Na CMFor

Câmara outorga a Medalha Boticário Ferreira ao ativista cultural Bráulio Bessa Uchoa


Foto: André Lima
A Câmara Municipal de Fortaleza realizou nesta terça-feira (10) Sessão Solene para outorga da Medalha Boticário Ferreira ao ativista cultural Bráulio Bessa Uchôa. A comenda foi proposta através do requerimento 3311/2015, de autoria do vereador Evaldo Lima (PCdoB) e aprovado por unanimidade pela Casa Legislativa. A sessão foi presidida pelo vereador Evaldo Lima, representando, no ato, o presidente da Câmara, vereador Salmito Filho (PDT).
A mesa foi composta pelas seguintes personalidades: Jaime Cavalcante, secretário de Educação de Fortaleza; Diassis Rabelo, ex-vice-prefeito de Alto Santo; professor Nicodemos Napoleão, da Academia de Letras dos Municípios do Ceará; Wolney Oliveira, diretor da Casa Amarela; Norma Aquino, ex-primeira-dama de Alto Santo; Felipe Pontes, coordenador de Articulações Políticas da Prefeitura de Fortaleza; Bené Barbosa (Papudim), humorista cearense.
Em sua saudação aos presentes e ao homenageado, o vereador Evaldo Lima destacou ser essa uma noite especial por homenagear o escritor, poeta, cordelista, que carrega o Nordeste no coração e por isso se fez merecedor da mais alta homenagem e medalha de Fortaleza. “Cada vereador pode indicar duas medalhas ao longo do mandato. Nós tivemos a sorte de indicar dois grandes nomes – Bráulio Bessa e ao Edilmar Norões. Creio que tenha sido a última grande homenagem feita àquele jornalista. A medalha foi criada pelo saudoso poeta Barros Pinho, quando vereador de Fortaleza e homenageia o grande Antônio Rodrigues Ferreira, vereador e prefeito de Fortaleza que deixou marcas indeléveis na cidade como a Santa Casa de Misericórdia e a Praça que leva o seu nome”, frisou.
Bráulio Bessa, com seu trabalho, mostra as dificuldades que enfrenta o nordestino e a superação, através das mídias sociais. Tornando-se assim um grande ativista da cultura de nossa terra. É grande divulgador de nomes como Patativa do Assaré. Parabéns a esse matuto do Ceará. Como já dizia Leon Tolstoi: “só seremos universais se conhecermos e amarmos nossa aldeia”. Nossa palavra é de agradecimento a você por tudo que faz pela cultura do Nordeste. É uma medalha mais que merecida”, concluiu
Ato contínuo, foi entregue a Medalha Boticário Ferreira ao ativista cultural Bráulio Bessa Uchôa e em seguida o diploma da comenda pelo vereador Evaldo Lima e pelo secretário Jaime Cavalcante. Em seu pronunciamento aos presentes, o homenageado agradeceu a deferência a seu nome, “É com gratidão que inicio meu breve discurso, pois aprendi que esse é o sentimento mais forte. Estou aqui hoje por culpa de vocês e por isso não poderia iniciar sem agradecer. Quero agradecer a toda minha família. Eu quero agradecer os meus velhos amigos de Alto Santo e aos novos e bons amigos que conquistei por aqui. Muita gratidão a essa casa, ao professor Evaldo, principalmente, que confiou a mim uma homenagem tão grande”, asseverou.
“Eu preciso declamar um poema, eu sinto a necessidade disso, pois quando chego em um lugar e todo mundo fica olhando pra mim. Eu tenho que declamar, pois é a coisa que sei fazer melhor. Para finalizar minhas palavras, descrevo a vida no interior: Eu nasci no interior…. Lá sorri e senti dor. Lá eu fui feliz demais e sempre que olho pra trás, eu quero voltar sem ter freio. Porque quem esquece de onde veio, não sabe para onde vai. Eu nunca esqueci dos tamboretes na calçada, cadeira pra balançar, roupa estendida na cerca e uma rede pra deitar. Fuxiqueira, fuxicando sem mentir, mas aumentando, só pra dar mais emoção. Enquanto isso, Maria vai pra missa, todo dia, pedindo salvação. A pracinha da Igreja, a barraca do Tadeu, na bodega de Ademar minha conta que venceu. Cantoria, vaquejada, o cantar da passarada que canta pra encantar…”
“Na sala um rádio de pilha, anunciando à família as notícias do lugar. Meninos no meio da rua inventando brincadeira, pega-pega, esconde-esconde, pião, bila, baladeira, soltando pipa no céu, assumindo seu papel de verdadeira criança. Por isso eu digo ao senhor: quando eu vou no interior, eu renovo a esperança. Minha rua dos Alípios, aquele terreiro quente, correndo de pé descalço e não ficava doente. Se aparecesse uma dor, Vó fazia um lambedor, que acabava meu pranto. Eu posso até me ausentar, mas que sempre vou visitar meu torrão, meu Alto Santo!”, concluiu.
Perfil
Bráulio Bessa Uchôa é ativista cultural. Ele é autor do Projeto Nação Nordestina, uma manifestação cultural online que reúne e divulga expressões culturais de nosso povo nordestino, sendo um divulgador importantíssimo do Nordeste e suas inúmeras facetas.
O homenageado também é escritor, poeta cordelista, empreendedor social, criador do projeto supracitado, “Nação Nordestina”, que hoje conta com mais de 1 milhão de fãs/seguidores e um alcance médio de 10 milhões de pessoas impactadas com conteúdo cultural, e é considerado hoje um grande ativista da cultura nordestina nas redes sociais.
Egresso de Alto Santo, no interior do Ceará, o ativista, ora homenageado, já encabeçou inúmeras campanhas que buscam romper com o preconceito secular que a Região Nordestina possui, as quais tornaram-se virais não apenas no ambiente online mas também na chamada grande mídia, onde hoje é consultor da Rede Globo de Televisão, sendo presença contumaz no Programa da Jornalista Fátima Bernardes, Encontro com Fátima.
Em todas as mídias, on ou off-line, Bráulio é visto ressaltando ainda mais nomes indeléveis de nossa cultura, como por exemplo, o cearense Patativa do Assaré, uma inspiração recorrente ao assumido “matuto” Bráulio Bessa.
A tenra idade não ofusca o mérito de em tão pouco tempo já ter contribuído para enaltecer a Região do Nordeste, o Estado do Ceará e nossa Capital, o que ratifica ainda mais a concessão desta Outorga ao homenageado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses