Para CFO



A tecnologia mais avançada na indústria de piscina de competição e treinamento do planeta está em fase de instalação no Ceará. Na obra do Centro de Formação Olímpica (CFO) a Secretaria Especial de Grandes Eventos Esportivos (SEGE) e a Galvão Engenharia finalizam, neste momento, aplicação dos painéis de aço inoxidável que vão compor a estrutura dos dois equipamentos: a piscina olímpica e a de saltos ornamentais. Os componentes são importados da Itália, da empresa Myrtha®, e permitem uma impermeabilização perfeita, seguindo os padrões das principais competições e entidades esportivas internacionais.

"Essa é uma etapa importante da obra do Centro de Formação Olímpica. É muito gratificante ver tudo tomando forma e já ter certeza de que, em breve muitos jovens cearenses serão beneficiados com essas estruturas. Através dessas atividades desportivas poderemos mudar pra melhor a vida de muitos cearenses", afirma o secretário Especial de Grandes Eventos Esportivos do Ceará, Ferruccio Feitosa.

A piscina olímpica terá uma dimensão de 50m x 25m com dez raias, sendo oito utilizadas para competições. É semelhante à que recebeu as Olimpíadas de Londres, em 2012, e à que será usada nos jogos do Rio, em 2016. Também pode ser utilizada para a prática de polo aquático. Já a piscina para os saltos ornamentais tem um misto de concreto e aço inox, com 25m x 25m e 5 metros de profundidade, além de um trampolim de 1 metro e quatro plataformas (3, 5, 7,5 e 10 metros) Com quatro certificações de federações internacionais, serão as primeiras primeiras com esses padrões a serem instaladas no Brasil, não exclusivamente para olimpíadas.

A opção pelo equipamento com essas estruturas levou em consideração a busca por uma solução que garanta melhor retorno e um ciclo de vida bem maior do que em estruturais convencionais. O gerente de projetos da Galvão Engenharia, Edivaldo Costa, afirma que esse sistema garante aumento na velocidade da obra e cita maior qualidade, por conta da precisão dimensional do equipamento, exigida pelas entidades do segmento.

A SEGE e a Galvão Engenharia recebem a estrutura das piscinas desmontadas e, para isso, uma equipe especializada é responsável por toda montagem e o suporte técnico necessários. Com a conclusão da instalação dos painéis de aço, na sexta-feira, os processos seguintes serão o alinhamento, instalação de calha, bombas e tubos.

Estrutura

A Myrtha® Pools é a empresa especializada em piscinas olímpicas mais tradicional no mundo. Trabalhando no ramos há mais de 50 anos, forneceu material para as 10 últimas Olimpíadas e também para o parque aquático do Rio de Janeiro.

A estrutura de base que define a piscina é constituída por seções de aço aparafusadas que agem como uma estrutura de suporte para os painéis de parede. Ela é fixada firmemente ao piso através da utilização de âncoras químicas sendo que a rigidez é obtida pela utilização destas barras de inox as quais são fixados no perímetro delimitado. As barras rosqueadas também permitem o ajuste micrométrico de modo que o nivelamento perfeito da estrutura pode ser alcançado.

Os painéis pré-fabricados são fabricados com uma camada permanente e soldada de PVC rígido, e são aparafusados sobre a armação da base um ao outro. Semelhante à indústria aeronáutica, a utilização de soldagem de aço inox é evitada, assim não existem pontos potenciais de corrosão em uma estrutura.

O piso padrão de uma piscina Myrtha proporciona uma superfície de suporte lisa. A laje é impermeabilizada por uma membrana de PVC reforçada produzida especificamente para uso em piscinas e protegida com um envernizamento de superfície.
 
Centro de Formação Olímpica

O CFO é uma parceria do governo do Ceará com o Governo Federal e faz parte do Plano Brasil Medalhas, com financiamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). O complexo vai integrar a Rede Nacional de Treinamento, principal projeto de legado dos Jogos Olímpicos de 2016 para a infraestrutura do esporte brasileiro, e foi a primeira obra no estado contratada sob o Regime Diferenciado de Contratações (RDC) – modalidade de licitação criada para maior eficiência de contratações públicas e aumento de competitividade entre fornecedores.

Somado ao Castelão, o Centro de Formação Olímpica formará o maior complexo desportivo do país. O CFO, administrado pela SEGE e realizado pelo Consórcio Complexo Olímpico do Ceará, com as Construtoras Galvão Engenharia SA e Recoma Construções Comércio e Indústria LTDA, tem data de entrega marcada para o dia 13 de dezembro deste ano. A pista de skate já foi entregue à população no último dia 27 de setembro e está em pleno funcionamento. O espaço terá instalações para 26 modalidades olímpicas, com outras muito populares, como futsal e karatê, além de hotel para 248 atletas e ginásio climatizado para até 21 mil pessoas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses