Na CMFor

Vereadora Ruthmar Xavier presidiu a solenidade - Foto: Genilson de Lima
Vereadora Ruthmar Xavier presidiu a solenidade – Foto: Genilson de Lima
Na manhã desta quarta-feira, 09, a Câmara Municipal de Fortaleza realizou solenidade em comemoração ao Dia do Fonoaudiólogo. A sessão solene presidida pela vereadora Ruthmar Xavier (PR), ocorreu por meio do requerimento n° 696/2015, de autoria da então vereadora em exercício, Cristina Brasil. O evento também contou com a presença de profissionais da área, estudantes de fonoaudiologia da FATECI e da UNIFOR, além do presidente do Conselho Regional de Fonoaudiologia, Charleston Teixiera.
De acordo com o presidente do conselho, a profissão de fonoaudiológico surgiu com essa nomenclatura  34 anos, mas que antes a atividade já existia com outros termos técnicos. “Conseguimos consolidar a profissão, e todo ano a Câmara presta essa homenagem, de abraçar a fonoaudiologia e entender que é uma profissão que ajuda as pessoas a se comunicarem melhor”, frisou. Para a vereadora Ruthmar, o profissional de fonoaudiologia é de fundamental importância numa equipe multidisciplinar. “Na realidade o fonoaudiólogo ele trabalha desde o momento do nascimento a partir da sucção da criança, toda essa parte de alimentação, e toda essa parte de iniciação da voz”.
A ex-vereadora Cristina Brasil ressaltou também que os fonoaudiólogos são profissionais irmãos dentro do processo de reabilitação no Sistema Único de Saúde – SUS, na Previdência Social, e na Assistência Social. “A gente quer homenagear o fonoaudiólogo por ser além de um profissional da saúde, um profissional da comunicação humana”, enfatizou. No Ceará, 1.200 profissionais fonoaudiólogos atuam em clínicas particulares e também em hospitais públicos prevenindo todas as doenças e distúrbios da linguagem humana, por meio da audição, fala e escrita.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses