Fala Salmito

Presidente da CMFor, vereador Salmito Filho (foto Genilson Lima)
O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), vereador Salmito Filho (PDT), utilizou a tribuna para apresentar o projeto de indicação de nº 12/2017, de sua autoria, que institui a Política Municipal para a População em Situação de Rua e cria a Equipe Multidisciplinar de Abordagem Social. De acordo com o parlamentar, o objetivo do projeto é garantir uma atenção de qualidade à população em situação de rua no município de Fortaleza.
Salmito iniciou sua fala lembrando que em 2015 a Câmara fez uma série de audiências no centro de Fortaleza para debater a qualificação do bairro, oportunidade na qual a população em situação de rua teve grande participação no debate, colocando suas demandas e desafios. O presidente comentou que existem políticas nacionais para pessoas em situação de rua, porém essa população não vai aos equipamentos públicos por não terem vínculos comunitários e nem vínculo com o poder constituídos.
“O poder público é que tem que ir ao encontro dela. De acordo com uma pesquisa desenvolvida pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, existem 1.718 pessoas em situação de rua. Então temos que trabalhar para que amanhã ou depois não tenhamos 20 ou 50 mil, como tem em outras grandes capitais. Podemos e temos tudo para ter uma ação racional e planejada para trabalharmos em estabelecer um vínculo entre essas pessoas e o poder público”, ressaltou.
Salmito Filho repercutiu a pesquisa feita pela Prefeitura que apresentou dados inéditos sobre a situação das pessoas em situação de rua, ressaltando alguns dados, como os que determinam que cerca de 80% das pessoas são do sexo masculino, 42% do total da população resolveu morar na rua por conta de rompimento de vínculo familiar e 71% do total de moradores tem uma atividade remunerada, trabalhando no mercado informal.
“O objetivo principal do meu projeto é assegurar os direitos sociais da população, criando condições para promover a garantia de seus direitos fundamentais. É restabelecer o vínculo comunitário, social, e o poder público voltar a viabilizar as oportunidades sociais que todos nós tivemos, sobretudo por causa da nossa base familiar. O rompimento com o vínculo comunitário é uma das principais causas da violência urbana no Brasil e no mundo. E a população em situação de rua, se não trabalhada, pode contribuir e reforçar com o fenômeno da violência. Agora se bem trabalhada, a situação é completamente diferente”, comentou.
O parlamentar comentou que, de acordo com o seu projeto, a equipe multidisciplinar de abordagem social contará com psicólogos e assistente sociais, que trabalharão em restabelecer o diálogo com os moradores em situação de rua e estabelecer alguns vínculos perdidos, como o vínculo familiar e comunitário.
“Esse é um projeto diferente, um olhar para as pessoas em situação de rua. É um desafio para nós cristãos e maior ainda para o poder público. E quem sabe ela sendo uma experiência vitoriosa possa ser replicada em mais bairros e comunidades. O objetivo aqui não é retirar as pessoas das ruas. É restabelecer certos vínculos para que por vontade própria saiam dessa situação. Se o poder público chegou, apresentou e estabeleceu oportunidades, e mesmo assim quiseram ficar nas ruas, é uma opção delas, mas terão essa possibilidade”, destacou.
O parlamentar reconheceu que a gestão do prefeito Roberto Cláudio tem trabalhado bastante pela população em situação de rua, destacando alguns projetos, como os abrigos e pousadas sociais. O parlamentar acredita que o seu projeto de indicação vai proporcionar um futuro melhor para toda a população necessitada.
“Vamos conversar com vários órgãos, como o CDL e a Fecomércio. Fazer uma política pública para a população e oferecer o “Consultório de Rua”. Vamos restabelecer vínculos sociais e comunitários para a população em situação de rua. Tenho convicção e sensibilidade do compromisso do prefeito. Levaremos esse projeto pessoalmente a ele. Mostraremos que o “Consultório de Rua” tem recurso do Ministério Público, e quem sabe, em um futuro próximo, teremos uma situação melhor para a população em situação de rua”, ressaltou.
Os vereadores Zier Férrer, Iragassu Filho, Idalmir Feitosa, Jorge Pinheiro, Eliana Gomes, Eron Moreira, Ésio Feitosa, Gardel Rolim, Didi Mangueira e Emanuel Acrísio parabenizaram Salmito Filho e repercutiram positivamente a proposta, apresentando sugestões ao projeto.
Assessoria de Imprensa
Felipe Macedo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto