Fundo Brasil

A coordenadora de Projetos do Fundo Brasil de Direitos Humanos, Taciana Gouveia, visitará na próxima quarta-feira (16), grupos apoiados pela fundação no Ceará. As visitas fazem parte das atividades de monitoramento do Fundo Brasil, que tem a missão de promover os direitos humanos no país por meio de um modelo inovador de apoio a projetos, fortalecendo organizações sociais e desenvolvendo a filantropia de justiça social. 
Entre os grupos visitados está o Instituto Negra do Ceará (Inegra), apoiado pela fundação por meio do edital anual de 2015. O projeto apoiado é o “Pelas Asas de Maat: ampliando o acesso à Justiça das mulheres em situação de privação de liberdade no Ceará”.
O projeto do Inegra tem o objetivo de conhecer o perfil e a realidade de mulheres que cumprem pena no Instituto Feminino Desembargadora Auri Moura Costa, observando o cumprimento dos direitos humanos e contribuindo para a formação política em relação a temáticas de gênero, étnicas, racional, violência institucional e direitos humanos. 
Também será visitado o Cedeca (Centro de Defesa da Criança e do Adolescente do Ceará), que tem o projeto “Educação é Justiça: garantia dos direitos à educação no sistema socioeducativo do Ceará” apoiado por meio do edital Litigância estratégica, advocacy e comunicação para promoção, proteção e defesa dos direitos humanos. 
O projeto é realizado por meio de uma campanha de comunicação, mobilização de órgãos e instâncias nacionais e internacionais sobre a violação ao direito à educação de adolescentes internos e elaboração de propostas para regulamentar o direito à educação nas unidades de internação. 
Outro grupo que será visitado é o Comitê Cearense pela Desmilitarização da Polícia e da Política, que tem projeto apoiado por meio do edital anual 2014. A organização acompanha casos de violência policial e aciona as instâncias competentes para apuração dos fatos, promove debates, realiza seminários, faz visitas sistemáticas a comunidades da periferia, levando material de divulgação e incentivando o engajamento e faz contatos com entidades de vítimas, movimentos comunitários, associações/sindicatos de trabalhadores do sistema de segurança. 
Desde 2007, mais de 100 projetos apoiados pelo Fundo Brasil já foram visitados em todo país. Além dos monitoramentos, a doação de recursos e a realização de atividades de formação fazem parte do trabalho realizado pela fundação, que tem sede em São Paulo. 
Fundo Brasil
Em quase dez anos de atuação, o Fundo Brasil já destinou R$ 11,7 milhões a cerca de 300 projetos espalhados por todas as regiões brasileiras. Fundado sob a orientação de ativistas e acadêmicos respeitados, o Fundo Brasil começou suas atividades em 2006. Trabalha para alcançar dois objetivos principais: dar voz e visibilidade a organizações locais de defesa de direitos humanos e desenvolver um novo modelo de doações para promover o investimento social privado. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto