Amanhã

As Edições Demócrito Rocha (EDR) lançam nesta sexta-feira, 10, às 19 horas, a publicação Perfis de Artistas Cearenses. O lançamento será realizado no Espaço O POVO de Cultura & Arte e contará com a presença dos artistas que compõem os perfis do livro, assim como da artista japonesa, radicada na Alemanha, Meera Hashimoto. A artista estudou na Musashino Art University, em Tóquio, entre 1966 e 1969. Depois, seguiu para Europa para continuar seus estudos sobre arte. Morou em Toledo, na Espanha, onde fez parte do Grupo Tolmo que reunia artistas europeus de várias tendências. A partir da década de 70, Meera viajou para Índia e a descobriu como fonte de um novo trabalho artístico que tem a pintura como ferramenta para o autoconhecimento. Meera Hashimoto já expôs seus trabalhos em vários dos principais museus e galerias do Japão, Espanha, Alemanha, Inglaterra, Estados Unidos e Índia.
O livro com textos da jornalista Júlia Lopes, da crítica de arte e curadora Cecília Bedê e com imagens feitas pelo fotógrafo Roberto Kennedy foi construído a partir do workshop “Vivência e Sensibilização da Expressão Criativa”, ministrado pela artista Meera Hashimoto, em Fortaleza, reunindo um grupo de cerca de 40 artistas com atuação nas artes cearenses. Trinta e dois artistas tiveram seus perfis elaborados para a publicação. Pintores, escultores, estilistas, gravadores que se destacam no cenário local como Carlos Macedo, Vando Figueirêdo, Totonho Laprovitera, Mano Alencar, Zé Tarcísio, Eduardo Eloy, o estilista Kallil Nepumuceno, o designer Cláudio Quinderé e o artista urbano Narcélio Grud.
Vale ressaltar ainda a participação no livro dos jovens artistas recém-egressos dos novos cursos de artes em funcionamento em Fortaleza e que exploram, entre outros recursos artísticos, o espaço urbano, os objetos do cotidiano e os novos suportes para registro da arte. Bruna Bezerra, Cecília Queiroz, Cristiane Soares, Ingra Rabelo e Naiana Magalhães formam o grupo que faz parte dessa nova leva de jovens artistas que apóiam seus trabalho a partir de uma pesquisa experimental. 
Perfis de Artistas Cearenses propõe, portanto, o diálogo entre os personagens que atuam nos múltiplos cenários da arte contemporânea do Ceará. Alguns dos artistas sequer nasceram no Ceará, no entanto, desenvolvem suas atividades artísticas a partir do estado. A publicação, editada pelas Edições Demócrito Rocha, teve o apoio Cultural da Secult (Mecenato), Coelce e VC Eventos. À Secult caberá o total de 40% da tiragem de 3 mil livros, ou seja, um total de 1.200 exemplares que serão destinados às bibliotecas públicas e equipamentos culturais do Estado.

SERVIÇO
Lançamento do livro Perfis de Artistas Cearenses
QUANDO: Dia 10 de outubro (sexta-feira), às 19h
ONDE: No Espaço O POVO de Cultura & Arte, à avenida Aguanambi, 282.




AS AUTORAS
Júlia Lopes, jornalista. Participou da turma do Programa de Crítica e Curadoria em Artes Visuais da Vila das Artes, que produziu a exposição Perambular, Experimentar e Correr Perigo. Trabalhou como assessora parlamentar. Foi pesquisadora do projeto Natural-Natural: Paisagem e Artifício, coordenado pela artista Ana Maria Tavares. É mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Artes do Instituto de Cultura e Artes da Universidade Federal do Ceará.
Cecília Bedê é mestre em Comunicação e Semiótica na linha de pesquisa Processos de Criação nas Mídias e especialista em Arte: Crítica e Curadoria pela PUC/SP. Graduada em Artes Visuais pela FGF/CE, tem experiências profissionais nas áreas da educação, gerenciamento de acervos, produção e curadoria de exposições. Escreveu sobre arte para o Canal Contemporâneo e para a revista Nexi.


ARTISTA JAPONESA, MEERA HASHIMOTO, LANÇA NO BRASIL
O (RE) DESPERTAR DA CRIATIVIDADE


A artista japonesa Meera Hashmoto lança nesta sexta-feira, 10, às 19h, no Espaço O POVO de Cultura & Arte o livro O (Re)Despertar da Criatividade. O lançamento do livro no Brasil, pela Editora Demócrito Dummar (EDD), marca a expansão do trabalho que Meera realiza em vários países, incentivando a busca pelo autoconhecimento a partir da pintura. Meera considera que a arte é um bem que deve ser acessível a todos, coexistindo com a própria vida. “Viver cada momento significa dar espaço para a intuição e a espontaneidade. Uma vez que você aprende o segredo, a pintura se torna em alegria e diversão”, afirma a artista.
No livro O (Re)Despertar da Criatividade, Meera Hashimoto costura as aulas do Treinamento de Pintor Master que, anualmente, ela ministra no Osho Multiversity Plaza, em Pune, na Índia, com histórias da sua travessia entre Oriente e Ocidente. A artista japonesa narra  a saída da Ásia em busca das liberdades européias. Após uma viagem a Índia, na década de 70, Meera volta-se para o Oriente dando à sua arte nova forma de auto-aprendizagem e exposição.
 Meera viveu em vários países nos anos 70, praticou a pintura em comunidades de artistas na Europa, na Índia e nos Estados Unidos. O livro constrói também uma história da arte contemporânea, a partir do trabalho de artistas consagrados do início do século XX e que foram impulsionadores de alguns dos principais movimentos das vanguardas artísticas, entre eles Vicent van Gogh, Pablo Picasso e Jackson Pollock.    

SERVIÇO
Lançamento do livro (Re)despertar da criatividade
QUANDO: Dia 10 de outubro (sexta-feira), às 19h
ONDE: No Espaço O POVO de Cultura & Arte, à avenida Aguanambi, 282.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses