Rio Energy recebe o BNDES para visitas em Itarema

A Rio Energy, desenvolvedora e operadora de projetos de energia renovável, recebeu o Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) para realização de visitas técnicas de seis projetos sociais desenvolvidos pela companhia e financiados pelo banco na região de Itarema.
As visitas aconteceram nos dias 5 e 6 de março e estiveram presentes Geórgia Romeiro e André Luiz Brandão, representando o BNDES, diretores e membros da Rio Energy e representantes da Prefeitura Municipal de Itarema e dos projetos sociais.
A Rio Energy está presente no Estado do Ceará com o Complexo Eólico de Itarema. A companhia tem como premissa gerar desenvolvimento econômico e social nos locais onde atua e, nos últimos três anos, junto a autoridades e moradores da cidade buscou entender as necessidades locais e trabalhou em projetos que contribuem para o crescimento da região, sejam eles por meio de obras para construção e reforma de espaços, treinamentos e orientação aos produtores e trabalhadores locais ou aquisição e doação de equipamentos e ferramentas.
A companhia contribui com a comunidade de Itarema através dos seguintes projetos:
Projeto de Artesanato – Art Itarema e Art Almofala
Desenvolvido com diversas comunidades em parceria com a Prefeitura Municipal de Itarema, o projeto contribuiu para a capacitação de 40 artesãs locais gerando diversificação dos produtos oferecidos, aumento do valor médio dos itens comercializados e fortalecimento institucional das artesãs locais em decorrência da criação de pontos de comercialização.

Estruturação do Hospital Natércia Rios

A Rio Energy fez a doação de diversos equipamentos para a sala de estabilização e centro cirúrgico. O propósito da parceria com a Prefeitura Municipal de Itarema é contribuir para a estrutura da unidade de saúde e o atendimento à comunidade local, reduzindo o número de pacientes em lista de espera para cirurgias e diminuindo significativamente o número de pacientes transferidos para outros centros de saúde.

Cooperativa de Marisqueiras de Porto dos Barcos
Neste projeto, a Rio Energy realizou uma obra de reforma e construção da Sede das Marisqueiras e investiu em capacitação em empreendedorismo para aproximadamente 25 produtoras locais de mariscos da Comunidade Porto dos Barcos.
A partir destas iniciativas, condições para o beneficiamento dos mariscos foram criadas e as marisqueiras capacitadas para gestão dos negócios e agregação de valor ao trabalho desenvolvido no espaço. Agora, elas podem diversificar os produtos oferecidos e aumentar o valor médio do quilo de marisco vendido pela cooperativa.
Sistemas de abastecimento de água
A Rio Energy trabalhou em projetos de melhoria no abastecimento de água na região. Foram realizadas 90 novas ligações de água em Sítio Moreira e Córrego Grande e a perfuração de poços nas localidades de Moreira, Morro do Comum, Morro da Sinhá e Sítio Alegre. Além disso, uma rede de distribuição foi construída nas localidades de Moreira, Morro do Comum, Morro da Sinhá, Sítio Alegre e Córrego.
A obra está sendo entregue ao Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar), que será responsável pela manutenção e operação do sistema a partir de uma metodologia comunitária.
Com a entrega destas projetos, a Rio Energy contribui para a melhoria da qualidade de vida das famílias que agora têm acesso regular à água e, também, na redução da incidência de doenças infecciosas. Além do mais, favorece o desenvolvimento socioeconômico, pois as famílias podem produzir e comercializar alimentos.
Pavimentação de vias
A empresa efetuou a pavimentação asfáltica de quatro quilômetros nas faixas de rolagem nas comunidades Campestre e Gargoê. A obra traz muitos benefícios para a população, como melhoria das condições de mobilidade, redução do tempo de viagem entre as comunidades, diminuição de doenças respiratórias e favorecimento das condições para o desenvolvimento econômico local.
Sobre a Rio Energy
A Rio Energy é um grupo comprometido com o futuro sustentável por meio do desenvolvimento, construção e operação de projetos de geração de energia renovável com os mais altos padrões de qualidade, criando valor social e econômico para as comunidades locais e parceiros.
Fundado em 2012, o grupo já conta com 484,65MW em contratos de venda de energia de dois complexos eólicos em operação, Eólicas Caetité (54,4MW), na Bahia, e Eólicas Itarema (207MW), no Ceará, e um em implantação, Eólicas Serra da Babilônia (223,25MW), também na Bahia, além de um portfólio de desenvolvimento de 2GW de fontes renováveis.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto