Jornalistas

Boletim Informativo Sindjorce sindjorce@sindjorce.org.br por  mail218.atl101.mcdlv.net 

14:24 (Há 17 horas)
para mim
08 de dezembro de 2015

DE VITÓRIA EM VITÓRIA

TV Cidade é condenada a pagar repórteres cinematográficos como jornalistas

Acolhendo ação coletiva movida pelo Sindjorce, a 18ª Vara do Trabalho condenou a emissora a pagar as diferenças salariais aos jornalistas contratados ilegalmente como radialistas. Decisão beneficia grupo de sete profissionais, dos quais quatro são repórteres cinematográficos  
Repórteres, produtores e repórteres cinematográficos filiados ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Ceará (Sindjorce) foram beneficiados com mais uma vitória da entidade. Acolhendo integralmente Ação Coletiva movida pelo Sindjorce contra a TV Cidade, o juiz Paulo Regis Machado Botelho, da 18ª Vara do Trabalho de Fortaleza, condenou a empresa a pagar diferenças salariais aos jornalistas sindicalizados contratados ilegalmente como radialistas, no período de 2010 a 2014.
A decisão manda pagar as diferenças entre pisos, reajustes, horas extras, férias, 13º salário, FGTS, repouso semanal remunerado, adicional noturno e de periculosidade, verbas rescisórias, entre outros diretos. Determina ainda o pagamento de multa por descumprimento da Convenção Coletiva de Trabalho dos Jornalistas, no percentual de 10% do salário-base, revertida para cada um dos sete profissionais beneficiados pela ação – dois repórteres, um produtor e quatro repórteres cinematográficos.
Pelo correto enquadramento funcional
No documento, o magistrado fundamenta o correto enquadramento funcional dos repórteres cinematográficos, definidos como “profissionais que captam sons e imagens de fatos de interesse jornalístico”. O juiz Paulo Regis Botelho rejeitou a tese da TV Cidade de que os empregados fossem cinegrafistas ou operadores de câmera portátil, atividades relacionadas à profissão de radialista, categoria com carga horária maior e piso salarial menor.
O assessor jurídico do Sindjorce, Carlos Chagas, afirma que a TV Cidade pode recorrer da sentença ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT/ 7ª Região), mas declara seu otimismo quanto à instância superior manter a decisão da 18ª Vara do Trabalho. O advogado espera que a sentença consolide jurisprudência sobre o correto enquadramento funcional, acabando com a falsa polêmica do “sombreamento” das legislações que regulamentam as profissões de jornalista e radialista.
 “Aguardamos que a decisão possa a vir a contribuir para que a referida Corte Trabalhista passe a sedimentar jurisprudência em sentido contrário à tese sustentada pelas empresas de televisão que estabelece absurdas restrições ao reconhecimento dos repórteres cinematográficos como jornalistas”, afirma Carlos Chagas.
Sentença derrota tese patronal de “sombreamento”
Segundo a presidente do Sindjorce, Samira de Castro, a tese do “sombreamento” entre legislações foi gestada, em 2001, dentro das próprias direções de televisões e rádios no Estado. Na época, as emissoras procuravam brechas legais para contratar não diplomados para exercerem funções privativas de jornalistas, passando a adotar deliberadamente a Convenção Coletiva de Trabalho dos radialistas na contratação de jornalistas.
“A diferença entre as funções é clara: jornalista faz jornalismo, radialista faz entretenimento, cinegrafista ou operador de câmera fica no estúdio, repórter cinematográfico trabalha pra rua. Não existe sombreamento entre as atividades. A decisão da 18ª Vara evidencia isso, que a Justiça está derrubando a tese do ‘sombreamento’, está enfatizando que jornalista de rádio ou televisão tem de ser contratado como tal, não como radialista”, esclarece Samira de Castro.

SINDICATO CONVOCA

Assembleia para aprovação da pauta de reivindicações de rádio e TV é hoje

O Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce) convoca os jornalistas empregados em emissoras de rádio e TV do estado a comparecerem a Assembleia Geral Extraordinária da categoria, na próxima terça-feira (08/12), às 18 horas, na sede do Sindicato, para deliberação sobre a pauta de reivindicações da Campanha Salarial dos profissionais de mídia eletrônica, com data-base em 1º de janeiro do próximo ano.

Logo após a aprovação, a minuta da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2016 será encaminhada ao Sindicato das Empresas Proprietárias de Emissoras de Rádio e Televisão no Estado para o início das negociações salariais com o Sindicato Laboral. “É hora de debater as nossas demandas para consolidarmos uma campanha salarial vitoriosa”, afirma a presidente do Sindjorce, Samira de Castro.

NA CÂMARA MUNICIPAL

Sindjorce participa do lançamento do livro "Assessorias de Comunicação na Web"


A Câmara Municipal de Fortaleza realizou, no dia 27 de novembro, sessão solene para o lançamento do livro “Assessorias de Comunicação na Web”, obra que reúne artigos de 28 pesquisadores, pós-graduandos em Assessoria de Comunicação da Faculdade Cearense. A solenidade, realizada no Auditório Ademar Arruda foi uma iniciativa do vereador Evaldo Lima (PCdoB), presidente da Comissão de Educação, Cultura e Lazer.

A sessão foi presidida pelo vereador Evaldo Lima, representando no ato, o presidente da Câmara Municipal, vereador Salmito Filho (PDT). A mesa dos trabalhos foi composta pelo diretor da Faculdade Cearense, professor José Luís Torres; a organizadora do livro, professora Ana Luíza Monte; o gestor da pós-graduação da Faculdade Cearense, professor Marco Antônio Castro; e a presidente do Sindicato dos Jornalistas e segunda tesoureira da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), Samira de Castro.

Saiba Mais:
Acompanhe o Sindjorce nas mídias sociais digitais
Facebook
Facebook
Twitter
Twitter
Website
Website
YouTube
YouTube

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses