Arquivo Nirez Fortaleza
Arquivo Nirez para 27 de dezembro na História de Fortaleza:
- 1906 - A Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará tem novo comandante, o capitão de corveta Augusto Heleno Pereira, substituindo o capitão-tenente Joaquim d’Albuquerque Serejo.
- 1916 - Decretada a falência do Banco do Ceará, requerida pelo The National City Bank of New York.
- 1918 - A Inspetoria de Obras Contra as Secas - IOCS (hoje Departamento Nacional de Obras Contra as Secas - DNOCS) tem novo inspetor quando assume o engenheiro José Luís Mendes Diniz, substituindo José Aires de Sousa. Foi em sua administração que a IOCS ganhou um F em sua sigla, passando a denominar-se Inspetoria Federal de Obras Contra as Secas - IFOCS.
- 1927 - Entregue ao povo, pela Municipalidade, o trecho da Rua Pedro Borges entre a Rua Governador Sampaio e a Rua Sena Madureira, chamado de Beco dos Pocinhos, com grande bueiro por sobre o Riacho Pajeú, muros e paralelepípedo na rua. Na verdade é a Rua do Pocinho.
- 1935 - Deixa a Paróquia de Nossa Senhora do Carmo o vigário, monsenhor José de Lima Ferreira, assumindo o 5º vigário daquela Freguesia, o cônego Aureliano Mota.
- 1937 - Morre, no Rio de Janeiro, aos 52 anos de idade, o médico cearense Manuelito da Rocha Moreira (Manuelito Moreira), ex-deputado federal, cearense de Fortaleza nascido em 18/06/1885. Hoje é nome de rua no Benfica.
- 1938 - Criada a Sociedade Cearense de Agronomia, que tem como primeiro presidente Raimundo Renato de Almeida Braga (Renato Braga).
- 1939 - Criado, pelo Governo Federal, o Departamento de Imprensa e Propaganda - DIP.
- 1944 - Fundado o Instituto do Câncer do Ceará, que tem no Conselho Diretor, os doutores César Cals de Oliveira, José Waldemar de Alcântara e Silva e Walter de Moura Cantídio (Walter Cantídio). Hoje é o mantenedor do Hospital do Câncer, na Rua Papi Júnior, 1222, no Porongabussu (Rodolfo Teófilo).
- 1950 - Inaugura-se, na Rua Carlito Pamplona, o Lactário do Posto de Assistência Social Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, mantido pela Arquidiocese de Fortaleza sob a direção das Irmãs da Casa de Saúde São Gerardo.
- 1953 - Morre, em Fortaleza, o monsenhor José Barbosa Magalhães, professor do Seminário Arquidiocesano.
- 1956 - Agregada à Universidade Federal do Ceará - UFC a Faculdade de Ciências Econômicas do Ceará, que se instalara em 23/05/1938, autorizada a funcionar no ano seguinte e encampada, dez anos depois, pelo Governo do Estado, pela Lei 225 de 15 de junho. Fora o Ginásio 15 de Novembro dirigido por Djacir de Lima Menezes (Djacir Menezes). Hoje denomina-se Faculdade de Economia, Administração, Atuaria e Contabilidade - FEAAC.
- 1958 - A Justiça Eleitoral diploma o coronel Manuel Cordeiro Neto e Aécio de Borba Vasconcelos, respectivamente prefeito e vice-prefeito de Fortaleza e mais 25 vereadores, todos eleitos em três de outubro.
- 1960 - O Diário Oficial do Município - Diom nº 2.086 publica o texto da Lei nº 1.678, do dia 23, de proposição do vereador José Aluísio de Castro Correia (Aluísio Correia), concedendo o Título de Cidadão de Fortaleza ao general Manuel Cordeiro Neto, prefeito municipal, nascido em Russas.
- 1963 - Desaba a marquise do prédio do Centro de Saúde na Rua General Sampaio esquina com Rua Liberato Barroso, na Praça José de Alencar, matando o funcionário público federal Francisco Luís da Silva.
- 1964 - Instala-se a Associação dos Professores de Ensino Superior do Ceará - APESC, que tem na presidência o professor Aderbal Nunes Freire.
- 1965 - A Lei 3.162, do dia 22 é publicada no Diário Oficial do Município 3.338, denominando de Rua Perboyre e Silva, a Travessa São Francisco, no Centro da Cidade.
- 1973 - Falecimento do comerciante e ex-deputado estadual José Peregrino Frota (Pery Frota), cearense nascido na Fazenda Alegre, município de Sobral a 02/02/1901.
- 1973 - O Instituto dos Advogados do Ceará elege nova diretoria. Presidente - Itamar de Santiago Espíndola (Itamar Espíndola); 1º Vice Valmir Pontes; 2º Vice - Luís Cruz de Vasconcelos; Secretário Geral - José Milton Gaspar Brígido; 1º Secretário - Iúna Soares Bulcão; 2º Secretário - Vanda Rita Othon Sidou; Tesoureiro - Vicente Pinto Quesado. Bibliotecário - Manuel Albano Amora; Orador - Maurício Cabral Benevides (Maurício Benevides); Conselho Superior - Carlos Roberto Martins Rodrigues, Francisco de Assis Arruda Furtado, Aldy Mentor Couto Melo, José Alberto Rola; Stélio Lopes Mendonça, Sílvio Braz Peixoto da Silva e Rui Farias.
- 1973 - Fundado, em Fortaleza, o Centro de Cultura Italiana da Universidade Federal do Ceará - UFC.
- 1974 - Inaugura-se a Casa de Chico da Silva, homenagem da Prefeitura Municipal de Fortaleza ao artista primitivista Francisco Domingos da Silva (Chico da Silva), na Avenida Presidente Castelo Branco (Leste-Oeste), na praça do Kartódromo César Cals, com as presenças do prefeito Vicente Cavalcante Fialho (Vicente Fialho) e do governador César Cals de Oliveira Filho.
- 1976 - Menos de sete meses após ter sido dada a denominação de Praça Santo Afonso à Praça dos Tamborins, chamada popularmente Praça da Igreja Redonda, nova lei muda o nome para Praça Deputado Manuel Rodrigues.
- 1982 - Morre o professor Luís Recamonde Capelo, aos 37 anos de idade. Era cearense de Fortaleza.
- 1991 - Morre em Fortaleza o empresário Benedito Dias Macedo, sócio de J. Macedo S. A.
- 2002 - Fundação, na rua que tem o nome de um rebelde da Confederação do Equador, o Padre Mororó, na casa em que morou um padeiro da Padaria Espiritual, o escritor Eduardo Saboia, e o seu quintal dá comunicação para a casa do polêmico escritor Jáder de Carvalho, com endereço Rua Padre Mororó, 952, o Instituto de Filosofia da Práxis, que é um espaço de reflexão, discussão e divulgação da teoria da Crítica Radical, que defende o projeto da emancipação humana.
- 2005 - Três autores cearenses ganham reconhecimento nacional através do Prêmio Funarte de Dramaturgia - 2005: Emmanuel Nogueira, Orlângelo Leal e José Mapurunga foram premiados nesta edição do concurso, com peças nas categorias Teatro Adulto e Teatro para a Infância e Juventude. Além da premiação em dinheiro, está prevista a publicação dos textos pela Funarte.


Comentários
Postar um comentário