Fala Ciro Gomes

Ciro Gomes comentou o rebaixamento do Brasil em termos de grau de investimento pela agência de classificação de risco Standar & Poor’s. "Isso é o que se chamaria de uma crônica de uma morte anunciada", afirmou.
De acordo com Ciro, os números do Brasil estão se deteriorando há algum tempo e a tendência é a situação piorar. "O problema é que o governo perdeu a capacidade política de tomar a iniciativa. Então, é muito improvável que haja uma solução dentro desse esquema conservador que está aí", avaliou.
Ele também criticou a forma que o governo está conduzindo a situação. Também voltou a criticar Congresso que, nas palavras dele, está dominado por uma maioria de "picaretas, incompetentes e inimigos do Brasil".
"Basicamente, nós temos um problema e estamos conduzindo as coisas de um jeito errado. Estamos conduzindo as coisas de um jeito a piorar o problema. 
Você vai ter agora consequências positivas desse desastre que é a desvalorização da moeda. Isso ajusta selvagemente as contas externas. Mas a política do Banco Central, de taxa de juros elevada, e a política de contração de investimentos fizeram com que a receita pública caísse e a despesa pública subisse explosivamente. De maneira que o ano vai ser mais desequilibrado do que o ano passado", disse.
Na opinião dele, a redução de despesa teria que ser feita de forma inteligente. "E o governo, por exemplo, no ano passado, fez renuncia fiscal de 84 bilhões de reais para as multinacionais do automóvel, que transformaram tudo em remessa de lucro para o estrangeiro. Só para vc ter uma comparação, 84 bilhões de reais dariam para fazer três refinarias de petróleo. Para você ver a estupidez", comparou.
As declarações de Ciro foram feitas, ontem, a jornalistas no aeroporto de Fortaleza. No próximo dia 16, em Brasília, ele vai se filiar ao PDT.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto