Seminário Internacional em Fortaleza

A Prefeitura de Fortaleza promove de quinta (26) a sábado (28), no Marina Park Hotel, o Seminário Internacional de Políticas Públicas Inovadoras para Cidades. Especialistas brasileiros e internacionais vão dividir com gestores municipais de Fortaleza experiências aplicadas em áreas como mobilidade urbana, gestão pública e saúde. 
Além do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT) e do governador do Ceará, Camilo Santana (PT), também estarão presentes ao Seminário o ex-prefeito de Medellín, Aníbal Gaviria; a presidente mundial do World Wide Fund for Nature WWF), Yolanda Kakabadse; o ex-vice-ministro de Infraestrutura da Colômbia, Javier Hernández; e a diretora executiva do Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde, Carina Vance. 
Segundo Roberto Cláudio, “o seminário é uma oportunidade para que o gestores locais possam ouvir especialistas com vasta experiência na aplicação de políticas públicas de sucesso, além de discutir os desafios da administração das cidades por meio de relatos transformadores”. 
É o caso da cidade de Medellín, que vai ser apresentado pelo ex-Prefeito Aníbal Gaviria. Medellín foi destaque no cenário mundial como referência em planejamento urbano após longo período de degradação e violência urbana. Em 2013, a cidade colombiana recebeu o título de “Cidade Mais Inovadora do Planeta”, segundo o Wall Street Journal e o Urban Land Institute. Uma cidade que, nos anos 1990, tinha índice de criminalidade atingindo o número de 429 mortes por 100 mil habitantes. Hoje, o número de assassinatos foi reduzido para 14. 
A programação do evento inclui, ainda, nomes relevantes no cenário brasileiro, como o ex-ministro Ciro Gomes; o presidente do Conselho de Administração do Porto Digital do Recife, Silvio Meira; o presidente executivo do Movimento Brasil Competitivo, , Cláudio Gastal; o Presidente do Instituto de Pesquisa – Locomotiva, Renato Meirelles; o diretor executivo da Fundação Estudar/Fundação Lemann, Tiago Mitraud. 
No sábado (28), Ciro Gomes encerra o evento com o painel que trata da perspectiva para vida nas cidades brasileiras nos próximos quatro anos. 
Como parte da programação do seminário, o vice-presidente do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), Hely Olivares, e o prefeito Roberto Cláudio lançam o livro “Políticas Pro-Inclusión: Herramientas prácticas para el desarrollo integral de las cuidades en América Latina”, de autoria dos consultores da CAF Pablo Vaggione e Elisa Silva. Na publicação, Fortaleza é destaque como um exemplo próspero em suas Políticas de Desenvolvimento de Baixo Carbono e as iniciativas em mobilidade urbana. 
Responsabilidade ambiental - O Seminário Internacional segue uma política de responsabilidade ambiental com ações de neutralização de carbono, assim como uso do papel reciclável, convite virtual, parte do mobiliário foi produzido com material natural. No credenciamento, os convidados serão incentivados a adotar seu copo. O carro elétrico vai ser o meio de transporte dos palestrantes para chegar no evento, uma ação em parceria com o projeto VAMO (Veículos alternativos para mobilidade), da Prefeitura de Fortaleza. 
Ao final do evento, vai ser gerado um relatório de emissões de GEE (gases de efeito estufa) que irá identificar o quantitativo exato das emissões. A proposta verde é neutralizar as emissões produzidas no seminário, por meio do plantio de árvores nos projetos de arborização urbana desenvolvidos pelo município, através da URBFor, Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza. 

Serviço 
Seminário de Políticas Públicas Inovadoras para cidades 
Período: 26, 27 e 28 de janeiro de 2017. 
Local: Marina Park Hotel – Atlântico Hall (entrada pela Rua Adolfo Caminha).
Evento somente para convidados. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses