Mobilidade Urbana

Entre as obras previstas pela Prefeitura de Fortaleza, encontram-se os corredores exclusivos de ônibus e as vias no entorno do Castelão
A rotatória e o viaduto na Av. Raul Barbosa com Murilo Borges se encontram em fase de desapropriações (Foto: Igor de Melo)
Um pacote de obras de mobilidade deve ter início em Fortaleza no segundo semestre deste ano. Entre as obras previstas pela Prefeitura de Fortaleza, algumas terão continuidade, a exemplo do túnel da Av. Padre Antônio Tomás, que teve início este ano com as desapropriações e a construção da primeira alça do túnel. A previsão da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf) é de que o plano de desvio de tráfego, aprovado pela Autarquia Municipal de Trânsito de Fortaleza (AMC), seja apresentado até o final de julho para que comecem as obras do túnel. Também no pacote, a rotatória e o viaduto na Av. Raul Barbosa com Murilo Borges se encontram em fase de desapropriações.
As obras do complexo da Parangaba preveem dois viadutos (no cruzamento da Av. Silas Munguba com Rua Germano Franck e na Av. Genaral Osório de Paiva), permitindo a ligação expressa entre a Av. Silas Munguba e a R. Gomes Brasil. Com financiamento garantido, as obras devem ser iniciadas ainda este ano.
Corredores expressos de ônibus
O primeiro corredor expresso de ônibus deverá ser entregue este ano. O corredor Antônio Bezerra/Centro utilizará ônibus articulados, com ar-condicionado e estações de embarque e desembarque em nível, junto ao canteiro central na Av. Bezerra de Menezes. A nova linha fará o trajeto Bezerra de Menezes (saindo do terminal do Antônio Bezerra) até o Centro da cidade. Até outubro deste ano, serão entregues também os dois viadutos das avenidas Engenheiro Santana Júnior, obras integrantes do corredor Antônio Bezerra/Papicu.
A construção de dois corredores expressos de ônibus também começam no mesmo período, com o os corredores Augusto dos Anjos/José Bastos e Fernandes Távora/Expedicionários. Entre os serviços previstos, está o alargamento da Av. Augusto dos Anjos e a requalificação da Av. José Bastos, onde serão implantadas estações especiais de embarque e desembarque dos ônibus articulados. Na Av. Fernandes Távora, serão realizados os serviços de drenagem, nova pavimentação e padronização de calçadas, facilitando assim o trajeto expresso dos ônibus articulados até Av. Expedicionários. Todas estas obras viárias priorizam o transporte público, dando mais conforto ao usuário e velocidade aos ônibus.
Obras entorno Castelão
Em 2013 a Prefeitura de Fortaleza recebeu da administração passada a obra de requalificação viária da Av. Silas Munguba (antiga Dedé Brasil) com apenas 2% de execução. No mesmo ano, a Seinf finalizou a 1ª etapa da obra para facilitar o acesso dos torcedores no período da Copa do Mundo. Cerca 600m do trecho que corresponde à Av. Heróis do Acre até a rotatória foi ampliado e recebeu nova pavimentação. A obra será retomada neste segundo semestre e quando concluída, integrará o corredor Parangaba/Papicu, onde ônibus articulados farão o trajeto pelas avenidas Silas Munguba (antiga Dedé Brasil)/Alberto Craveiro/Raul Barbosa e Via Expressa.
As demais vias integrantes deste corredor também receberão melhorias. Na Avenida Paulino Rocha será implantada uma ciclovia no canteiro central e paisagismo. Já na Av. Alberto Craveiro, no trecho que corresponde à Ponte do Riacho Martinho até o Makro, a avenida será ampliada e receberá os serviços de drenagem, terraplanagem, pavimentação, nova sinalização e padronização de calçadas. O complemento das obras no entorno do Castelão têm entrega prevista para o final de 2015, quando os corredores exclusivos de ônibus passarão a operar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto