quarta-feira, fevereiro 28

Mantida prisão preventiva de acusado de matar mulher e filha em Paracuru

A 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) manteve a prisão preventiva de Marcelo Barberena Moraes, acusado de matar a esposa e a filha de oito meses no município de Paracuru. A decisão, proferida nesta terça-feira (27/02), teve a relatoria do desembargador Mário Parente Teófilo Neto.
“A prisão processual do acusado se mostra necessária para resguardar a ordem pública, em razão da gravidade e intensidade do dolo com o que o crime descrito na denúncia fora praticado e a repercussão que o delito causou no meio social, mostrando insuficientes quaisquer outras medidas, inclusive de maneira cautelar, diversa da prisão”, destacou o magistrado.
De acordo com os autos, os homicídios ocorreram após uma discussão do casal, na madrugada do dia 23 de agosto de 2015. Na ocasião, utilizando revólver calibre 38, ele efetuou um disparo contra a esposa e em seguida na filha, que dormia.
Em 20 de outubro de 2016, o Juízo da Comarca de Paracuru pronunciou o réu, para que fosse levado a júri popular. O acusado teve ainda negado o direito de recorrer em liberdade.
Inconformada, a defesa de Marcelo Barberena recorreu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), requerendo a revogação da prisão preventiva, alegando estarem ausentes os requisitos ensejados da medida cautelar. Solicitou, ainda, a substituição por prisão domiciliar.
Em 25 de agosto de 2017, o STJ determinou o retorno dos autos ao Tribunal de origem, “para que aprecie, como entender de direito, a prisão preventiva mantida na sentença de pronúncia”. Quanto à prisão domiciliar, o órgão julgador considerou que haveria supressão de Instância e que o pedido deveria ser feito ao Juízo de 1º Grau.
Ao julgar o caso (nº 0628189-38.2016.8.06.0000), a 1ª Câmara Criminal do TJCE denegou o pedido de habeas corpus, “no que refere à ausência de fundamentação por restar motivada idoneamente a sentença de pronúncia”.
“A negativa do paciente recorrer em liberdade teve como fundamento o modus operandi com o qual o crime foi cometido, indicando a excessiva periculosidade do autor, uma vez que, supostamente, fazendo uso de seu revólver, a queima roupa, efetuou dois disparos, sendo um na esposa e outro na filha que estava dormindo”, explicou o desembargador relator.

No Imprensa Food Square


O fim de semana do Imprensa Food Square está recheado de atrações com uma programação especial, que oferece gastronomia de qualidade, feirinha alternativa e música boa.
Na quinta-feira (1º), a festa começa com muito sertanejo ao som do músico Anderson Brasil, que se apresenta às 20h, no palco de atrações do espaço gastronômico. O músico irá apresentar grandes sucessos conhecidos pelo público, como a música “Apelido carinhoso”.
Já na sexta-feira (2), será a vez do pop rock agitar o palco do Imprensa, com a turma do JR 12 e Banda, que promete não deixar ninguém parado.
No sábado (3), o Imprensa recebe a Banda Vitrola 55, com folk e pop para animar o público. Os shows começam a partir das 20h30. A entrada é gratuita e não há cobrança de couvert.
Infantil - O público infantil também conta com uma programação especial no Imprensa Food Square, em uma super oficina de show de balões coloridos, com a dupla de palhaços mais engraçadas de Fortaleza, Sombrinha e Pakarakinha (foto Divulgação). Muita diversão espera pelos pequeninos no sábado (3), a partir das 19 horas.
Feira - De quinta (1º) a domingo (4) o Imprensa Food Square recebe o Mercado Transversal. Uma feira com variedade de produtos como roupas, calçados e acessórios.
Serviço
Imprensa Food Square
Local: Avenida Desembargador Moreira, 2355, Bairro Dionísio Torres
Funcionamento:
Segunda à Sexta-feira: Das 18h às 23h
Sábado e Domingo: das 17h às 23h
Entrada grátis
Não é cobrado couvert artístico

TCE pede providências antes de se manifestar sobre concessão do Centro de Eventos

O Tribunal de Contas do Estado do Ceará decidiu, que só irá se manifestar sobre a intenção de concessão do Centro de Eventos do Ceará após a Secretaria de Turismo cumprir pendências que podem ocasionar alterações na minuta do edital da licitação submetida à avaliação da Corte. O posicionamento foi sugerido pelo relator da matéria, conselheiro substituto Itacir Todero, e acompanhado pela maioria dos membros presentes na sessão plenária. A decisão do Tribunal será comunicada à Secretaria de Turismo e o processo retornará à Gerência a fim de aguardar a documentação requisitada.
No final de 2017, a pasta deu entrada de documentação solicitando avaliação prévia do órgão. As peças, constantes do processo 06810/2017-0, foram analisadas pela Gerência de Fiscalização de Desestatizações do Tribunal, que argumentou a necessidade de autorização da autoridade competente, de parecer jurídico do Estado e de realização de audiência pública antes de se manifestar, tendo em vista que essas etapas podem ensejar modificações na referida minuta.
Conforme Todero, esses procedimentos, até então ausentes, estão relacionados ao controle interno de legalidade dos atos da contratação e ao debate e manifestação de agentes sociais, o que pode alterar de forma significativa o processo. “Outra não poderia ser a melhor conclusão que a expedida pela unidade técnica, de que a minuta de edital da licitação enviada a este Tribunal para análise não se encontra em fase madura, capaz de ensejar análise por esta Corte, tendo em vista que ainda pode sofrer inúmeras alterações no decorrer do processo, uma vez que fases imprescindíveis à conclusão do documento final ainda não foram realizadas pela Administração”, afirma o relator.
O conselheiro substituto entende como extremamente relevante e positivo o desenvolvimento de um controle concomitante, que não deve ser confundido com análise prévia. “Compreendo que análises concomitantes podem tornar mais efetivo o controle exercido pelas Cortes de Contas. No presente caso, não estaríamos diante de um controle concomitante, mas de uma análise prévia, o que desconstituiria o papel do Tribunal. Essa situação nos remete à importância de disciplinar o momento e os documentos que deverão ser enviados a essa Corte para que esse controle ocorra de forma mais eficiente”, concluiu.
A concessão do Centro de Eventos faz parte do Programa de Concessões e Parcerias Público-Privadas do Governo do Estado do Ceará e compreende a gestão, operação e manutenção do equipamento. A inspeção do Tribunal foi aberta com o objetivo de avaliar os atos administrativos, estudos, minutas e justificativas para a futura concessão tendo como base a documentação encaminhada pela Secretaria.

Na CMFor

A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) homenageou hoje à tarde, no Plenário Fausto Arruda, em sessão solene proposta pela vereadora Eliana Gomes, os 43 anos de fundação do Centro Regional Integrado de Oncologia (CRIO).
Amanhã, a CMFor entrega, às 19 horas, no Plenário Fausto Arruda, a Medalha Boticário Ferreira ao apresentador de Televisão, Alfredo Marques Sobrinho, numa proposta da vereadora Lucimar Martins (Bá).

Táxi x Uber


Hidracor recebe Délio Pinheiro para palestras sobre “Superação em Vendas”


Durante o mês de fevereiro, a Tintas Hidracor proporcionou aos seus colaboradores um ciclo de palestras ministradas pelo palestrante Délio Pinheiro (foto Divulgação). Com a temática “Superação em Vendas”, os eventos ocorreram em Belém, Recife, Fortaleza e Salvador. O objetivo da Tintas Hidracor foi capacitar suas equipes de vendas.

A empresa propiciou às suas equipes da Bahia, Minas Gerais e Sergipe uma palestra voltada às cinco competências do vendedor profissional e as estratégias para vender valor. Em Fortaleza, os colaboradores puderam compreender a venda como um processo. Com as equipes do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas, a palestra destacou os estilos de negociação e superação em vendas, com técnicas de vendas e motivação pessoal. Com a realização destes eventos, a Hidracor cumpre um de seus propósitos, a capacitação contínua de seus colaboradores.
A Hidracor - Sediada no Distrito Industrial de Maracanaú e com outra unidade em Acarape, a Hidracor é uma das maiores indústrias de tintas do Nordeste. Sua capacidade de produção chega a 100 milhões de litros/ano de tinta líquida. A Hidracor fabrica toda a linha de tintas e complementos para a construção civil, como corantes, tintas látex, esmalte sintético, texturas e solventes. Seu portfólio se completa com a tinta em pó e cal. Focada no mercado interno, está presente em 16 estados mais Distrito Federal.

Grupo Aço Cearense apoia campanha “Burocracia para tudo”

No ar desde novembro de 2017, a campanha “Burocracia para tudo” continua contando com o apoio de empresas e pessoas físicas. Realizada pela Endeavor, que por meio de estudo concluiu que, no Brasil, os empresários precisam esperar cerca de 62 dias para operar legalmente e Fortaleza é a 30ª colocada no Índice de Cidades Empreendedoras , a campanha objetiva colocar o excesso de burocracia na pauta do poder público, mobilizando a sociedade e pedindo pela simplificação dos processos de abertura, regularização e fechamento de empresas nos municípios brasileiros. No Ceará, o Grupo Aço Cearense é um dos apoiadores da campanha. A sua vice-presidente Comercial e Financeira, Aline Ferreira, é, inclusive, Embaixadora Endeavor.
“O Grupo Aço Cearense sempre buscou um pensamento mais macro, visando gerar benefícios para o coletivo, por isso, aplaudimos e julgamos importante apoiar tão relevante iniciativa da Endeavor. Afinal, por que não estar junto e difundir uma campanha que incentiva o empreendedorismo no país, abreviando o caminho e o tempo para a abertura do próprio negócio e a realização do sonho de desenvolvimento que impulsiona o empreendedor?”, justifica Aline Ferreira.
Qualquer pessoa pode aderir à campanha e pressionar os gestores públicos a darem uma atenção à causa por meio da assinatura de uma petição online no site do movimento (www.burocraciaparatudo.com.br).
Confira artigo da vice-presidente Comercial e Financeira do Grupo Aço Cearense, Aline Ferreira, sobre o assunto:
"Encurtar o caminho para o progresso
O excesso de burocracia que rege hoje a grande maioria dos processos no Brasil é um dos maiores obstáculos para o crescimento do país, sobretudo aquele que atinge diretamente os empreendedores. Os empresários das principais cidades brasileiras precisam esperar em média 62 dias para operar legalmente. Fortaleza é a 30ª colocada no Índice de Cidades Empreendedoras, de acordo com estudo da Endeavor Brasil, mostrando que muito ainda pode e deve ser feito em nível local e nacional a fim de facilitar a vida daqueles que querem gerar riquezas e movimentar a economia.
Buscando colocar o excesso de burocracia na pauta do poder público, mobilizando a sociedade e pedindo pela simplificação dos processos de abertura, regularização e fechamento de empresas, a Endeavor lançou, no final do mês de novembro de 2017, a campanha “Burocracia para Tudo”. Para pressionar os gestores públicos, o site do movimento (www.burocraciaparatudo.com.br) tem uma petição online. Em um clique, o usuário envia uma mensagem para 500 tomadores de decisão: todos os governadores, os prefeitos de todas as capitais, deputados federais e senadores, Ministro da Fazenda, Ministro da Industria, Comércio Exterior e Serviços e o Presidente da República.
O Grupo Aço Cearense sempre buscou um pensamento mais macro, visando gerar benefícios para o coletivo, por isso, aplaudimos e julgamos importante apoiar tão relevante iniciativa da Endeavor. Afinal, por que não estar junto e difundir uma campanha que incentiva o empreendedorismo no país, abreviando o caminho e o tempo para a abertura do próprio negócio e a realização do sonho de desenvolvimento que impulsiona o empreendedor?
A desburocratização de determinados processos beneficia a sociedade e o mercado como um todo, desestimula a informalidade e cria um efeito positivo em cadeia para a economia, gerando riquezas para o país, uma vez que as empresas são as principais fontes de emprego, de renda e de impostos.
A burocracia é uma cultura que está no nosso dia a dia, nas pequenas coisas. E diminui-la, é encurtar o caminho para o progresso.
Aline Ferreira, vice-presidente Comercial e Financeira do Grupo Aço Cearense e Embaixadora Endeavor".

Rejeitado recurso pela Escola Sem Censura

O recurso da vereadora Larissa Gaspar-PPL (foto CMFor) teve seu recurso ao parecer contrário da Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) à admissibilidade do projeto de lei 314/2017, que institui o Programa Escola Sem Censura em Fortaleza rejeitado hoje pelo Plenário da CMFor.
Foram 18 votos a favor da rejeição, seis contra e uma abstenção.
Houve um acalorado debate entre os vereadores. A maioria se posicionou contra o recurso de Larissa Gaspar.

Estadão

A imagem pode conter: 2 pessoas

O Globo

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas

Diário do Nordeste

A imagem pode conter: 4 pessoas

O Povo

A imagem pode conter: texto

terça-feira, fevereiro 27

Fala Salmito

O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), vereador Salmito Filho (PDT) fala sobre as deliberações da reunião de hoje do Colégio de Líderes:


50 anos da Mota Machado

Imagem inline 1
A Construtora Mota Machado realiza missa de Ação de Graças em comemoração ao aniversário de 50 anos da empresa. O ato religioso acontece amanhã (28), às 19 horas, na Paróquia da Paz (Rua Visconde de Mauá - Aldeota).

A missa inaugura um ano de novidades na Mota Machado. Durante o quinquagésimo aniversário, a empresa preparou uma programação de eventos e ações envolvendo colaboradores e clientes.

Vigilante Daniel Borges toma posse na CMFor


Durante a sessão ordinária de hoje (27), da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), o suplente Daniel Borges-PR (foto Erika Fonseca) tomou posse no lugar do vereador Julierme Sena (PR), que tirou licença por 120 dias. A sessão foi presidida pelo vereador Adail Júnior (PDT), que deu as boas vindas ao parlamentar e desejou um bom trabalho no exercício do mandato.
Ao tomar posse, Daniel Borges fez a leitura do juramento e assumiu o compromisso de lutar por uma cidade melhor. “Hoje é um dia muito importante para mim e para os meus companheiros que contribuíram para que eu chegasse a ocupar uma cadeira na Câmara. Destacar também o líder deputado Capitão Wagner que sempre me apoiou e espero contribuir bastante para o debate na busca por uma cidade melhor.”, destacou.
O parlamentar, que é presidente do Sindicato de Vigilantes do Ceará, destacou os desafios da função. “Sou militante progressista, sou vigilante e tenho quatorze anos nessa profissão. Falar em nome da minha categoria é falar de muita coisa que acontece na nossa cidade de Fortaleza. Uma categoria que está em todos os locais. É um profissional que sai para trabalhar e não sabe se volta. Portanto nós sabemos das dificuldades que passamos no dia a dia, ainda mais com a violência crescendo. É uma categoria que sofre bastante.”, pontuou.
Daniel finalizou sua fala pautando a problemática de segurança. “Nós vivemos um período de grande desafio. A segurança não é um debate fácil e com a nossa vinda para Câmara espero contar com todos aqui para fazermos um bom debate e buscar uma Fortaleza melhor para todos”, frisou.

Com informações do www.cmfor.ce.gov.br

SulAmérica traz musical sobre Pagodinho para Teatro RioMar


A SulAmérica promove o musical Zeca Pagodinho (foto Divulgação) - Uma História de Amor ao Samba, no próximo sábado (3), às 21 horas, no Teatro RioMar Fortaleza. O show de Zeca Pagodinho (foto Divulgação) integra o Circuito SulAmérica de Música e Movimento, programa da seguradora que tem por objetivo potencializar eventos culturais e esportivos por todo o País.
"É com muito orgulho que nós, aqui do Nordeste, recebemos o primeiro de uma série de espetáculos que serão patrocinados pelo Circuito SulAmérica. E nada melhor do que uma montagem que homenageia uma figura de referência da música nacional. Trata-se de um grande presente para a capital do Ceará", afirma o diretor regional Norte e Nordeste da seguradora, José Henrique Pimentel.
O show conta com quatro músicos e um regente que se unem aos 13 atores, sob direção do protagonista Gustavo Gasparini. O musical traz a história de Jessé Gomes da Silva Filho, popularmente conhecido como Zeca Pagodinho, desde a infância no subúrbio de Xerém até o auge da fama, com músicas conhecidas pelo Brasil todo.
A primeira parte do espetáculo é apresentada pelo ator Peter Brandão, que interpreta Jessé na sua fase inicial, quando se apaixonou pelo samba ainda jovem. O ator Gustavo Gasparini é quem faz o cantor na sua fase madura, quando Zeca atinge sua popularidade.
Circuito SulAmérica Música e Movimento - O Circuito SulAmérica Música e Movimento foi criado há dez anos. Em 2017, mais de 133 mil pessoas puderam conferir as várias atrações culturais e esportivas promovidas. Elas são desenvolvidas em várias linguagens, tais como circo, espetáculos infantis, orquestras e musicais assim como o que homenageia a vida e obra de Zeca Pagodinho.

Dia Nacional do Idoso

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, texto

No Parangaba hoje

O humorista Ery Soares é atração de humor no Shopping Parangaba. A apresentação é gratuita e acontece nesta terça-feira (27), a partir das 19 horas, na praça de alimentação (piso L3).
Em sua apresentação, Ery interpreta o Tizil, seu personagem de grande sucesso no programa 'Nas Garras da Patrulha' (TV Diário). O humorista é nome conhecido na capital cearense, e já participou de diversos programas na televisão, como: Show do Tom, O Melhor do Brasil e Domingão do Faustão. 
A atração faz parte do projeto “Parangaba é Show”, que traz opções de entretenimento, com muito bom humor às terças-feiras; e atrações infantis aos sábados e domingos.

Unifor traz Caco Barcelos

Informa o coordenadora do curso de Jornalismo da Unifor, Wagner Borges:
"O Curso de Jornalismo da UNIFOR completa este ano, 18 anos! Para abrir a programação de comemoração de nossa maioridade, realizaremos uma Oficina com Equipe do Programa Profissão Repórter, fruto de parceria com a Globo Universidade.
A oficina, em 7 de março, terá lugar no Teatro Celina Queiroz e é aberta a estudantes de Jornalismo e Cinema., sala R4!
Nesta Oficina, profissionais da equipe do Profissão Repórter compartilharão seus conhecimentos sobre jornalismo, explicarão a dinâmica de trabalho no Profissão Repórter, as características das reportagens do programa e lançarão um desafio ao público presente.
Os melhores resultados ganham uma imersão na redação do Profissão Repórter, nos Estúdios Globo em São Paulo.
Todos Convidados!"

AJE-Fortaleza traz dono da Riachuelo para palestra na Fiec

A Associação dos Jovens Empresários de Fortaleza ( AJE) recebe o empresário Flávio Rocham (foto Divulgação), CEO das redes de Loja Riachuelo, hoje (27).
O evento é o primeiro Encontro Empresarial da nova gestão, encabeçada pelo coordenador-geral, Yuri Torquato, e pretende reunir mais de 500 pessoas, auditório Auditório Waldyr Diogo da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), a partir das 19 horas.
Na ocasião, Flávio Rocha falará aos jovens empresários sobre um novo projeto, que busca estimular a classe empreendedora a assumir um papel de protagonismo e mudança para um Brasil melhor.

Scale-up Endeavor abre inscrições para empreendedores

A Endeavor, organização global e sem fins lucrativos de fomento ao empreendedorismo, acaba de abrir inscrições para o Scale-up Endeavor, programa de apoio a empreendedores que estão se destacando pela inovação e crescimento, nos mais diversos setores. Só nos últimos três anos, a Endeavor acelerou mais de 600 scale-ups (negócios que apresentam alto crescimento e modelo de negócios escalável). Em 2017, as empresas que fizeram parte do programa aumentaram, em um ano, 55% o faturamento e 50% o número de funcionários, criando mais de 4.000 novos postos de trabalho.
O apoio acontece por meio da comunidade formada entre os participantes e da conexão com a rede de mentores da Endeavor, composta pelos principais líderes empresariais do país. O objetivo é que os selecionados aprendam com quem já fez, discutam em comunidade seus desafios a frente de empresas com rápido crescimento, e assim potencializem o impacto de seus negócios. 
A edição 2018 do Scale-up Endeavor irá selecionar 200 empresas, de todo país, e contará com turmas sediadas em algumas cidades: Fortaleza, Recife, São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre. As inscrições vão até seis de abril, e os interessados podem saber mais em scaleupendeavor.org.br.
A metodologia do programa estimula a formação desse coletivo baseado na confiança e na ajuda mútua entre empreendedores - que trocam boas práticas e assim, crescem mais rápido. Todas as áreas de um negócio são abordadas, desde atração e formação de talentos, governança, captação de recursos, expansão, até a formação do empreendedor como executivo.

Na CMFor hoje

Pauta da Sessão Plenária 7ª Sessão Ordinária da 2ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) de hoje (27 de fevereiro de 2018):
Matérias do Expediente
Projeto de Lei Ordinária Autor: Benigno Júnior REVOGA A LEI Nº 10.587 DE 21 DE JUNHO DE 2017. 
Projeto de Lei Ordinária Autor: Paulo Martins DISPÕE SOBRE A COLETA DE MATERIAIS PARA EXAMES LABORATORIAIS DE PESSOAS IDOSAS OU PESSOAS COM DEFICIÊNCIA EM SUA RESIDÊNCIA PELOS LABORATÓRIOS CONVENIADOS COM O MUNICÍPIO.
Projeto de Lei Ordinária Autor: Dr. Porto TEM A DENOMINAÇÃO PELA PREFEITURA DE FORTALEZA DE ZENIRTON PEREIRA DA SILVA, UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE (UBS) A SER INAUGURADA NA CAPITAL DO ESTADO.
Projeto de Decreto Legislativo Autor: Adriano Bento CONCEDE O TÍTULO DE CIDADÃO DE FORTALEZA AO MÉDICO E PREFEITO DO EUSÉBIO, ACILON GONÇALVES PINTO JÚNIOR, POPULARMENTE CONHECIDO COMO DR. ACILON.
Indicação Autor: Emanuel Acrízio CRIA O SISTEMA DE COLETA PARTICIPATIVA NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
Indicação Autor: Paulo Martins AUTORIZA O CHEFE DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL A REFORMAR A PRAÇA DEPUTADO MANOEL RODRIGUES (PRAÇA DA IGREJA REDONDA), LOCALIZADA NA AVENIDA JOVITA FEITOSA, NO BAIRRO PARQUELÂNDIA.
Indicação Autor: Benigno Júnior DISPÕE SOBRE A IMPLANTAÇÃO DE UMA MINI ARENINHA NO CAMPO DE FUTEBOL SOÇAITE DO ÔMEGA, SITUADO NO BAIRRO SERRINHA.
Indicação Autor: Jorge Pinheiro AUTORIZA O PODER EXECUTIVO A INSTALAR PLACAS ELETRÔNICAS INDICATIVAS DA BALNEABILIDADE AO LONGO DA ORLA MARÍTIMA DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA, NA FORMA QUE INDICA.
Indicação Autor: Márcio Martins "SUGERE AO CHEFE DO PODER EXECUTIVO A INSTALAÇÃO DE UMA UNIDADE DE PRIMEIROS SOCORROS COM UM(A) PROFISSIONAL(A) DA ÁREA DA SAÚDE EM TODAS AS ESCOLAS E REPARTIÇÕES MUNICIPAIS, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
Indicação Autor: Jorge Pinheiro DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO, O FUNCIONAMENTO E A GESTÃO DA AGENDA VIRTUAL DOS EQUIPAMENTOS ESPORTIVOS DE FORTALEZA (AVEFOR) E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
Veto Autor: Roberto Cláudio Rodrigues Bezerra VETO INTEGRAL AO PROJETO DE LEI N] 141/2013, QUE DISPÕE SOBRE A DESTINAÇÃO DE VAGAS DE BICICLETAS NA ZONA AZUL DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA, DE AUTORIA DO VEREADOR BENIGNO JÚNIOR.
Veto Autor: Roberto Cláudio Rodrigues Bezerra VETO INTEGRAL AO PROJETO DE LEI Nº 120/2017, QUE INSTITUI O PROGRAMA "ADOTE UMA ESCOLA" NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA, DE AUTORIA DO VEREADOR DIDI MANGUEIRA.
Veto Autor: Roberto Cláudio Rodrigues Bezerra VETO INTEGRAL AO PROJETO DE LEI Nº 223/2013, QUE DISPÕE SOBRE VAGAS DE ESTACIONAMENTOS DE SHOPPINGS CENTERS, CENTROS COMERCIAIS E HIPERMERCADOS PARA GESTANTES E PESSOAS COM CRIANÇAS DE COLO, NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS
Requerimento Autor: Márcio Martins REQUER QUE SEJA CONVIDADO O SECRETÁRIO DE GOVERNO DE FORTALEZA, O SR. SAMUEL DIAS, PARA PRESTAR ESCLARECIMENTO SOBRE QUESTÕES RELACIONADAS AS TRANSPARÊNCIAS DAS CONTAS PÚBLICAS.
Requerimento Autor: Jorge Pinheiro REQUER A REALIZAÇÃO DE UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DEBATER A CAMPANHA DA FRATERNIDADE DE 2018, SUBORDINADA AO TEMA "FRATERNIDADE E SUPERAÇÃO DA VIOLÊNCIA", TENDO COMO LEMA " EM CRISTO SOMOS TODOS IRMÃOS". 
Projeto de Decreto Legislativo Autor: Salmito Filho CONCEDE O TÍTULO DE CIDADÃO DE FORTALEZA AO SENHOR NIVALDO EXPEDIDO DE CARVALHO POPULARMENTE CONHECIDO COM "CHAMBINHO DO ACORDEON".
Projeto de Lei Ordinária Autor: Roberto Cláudio Rodrigues Bezerra MENSAGEM Nº 044/2017- AUTORIZA O PODER EXECUTIVO A CONTRATAR OPERAÇÃO DE CRÉDITO JUNTO À UNIÃO, POR MEIO DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, NA QUALIDADE DE AGENTE FINANCEIRO, A OFERECER GARANTIAS E DÁ UTRAS PROVIDÊNCIAS CORRELATAS.
Projeto de Lei Ordinária Protocolo: 129/2018 Autor: Roberto Cláudio Rodrigues Bezerra MENSAGEM Nº 2/2018 - DISPÕE SOBRE A AUTORIZAÇÃO PARA ABERTURA DE CRÉDITO ADICIONAL ESPECIAL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
Requerimento Autor: Guilherme Sampaio REQUER A INSERÇÃO NOS ANAIS DA CÂMARA MUNICIPAL DE MATÉRIA PUBLICADA NO JORNAL O POVO DO DIA 30 DE JANEIRO DE 2018, INTITULADA: COLETIVOS DE JOVENS FAZEM MODA COMO FORMA DE RESISTÊNCIA.
Requerimento Autor: Guilherme Sampaio REQUER A INSERÇÃO NOS ANAIS DA CÂMARA MUNICIPAL DA MATÉRIA PUBLICADA NO JORNAL O POVO, DE 06 DE FEVEREIRO DE 2018 INTITULADA: "TRANSEXUAIS CEARENSES BRIGAM PARA JOGAR NO IFCE".
Requerimento Autor: Guilherme Sampaio REQUER A INSERÇÃO NOS ANAIS DA CÂMARA MUNICIPAL DA MATÉRIA PUBLICADA NO JORNAL O POVO, DE 06 DE FEVEREIRO DE 2018 INTITULADA: "ATLETA TRANSEXUAL FAZ HISTÓRIA AO DISPUTAR LIGA FEMININA DE VÔLEI".
Requerimento Autor: Guilherme Sampaio REQUER A INSERÇÃO NOS ANAIS DA CÂMARA MUNICIPAL DA MATÉRIA PUBLICADA NO JORNAL O POVO, DE 07 DE FEVEREIRO DE 2018 INTITULADA: "A HUMANIDADE AVANÇOU. E A DESIGUALDADE TAMBÉM!".
Requerimento Autor: Márcio Martins REQUER A REALIZAÇÃO DE SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AO DIA DO MÉDICO VETERINÁRIO. (09/SET).
Requerimento Autor: Márcio Martins REQUER A REALIZAÇÃO DE SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AOS 16 ANOS DA QUADRILHA JUNINA CEARÁ JUNINO NA FORMA QUE INDICA.
Requerimento Autor: Márcio Cruz REQUER A INSERÇÃO NOS ANAIS DA CÂMARA MUNICIPAL DA MATÉRIA PUBLICADA NO JORNAL O ESTADO, DE 07 DE FEVEREIRO DE 2018 INTITULADA: "CONTRA VIOLÊNCIA - CONCURSO DA PM; APROVADOS SÃO CONVOCADOS POR CAMILO".
Requerimento Autor: Didi Mangueira REQUER O REGISTRO NOS ANAIS DESTA CASA UMA MATÉRIA VEICULADA NO JORNAL O ESTADO EDIÇÃO DE 07 DE FEVEREIRO DE 2018 INTITULADA "PRIMEIRA RESERVA INDÍGENA DO CEARÁ REÚNE ALDEIAS DA ETNIA ANACÉ".
Requerimento Autor: Jorge Pinheiro REQUER A TRANSCRIÇÃO, PARA OS ANAIS DESTA CASA LEGISLATIVA MUNICIPAL, DA MATÉRIA "POPULAÇÃO SERÁ OUVIDA SOBRE INFRAESTRUTURA", PUBLICADA NO DIÁRIO DO NORDESTE, SESSÃO CIDADE, EDIÇÃO DE 02/02/2018.
Requerimento Autor: Jorge Pinheiro REQUER A TRANSCRIÇÃO, PARA OS ANAIS DESTA CASA LEGISLATIVA MUNICIPAL, DA MATÉRIA "TURMA DA ESMALTEC COMEMORA", PUBLICADA NO DIÁRIO DO NORDESTE, SESSÃO CIDADE, EDIÇÃO DE 05/02/2018.
Requerimento Autor: Salmito Filho REQUER A REALIZAÇÃO DE SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AOS 15 ANOS DA TV FORTALEZA, EMISSORA DE TELEVISÃO OFICIAL DA CÂMARA MUNICIPAL DE FORTALEZA.
Requerimento Autor: Carlos Mesquita REQUER A INSERÇÃO NOS ANAIS DESTA CASA LEGISLATIVA A MATÉRIA PUBLICADA NO JORNAL O POVO DO DIA 05/02/2018, INTITULADA; "PREFEITURA QUER ALTERAR DINÂMICA SOCIAL DE OCUPAÇÃO DOS RESIDENCIAIS.
Requerimento Autor: Carlos Mesquita REQUER A INSERÇÃO NOS ANAIS DESTA CASA LEGISLATIVA A MATÉRIA PUBLICADA NO JORNAL O POVO DO DIA 05/02/2018, INTITULADA: "TREINO SOLIDÁRIO MARCA O DIA MUNDIAL DO CÂNCER EM FORTALEZA".
Requerimento Autor: Carlos Mesquita REQUER A INSERÇÃO NOS ANAIS DESTA CASA LEGISLATIVA A MATÉRIA PUBLICADA NO JORNAL O POVO DO DIA 05/02/2018, INTITULADA: "FESTA SE ESPALHA PELA CIDADE NO ÚLTIMO SÁBADO DE PRÉ-CARNAVAL".
Requerimento Autor: Carlos Mesquita REQUER A INSERÇÃO NOS ANAIS DESTA CASA LEGISLATIVA A MATÉRIA PUBLICADA NO JORNAL O POVO DO DIA 05/02/2018, INTITULADA "18 MIL FIÉIS PARTICIPAM DO 29º QUEREMOS DEUS NO ESTÁDIO PRESIDENTE VARGAS.
Requerimento Autor: Jorge Pinheiro REQUER A TRANSCRIÇÃO, PARA OS ANAIS DESTA CASA LEGISLATIVA MUNICIPAL, DA MATÉRIA "OCUPAÇÃO HOTELEIRA NO CARNAVAL DEVE SUPERAR 93,36%", PUBLICADA NO DIÁRIO DO NORDESTE, SESSÃO NEGÓCIOS, EDIÇÃO DE 08/02/2018.

Fortaleza fecha 2017 com 9% a mais na arrecadação


Debate na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) apresentou o Relatório de Gestão Fiscal do 3º Quadrimestre de 2017, cumprindo a Lei de Responsabilidade Fiscal. Na prestação de contas sobre os investimentos do Município em áreas como saúde, educação e mobilidade urbana, o secretário de Finanças de Fortaleza, Jurandir Gurgel (foto Evilázio Bezerra) destacou o compromisso da gestão municipal em direcionar os recursos para a melhoria dos serviços à população.
Na Educação, como atentou Jurandir Gurgel, os investimentos chegaram a 27%, alcançando uma melhoria significativa na área, além da ampliação do projeto da Escola em Tempo Integral. Um desses resultados foi visto na Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA). Fortaleza ficou em primeiro lugar entre as capitais do Nordeste na avaliação, o que foi comemorado pela gestão municipal como destacou Jurandir Gurgel.
Os avanços, como apontou o secretário Jurandir Gurgel, são reflexos de uma política voltada para o crescimento da receita própria, no caso a tributária, colocando o Município numa situação estável para contrair operações de crédito. “Nós viemos de um período de recessão, e o Município fecha 2017 com um crescimento real, um aumento de 9% na arrecadação. Uma gestão fiscal eficiente e sem aumento de impostos”, frisou.
Outra área de destaque no orçamento do Município foi mobilidade urbana. Jurandir Gurgel evidenciando a situação fiscal forte da Prefeitura de Fortaleza, destacou a contratação de duas operações de crédito o Cidade com Futuro e o Proredes. “O Município só pôde se creditar a buscar essas operações porque ele tem uma situação fiscal forte e revelando que ele tem um baixo nível de endividamento”, pontuou o Secretário de Finanças.
O presidente da Comissão de Orçamento, Fiscalização e Administração Pública, vereador Renan Colares (PDT) parabenizou a Secretaria de Finanças pelo trabalho que vem realizando no equilíbrio dos investimentos e na busca por melhorias no sistema de arrecadação do Município. O parlamentar destacou o aumento na receita própria do Município que alcançou um índice de 9%, garantindo projetos previsto pela gestão municipal mesmo com a redução de 2,7% nas transferências da União.
Com informações do www.cmfor.ce.gov.br

Empreendedorismo Sustentável em Fortaleza

A Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico de Fortaleza (SDE) promove capacitações para os micro e pequenos empreendedores. Até amanhã (28), o Programa de Empreendedorismo Sustentável ofertará oficinas e palestras, totalmente gratuitas, em vários bairros de Fortaleza.
São ofertadas qualificações nas áreas de Empreendedorismo; Inglês Simplificado Para Empreendedores, Importância da Formação Empreendedora, Aumentando as Vendas de Forma Criativa e Mídias Sociais.
Os interessados devem se dirigir às Salas do Empreendedor nas Secretarias Regionais, Vapt Vupt da Messejana, Casa de Economia Solidária, Espaço do Artesanato, Instituto Anjos do Bem, Lavanderia Comunitária e na Unidade Móvel do Programa de Empreendedorismo Sustentável, que está atendendo no Pólo de Lazer da Sargento Hermínio. Para se inscrever, basta apresentar identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de residência.
"As capacitações, palestras e oficinas oferecidas pela SDE têm o objetivo de auxiliar o micro e pequeno empreendedor a organizar e manter o seu negócio", enfatiza o secretário do Desenvolvimento Econômico, Mosiah Torgan.
O Programa de Empreendedorismo Sustentável oferece apoio aos micro e pequenos empreendedores nos eixos de formalização de negócios, capacitação e consultoria gerencial, acesso ao microcrédito e apoio na comercialização de produtos e serviços.
Confira a programação completa:
Inglês Simplificado Para Empreendedores
Data: 26, 27 e 28/2
Hora: 14h às 16h
Local: Espaço do Artesanato (Avenida Santos Dumont, 2500, loja 17 - Aldeota).
A Importância da Formação Empreendedora
Data: 27/2
Hora: 14h às 16h
Local: Instituto Anjos do Bem (Travessa São José, SN - Itaperi).
Aumentando as Vendas de Forma Criativa
Data: 27/2
Hora: 13h às 17h
Local: Unidade Móvel SDE (Pólo de Lazer da Avenida Sangento Hermínio). 
Mídias Sociais
Data: 28/2
Hora: 14h às 16h
Local: Casa de Economia Solidária (Avenida Alanis Maria, 461 - Conjunto Ceará). 
Mais informações: 0800 081 4141.

Na CMFor amanhã

A imagem pode conter: texto e atividades ao ar livre
Amanhã, a Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) vota, na sessão plenária, um Recurso apresentado pela vereadora Larissa Gaspar (PPL) onde ela reafirma a importância do PL 314/2017 que cria o Programa Escola Sem Censura. Combater o preconceito nas escolas, garantir a liberdade dos professores e professoras e o pluralismo de ideias é um desafio para a comunidade escolar. Pensando nisso, a vereadora Larissa Gaspar (PPL) apresentou o PL 314, mas ele foi barrado pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara (CCJ).

Segundo relator da CCJ, a matéria no seu artigo 4º a prevê que o executivo crie de um canal para receber denúncias relacionadas ao descumprimento da Lei, como um canal telefônico, por exemplo. Para a CCJ, isso seria invadir a competência do executivo. Larissa Gaspar reforça que não propõe criação nem reestruturação de um órgão, apenas meios para que uma vez aprovada como Lei, a iniciativa seja fiscalizada. A Ouvidoria já cumpre esse papel.

O Projeto defende:

1) A livre manifestação de pensamento de professores e professoras, alunos e alunas e membros da diretoria. A liberdade de aprender, ensinar, ler, publicar, pesquisar e divulgar por todos os meios a cultura, o conhecimento, o pensamento, as artes e o saber, sem qualquer tipo de censura.

2) A laicidade e o respeito pela liberdade religiosa, de crença e não-crença, sem imposição ou coerção de qualquer tipo de doutrina religiosa.

3) Uma educação contra o preconceito, a violência, a exclusão social ou estigmatização pela cor da pele, origem ou condição social, deficiência, etnia, orientação sexual, identidade ou expressão de gênero.

4) Valorização permanente dos profissionais da educação em todos os níveis e modalidades de ensino.

5) O incentivo à gestão democrática e participativa no ensino público com a participação de estudantes e professores.O fomento de grêmios estudantis, centros acadêmicos e similares.

Para acessar o PL clique aqui http://bit.ly/2xq9VHl

Governo do Ceará amplia atendimento do Padin em 2018

O Governo do Ceará lançará a expansão do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Infantil (Padin) para 15 novos municípios, nesta terça-feira (27), às 9 horas, no Hotel Oásis (Avenida Beira Mar, 2500). O lançamento ocorrerá durante o Seminário: Padin uma realidade do Ceará, que contará com as participações da primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, e do secretário da Educação, Idilvan Alencar. O programa contará com investimentos de R$ 2, 1 milhões.
Os municípios beneficiados nesta nova etapa são Tejuçuoca, Bela Cruz, Chaval, Coreaú, Pires Ferreira, Senador Sá, Paramoti, Santa Quitéria, Ibicuitinga, Ibaretama, Cariús, Monsenhor Tabosa, Deputado Irapuan Pinheiro, Potengi e Farias Brito. Em cada município, estarão envolvidos um supervisor, oito Agentes do Desenvolvimento Infantil e 80 famílias contempladas.
O seminário reunirá professores e técnicos de Educação Infantil das redes públicas de ensino municipal e estadual. O evento encerrará o processo de formação do Padin, iniciado em 2017, ano de implementação do projeto, que atendeu 2.711 famílias, provenientes de 35 municípios cearenses.
Sobre o Padin - Lançado em junho de 2016, a iniciativa tem como finalidade formar competências familiares necessárias para garantir o bem-estar físico, emocional, social, cultural, a linguagem, o desenvolvimento cognitivo, as habilidades de comunicação e os conhecimentos gerais na primeira infância. O programa faz parte de um dos eixos do Programa Mais Infância Ceará, desenvolvido pelo Gabinete da Primeira-Dama do Estado, que consiste em três pilares. O Padin está relacionado especificamente ao pilar Tempo de Crescer.
O programa visa a apoiar as famílias em condições de pobreza e vulnerabilidade social no cuidado e na educação de suas crianças de zero a três anos e 11 meses, prioritariamente que ainda não tem atendimento à creche. O Padin realiza visitas domiciliares, encontros coletivos e comunitários para acompanhar e orientar as mães, os pais e/ou os cuidadores das crianças nessa faixa etária.

Agência Radioweb

Destaques de hoje da Agência Radioweb:
Oposição: criação de Ministério da Segurança é ação eleitoreira
Operação Cartão Vermelho: Justiça nega prisão de Jaques Wagner
Estudo mostra que machismo retira R$ 461 bi da economia
Desmatamento na Amazônia está perto de atingir ponto sem volta
Grêmio estreia na competição internacional defendendo título
Seleção Brasileira treina na Granja Comary com Marta e Formiga
Projeto oferece assistência e curso gratuito para agricultores
Brasil pede extradição de traficante de armas preso em Miami

segunda-feira, fevereiro 26

Uninabuco faz campanha de doação de sangue para Hemoce

A Faculdade Uninabuco Fortaleza, em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), realiza na próxima quarta (28), às 8h30, campanha de doação de sangue na Instituição de Ensino Superior (IES), com intuito de sensibilizar e motivar os colaboradores, corpo docente e alunos sobre a importância da doação de sangue. A coleta será realizada no 4º andar da Faculdade (Rua Major Facundo, 403 - Centro).
De acordo com a coordenadora de Enfermagem da IES, Lorena Picanço, a campanha tem como tema “Seja o herói de alguém. Doe.” “A ação faz parte do trote solidário da Faculdade, no qual reunirá os alunos veteranos e os calouros que estarão iniciando o semestre letivo na mesma semana”, ressaltou.
Nágela Lima, coordenadora da captação de doadores do Hemoce, lembrou da necessidade em firmar novas parcerias para fidelizar doadores e conscientizar a população. “O público universitário sempre está presente em nossas campanhas de doação. Estamos felizes com a participação da Uninabuco e esperamos que também sirva de exemplo para outras empresas e instituições”, disse. A coleta de sangue será realizada por meio de uma equipe multiprofissional do Hemoce, formada por assistentes sociais, enfermeiros, médicos, técnicos de enfermagem e agentes administrativos.
O que é necessário para doar
- Ter entre 16 a 69 anos de idade,
- Ter mais de 50 kg
- Estar saudável,
- Bem alimentado,
- Portar documento oficial e original com foto
Os menores de 18 anos deverão apresentar o termo de consentimento assinado pelo responsável, disponibilizado em qualquer unidade do Hemoce ou através do site: www.hemoce.ce.gov.br.

BR-Trans na caixa Cultural Fortaleza


A Caixa Cultural Fortaleza apresenta, de 2 a 4 e 9 a 11 de março de 2018, o espetáculo BR-TRANS, que, de forma poética e sem deixar de recorrer ao humor, conta histórias de superação vividas por travestis e transexuais. O espetáculo, escrito e protagonizado pelo ator Silvero Pereira (foto Caique Cunha), já foi assistido por mais de 40 mil espectadores em várias cidades brasileiras, além de integrar a programação de festivais internacionais em países como Alemanha e Estados Unidos.
BR-TRANS, dirigido por Jezebel de Carli, professora e diretora gaúcha, é resultado de quatro anos de pesquisas feitas por Silvero junto a travestis, transformistas e transexuais de Porto Alegre e outras cidades brasileiras. Em cena, o ator/autor narra histórias de vida, interpreta canções e dá voz a um sem número de pessoas que a sociedade insiste em invisibilizar. BR-TRANS versa sobre a inclusão, rompendo estereótipos e provocando reflexões.
No momento, Silvero Pereira divide-se entre o teatro e a televisão – ele integra um dos quadros do Domingão do Faustão – e quando não está ensaiando e gravando circula com BR-TRANS e outros espetáculos do Coletivo As Travestidas, no qual atua e dirige. O sucesso de BR-TRANS também levou o texto de Silvero a ser lançado como livro pela Editora Cobogó, dentro da coleção dedicada à dramaturgia contemporânea.
A peça também recebeu indicações aos prêmios APTR, CesgranRio, Questão de Crítica e Aplauso Brasil, nas categorias Melhor Espetáculo, Dramaturgia, Direção e Ator. Já o livro BR-TRANS recebeu o Prêmio Papo Mix, de Melhor Literatura LGBT.

Até quarta

Prefeituras e Câmaras Municipais devem enviar a prestação de contas do mês de janeiro ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) até a próxima quarta-feira (28). 
Os dados subsidiam atividades de fiscalização do órgão, alimentam o Portal da Transparência dos Municípios e representam uma das fontes utilizadas pelo Tribunal para produzir relatórios gerenciais periódicos de cada ente.
A remessa deve conter informações sobre licitações, receitas, despesas, fornecedores, agentes públicos, estrutura administrativa, dentre outros. O envio é feito pela Internet, por meio do Sistema de Informações Municipais (SIM), atualizado este ano para também receber dados sobre parcerias com Organizações da Sociedade Civil (OSC).

Coca 600 vidro



A Coca-Cola FEMSA Brasil, maior engarrafadora de produtos Coca-Cola no mundo em volume de vendas, lança para o mercado sul-mato-grossense a versão de 600 ml do refrigerante em embalagem de vidro retornável. O lançamento reforça os investimentos no consumo sustentável.
A icônica garrafa de vidro da marca demonstra o compromisso da Coca-Cola FEMSA Brasil de seguir investindo na diversificação de seu portfólio, para atender os diferentes momentos e hábitos de consumo. Além disso, ressalta o comprometimento da empresa com o meio ambiente pois o produto é retornável, ou seja, uma vez utilizadas, as garrafas são recolhidas pelo estabelecimento e voltam para as unidades de engarrafamento da Coca-Cola FEMSA Brasil.
"A garrafa de vidro da Coca-Cola se transformou em um símbolo da marca e em uma preferência do consumidor", afirmou Luciane Chimenti Alves, Gerente de Categorias SSD da Coca-Cola FEMSA Brasil. "Com este lançamento no Mato Grosso do Sul oferecemos mais possibilidades de escolha aos clientes, com uma volumetria que atende tanto consumo individual, para quem procura uma super dose, quanto compartilhado àqueles que procuram o tamanho ideal para atender suas necessidades".
A garrafa de Coca-Cola de 600 ml em embalagem de vidro está disponível nos principais bares, padarias, restaurantes e outros pontos de venda do estado do Mato Grosso do Sul e tem preço sugerido de R$ 3,50.
Sobre a Coca-Cola FEMSA - Coca-Cola FEMSA, SAB de C.V produz e distribui Coca-Cola, Fanta, Sprite, Del Valle, Schweppes e outras bebidas do portfólio da The Coca-Cola Company em 10 países: México (uma parte substancial da região central, incluindo a Cidade do México, bem como sudeste e nordeste do país); Guatemala (Cidade da Guatemala e região metropolitana); Nicarágua (todo o país); Costa Rica (todo o país); Panamá (todo o país); Colômbia (maior parte do país); Venezuela (todo o país); Brasil (parte do país); Argentina (Buenos Aires e arredores) e Filipinas (todo o país).
A empresa é considerada a maior franquia do sistema Coca-Cola no mundo e também engarrafa e distribui água, sucos, chás, isotônicos, cervejas e outras bebidas em alguns desses territórios. Ao todo, possui 63 fábricas e 327 centros de distribuição, atendendo mais de 358 milhões de consumidores por meio de aproximadamente 2,8 milhões de pontos de vendas e conta com mais de 120 mil funcionários em todo o mundo.
No Brasil está presente como Coca-Cola FEMSA Brasil em 48% do território nacional, empregando cerca de 20 mil funcionários e atendendo mais de 88 milhões de consumidores, distribuídos nos estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e em parte do estado de Goiás. No país, conta com uma estrutura de 44 centros de distribuição, 24 Cross Dockings e 21 Cross Trucks, 10 fábricas, sendo a unidade de Jundiaí (SP) a maior no mundo em volume de vendas em produtos Coca-Cola.

Em Brasília

Sinditaxi e a CSB estão em Brasília para lutar contra as emendas colocadas pelo Senado que desfiguram o Projeto de Lei 5587, através de Vicente de Paula e Francisco Moura!
Uma das principais alterações feita pelos senadores retira do município a atribuição de autorizar a atividade, mantendo apenas a competência para fiscalizar o serviço. Outra emenda aprovada pelo Senado retira da proposta original a obrigatoriedade de que o condutor seja proprietário do veículo e do uso de placas vermelhas nos carros.

No Cinema do Dragão


Disco Brasil


O peso da tecnologia é determinante na busca por inovação em produtos e serviços - movimento que vem garantindo novas ideias e conceitos. Exemplo disso é a chegada no Ceará da Silent Disco Brasil, experiência que mistura música, arte e tecnologia, e que já conquistou países como a Inglaterra, Estados Unidos e Japão, entre outros.
Com coquetel de lançamento hoje em Fortaleza, às sete da noite, na Escola de Música Duetos Club (RioMar Shopping), a Silent contempla pessoas em atividades coletivas, que vão desde um Cinema a céu aberto, promovendo filmes e obras nacionais, a festas para grandes públicos, com até três Djs tocando simultaneamente em um mesmo ambiente, e até atividades de Yoga em lugares barulhentos.
No lançamento, as pessoas poderão curtir pelos fones a apresentação do pianista Felipe Adjafre ou alguma outra ação musical prevista para a ocasião.
Como funciona - Cada pessoa recebe, individualmente, um fone de ouvido (todo o equipamento é importado), cujo alcance chega a até 300 metros de distância da origem do áudio, e pode escolher qual canal ouvir. Embora a Silente não seja inédita no Brasil, o modelo de fone em questão ainda é, sendo o mais utilizado no resto do mundo.
Nas festas da Silent, a proposta é trabalhar a diversidade musical, já que os Djs podem tocar estilos diferentes. Cada pessoa tem a liberdade de escolher, na mesma festa, qual Dj irá ouvir, mudando sempre que preferir. "Uma das possibilidades do conceito Silent é permitir que pessoas de gostos completamente diferentes curtam a mesma festa. É uma verdadeira batalha de Djs. Os fones permitem escutar até três canais, cada um representado por uma cor: vermelho, verde e azul neon. O ambiente fica iluminado", resume Thaís di Micheli, idealizadora da Silent no Ceará.
O conceito Silent surgiu na Holanda, em 2005, para suprir uma demanda de festas que não podiam ser realizadas devido às regras de silêncio impostas pelas prefeituras de várias cidades. Impossibilitados de abrir até tarde da noite, surgiu a ideia de se fazer festas em Silêncio para que assim não houvesse nenhum problema com poluição sonora.
O conceito acabou se estendo para várias capitais da Europa e logo para o mundo. Hoje, por exemplo, o famoso Festival de Coachella, em Indio, na Califórnia, oferece um espaço Silent em todas as suas edições desde 2013.
A proposta foi se expandindo e as festas passaram a ser realizadas em lugares icônicos como museus, galerias de arte, galpões e afins.
A Silent Disco Party já passou por locais como o Museu de História Natural de Londres, Estação de Trem Paris Gare du Nord (reunindo mais de 4.000 pessoas), aquários de Sydney e Melbourne, na Austrália, Zoológico de Paris, e até em plena Manhattan, nos Estados Unidos. Vários festivais também já disponibilizaram um espaço alternativo "Silent", como o iLight Marina Bay, na Singapura, Sonic Bang, em Bangkok, e Summer Sonic, no Japão. No Brasil, no eixo Rio-São Paulo, o conceito da festa foi introduzido, em 2013, à época com um modelo de fone mais antigo, sem as cores no LED.
Em 2018, a Silent Disco Brasil decidiu ousar com um novo modelo de fone para explorar ações que vão além das tradicionais festas e incluir diversos públicos em atividades inéditas, desde infantil a sênior.
Silent Fitness Experience, Silent Open Cinema, Silent Concerts e Silent Wedding são alguns dos projetos a serem promovidos em 2018 pela primeira vez no país. Sua idealizadora, Thaís Di Miceli, decidiu investir na ideia quando estava a trabalho no Turcomenistão, país da Ásia Central. Com família cearense, decidiu trazer o conceito para o Nordeste em primeira mão. Com lançamento previsto para 23 de fevereiro, na Escola de Música Duetos Club do RioMar Shopping, a Silent Disco Brasil promete muita inovação e criatividade.
Links Úteis
Silent Disco Party - Museu de História Natural de Londres
Silent Piano Concert - Yamaha Concert Milão
Silent Disco - Cobertura atriz Ludmilla Dayer (Barco Cutty Sark, Londres)
Instagram: @silentdiscobrasil

BS Tower Multo Office


O mercado imobiliário já está movimentando o ano no Ceará. Fazendo jus ao cenário, a BSPAR Incorporações entrega hoje às sete da noite para condôminos o BS Tower Multi Office (Rua Gonçalves Ledo, 777).
“O nosso compromisso com o cliente está sempre em primeiro lugar. Seguimos o planejamento à risca para cumprir todas as cláusulas contratuais. O BS Tower, por exemplo, será entregue com cinco meses de antecedência. Nós resolvemos antecipar o prazo por se tratar de um empreendimento comercial, logo, o cliente poderá, já nesse início de ano, instalar o seu negócio no novo endereço e rentabilizar o imóvel”, argumenta a superintendente Comercial da BSPAR Incorporações, Renata Santos.
O empreendimento comercial foi construído em parceria com a BM Construtora e dispõe de salas de 34 a 50 mestroa quadrados, auditório para eventos, heliponto com sala VIP, praça de convivência privativa entre outros benefícios. A região entre o fim do centro da cidade e o início da Aldeota tornou-se naturalmente um centro de saúde, e o BS Tower acabou absorvendo naturalmente essa tendência, tanto que teremos uma unidade da Unimed Ceará, assim como da Clínica de Imagens Rádio Genesis e tantos outros consultórios de especialidades médicas e odontológicas entre os clientes.

Cresce procura pelos concursos públicos em 2018

O Brasil está enfrentado nos últimos anos uma profunda crise econômica passando de um crescimento econômico para resultados desanimadores registrados pelo IBGE sobre o Produto Interno Bruto (PIB). Com a recessão, a falta de empregos na iniciativa privada levou diversos brasileiros a buscar vagas no setor público.
Somente nos três poderes, federal, estadual e municipal, a expectativa para 2018 é a abertura de mais de 162 mil vagas. Magda Cristiane dos Santos, de 39 anos, é um exemplo de quem procurou um “porto seguro” em tempos de crise participando de um concurso público. Prestou concurso da prefeitura de Blumenau para ser pedagoga e passou na prova objetiva em 19° colocação. Já em Pomerode, Lucas Félix dos Anjos aproveitou a abertura de vagas na prefeitura da cidade e também prestou concurso para o cargo de professor de Matemática, ficando em 2º lugar.
Para conseguir uma boa colocação ou mesmo passar em um concurso público muitas pessoas ainda procuram cursos preparatórios, mas no caso de Magda e Lucas não foi necessário. Ambos são alunos da Unicesumar e utilizaram apenas o material didático elaborado e fornecido pela instituição para estudarem para as provas. “Eu utilizei o conteúdo estudado nas aulas durante as disciplinas, nunca tinha prestado um concurso público. Fiquei muito feliz com o resultado e me surpreendi ao ver a prova, quando li as perguntas recordava das aulas conceituais e ao vivo, algumas perguntas eram idênticas as que caíram em nossas avaliações”, contou Magda Cristiane. 
Para Lucas Félix o material didático da Unicesumar é um dos grandes diferenciais da instituição. “Um dos motivos que me fez optar por estudar na Unicesumar foi com relação ao seu material didático, que eu considero um grande diferencial no ensino a distância. Além de ser um complemento importante durante os estudos, os livros também irão me auxiliar durante a docência, servindo de apoio para recorrer em momentos de dúvida. No caso do processo seletivo não foi diferente, pude recorrer ao material didático da Unicesumar para recordar dos diversos conteúdos já estudados e que foram cobrados na prova”, afirma.

Museu da Fotografia de Fortaleza comemora 8 anos

Já são oito anos desde a inauguração do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em 10/3/2017. O espaço foi criado com a missão de democratizar ...