Chambinho do Acordeon é cidadão fortalezense


A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) realizou sessão solene para a outorga do Título de Cidadão de Fortaleza a Nivaldo Expedito de Carvalho-“Chambinho do Acordeon” (foto André Lima).
A homenagem foi proposta pelo presidente da CMFor, vereador Salmito Filho (PDT), através do Projeto de Decreto Legislativo 0003/2018, subscrito pelos vereadores Acrísio Sena (PT), Benigno Júnior (PSD), Julierme Sena (PR), Michel Lins (PPS), Plácido Filho (PSDB), Zier Férrer e aprovado por unanimidade pelos vereadores da Casa.
A sessão foi presidida por Salmito Filho e a mesa solene contou com as presenças de Lula Morais, Deputado Estadual; Ronaldo Borges, Secretário-Executivo das Cidades; Demétrio Sáter, Juiz e Direito; e Paulo Wanderley, Consultor do Filme Gonzaga de Pai para Filho.
Em suas palavras de saudação ao homenageado e aos presentes, Salmito Filho disse ser uma noite de muita emoção. “Gostaria muito de ter talento para expressar o que particularmente estou sentido nessa noite. Me deem a licença de fazer da forma que sei fazer que é falando, discursando e principalmente usando o sentimento e a alma nesse momento. Essa casa é um dos dois poderes constituídos do município, que representa a população, que tem a legitimidade de representar o conjunto da população. É nessa condição de representante do povo, que venho agradecer a meus pares, que concordaram com essa homenagem, inclusive muitos pedindo par subscrever reconhecendo a importância do homenageado,” disse.
“Fortaleza é a capital mais nordestina, esse é um estudo explicado pela antropologia, pela ciência econômica. O chamado Nordeste Setentrional, que chamamos popularmente de sertão ou caatinga. É capital do estado mais nordestino, que tem mais de 70% do seu território no semiárido. Estou dizendo isso, para destacar que a população de Fortaleza é o resultado de centenas de milhares de cearenses que tiveram que sair do sertão para tentar escapar da fome e da seca. Isso não é retórica é realidade. Pois Fortaleza explodiu demograficamente. Claro que muito dessa migração acorreu em outros estados. Mas, quando não conseguiam pegar o popular pau de arara, vinham esses milhares de irmãos para Fortaleza. E nossa cultura se mistura e se concretiza pela influência da cultura do semiárido”, revelou.
“Já dizia o autor do livro clássico de Celso Furtado – A Formação Econômica do Brasil, que o Ceará foi povoado pelo boi. Pois a pecuária extensiva serviu de alimento para os que fizeram o primeiro ciclo da cana-de-açúcar. E Fortaleza é a síntese dessa cultura, Digo isso porque Chambinho nos encanta e canta nossa forma de ser, principalmente do sertanejo. Nos brindou agora recentemente, quando concorrendo com 5 mil candidatos e foi escolhido para fazer o papel do nosso inesquecível Rei do Baião, Luiz Gonzaga”, detalhou.
“Chambinho você e todos os sanfoneiros que cantam a nossa história, a nossa cultura, o nosso ser, a nossa maneira de ser, cultivando o legado do Rei do Baião, que foi quem nos apresentou para o Brasil, que levou o nosso jeito de ser nordestino. E você com seu talento é um dos mais destacados representantes dessa cultura. Mesmo antes do filme, você já tinha na sua biografia, a sua estrada e caminhada. Essa é a homenagem que a Câmara faz a você como artista, sanfoneiro, que canta o sentimento do nosso povo da nossa gente. Ah! como queria ter um taleto dos artistas. Abrimos com apoio da Mesa, espaços na TV Fortaleza para a Cultura. Um programa só de cordelistas, e outro só para divulgar a sanfona. Pois é papel principalmente da TV pública divulgar, fortalecer a nossa cultura, inclusive no sentido etimológico, estamos cultivando nossa maneira de ser e a nossa que falo, da nossa população de Fortaleza”, pontuou o presidente.
“Parabéns Chambinho por sua história, por sua trajetória e seu talento. Essas manifestações são importantes como referência do nosso povo. A cultura é utilizada até internacionalmente como uma forma de combater a violência, como em Medelim, na Colômbia. Muito obrigado. Essa é uma forma do Poder Legislativo mostrar seu agradecimento, pelo trabalho, pelo talento, pela opção, pelo ministério de servir a nossa gente, ao nosso povo, a nossa alma, na condição de compositor, cantor interprete, poeta e sanfoneiro. Em nome do povo de Fortaleza, parabéns!”, concluiu
Após receber o Título de Cidadão, em suas palavras de agradecimento, Chambinho saudou a todos; “com as palavras de gratidão que me invade no momento”. Ele agradeceu sua família, através de seu pai, Expedito Carvalho (in memoriam) e Maria Auxiliadora de Carvalho, sua mãe. “A quem Deus confiou para me dar o dom supremo da vida; e também Walter e Antonieta, meus sogros que por Deus também foram incumbidos de educarem minha esposa, Daniela Quintino. São eles o princípio de tudo, seja na presença ou na saudade infinita. Seja em elevação espiritual desse honroso agradecimento.
“Todas as coisas têm seu tempo e toda elas passam embaixo do céu. Inspiro-me nesse pensamento como um redomoinho que passa do sul para o norte. Não sei se é tempo para revelar tudo. Mas desde que cheguei por aqui, antes de vir morar em Fortaleza, estive aqui participando de vários eventos. Me tocou a cultura popular cearense. Cultivei muitas amizades, alguns que partiram e outros estão aqui. Lembro de minha trajetória, no sertão do Piauí, até chegar a artista no papel de Luiz Gonzaga. Para me despedir faço uma sequenciada de palavras de Fernando Pessoa, todo o meu sentimento através dessa poesia, valeu a pena”.
Biografia - Nascido na cidade de São Paulo no dia 07 de junho de 1980, aos 8 (oito) anos de idade mudou-se com a família para a cidade de Jaicós, no Piauí, onde aprendeu os primeiros acordes na sanfona, com o seu avô Zezinho Barbosa. Essa primeira escota, tão afetiva, quanto autêntica, lhe deu não só a qualidade dos antigos sanfoneiros nordestinos, como também o gosto pelo autêntico forró.
Aos 11 anos de idade, Chambinho retornou para São Paulo. Após alguns anos tocando na noite da cidade, surgiu um convite para integrar a Banda Caiana, onde gravou dois CDs lançados pela Warner Music. Em seguida acompanhou a célebre Banda de Pífanos de Caruaru, com a qual gravou o CD “No Século XXI, no Pátio do Forró” (Trama,2002), premiado pelo Prêmio Tim e pelo Grammy Latino.
Participou de urna divulgação internacional de Forró em Açores, Portugal. Integrou o Trio Zabumbão. Acompanhou grandes nomes do Forró como Família Gonzaga, Anastácia e João Cláudio Moreno. Participou de programas nacionais como a novela “A Favorita”, Fantástico, Encontro com Fátima Bernardes, Altas Horas e Faustão. Participou ainda de grandes programas musicais como Sr. Brasil, Metrópoles, Viola minha Viola, entre outros. Após vencer 5 mil candidatos em um processo seletivo da Conspiração Filmes, recebeu a honrosa missão de interpretar o Luiz Gonzaga no Filme “Gonzaga – de pai para filho”, de Breno Silveira.
Protagonista, Chambinho estudou a fundo a vida e a obra do Rei do Baião e aperfeiçoou um pouco mais seu jeito de nordestino de tocar sanfona e cantar Forró. Representou o filme e levou nosso forró em turnê internacional pelos Estados Unidos e Rússia.
Hoje, trabalha em sua carreira solo e tem em seu repertório, músicas autênticas do Nordeste como o baião, o xote, xaxado, coco e arrasta-pé. Músicas de Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Dominguinhos, Alceu Valença, Zé Ramalho e Trio Nordestino estão sempre em suas apresentações.
Em 2014, lançou um trabalho com músicas próprias e de parceiros, intitulado “Verdade”, com grandes participações como Raimundo Fagner e Flávio José e, em 2015, lança seu trabalho intitulado “Grito de São João”. Diante do exposto, peço a aquiescência dos meus Pares a fim de aprovar este Projeto de Decreto Legislativo, prestando urna justa homenagem ao Senhor Nivaldo Expedito de Carvalho, o “Chambinho do Acordeon”.
Com informações do www.cmfor.ce.gov.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto