Ano Letivo 2015

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (Pros) acompanha, hoje, o início do ano letivo da rede municipal de ensino, visitando a Escola Mozart Pinto, no Bairro Jardim América, e a Escola Thomaz Pompeu Sobrinho, no Itaperi. As duas escolas foram escolhidas para a visita porque possuem posições bem distintas com relação a nota do IDEB geral relativo ao ano de 2013.
As aulas nas 284 escolas e 178 creches de Capital começam com bastante otimismo em relação aos avanços na área da educação. Principalmente depois do anúncio feito pelo prefeito Roberto Claudio de que será enviada à Câmara Municipal a mensagem que trata do aumento salarial de 13,01%, correspondente ao reajuste do custo-aluno do FUNDEB. A proposta será encaminhada logo na reabertura dos trabalhos na Câmara Municipal, em três de fevereiro. Caso a tramitação seja rápida, a Prefeitura de Fortaleza deverá pagar o reajuste ainda na folha de fevereiro, com o retroativo do mês de janeiro sendo pago em março.
Além disso, a Prefeitura de Fortaleza vem implantando uma série de mudanças para garantir o aprendizado de cada aluno na idade certa e para melhorar a qualidade na educação. A regularização do calendário escolar, que desde 2007 acumulava atrasos, foi uma medida básica realizada pela Prefeitura para o aumento da qualidade da educação e para que as aulas iniciassem no mesmo dia das demais escolas da cidade.
Já no início do ano letivo de 2014, a Prefeitura implantou as seis primeiras Escolas em Tempo Integral de Fortaleza. Seis novos prédios, nos bairros Siqueira, Planalto Ayrton Senna, Curió, Vila Velha, Parque Presidente Vargas e Conjunto Ceará, já estão em construção. Outras seis, que irão utilizar prédios já existentes, começam a funcionar neste ano de 2015. As unidades escolares são a efetivação de uma política de ampliação da jornada escolar e atendem hoje cerca de 2.400 alunos do 6º ao 9º ano.
Até 2016, serão entregues os 29 novos prédios de Escolas de Tempo Integral. As unidades contarão com salas temáticas, refeitório, auditório, sala de apoio para o Professor Diretor de Turma - PDT, biblioteca, laboratórios, dentre outros espaços de suporte para o funcionamento em jornada ampliada.
A Prefeitura também lançou olhar diferenciado para a primeira infância. Até 2016, Fortaleza irá dobrar o número de Centros de Educação Infantil. Oito centros já foram inaugurados desde o início da gestão. No total, serão 129 novas creche.
Merenda e kit escolar
Para além de investimentos na infraestrutura, a Prefeitura também investiu na qualidade da merenda escolar. A renovação dos itens da alimentação escolar tem o intuito de promover uma melhor aceitação do cardápio e de criar bons hábitos alimentares, de forma contínua e consistente, e, com isso, diminuir o risco do desenvolvimento de sobrepeso e obesidade.
Os alunos também receberam kit escolar com novo fardamento, mochila, sandália, agenda do aluno, material pedagógico coletivo e, pela primeira vez, material individual (que inclui lápis, borracha, caneta, apontador, caderno, pincel, cola, régua, tinta, massa de modelar, entre outros).
Aumento das matrículas 
Todas essas mudanças fazem com que a confiança dos pais na escola pública venha crescendo. Prova disso é o aumento do número de matrículas a partir de 2014, após quedas consecutivas desde 2005. Em 2014, foram 5,6% de matrículas a mais do que 2013. A rede municipal melhorou também nos níveis de alfabetização, passando do percentual de 56,6% de alunos nos melhores níveis para 62,3%.
Também foi elevado o IDEB das séries iniciais de 4,2, em 2011, para 4,6, em 2013, atingindo já a meta para 2015. Já nas séries finais, ocorreu um aumento de 3,5 para 3,8.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto