Cagece moderniza sistema de abastecimento da Serra da Ibiapaba

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) acaba de ampliar um sistema de automação no centro de controle operacional do sistema de abastecimento integrado que distribui água para os oito municípios da Serra da Ibiapaba. Isso significa que o sistema adutor passa a funcionar de forma totalmente automática e será monitorado em tempo real, o que otimiza ainda mais os serviços.
Além disso, a melhoria vai possibilitar melhor distribuição de água entre as cidades, uma vez que a tecnologia permite monitoramento 24 horas por dia das pressões no sistema, do nível dos reservatórios, do bombeamento e da captação de água. No total, a melhoria beneficia cerca de 300 mil pessoas.
De acordo com a gerente da Unidade de Negócio da Bacia da Serra da Ibiapaba, Nataly Acácio, a tecnologia de monitoramento otimiza, ainda, a atuação da Cagece no combate às perdas. “Através desse sistema automatizado, os técnicos da companhia conseguem ligar e desligar o bombeamento de forma rápida de dentro da estação de tratamento e isolar áreas com ocorrências de vazamento, por exemplo”, afirma Nataly.
O sistema funciona por meio de computadores conectados a sensores inteligentes que identificam com precisão quaisquer ocorrências no sistema. A tecnologia de monitoramento é a mesma que opera o macrossistema da Região Metropolitana de Fortaleza.
Saiba mais - A automatização dos sistemas do Centro de Controle Operacional da Cagece é um complemento da obra de ampliação do ramal norte do sistema adutor da Serra da Ibiapaba. Essa obra garantiu a continuidade do abastecimento das cidades de Tianguá e Viçosa do Ceará. No total, foram investidos cerca de R$ 45 milhões de reais, com apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses