Pé da Fama

A partir da próxima terça-feira (16), os amantes do futebol terão mais um motivo para visitar a maior arena esportiva do Norte/Nordeste do Brasil. Para comemorar o segundo aniversário da reformada Arena Castelão o estádio recebe o projeto Foot Fame/Pé da Fama. A iniciativa conta com o apoio da Secretaria Especial de Grandes Eventos Esportivo (SEGE) e vai dotar o espaço de uma Calçada da Fama única em arenas da Copa do Mundo de 2014.
A solenidade de abertura do projeto será realizada na próxima terça-feira (16), a partir das nove da manhã, no Espaço Cultural Deputado Etevaldo Nogueira, com a presença de grandes nomes do futebol cearense entre os homenageados.

Nessa primeira fase, serão homenageados 11 ícones, incluindo cinco profissionais que se destacaram no futebol cearense:

  • Erandy Pereira Montenegro, autor do primeiro gol no Castelão.
  • Geraldino Saravá, maior artilheiro do estádio.
  • Gildo, ex-jogador indicado como ídolo do Ceará Sporting Club.
  • Ronaldo Angelim, craque indicado pelo Fortaleza Esporte Clube.
  • Pacoti, ídolo indicado pelo Ferroviário Atlético Clube.
Todos terão os pés imortalizados na calçada da fama do futebol da Arena Castelão.
Para completar a lista, será feita homenagem póstuma ao ex-comentarista e um dos maiores defensores da construção do estádio:

  • Paulino Rocha, indicação feita pela SEGE.
No âmbito nacional, os representantes de cada um dos títulos mundiais do Brasil também terão suas pegadas imortalizadas.

  • O rei do futebol, Pelé (1958-1962-1970).
  • O Anjo de Pernas Tortas, Garrincha (1958-1962).
  • O xerifão do tetra, Ricardo Rocha (1994).
  • O lateral-esquerdo do penta, Roberto Carlos (2002).
  • O meia Ricardo Goulart, campeão do Brasileirão 2014 pelo Cruzeiro, também será lembrado na solenidade como um dos destaques do ano no futebol brasileiro.
"A história do futebol brasileiro é muito rica e repleta de imagens marcantes. É um grande privilégio ser o primeiro estádio do país a receber o projeto Calçada da Fama. Eternizaremos os grandes lances e os ídolos do futebol", destaca Ferruccio Feitosa, secretário da SEGE.
O próprio Ferruccio será homenageado pelo Foot Fame, ao lado do governador Cid Gomes (Pros), pelo apoio na efetivação do projeto na Arena Castelão.
Interatividade - O museu ao ar livre vai permitir que o torcedor conheça a trajetória de jogadores, técnicos e de profissionais da imprensa do mundo da bola, de forma simples e com muita interatividade. Os Discos Pegadas, como são conhecidos, contarão com tecnologia de Realidade Aumentada, ou seja, ao baixar um aplicativo para smartphones, o torcedor poderá acessar a um acervo com vídeos, fotos, além de conhecer a biografia de cada homenageado.
“Em breve, o projeto será levado para outros estádios, mas queríamos dar o pontapé inicial em Fortaleza, porque a Arena Castelão foi o primeiro estádio a ficar pronto para a Copa do Mundo. A partir do compromisso que o Governo teve em entregar a obra mais barata entre todas as cidades-sede e com a força do turismo em Fortaleza, queremos transformar a cidade em uma das capitais da bola, unindo aspectos culturais e turísticos”, aposta um dos diretores do projeto Foot Fame, Angelo Neto.
Segunda etapa - O projeto prevê ainda outros nomes de grandes jogadores e técnicos da história do futebol no mundo todo, além de personalidades da imprensa, que ajudaram a escrever a vitoriosa história do esporte no Brasil. Ao todos, serão 100 pegadas de personalidade do futebol, de diferentes nacionalidades e gerações. Craques que levaram o nome do Brasil ao mundo na conquista dos cinco títulos mundiais da Seleção Brasileira e de momentos inesquecíveis.
Lançamento da Calçada da Fama da Arena Castelão
Local: Espaço Cultural Etevaldo Nogueira (Avenida Alberto Craveiro, 2901)
Data: 16/12/2014 (terça-feira)
Horário: 9 horas
Solenidade restrita a convidados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses