.
O Sistema Bicicletar, que realiza cerca de 2.690 viagens por dia, continuará a ser usado pelos usuários para viagens de curta duração.
KATY ARAúJO
Da Redação do OeV

Fala Cláudia Gomes

Vereadora propõe combate à violência contra a mulher

terça-feira, 19 de janeiro 2016. O Estado
Imprimir textoA- A+
A vereadora Cláudia Gomes (PTC) propõe, por meio do projeto de indicação de nº 291/2015, a instituição da Semana de Combate à Violência Contra a Mulher na rede pública municipal de ensino de Fortaleza. O objetivo é conscientizar os estudantes do ensino fundamental e médio sobre a violência doméstica e familiar contra a mulher.
vereadora claudia gomes na foto de genilson de lima
A parlamentar explica na justificativa que a violência contra mulheres gera graves consequências físicas e mentais, incluindo a morte, e que além de prejudicar o bem-estar geral das mulheres, ainda as impede de ter uma participação plena na sociedade. Ela também ressalta uma pesquisa Organização Mundial da Saúde, que aponta que quase metade das mulheres assinadas são mortas pelo marido ou namorado, atual ou ex.
“É de extrema relevância a conscientização de crianças e adolescentes desde cedo, na escola, pois, assim, eles crescerão entendendo a importância da valorização da mulher e as formas de prevenir a violência doméstica e familiar, bem como as formas de punição adequada para tanto”, afirma, na justificativa do projeto.
De acordo com o projeto, a realização da Semana de Combate à Violência Contra a Mulher deverá coincidir com o dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher. O projeto conscientizará os alunos do ensino fundamental e médio sobre a gravidade e as formas de prevenção, punição, e erradicação da violência doméstica e familiar contra a mulher, através de cartilhas, palestras e outras ações. O projeto de indicação atualmente se encontra na Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa e aguarda parecer do relator.

Charge de O Estado

002

Inverno ou Seca 2016

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) divulga amanhã, às nove da manhã, no auditório do Palácio da Abolição, o prognóstico para os três primeiros meses da quadra chuvosa (fevereiro, março e abril) de 2016. A expectativa para essa previsão climática é potencializada devido, principalmente, aos ainda baixos níveis nos açudes, consequências de quatro anos consecutivos de estiagem.
As análises dos oceanos e da atmosfera já foram iniciadas no XVIII Workshop Internacional de Avaliação Climática para o Semiárido Nordestino, que acontece até hoje, na sede da Funceme.
Participam do Workshop pesquisadores da Funceme, Universidade Estadual do Ceará (Uece), Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe), Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema) e Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).
O secretário dos Recursos Hídricos do Ceará (SRH), Francisco Teixeira, o presidente da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), João Lúcio Farias, o presidente do Inmet, Antônio Divino Moura, a pesquisadora do CPTEC, Mary Kayano e o presidente da Funceme, Eduardo Sávio Martins, participaram da abertura do Workshop nesta manhã e destacaram a importância do conhecimento meteorológico e seus impactos para a sociedade e para o poder público. “A expectativa para esta previsão é ainda maior por consequência dos quatro anos consecutivos de estiagem no Ceará. Não é nosso papel alimentar falsas esperanças ou agourar por uma situação mais crítica. Com base científica, vamos interpretar o que os modelos apontam e divulgar os cenários mais prováveis, sem interferências”, explica Martins.
Além da previsão de amanhã, um novo prognóstico da quadra chuvosa de 2016 no Estado será divulgado na segunda quinzena de fevereiro, este apontando para os meses de março, abril e maio, adianta o presidente da Funceme. “Estaremos constantemente monitorando as informações dos oceanos e da atmosfera e sempre repassado os dados para os tomadores de decisão e para a população. Também temos ferramentas para que os usuários acompanhem parte desse monitoramento. Já é possível ver, por exemplo, onde está chovendo em tempo real e acessar o calendário das chuvas através do site da Funceme e do aplicativo Funceme Tempo, disponibilizado gratuitamente para smartphones e tablets Android e iOS”.
El Niño
As águas superficiais do Oceano Pacífico Equatorial estão com aquecimento anômalo intenso. Isso significa que o El Niño ainda está forte e deve ter influência na previsão que será divulgada amanhã. Geralmente, esse fenômeno influencia negativamente o regime de chuvas no Ceará. Mas, os meteorologistas também analisam as temperaturas do Oceano Atlântico para definir os prognósticos. As projeções das interações termodinâmicas entre oceanos e atmosfera é o que fazem os modelos numéricos globais, traduzindo os cálculos em porcentagens de probabilidades para as categorias abaixo da média, em torno da média e acima da média, referindo-se ao acumulado de precipitações no trimestre analisado.
Pré-estação
As chuvas no Ceará não começam somente em fevereiro, com o início da quadra chuvosa. Há também precipitações, que podem até ser intensas, na pré-estação chuvosa, período compreendido entre os meses de dezembro e janeiro. Neste ano, a Funceme já contabiliza registros significativos que trouxeram alguma recarga para o sistema hídrico, mas o órgão adverte que essas chuvas não têm relação com a quadra chuvosa.
“Se tivermos dezembro e janeiro com muitas precipitações ou com poucas precipitações, isso não terá impacto na qualidade da quadra chuvosa, entre fevereiro e maio. Não existe essa relação. São sistemas meteorológicos diferentes. Na pré-estação, temos atuação de Vórtices Ciclônicos de Altos Níveis e na quadra chuvosa a principal atuação é da Zona de Convergência Intertropical. As condições para a atuação desses sistemas são diferentes”, ressalta Eduardo Sávio Martins.

Serviço
Coletiva de divulgação do prognóstico das chuvas para a Quadra Chuvosa de 2016 no Ceará
Data: 20 de janeiro de 2016
Hora: 9 horas
Local: auditório do Palácio da Abolição



Fonte: Funceme

Secretariado

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT) realiza a primeira reunião do ano com todos os secretários municipais hoje, no Cuca Mondubim.
A reunião, que vai durar o dia inteiro, servirá para o planejamento das ações e metas para 2016, além da realização de um balanço das obras em andamento.

Taça Asa Branca

  • Quinze mil ingressos vendidos até agora para Ceará x Flamengo (RJ), na quinta-feira, às oito e meia da noite, na Arena Castelão, valendo a Taça Asa Branca.

    1. O tem uma das maiores torcidas também no Nordeste, . Em Fortaleza a gente também joga em casa!
    2. Podem jogar em casa contra outros times, , mas aqui sempre seremos maioria. Vamos resolver isso em campo?
      Link permanente da imagem incorporada
      Tweetar texto
    3. Fortaleza manda aí!!! Ceará fechamento dos segundonas do RJ, eternamente 2 divisão kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    4. e o Fortaleza seria oq? Eternamente terceira ?
    5. não me interessa, só queria zoar o Vasquinho, o foguete, e o vozinho que são fechamento de segunda categoria
  1. O Campeão do NE e Maior do Estado convoca você, alvinegro, para lotar o Castelão na disputa do Troféu Asa Branca! Esperamos você, .
  2. Participe da promoção "De Frente pro Gol": .
    Link permanente da imagem incorporada

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...