Nova Praça Portugal

O vereador Evaldo Lima (PCdoB) diz que na nova Praça Portugal não haverá supressão de árvore, mas sim aumento.
"Terá mais mobilidade urbana para todos", garante Evaldo Lima.
As obras começam na próxima semana.
Fala prefeito Roberto Cláudio:
"A ideia original de revitalizar e requalificar a Praça Portugal surgiu há pelo menos dois anos. Depois de um longo debate com a cidade, acredito que chegamos a um projeto conciliador que atende ao desejo da maioria dos fortalezenses. O projeto foi norteado por 3 premissas principais: tornar a praça um espaço frequentável com acessibilidade e aumento da área pública; melhorar a fluidez dos variados modais de tráfego, dando continuidade à ciclofaixa e priorizando o transporte público; preservar o aspecto rotatório da praça e os elementos que remontam a história da nossa colonização. Com isso, ganha a cidade mais espaço público – a praça terá área 40% maior –, ganha a mobilidade urbana, pois garantiremos mais fluidez ao transporte, em especial à bicicleta e ao transporte público. E ganha também a memória afetiva da cidade ao se preservar o aspecto rotatório e a esfera armilar, referência à chegada dos portugueses, tudo isso, sem que recursos públicos sejam envolvidos. 
É muito importante também dizer que, nesse projeto, além de juntarmos as quatro pracinhas com a calçada, ganhando área pública, uma série de novos equipamentos – iluminação, paisagismo, novos bancos, bicicletar, paraciclo etc, uma série de novas intervenções serão feitas para torná-las mais acessíveis, confortáveis e estimuladoras do uso público. A gente quer ver crianças, jovens, casais, ocupando a Praça Portugal de novo. Isso será possível com essa intervenção.
Graças a uma iniciativa compartilhada com o setor privado, em especial com quatro adotantes, C. Rolim, Marquise, Fujita e Mercurius a gente vai viabilizar um projeto que concilia as boas ideias do projeto original com as observações e desejos de parte da população que foram incorporados ao longo dos meses em que a cidade debateu esta intervenção.
A obra começa segunda-feira, terá aproximadamente quatro meses de duração e, esperamos, até a segunda quinzena de agosto entregar a praça Portugal requalificada, revitalizada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses