Na Bienal do Livro

Marcelino Freire e Valter Hugo Mãe, na Bienal do Livro do Ceará (foto Chico Gadelha)
Um domingo de decisões difíceis: assim poderia ser resumido o terceiro dia da XII Bienal Internacional do Livro do Ceará. Foi complicado escolher quais atrações acompanhar, tamanha a diversidade de opções.
A escritora cearense Ana Miranda conversou com a escritora moçambicana Paulina Chiziane, com mediação da professora Vânia Vasconcelos, da Unilab. O diálogo aconteceu na Sala Moreira Campos. Chiziane é a primeira autora a publicar um romance no seu país e fez uma fala contundente. "O lugar onde o negro está é sempre subalterno. Com a literatura começo a denunciar minha identidade como negra e mulher. Escrever é uma espécie de confissão. A literatura que me escolheu e pude encontrar um espaço para tentar transformar sentimentos, opiniões e mudar o mundo. Minha arma é minha caneta", disse ao público.
Ana Miranda aproveitou para falar sobre o protagonismo feminino. "Fui criada numa casa de mulheres, num universo feminino. Quem mandava era minha mãe, meu pai não apitava em nada. Também estudei num colégio de freiras. Quando fui crescendo e me falaram que quem manda no nosso mundo são os homens, eu disse não: são as mulheres", comentou.
Já na Sala Mágica, o carioca Marcelo Gleiser, professor de física e astronomia do Dartmouth College trouxe ensinamentos a respeito de ciência e filosofia, reunindo grande público. “Fico feliz de ver tanta gente aqui, tantos jovens. Essa é uma das razões para fazer o que faço”. Gleiser mostrou que a ciência não se restringe apenas ao campo acadêmico e contextualizou- a dentro de um quadro maior, longe de todos os estereótipos.
O físico e astrônomo também falou em sua palestra a respeito das origens e da evolução do Universo, inserindo ali o ser humano. “Somos parte do universo, não somos mero acidente”. Foi destacado também a necessidade da curiosidade, pois só através da busca do conhecimento a vida se torna interessante. “O ser humano é inquieto, quer saber quem é, o que vai fazer. O importante é saber que tipo de vida você vai ter para, no futuro, olhar para trás e dizer que fez diferença não apenas no mundo, mas na vida das pessoas que conviveu”, ressaltou.
Tarde plural
Na programação infantil, a adaptação do espetáculo “É duro ter cabelo duro”, apresentado pelo ator, diretor, circense e instrutor de teatro, circo, palhaçaria e sapateado Cláudio Ivo, na Sala Literatura e Circo, arrancou a atenção, risadas e aplausos de crianças e adultos.
Sempre com trabalhos voltados à manutenção e valorização da cultura popular e negra, o espetáculo encenado por Cláudio foi marcado por música, dança, sapateado e transmissão de valores essenciais através da história de Severina, uma garota que sofre bullying na escola por ter cabelos crespos.
Através da diversão, foi transmitida uma lição sobre tolerância, respeito, amor ao próximo, generosidade e a beleza que existe nas diferenças. “As pessoas estão preocupadas com a crise financeira, mas muito mais preocupante é a crise existencial”, disse Cláudio no encerramento da apresentação.
Às 14 horas, em mais um dia do IV Encontro de Periódicos Literários Brasileiros, representantes de revistas do Ceará, do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Norte discutiram sobre fenômenos pertinentes ao universo dos periódicos: a virtualização dos suplementos literários impressos no Brasil e a falta de políticas públicas e empresarias para este tipo de publicação.
Na ocasião, Moacir de Souza, no site Escambau, apresentou as possibilidades virtuais, como blogs, sites e podcasts para a disseminação da cultura leitora, enquanto Tânia Lima, da revista Mangues&Letras, reforçou a importância do suporte físico, sobretudo considerando as populações marginais que não possuem acesso à Internet.
Na faixa das 16 horas, o Auditório Mestres e Mestras da Cultura promoveu o segundo dia de Rodas de Saberes “O corpo é um texto, a vida e a alegria”, com o Mestre Gilberto Calungueiro (Teatro de bonecos - Icapuí) e o Mestre Palhaço Pimenta (Arte Circense - Fortaleza). 
No mesmo horário, o escritor português Valter Hugo Mãe (que, na noite de sábado, extrapolou a lotação das salas 3 e 4 do mezanino 1) fez sua segunda participação na Bienal, em uma animada conversa com o autor pernambucano Marcelino Freire, do qual é amigo desde 2000. A relação de ambos inspirou a mediadora Socorro Acioli a mudar o tema da mesa para “amizade”. Para orientar o diálogo, selecionou algumas palavras como “encontro”, “generosidade” e “incômodo”, sobre as quais os autores tiveram que discorrer.
Questionado sobre sua relação com o Brasil, o escritor português foi enfático: “Eu me recuso a me sentir estrangeiro no Brasil. Em mim, há um ingrediente muito presente de Brasil”. Não muito longe dali, um Gero Camilo pequeno em estatura e gigante em talento falava também de lugares e sentimentos de pertença. O ator e poeta declamava do alto da bancada do Café Literário sobre os seus “Cearás”, que vieram do meio do mato, e de sua Fortaleza que jaz deserto, mas pode ser jardim. 
Na III Salão do Professor, o diálogo entre os escritores Jorge Pieiro e Luiz Ruffato refletiu sobre o conto enquanto produção literária na escola. Ambos narraram suas histórias como alunos, vivências com professores e experiências escolares, e como tudo isso influenciou no gosto pela leitura e na produção literária.
Luiz Ruffato teve uma infância diferente da maioria dos escritores. Pobre, filho de mãe analfabeta e pai semianalfabeto, estudava em uma escola pública muito ruim na cidade de Cataguases (MG) e não tinha incentivo à leitura. Quando conseguiu uma vaga em uma escola frequentada por muitos alunos ricos, foi hostilizado. “Tentei resolver o problema sozinho, me tornando invisível naquele ambiente. Arranjei um esconderijo ótimo e ficava lá quieto. Era uma biblioteca. Fui então contaminado pela leitura, mesmo começando de uma forma estranha e tortuosa”, contou. Jorge Pieiro deve tudo a três grandes mestres que conheceu durante sua vida escolar, cada um deles despertando características específicas da literatura que passou a produzir. “Na escola, me pediam para escrever muito, mas eu não tinha ideias para as narrativas. Escrevia palavras que vinham à cabeça e nada fazia sentido, mas isso foi criando um hábito. Queria imitar escritores famosos e não conseguia. Então comecei a escrever por inveja, uma inveja boa”, ressaltou.
Manhã
Antes de abrilhantar o III Salão do Professor, Luiz Ruffato, autor que protagonizou, ao lado de Socorro Acioli, uma das mesas de maior audiência do dia anterior, abriu os trabalhos do terceiro de evento, conversando sobre personagens cotidianos. A mesa, pertencente à programação do Café Literário, no Pavilhão Térreo, foi mediada pela curadora geral da Bienal, Mileide Flores.
Ainda na manhã deste domingo, as cantorias e os recitais promovidos na Praça do Cordel amanheceram soando em tom de homenagem. O anúncio do falecimento do poeta Gonzaga Vieira, cujo último lançamento de folhetos aconteceu neste sábado (16), surpreendeu os companheiros de poesia, que prestaram a ele uma homenagem na tarde de ontem.
Natural de Canindé, o autor autodidata, com mais de duas dezenas de cordeis rimados no currículo, militou na imprensa escrita e falada, tendo sido correspondente de vários grêmios culturais de Fortaleza (CE), Natal (RN), Campina Grande (PB) e Brasília (DF).

PROGRAMAÇÃO DE SEGUNDA
Programação Bienal fora da Bienal – Unidade Prisional Irmã Imelda Lima Pontes - Aquiraz
10h - Tema: Ao som do mar e à luz do céu profundo - Convidado: Gero Camilo
Programação Bienal fora da Bienal – Caucaia – Tribo dos Índios Anacé
16h - Tema: Na Corrente dos encantados – Convidado: Valter Hugo Mãe
Programação Auditório Mestres e Mestras da Cultura do Ceará – TÉRREO
16h - Rodas de Saberes com Mestres e Mestras da Cultura - A voz é um sentimento, a palavra sertão. Mestre Dina (Vaqueira Aboiadora - Canindé). Mestre Pedro Coelho (Vaqueiro aboiador e poeta - Acopiara). Mestre Lucas Evangelista (Cordelista - Iguatu). Mediação: Otávio Menezes
Programação Espaço Natércia Campos do Escritor Cearense – PAVILHÃO TÉRREO
15h - Lançamento do livro "O Sertão Encantado de Ritinha" de Marcio Lacerda
16h - Lançamento da 3a edição do livro “Ceará Terra da Luz” (Editora Terra da Luz).
17h - Conversando sobre o livro “Coração Sertão: viagens pelo interior do Ceará” do fotógrafo Gentil Barreira
18h - Lançamento de “Anjo Caído” de Grecianny Cordeiro.
19h - Lançamento do livro “O Bálsamo” de Tereza Custódio
Programação Praça Mário Gomes – PAVILHÃO TÉRREO
18h - Lançamento do livro “Autobiografia Prosa e Poesia” de Gaudêncio Leal de Brito
17h - Lançamento do livro "Oiticica" de Mara Nóbrega
18h - Lançamento do livro” A tardinha - Relatos de 90 idosos sobre a história de Fortaleza”, resultado de 2 anos de trabalho do Programa Memória Viva.
Programação Café Literário – PAVILHÃO TÉRREO
10h - Histórias singulares: personagens cotidianos: Jefferson Assunção (mediação de Felipe Barroso)
12h - Cine Palavra: Audiovisuais literários.
14h - Imagens e obras: diálogos sobre autores - Vídeos sobre Chico Buarque dialogados por Thiago Chaves
16h – Pocket-shows: palavra música - Edinho Vilas Boas
17h - Performances: palavra cena - Cacau Ramos
18h - Diálogos: O corpo da palavra, com Jorge Pieiro e Pedro Domingues
19h - Na vitrine: Lançamentos - Luiza Rios/Luciana Gifoni
Programação Fortaleza Boêmia – PAVILHÃO TÉRREO
19h - Fortaleza Boêmia: Apresentação em voz e violão: Luciano Robot e Isaac Cândido
Programação Espaço do Ilustrador Audifax Rios - PAVILHÃO TÉRREO
Programação variada durante o dia
19h - Homenagem ao artistas Audifax Rios
Programação Praça do Cordel – FOYER TÉRREO
11h – Performance com o palhaço Teotônio, recital com Antônio Marcos Bandeira
14h30 – Apresentação com cordelista, cantador e mestre da cultura Lucas Evangelista e a violeira Luzia Dias
15h30 – Recital e lançamentos com poeta Evaristo Geraldo da Silva
16h30 – Contação de cordel para criança e lançamento do livro Romeu e Julieta em cordel, de Sérgio Magalhães e Kátia Castelo Branco
18h – Recital com Raul Poeta
19h – Recital coletivo com vários cordelistas.
20h – Cantoria com os repentistas Guilherme Nobre e Gonzaga da Viola
Programação Sala Adolfo Caminha - SALA 1 – MEZANINO 1
18h30 - ACE - apresentação do grupo ESCUTA de música afronordestina, através do AAFROCEL (Academia Afrocearense de Letras)
Programação Sala Contos, Papos e Encantos - SALA 2 – MEZANINO 1
9h - Teatro de bonecos – Grupo Ânima - Mãe d´água
10h - Teatro de bonecos – Grupo Ânima - Mãe d´água
13h - Teatro de Bonecos - O Mau Pensamento - Angela Escudeiro
14h - Contação de histórias José Bocca e Marcos Boi - Histórias para ouvidos pequenos
15h - Espetáculo “Quem quer brincar comigo?” - de Tino Freitas
16h - Deu Atchim no Jardim - Vânia Chaves
17h - Ricardo Guilherme: Literatura em cena - Aula-espetáculo (Para os Agentes de Leitura)
Programação Sala Causos e Cantorias - SALA 3/4 – MEZANINO 1
9h - Espetáculo “Quem quer Brincar Comigo?” - de Tino Freitas
10h - Show: Reciclando o Futuro Linda Dias, Ítalo e banda
13h - Show: Reciclando o Futuro Linda Dias, Ítalo e banda
15h - “O Cajueiro pequenino” - Show em homenagem a Juvenal Galeno/Humberto Teixeira com Lançamento do livro – Glaucia Lima e Vera Camelo
Programação Sala Literatura e Circo - SALA 5/6 – MEZANINO 1
9h - Vivências Circenses - Circo Lúdico e os Contos Circenses - Soldadinho de Chumbo e Bailarina da Lira (Circo Tradicional)
13h - Projeto Pé de Livros - Contação de Histórias – Elvis Jordan
14h - Apresentação Escolas de Circo do Ceará – Pura Magia, com Circo Teatro Escola Canoa Criança Direção: Rosângela Santos
15h - Hora do Autor: Entre a Bruxa e o Dragão, com Verônica Oliveira conversando sobre Empoderamento Feminino Infantil - Soltura de Poesias
16h - Hora do Espetáculo: As Aventuras de João Sortudo - Cia. Prisma das Artes
Programação Sala Sáskia Brígido - SALA 7 – MEZANINO 1 - ESPAÇO SME
Socialização de práticas pedagógicas exitosas das escolas com foco na leitura e na escrita, realizando mostras literárias com atividades lúdicas, apresentações culturais e exposição dos trabalhos de professores e alunos desenvolvidos nas unidades escolares do Município de Fortaleza.
Programação SALA 8 – MEZANINO 1 - ESPAÇO SESC
9h - Performance Poética – Paula Yemanjá
10h - Projeto Abraço Literário
13h - Projeto Abraço Literário
14h - Performance Poética – Paula Yemanjá/Projeto Abraço Literário
15h - Projeto Abraço Literário
17h - Projeto Bazar das Letras – Renato Abê. Mediação: Isabel Costa
Programação Sala Moreira Campos - SALA 1 – MEZANINO 2
16h - Dimas Macedo, Isabel Lustosa e José Augusto Bezerra: Rachel de Queiroz, a ABL e os acervos vivos das academias
18h - Sérgio Rodrigues em diálogo com Jefferson Assunção: O escritor sempre tem o que dizer ao mundo?
20h - Eliane Brum dialoga com Lira Neto: Toda pessoa constrói uma versão da história a ser contada
Programação Sala Moreira Campos - SALA 2 – MEZANINO 2
18h - Palestra com a Profa Dra Sele Mazza: Conversa compartilhada: falando sobre Jung.
Programação Sala Rachel de Queiroz - SALA 3 – MEZANINO 2
9h30 - Mesa de Debate: A importância da bienal e das políticas públicas de incentivo à produção literária. Dep. Odorico Monteiro (Presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Autores, do Livro, das Editoras e da Indústria Gráfica do Nordeste), Lucinda Marques (Câmara Cearense do Livro) e Mileide Flores (Coordenadora da XII Bienal Internacional do Livro do Ceará).
14h - VII Encontro dos Agentes de Leitura do Ceará: Literatura em nossa casa. Convidado: José Castilho Marques Neto (Consultor na JCastilho-Gestão&Projetos: Livro-Leitura-Biblioteca). Mediação: Mileide Flores
16h - VII Encontro dos Agentes de Leitura do Ceará: Literatura em nossa casa. Convidada: Valdenice Barbalho Gomes (SEDUC)
Programação Sala Francisca Clotilde - SALA 4 – MEZANINO 2
15h - Letra de Mulher, Novas Páginas - Entre labirintos e desmundos: a fantástica realidade literária. Convidadas: Marina Colasanti e Ana Miranda. Mediação Vania Vasconcelos
16h - Letra de Mulher, Novas Páginas - Palestra: Profa Maria Sárvia da Silva Martins falará sobre a homenageada. Debatedoras: Profa Vânia Vasconcelos e Mayara Albuquerque
18h - Letra de Mulher, Novas Páginas - Homenagem a Lygia Fagundes Telles: Performance com atrizes com textos da autora Atrizes: Antonia Alice Queiroz Bezerra e Priscila Kelly de Lima
Programação Sala Luiza de Teodoro - SALA 5 – MEZANINO 2
14 - III Salão do Professor - Lançamento de Livros: Professor que ensina, professor que escreve 
16h - III Salão do Professor - Diálogos: O novo ensino médio: da aquisição a implantação. Convidados: Profs. Valdinar Custódio (Uece) e Bosco Luna (Uece). Lançamento do livro Coerência, Referenciação e Ensino do Prof. Custódio, após a mesa
17h30 - III Salão do Professor - Conto de escola: Ana Miranda com Marilia Lovatel
20h - Bazar das Letras Sesc – Entre Acordes e Narrativas Todo o Universo – (Carlinhos Perdigão e Henrique Beltrão).
Programação Sala Multiplayer - SALA 6 - MEZANINO 2 - Programações Diárias
Espaço SESC Ciências: Biologando em 3D: Exposição de peças de biologia (feitas em biscuit que simula a sequência da vida e sua organização celular nos aspectos macroscópicos e microscópicos, do vírus ao humano).
Espaço SECITECE Ciência: Jogos Digitais
Espaço Conferência de Ideias: Espaço destinado à disseminação de ideias. Onde o público da Bienal pode utilizar para apresentar seus projetos, suas experiências, seus planos, sua vida, sua história. Em palestras curtas, de no máximo 20 minutos, onde a inscrição pode ser realizada no local
Programação Sala Luz - SALA 7 - MEZANINO 2 - SECITECE
Espaço Vermelho
9h – Oficina de Robótica para Crianças e Adolescentes
14h - Oficina de Robótica para Crianças e Adolescentes
19h - Painel de Debates: Mecatrônica
Espaço Azul
9h - Exposição Paisagem Cósmica
9h - Exposição Drone\Robô Não\Robô, Quanser\Robô, Pioneer\Robô e Impressora Digital.
Espaço Verde
13h - Exposição Sensorial: Áreas da Caatinga
18h30 - Palestra: Das Obras de Rachel de Queiroz: Conhecer e Restaurar as Áreas da Caatinga
Programação Sala Elementos - SALA 8 - MEZANINO 2
9h - Fanzine da Bienal (CUCA) Fernanda Meireles e Naiana Gomes
10h - A Escolha de Páris (Paideia)
15h - Dilemas da juventude: A literatura como encontro de si e do outro – Clube de leitura de Ipanguaçu e Viva a Palavra (Socorro Acioli)
18h - O Microconto como uma possibilidade literária (Escambau)
19h - Batalhas Épicas: O Senhor do Anéis X Game of Thrones
Programação Sala Mágica - SALA 9 - 10 - MEZANINO 2
9h30 - Sarau Resistência (MARC)
10h30 - Batalha de rima temática/ Workshop Break Dance, com Manelzim VM
15h - Porte Ilegal de Inteligência: Jardson Remido
17h - Espaço FORPG – (Vila do RPG)
20h – Affonso Solano - Palestra/Workshop: Criação de mundos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses