Disco Brasil


O peso da tecnologia é determinante na busca por inovação em produtos e serviços - movimento que vem garantindo novas ideias e conceitos. Exemplo disso é a chegada no Ceará da Silent Disco Brasil, experiência que mistura música, arte e tecnologia, e que já conquistou países como a Inglaterra, Estados Unidos e Japão, entre outros.
Com coquetel de lançamento hoje em Fortaleza, às sete da noite, na Escola de Música Duetos Club (RioMar Shopping), a Silent contempla pessoas em atividades coletivas, que vão desde um Cinema a céu aberto, promovendo filmes e obras nacionais, a festas para grandes públicos, com até três Djs tocando simultaneamente em um mesmo ambiente, e até atividades de Yoga em lugares barulhentos.
No lançamento, as pessoas poderão curtir pelos fones a apresentação do pianista Felipe Adjafre ou alguma outra ação musical prevista para a ocasião.
Como funciona - Cada pessoa recebe, individualmente, um fone de ouvido (todo o equipamento é importado), cujo alcance chega a até 300 metros de distância da origem do áudio, e pode escolher qual canal ouvir. Embora a Silente não seja inédita no Brasil, o modelo de fone em questão ainda é, sendo o mais utilizado no resto do mundo.
Nas festas da Silent, a proposta é trabalhar a diversidade musical, já que os Djs podem tocar estilos diferentes. Cada pessoa tem a liberdade de escolher, na mesma festa, qual Dj irá ouvir, mudando sempre que preferir. "Uma das possibilidades do conceito Silent é permitir que pessoas de gostos completamente diferentes curtam a mesma festa. É uma verdadeira batalha de Djs. Os fones permitem escutar até três canais, cada um representado por uma cor: vermelho, verde e azul neon. O ambiente fica iluminado", resume Thaís di Micheli, idealizadora da Silent no Ceará.
O conceito Silent surgiu na Holanda, em 2005, para suprir uma demanda de festas que não podiam ser realizadas devido às regras de silêncio impostas pelas prefeituras de várias cidades. Impossibilitados de abrir até tarde da noite, surgiu a ideia de se fazer festas em Silêncio para que assim não houvesse nenhum problema com poluição sonora.
O conceito acabou se estendo para várias capitais da Europa e logo para o mundo. Hoje, por exemplo, o famoso Festival de Coachella, em Indio, na Califórnia, oferece um espaço Silent em todas as suas edições desde 2013.
A proposta foi se expandindo e as festas passaram a ser realizadas em lugares icônicos como museus, galerias de arte, galpões e afins.
A Silent Disco Party já passou por locais como o Museu de História Natural de Londres, Estação de Trem Paris Gare du Nord (reunindo mais de 4.000 pessoas), aquários de Sydney e Melbourne, na Austrália, Zoológico de Paris, e até em plena Manhattan, nos Estados Unidos. Vários festivais também já disponibilizaram um espaço alternativo "Silent", como o iLight Marina Bay, na Singapura, Sonic Bang, em Bangkok, e Summer Sonic, no Japão. No Brasil, no eixo Rio-São Paulo, o conceito da festa foi introduzido, em 2013, à época com um modelo de fone mais antigo, sem as cores no LED.
Em 2018, a Silent Disco Brasil decidiu ousar com um novo modelo de fone para explorar ações que vão além das tradicionais festas e incluir diversos públicos em atividades inéditas, desde infantil a sênior.
Silent Fitness Experience, Silent Open Cinema, Silent Concerts e Silent Wedding são alguns dos projetos a serem promovidos em 2018 pela primeira vez no país. Sua idealizadora, Thaís Di Miceli, decidiu investir na ideia quando estava a trabalho no Turcomenistão, país da Ásia Central. Com família cearense, decidiu trazer o conceito para o Nordeste em primeira mão. Com lançamento previsto para 23 de fevereiro, na Escola de Música Duetos Club do RioMar Shopping, a Silent Disco Brasil promete muita inovação e criatividade.
Links Úteis
Silent Disco Party - Museu de História Natural de Londres
Silent Piano Concert - Yamaha Concert Milão
Silent Disco - Cobertura atriz Ludmilla Dayer (Barco Cutty Sark, Londres)
Instagram: @silentdiscobrasil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses