Oi Futuro

O Oi Futuro, instituto de Inovação e Criatividade da Oi, e a Startup Farm, uma das aceleradoras mais conceituadas da América Latina, anunciam parceria inédita com o programa Ahead | Labora Oi Futuro, que vai selecionar até dez startups de impacto social para serem aceleradas em etapa presencial no Rio de Janeiro. Empreendedores de todo o Brasil podem se inscrever até 23 de maio pelo site www.startup.farm/aceleracao.
O programa busca negócios que tenham em seu produto ou serviço uma solução que ajude a resolver grandes problemas da nossa sociedade e impacte positivamente a vida das pessoas, considerando especialmente as necessidades e demandas da base da pirâmide socioeconômica. Serão aceitos negócios que atuem em qualquer mercado e, preferencialmente, que façam uso inovador da tecnologia. O Labora/Oi Futuro e a Startup Farm terão atenção especial aos seguintes temas: segurança; saúde; educação; habitação; alimentação acessível e saudável; cidades para cidadãos (infraestrutura, meio ambiente, mobilidade etc.); geração de emprego e renda; e soluções financeiras para classes C, D e E.
As startups selecionadas contarão com uma ampla rede de mentores, investidores e especialistas do mercado. O programa tem como sede o Lab Oi Futuro, espaço de criação, experimentação e colaboração que o instituto inaugura em abril, no bairro no Flamengo, no Rio. Com mais de 500m², o laboratório oferece estrutura física e suporte técnico necessários para que seus participantes viabilizem seus projetos em um ambiente que estimula a produção colaborativa, a formação de redes e a inovação. A Startup Farm integra a rede Google for Entrepreneurs e também conta com o apoio da Baptista Luz Advogados e a Falconi.
“Esse edital é uma combinação muito interessante da expertise da Startup Farm em aceleração de negócios com potencial disruptivo com a bagagem de 17 anos de investimento social do Oi Futuro”, diz Carla Uller, gerente executiva de Inovação Social do Oi Futuro. “Em 2017, lançamos o Labora, nosso laboratório de Inovação Social, apostando no empreendedorismo e na inovação para impulsionar iniciativas sustentáveis e escaláveis de transformação social. Ao inaugurarmos nosso espaço físico agora, estamos estimulando também a articulação de redes colaborativas de empreendedores para gerar soluções inovadoras para a sociedade”.
Apenas no último ano, o Labora ajudou a fortalecer 25 organizações e negócios de diferentes perfis por meio de dois programas de aceleração, executados em parceria com o Yunus Negócios Sociais e com o Instituto Ekloos.
Para Alan Leite, CEO da Startup Farm, este programa será um dos mais especiais que já fizeram. “Esta edição é muito especial, pois tem clara a intenção de ajudar as startups que se proponham a solucionar os grandes problemas do Brasil, principalmente as startups que gerem valor para a base da pirâmide social", explica.
Alan Leite ainda destaca que a Startup Farm buscará ter nesta turma a maior diversidade possível entre os fundadores das startups selecionadas. “Só assim teremos a inteligência necessária para resolver questões tão complexas”, avalia.
A aceleradora possui cases de startups aceleradas em edições anteriores que estão alinhadas com o proposto para esta nova edição, como HOOBOX Robotics, Vittude, Dado Capital, Onboard Mobility, BxBlue, PayKey, BioSoftness, Marmotex, Vérios Investimentos, Ktalise, Piipee e Linked.
O CEO finaliza dizendo que "há espaço até mesmo para startups do agronegócio, pois uma solução que melhore a produtividade no campo e reduza a necessidade de defensivos agrícolas, impacta diretamente a vida de quem consome esses produtos mais saudáveis nos grandes centros".
Como funciona o programa de aceleração da Startup Farm:
O programa possui três módulos que têm por objetivo dar todas as condições necessárias para que as startups possam desenvolver seus negócios:
● Laser focus: Com duração de cinco semanas, esta etapa é uma imersão “full-life” para os fundadores trabalharem focados na construção do modelo de negócios da sua startup, com suporte da Startup Farm e de uma ampla rede de mentores, parceiros e investidores. Essa etapa é presencial e acontece no Rio de Janeiro.
● Get Sales Done: Também com cinco semanas, neste módulo a startup trabalhará na construção de uma estratégia de vendas e definirá as principais métricas de desempenho do seu negócio.
● Fundraising: Com 15 semanas de duração, o objetivo desta etapa é que as empresas aceleradas estruturem uma estratégia de captação de recursos, elaborando uma projeção de necessidade de capital e definam quais os investidores que fazem sentido para o seu negócio.
Depois de passar por todas estas etapas, as startups poderão se apresentar a uma banca de investidores e executivos de grandes corporações para o evento mais esperado do programa - o “Demo Day”.
Mais sobre a Startup Farm - A Startup Farm é a maior e mais experiente aceleradora da América Latina. Foi reconhecida como a melhor aceleradora do Brasil pelo Startup Awards 2017 - o Oscar das startups brasileiras, organizado pela Associação Brasileira de Startups (ABStartups). A Startup Farm já acelerou mais de 280 startups, que captaram em conjunto mais de USD 1milhão em investimentos e possuem valor de mercado agregado superior a USD 1bilhão. Sete startups do portfólio já foram incorporadas por outras empresas, sendo a mais recente a Up Points, adquirida pela Embraco. Ao colocar o empreendedor como eixo central de sua atuação, a Startup Farm oferece aos empreendedores atendidos em seus programas acesso a uma ampla rede de mentores e facilitadores que, aliada aos seus parceiros institucionais, acadêmicos, grandes empresas e investidores, têm gerado cases de sucesso no mercado brasileiro e internacional, como Vérios, Nexer, RankMyApp, EasyTaxi, WorldPackers, Social Miner, InfoPrice, Hoobox Robotics entre tantas outras.
O Oi Futuro, instituto de inovação e criatividade da Oi, promove ações de Educação, Cultura, Inovação Social e Esporte para melhorar a vida das pessoas e transformar a sociedade. O instituto impulsiona iniciativas colaborativas e inovadoras, fomenta experimentações e estimula conexões que potencializam o desenvolvimento pessoal e coletivo.
Na Educação, o Oi Futuro investe em novas formas de aprender e ensinar com o NAVE (Núcleo Avançado em Educação), que forma jovens para as economias digital e criativa, com foco na produção de games, aplicativos e produtos audiovisuais. Desenvolvido em parceria com as Secretarias de Estado de Educação do Rio de Janeiro e Pernambuco, o programa oferece ensino médio integrado e já formou mais de 2 mil jovens em 12 anos de atuação. Os estudantes do NAVE são incentivados a desenvolver o espírito empreendedor e a estabelecer suas primeiras conexões profissionais no mercado de inovação e tecnologia. Nas escolas do programa, educadores e estudantes elaboram e testam novas metodologias e práticas pedagógicas que possam ser compartilhadas com outras escolas da rede pública e outros contextos educacionais.
Na Cultura, o instituto é um catalisador criativo, impulsionando pessoas através das artes, estimulando a cocriação e promovendo o acesso à cultura na era digital. O Oi Futuro mantém um centro cultural no Rio de Janeiro, com uma programação que valoriza a produção de vanguarda e a convergência entre arte contemporânea e tecnologia, e realiza o Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados, que seleciona projetos em todas as regiões do país por meio de edital público. O Instituto também tem o Museu das Telecomunicações, pioneiro no uso da interatividade no Brasil, e o LabSonica, laboratório de experimentação sonora e musical. Também no Rio, o Oi Futuro mantém a Oi Kabum!, escola de arte e tecnologia onde está abrigado o Lab.IU, Laboratório de Intervenção Urbana.
Na Inovação Social, o Oi Futuro lançou o Labora, laboratório de soluções singulares e de impacto para as cidades e a gestão cultural. O Labora é um ambiente de conexão, aprendizagem e criação para organizações e empreendedores comprometidos com a transformação de impacto, e oferece programas de incubação e aceleração para projetos e negócios de impacto social. O Oi Futuro também aposta em projetos esportivos que conectem pessoas e promovam a inclusão e a cidadania. 
Numa confluência entre as áreas de Cultura e Inovação Social, nasceu o Oi Futuro Lab, espaço de criação, experimentação e colaboração idealizado para impulsionar criadores de diversas áreas e startups de impacto social de todo o Brasil, selecionados por editais públicos. Com mais de 500m², o laboratório abriga o LabSonica e o Labora e oferece estrutura física e suporte técnico necessários para que seus participantes viabilizem seus projetos em um ambiente que estimula a produção colaborativa, a formação de redes e a inovação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses