Pular para o conteúdo principal

Na CDL-Fortaleza

Sociedade é parte integrante do Pacto por Fortaleza em Ação - Foto: Evilázio Bezerra
Sociedade é parte integrante do Pacto por Fortaleza em Ação – Foto: Evilázio Bezerra
O 5° debate proposto pelos vereadores da Câmara Municipal de Fortaleza, trouxe para a rodada de discussão o tema: “Comércio, Turismo e Geração de Emprego e Renda”, no auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Fortaleza – CDL. A reunião foi enriquecida com a participação dos Secretários da pasta municipal, vereadores e sociedade civil, no qual puderam opinar e lançar ideias para a construção de uma cidade plural.
O Técnico convidado Erle Cavalcante Mesquita, Coordenador de Estudos e Análise de Mercado do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho – IDT, apresentou alguns dados recentes sobre a situação do mercado de trabalho, no que tange a geração de emprego e renda em relação ao cenário econômico com a desaceleração na economia nacional.
Segundo informou o coordenador, o Ministério do Trabalho apresentou alguns dados, o primeiro positivo que mostra que o estado do Ceará é o 4° em geração de empregos com carteiras assinadas no país. E o negativo, é que o Ceará se consolida como o estado que tem pior salário do Brasil. “Esse debate se torna redundante e até simplicado. Por exemplo, os noticiários, atualmente, só dão conta somente da classificação de risco do Brasil, mas a gente não tem debatido a questão da rotatividade da mão-de-obra. O problema não é gerar mais ou menos empregos, o problema é nossa mão-de-obra entrando e saindo do mercado de trabalho continuamente impactando no comércio”, destacou.
Apesar da crise econômica, só no 2° semestre o setor terciário sentiu os efeitos. De acordo do Erle, somente ano passado no Nordeste mesmo com a desaceleração dos empregos, que ocorre desde 2011, a região Nordeste bateu recorde com 203 mil postos de trabalho, no qual um em cada três contratações ocorrids no país, um ocorreu no nordeste. O Ceará nesse ranking ocupa a segunda colocação ficando atrás apenas na Bahia, com 38% do PIB.
Ainda segundo a pesquisa realizada pelo Ministério do Trabalho, o Ceará tem 838 mil vínculos empregatícios e muitos deles centrado no comércio e nos serviços com a representação de 33 %. “A cada ano o Brasil demite 20 milhões de trabalhadores e mais da metade deles possui menos de um ano de carteira assinada, a rotatividade grande. No Ceará são admitidos 490mil pessoas e a demissão chega a 450 mil. Isso tem um grande impacto no comércio, pois quem está desempregado não consome”, finalizou .


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Publicado no Diário Oficial do Município de Fortaleza, o edital de convocação do primeiro chamamento do Concurso da Câmara de Fortaleza contempla 39 profissionais. O processo para a posse dos novos servidores inicia com a entrega de documentação entre os dias 7 e 14 de abril, seguindo para comparecimento à junta médica entre os dias 22 a 25 de abril. O anuncio da convocação foi realizado pelo presidente da Câmara de Fortaleza, Leo Couto (PSB). O concurso com oferta de 78 vagas efetivas na Casa, sendo 30 cargos para nível médio e outros 48 cargos para nível superior, foi realizado em abril de 2024. 🔹 A entrega de documentação segue o seguinte cronograma: Nos dias 7, 8 e 9/4: Agente Administrativo, Analista de Gestão de Pessoas, Contador, Engenheiro Civil. Nos dias 10, 11 e 14/4: Advogado, Analista de Informática, Analista de Comunicação Social, Pedagogo, Analista de Redação, Analista de Revisão, Consultor Legislativo (todas as áreas). 🔹 O comparecimento junta médica segue o seguinte ...

Futricas Culturais

 

Futricas Fortalezenses

A Rádio Fortaleza FM 90,7 apresentou de sexta-feira (28) a domingo (30/3/3035), a Série de três Reportagens 'Além do Hobbie: a Trajetória de Mulheres, que abraçaram o Esporte'. A Série fala de personagens femininas inseridas no Mundo Esportivo. Bruna Braga Corrida, Natação em Águas Abertas e Triathlon. Essas modalidades mudaram a vida das entrevistadas na Série.  Augusta Barbosa A contadora Augusta Barbosa, a pesquisadora Lívia Barreto e a empreendedora Bruna Braga têm algo em comum: a paixão pelo Esporte, que escolheram para a vida e que vai muito além de um Hobbie.  Livia Barreto Para a diretora da Rádio Fortaleza FM, Jocasta Pimental, a Série 'Além do Hobby', tem a proposta de mostrar mulheres, que têm três profissões diferentes.  Uma contadora, uma pesquisadora da Universidade Federal do Ceará (UFC) e uma empreendedora são mulheres, que encontraram no Esporte mais do que uma diversão, mais do que um Entretenimento. - O Esporte transformou a vida dessas mulheres. E c...