AFN na XI Bienal do Livro

O Vale Cultura será discutido amanhã, na XI Bienal Internacional do Livro do Ceará, no Centro de Eventos do Ceará. A apresentação ficará por conta do diretor da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura (MinC), Rafael Valadares. A partir das 14 horas, na sala 1 do Mezanino 2, ele apresentará os resultados e desafios do Vale Mais Cultura, que entrou em vigor no segundo semestre de 2013. O balanço divulgado com números de janeiro a junho de 2014 mostra que 88,01% dos R$ 13,65 milhões consumidos no período pelos portadores dos 215.249 cartões emitidos referem-se à compra de livros, jornais e revistas.

Eventos paralelos movimentam programação
Os eventos paralelos também são destaque. Às 9 horas, o projeto “Nas Ondas da Leitura” reúne crianças de 12 municípios, com lançamentos de livros infantis produzidos nas cidades. Também na ocasião, o poeta Pedro Bandeira do Juazeiro lança sua obra “Príncipe dos Poetas Populares”. 
Já às 15 horas, a cultura popular terá vez no “IV Congresso de Cordelistas, Editores e Folheteiros”. O evento será aberto com a palestra “A Literatura de Cordel de Inácio da Catingueira, Leandro Gomes de Barros aos dias atuais”, que será ministrada por Arievaldo Viana e Arlene Holanda.
A Bienal realiza ainda o “IV Colóquio de Literatura e Psicanálise: Sobre o fazer e contar história, a ficção é uma arte perniciosa” e o “VII Encontro de Bibliotecas Municipais e II Encontro de Bibliotecas Comunitárias do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Ceará”.
Contação, poesia e muito mais
A poesia continua com seu lugar garantido na Praça José de Alencar. O “Almoço com Poesia” homenageia Francisco Carvalho. A contação de histórias para a criançada terá a participação de Benita Prieto, referência nacional na área. A educadora estará no Parque das Crianças (sala 7, Mezanino 1), ás 14 horas.
Sobre XI Bienal Internacional do Livro do Ceará
A Bienal acontece até o próximo domingo (14), no Pavilhão Oeste do Centro de Eventos do Ceará com o tema “Fortaleza de Moreira Campos”. Além do cearense, o escritor Milton Hatoum será homenageado. O evento terá ainda diversas atividades simultâneas, entre feira de livros, oficinas, palestras, mesas-redondas, lançamentos de livros, exposições, colóquios, apresentações ao vivo de podcasts, rodadas de RPG, convenções, debates e shows lítero-musicais. São esperados 600 mil visitantes ao longo do evento. O horário de funcionamento será das 9 às 22 horas.
O Ministério da Cultura, o Governo do Estado do Ceará por meio da Secretaria da Cultura (Secult), a Petrobras, a Coelce e a Oi apresentam a XI Bienal Internacional do Livro do Ceará, cuja realização é do Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede) e do Instituto de Arte e Cultura do Ceará (IACC). O patrocínio é do Banco do Nordeste e do BNDES, com apoio institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC), da Universidade Estadual do Ceará (Uece), da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), e Sesc/Ceará, bem como o apoio das principais entidades ligadas ao livro e à leitura no Brasil, a CBL – Câmara Brasileira do Livro, a ABDL – Associação Brasileira de Difusão do Livro, e a ANL – Associação Nacional de Livrarias.
• XI Bienal Internacional do Livro do Ceará
Data: Até domingo (14).
Local: Centro de Eventos do Ceará.
Horário de visitação: das 9 às 22 horas.
Entrada gratuita


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses