A Refinaria Lubrificantes e Derivados do Nordeste (Lubnor), unidade da Petrobras localizada em Fortaleza (foto Juazez Cavalcanti) completou 60 anos nesta quarta-feira (24/junho/2026). Ao longo de seis décadas, a refinaria se consolidou como referência nacional na produção de asfaltos e produtos especiais, contribuindo para o desenvolvimento econômico e industrial do Ceará, da região Nordeste e do Brasil.
Inaugurada em 24/junho/966, ainda com o nome de Asfor, a unidade acompanhou as transformações do país e tornou-se parte da história do Ceará. Seus produtos contribuíram para a expansão da infraestrutura viária, o fortalecimento da cadeia produtiva regional e a geração de emprego e renda, além de impulsionar iniciativas voltadas às comunidades do entorno.
Em 1998, a entrada em operação da Unidade de Lubrificantes (ULUB) marcou uma nova etapa em sua trajetória e deu origem à atual Lubnor, ampliando a atuação da refinaria através da diversificação de seu portifólio de produtos. A unidade consolidou sua importância para o Sistema Petrobras e para diversos segmentos da indústria brasileira.
- Celebrar os 60 anos da Lubnor é reconhecer a dedicação de gerações de trabalhadoras e trabalhadores que fizeram da unidade uma referência para a Petrobras e para o País. É também olhar para o futuro, fortalecendo nosso compromisso com a segurança, a excelência operacional, a sustentabilidade e o desenvolvimento do Ceará e do Nordeste”, destaca Alfredo David, gerente geral da Lubnor.
Ao completar seis décadas, a Refinaria renova sua missão de gerar Energia para o desenvolvimento do Brasil, mantendo vivo o legado construído por milhares de pessoas e se preparando para os desafios e oportunidades das próximas décadas.
Presidente Lula: Tentaram vender a Petrobras. Não conseguiram. Então, resolveram vender partes dela. Venderam a BR Distribuidora. Venderam refinarias e fecharam fábricas de fertilizantes. Com a chegada das guerras, o preço do petróleo e dos fertilizantes aumentou em todo o mundo, e a população e nossos produtores foram prejudicados. Estamos reconstruindo. Reabrimos as fábricas de fertilizantes e reativamos as refinarias. Agora, estamos gerando emprego e desenvolvimento no Brasil. Porque a Petrobras é a maior empresa do nosso país, e porque ela tem um papel importantíssimo para a transição energética que estamos realizando. É sobre soberania.
Comentários
Postar um comentário