O Espaço de Convivência do Centro Educacional Luzardo Viana ficou pequeno para o tanto de ex-estudantes e ex-funcionários da Escola que foi, por quase 60 anos, umas das principais Instituições Educacionais de Caucaia.
O momento foi idealizado pela Prefeitura de Caucaia, marcando o início da Revitalização do Prédio. No discurso, o prefeito de Caucaia, Vitor Valim, falou da satisfação em entregar novamente para a população esse que é um grande Patrimônio do Município:
- Me enche de alegria contemplar esse espaço com tantas pessoas que fizeram e fazem história em nosso Município. Por aqui passaram grandes nomes que hoje ajudam a construir a nossa Caucaia, e essa história não poderia ter um ponto final”, iniciou o prefeito Vitor Valim.
- Cabe a mim a enorme alegria de, definitivamente, dizer que o Luzardo Viana é de todos os caucaienses”, finalizou Vitor Valim.
Foram homenageados dois ex-funcionários da Escola, recebendo, das mãos do prefeito, a chave simbólica do Colégio:
- O senhor Almir Mendes, conhecido como Peru, que foi auxiliar administrativo.
- Dona Toinha, que foi zeladora do Colégio Luzardo Viana por mais de 30 anos e falou sobre a emoção do momento.
- Muita emoção, porque isso aqui fez parte da minha vida. Foram 36 anos aqui. Fiquei muito satisfeita com o que está acontecendo. Com fé em Deus, esse Projeto vai fazer a nossa Escola voltar a funcionar", disse emocionada Dona Toinha..
Entre os ex-estudantes, um dos mais emocionados foi Gleidson Roberto, conhecido como Careca:
- Estudei, joguei e trabalhei aqui. Foram muitos anos. Vem um filme na cabeça da gente. E é muito bom saber que vai voltar, né? Esse Colégio foi intitulado como o Colégio da família caucaiense”, relembra Gleidson Roberto.
- Comecei a estudar aqui na terceira série, fiz parte do Centro Cívico onde ajudávamos no dia a dia da Escola. Antes de me formar no Ensino Médio, o professor Valmir já me fez o convite para trabalhar aqui, onde fiquei até 2017”, destaca o trabalhador autônomo, Flávio Dejhoda,.
- Foram quarenta anos da minha vida aqui. É a minha segunda casa”, conclui Flávio Dejhoda.
Agora o Colégio passará por uma Reforma em toda a sua Estrutura. O objetivo é utilizar o espaço novamente como uma Escola, só que dessa vez de Ensino Público.
O Centro Educacional Cenecista Luzardo Viana, fundado em 1960, funcionou por 57 anos no centro de Caucaia. O prédio encerrou as atividades em 2017. Em março de 2023, Vitor Valim, anunciou a desapropriação do Prédio, resgatando esse espaço que formou milhares de caucaienses, em quase 60 anos de História.